PMDB se aproxima dos tucanos no Rio.

PMDB do Rio: bom relacionamento com Aécio.

O PSDB já conta com o apoio da maioria do PMDB do Rio à campanha presidencial de seu pré-candidato, Aécio Neves (MG), para tentar anular a vantagem registrada pelo PT no terceiro colégio eleitoral do país em 2010. O xadrez decorre da insistência do PT em indicar o senador Lindbergh Farias para a sucessão do peemedebista Sérgio Cabral --que deve ser candidato ao Senado.

Cabral era aliado íntimo do PT, mas sangrou após os protestos de junho passado ao ponto de ter de entregar o governo no fim de fevereiro para melhorar as chances de seu vice, Luiz Fernando Pezão (PMDB), em outubro. O PT, que já não queria apoiar Cabral, reforçou a indicação de Lindbergh com o tombo na popularidade do governador aliado, irritando o PMDB fluminense.

Aí entra o PSDB. Aécio é amigo pessoal de Cabral, e teve uma conversa com o governador na virada do ano sobre a sucessão. Hoje, o PMDB está disposto a oferecer a vice na chapa de Pezão aos tucanos. Para o cálculo de Aécio, contudo, isso não é necessariamente o melhor negócio, já que o associa entre as classes mais altas a um governo impopular. Assim, Aécio segue a ventilar a eventual candidatura de Bernardinho ao governo. O técnico de vôlei não se convenceu ainda, mas poderá ser escalado para garantir a exposição do número 45, do PSDB, pelo Rio. De quebra, num quadro fragmentário de postulantes, sempre pode haver uma surpresa nas urnas.

Além disso, o Solidariedade, criado em 2013 com a bênção de Aécio, também pode ficar com a vice de Pezão --a sigla de Paulinho da Força conversa com Cabral, após ter sido cortejada pelo PT. O fato é que os governos do Estado e da capital estão na mão do PMDB. Ninguém descarta o grande peso de políticas pontuais nas populosas comunidades de periferia. Como lembra um cacique do partido no Estado, é possível perder voto no "Rio da novela", a zona sul, mas uma vitória no entorno empobrecido mais do que compensa.

ADESÃO

O PSDB conta com uma defecção maciça do PMDB-RJ para sua campanha apenas com a confirmação da candidatura Lindbergh. Cabral, que manterá o apoio nominal a Dilma, não se oporá a isso, segundo o raciocínio. Um ponto ainda a equacionar no Rio é a relação do PSDB com o DEM. Os tucanos não anunciaram apoio ao ex-prefeito César Maia, o que gerou críticas dos tradicionais aliados, mas querem a sigla na chapa nacional.

As contas tucanas são claras. Em 2010, o partido ficou em terceiro no Estado no primeiro turno. No segundo, Dilma tirou 1,7 milhão de votos a mais que José Serra --engordando os 12 milhões que teve a mais que o adversário no país todo. Os aecistas acreditam na diluição da grande vantagem do PT no Nordeste e Norte em 2010, fenômeno já sentido no pleito municipal de 2012.

É previsível sua vitória em Minas Gerais, o segundo colégio eleitoral e Estado de Aécio, no qual Dilma ganhou em 2010. No primeiro colégio, São Paulo, a situação hoje tende a um equilíbrio, com vantagem potencial ao PSDB. Logo, anular a vantagem petista no Rio é central na estratégia tucana para este ano. Outras peças do quebra-cabeças estão em movimento, como a composição no Ceará dominado pelos irmão Ciro e Cid Gomes (Pros). (Folha de São Paulo)

12 comentários

Coronel é claro que ainda está cedo, para fazer análise mas profunda. Mas o fato é que, quem colar hoje seu nome a imagem política de Sergio Cabral, e Cesar Maia, no RJ está cavando sua propia cova. eles estao sem popularidade nenhuma, nao tem nada a oferecer. a nao ser a rejeiçao, acima da média. e a tendencia é piorar, pois os protestos já recomeçaram. mesmo com toda blindagem da imprensa Carioca, Cabral é um caso perdido. um caminho sem volta.

Reply

Pelo andar da carruagem não sei se vai ter eleição este ano. Oficialmente as Forças Armadas já intervieram.

Reply

É BOM QUE O POVO SAIBA QUE HOUVE ELEIÇÕES, MAS OS ELEITORES NADA VALEM, MAS OS QUE CONTAM OS VOTOS DECIDEM TUDO - Stálin
A VIOLENCIA É O ÚNICO MEIO DE LUTA E O SANGEUE É O COMBUSTÍVEL DA HISTORIA! Stálin
O ESTADO É UMA ORGANIZAÇÃO ESPECIAL DE PODER; É A ORGANIZAÇÃO DA VIOLENCIA´- Lênin.
Veja se não confere com as ideias e ações do PT?

Reply

Coronel,
espero que a engenharia eleitoral dos tucanos esteja no caminho certo. Na verdade, o que deverá pesar mais será a postura e o discurso do Aécio. Sim, muito cuidado com as urnas "eletrônicas".

Reply

Coronel,

Nova tática PT+G.Carvalho:

- Gilbertinho, o Podre, usa os black blocs para destruir qualquer manifestação da oposição.

Foi assim que o PT acabou com as manifestações pacíficas em JUN2013.

Agora destruiu o hastag #naovaitercopa usando a violencia dos Black blocs para parecer que a oposição quer guerra.

JulioK

Reply

Fria o Cabral não dá, tira votos. Simples assim.

Reply

Se juntar oa cabral é derrota na certa....ele é o governador mais mal avaliado do pais, o povo do rj quer ve-lo pelas costas..Em relação ao cesar maia , aviso ao comentarista ,que disse que se aliar a ele é fria, que ele nas pesquisas está atras do garotinho do crivela e dolindinho MAS SEM TER UMA LINHA NA MIDIA FLUMINENSE.Entenderam , o povo do rj não tem tanta ojeriza , como pensam alguns, ao cesar maia não.FIcar atras do crivela e do lindinho sem fazer campanha, sem ter apoio da midia fluminense é coisa pra caramba..

Reply

Vamos faze campanha contra os black block. pois sabemos que o PT esta por traz deles.

O Aécio tem que lança o Bernadinho no Rio não apoia o Pezão. PMDB no Rio esta em baixar.

Reply

Proximidade com Cabral é roubada. Assim como foi roubada em 2006 Alckmin se aproximar do Garotinho no 2º turno. Isso foi muito mais decisivo do que o tal colete para a derrota. Se houvesse qualquer benefício em estar hoje com Cabral, o PT não abandonaria o barco. Limar Lindbergh seria moleza, Lula já fez isso antes. Não o faz agora porque tem noção da situação do Cabral. Aécio tem que correr do Cabral e também do Cesar Maia. O plano A deve continuar a ser a candidatura Bernardinho. E o plano B, Indio da Costa, pelo PSD.

Reply

Prezado Coronel, é verdade que Merkel deu entrevista criticando Dilma na tv alemã? Segue link:
http://brasilehoradeacordaroficial.blogspot.com.br/2014/01/angela-merkel-detona-dilma-em-tv-alema.html

Reply

é por essa e por outra que somos esse pais de merda coroné!! pessoas de moral relativizada.

Reply

cel,

os petralhas só enxergam os minutos na tv, pois quem comanda o partido hoje é joão santana. O resto eles não estão dando tanta importancia.

Reply