Otimismo do brasileiro cai 17% no ano da eleição.


No ano que a presidente Dilma Rousseff tentará se reeleger, o otimismo do brasileiro está 17 pontos menor do que quando a petista assumiu a Presidência da República. Segundo pesquisa do Ibope, 57% esperam que 2014 seja melhor do que 2013. Apesar de elevada, a taxa caiu pela primeira vez em anos. Na pesquisa anterior, os otimistas eram 72% – mesmo patamar de 2011 (74%), 2010 (73%) e 2009 (74%), pela margem de erro.

O pessimismo praticamente dobrou nos últimos 12 meses. Agora, 14% acham que 2014 será pior do que 2013. Um ano antes, só 8% achavam que 2013 seria pior do que 2012. Os restantes 24% apostam que este ano será igual ao anterior (eram 17%).

Há diferenças regionais importantes no otimismo dos brasileiros. Ele é muito maior no Norte/Centro-Oeste (69%) e Nordeste (67%) do que no Sudeste (47%). Destaca-se nas capitais (61%) e murcha nas cidades das periferias das metrópoles (52%). É a marca dos jovens com menos de 25 anos (64%) e dos mais ricos (72%). - Estadão




9 comentários

Pois é... os militontos do PT, não podem desafiar o peso da inflação no orçamento familiar. Militontos, retardados do PT, quero ver vocês desafiarem os números, a matemática.

Reply

Coronel,

Concordo com o 09:59!

A inflação esta batendo forte nos pobres, como sempre!!!

JulioK

Reply

cel,


Como ser otimista, num governo cuja marca é a corrupção, a preguiça, a vagabundagem, a incompetencia, a mamadeira, os cabides, a improvisação, o toque de caixa, a enganação, a divisão do povo entre nós e eles, só trabalha para perpetuar no poder e nada para o desenvolvimento do país, o atraso, o faz de conta, a mentira, a cooptação, age como gangster, age como mafiosos, compra de apoio (cut, mst, une, ongs, artistas, partidos, bolsista familia, enfim inumeros adjetivos e caracteristicas, que qualquer um com um pouco de informação, não fica otimista.

Reply

Otimismo?!!! Otimista mesmo estão os bancos oficiais rezando para a inadimplência ficar restrita às projeções (que já são péssimas) e já não sabem mais o que fazer (dentro da legalidade) para reverter o quadro assustador. Será que teremos a crise do "sub-prime" antes ou depois das eleições? eis a questão!

Reply

Minha única esperança é que aconteça um milagre, o PT não ganhe em 2014. Só isso. Eu estou (de fato), me preparando para fugir do Brasil. Só ficarei se Dilma for mandada de volta para o inferno dos petralhas, que é seu devido lugar.

Reply

CEL,

Verificando o quadro PERFIL, cheguei à conclusão que essa pesquisa é apenas mais uma das mesmas de sempre do IBOPE.

Índio Tonto/SP

Reply

segura agora a onde de propagandas do governo para tentar reverter essa "sensação" de pessimismo...

a Suíça vai ficar com inveja do Brasil que sera apresentado na tv...

Reply

Depois da Copa vai cair ainda mais...

Reply

A turma da boca-miúda já deve ter percebido que o governo dá o bolsa-família e toma 50% de volta quando o indigitado vai ao supermercado.

Reply