Dilma e Mantega: as duas pernas mancas da economia brasileira têm nome.

http://colunistas.ig.com.br/poder-economico/files/2012/04/DilmaMantega.jpg
Fatos da vida podem ser chocantes, mas, com algum cuidado, alguém deveria contar à presidente da República a verdade sobre a meta da inflação: ela é 4,5%, nunca foi alcançada no atual governo e dificilmente será nos próximos dois anos. Sendo uma pessoa forte, a presidente poderia assimilar o choque rapidamente e em seguida repassar a informação a seu ministro da Fazenda, Guido Mantega.
 
Ambos continuam falando - e isso ocorreu ontem, de novo, no Encontro Nacional da Indústria - como se o alvo oficial fosse qualquer número até 6,5%, limite superior da escandalosa margem de tolerância adotada no País. Os dois apresentaram aos empresários, ao Brasil e ao mundo, como de costume, um país cor-de-rosa, com inflação controlada, contas públicas em ordem, economia saudável e puxada por investimentos e indústria fortalecida por um eficaz programa de desonerações.
 
Se esse país brilha menos do que poderia, é só por causa da crise internacional e da escassez do crédito ao consumo, as "duas pernas mancas" da economia brasileira, segundo o ministro Mantega. O ministro e sua chefe insistem no esforço de atribuir os problemas brasileiros principalmente a causas externas, como o baixo crescimento do mercado global e a alta de preços das commodities agrícolas, consequência de uma seca nos Estados Unidos. Mas as cotações agrícolas já se acomodaram e o nível geral de preços no País continua a subir. Outros países emergentes têm crescido bem mais que o Brasil, apesar da crise externa, mas o ministro continua discursando como se essa diferença inexistisse.
 
Além de cor-de-rosa, esse mundo é muito estranho. A produção teria avançado mais, se o crédito ao consumo tivesse crescido, nos últimos meses, tanto quanto vinha crescendo? Acreditar nessa tese é insistir em viver no mundo da fantasia.
 
Em outubro a produção industrial foi 0,6% maior que em setembro, mas a expansão ainda ficou em 1,6% no ano e em 1% em 12 meses. Não há como atribuir esses números a uma desaceleração do consumo. Da mesma forma, é preciso buscar em outros fatores a explicação dos maus resultados da indústria no comércio exterior. A questão relevante é: por que a produção industrial brasileira perde espaço dentro e fora do País?
 
A resposta é conhecida até em Brasília, mas, segundo a presidente e seus ministros, tudo está sendo feito para elevar a produtividade e melhorar o desempenho do setor. De alguma forma, apesar do discurso tortuoso, a necessidade de mais investimentos é reconhecida pelas autoridades. A presidente mencionou aos industriais o programa de ampliação e modernização da infraestrutura, além da oferta de recursos para o investimento empresarial. Mas deixou de mencionar o enorme atraso na implementação do plano de logística, os erros de concepção das licitações e os fracassos na tentativa de elevar a taxa de investimentos.
 
No ano passado o País investiu 4% menos que em 2011. O aumento esperado para este ano será, na melhor hipótese, pouco mais que suficiente para neutralizar a queda de 2012. O total investido continuará, quase certamente, inferior a 20% do Produto Interno Bruto (PIB), uma proporção pífia. Nem as estatais, subordinadas à autoridade presidencial, cumprem seu papel. Até outubro, o Grupo Eletrobrás desembolsou apenas 43% do previsto para o ano. Em conjunto, as estatais investiram 75% dos R$ 111 bilhões programados. Desde 2006, a média, em dez meses, era de 82,3% da meta do ano.
 
Confortável em seu mundo de fantasia, o governo tem errado e continua errando em seu diagnóstico dos problemas econômicos. Insiste em estimular o consumo quando os entraves estão do lado da oferta interna. Reconhece um tanto obscuramente a necessidade de mais investimento para mais produtividade, mas é incapaz de apontar um rumo aos empresários e de oferecer segurança aos investidores.
 
No ano passado os juros foram baixos, pelos padrões históricos, mas o investimento caiu. Impossível, para quem tem alguma percepção, desconhecer a inflação elevada, a piora das contas públicas e a maquiagem como instrumento de política. Nenhum discurso cor-de-rosa anula esses dados.
 
EDITORIAL PUBLICADO HOJE NO ESTADO DE SÃO PAULO

16 comentários

E eles só pensam em comprar apoio político para se eleger no ano que vem. Basta, quadrilha! Fora do poder já. Prestar atenção em quem vai se vender para essa organização criminosa.

Reply

Coronel,

Concordo plenamente!!

Inclusive comentei, na semana passada, que as PESSOAS do M.Financeiro perderam o saco com o PT!!

Anote ai: - PIB 2014 menor que o de 2013!!!

JulioK

Reply

Dona Encrenca transmite o mais profundo "desdem" nesse abraço. Isso porque vemos de lado, se víssemos de frente, além de desdem veríamos nojo?

Reply

Coronel, parece que de fato atingimos o calcanhar-de-aquiles desse desgoverno ao apontar aqui problemas da altíssima carga tributária que todo e qualquer brasileiro está enfrentando. Reagiram colocando em frente ao Congresso o que denominaram de "Sonegômetro", um arremedo do "Impostômetro" da Associação Comercial de São Paulo. Atribuíram o feito, pásmen, aos procuradores da Fazenda, que alegaram que se não houvesse tanta sonegação, a carga tributária cairia 30%. Puxa vida, descobriram o ovo de Colombo ao colocar a culpa pelos altíssimos impostos nos sonegadores, uma massa amorfa que ninguém consegue pegar, mas que ficam com 30% de toda a arrecadação. Esses procuradores deveriam ser interpelados para apontarem onde estão esses sonegadores, já que hoje é praticamente impossível sonegar, pois tal atividade hoje constitui crime de lavagem de dinheiro com sanções tão ou mais severas do que a apropriação indébita de dívida previdenciária. Na verdade, o "sonegômetro" está mais para "roubômetro" que esse desgoverno faz, tanto que os petralhas hoje estão literalmente nadando em dinheiro. Veja o caso do multimilionário Lula - o Barba da Silva. Esse desgoverno dá com uma mão o Bolsa Família e com a outra tira 48% dela, que é a média dos impostos que cobra em qualquer compra que se faz atualmente nos supermercados.

Reply

Lembranças do Barba ou do Boi.

Mensagem enviada por um leitor anônimo do Alerta Total faz uma boa lembrança da história recente sobre a relação secreta de Lula com o falecido delegado Romeu Tuma, cujo filho agora lança um livro-bomba:

“Caro Serrão, devido ao livro do Tuma JR lembrei-me daquele Roda Viva com o grande Cabo Anselmo, onde vários entrevistadores comandados pelo Conti, tentaram esculachar o Cabo Anselmo que calmamente retrucou a todos, e Quando o cabo Anselmo falava do Foro de São Paulo, Cuba e sindicalistas,os entrevistadores o interrompiam com ofensas e injurias, para mim o cabo Anselmo colocou todos no bolso, uma vergonha para o Conti e asseclas. Mas neste assunto do Lula_X9 (nesta época não sei se ele já contava com o dedinho do sindicato). Vejam que oportuno o nine finger. Teve um momento que estes entrevistadores ao chamaram o cabo Anselmo de cachorro, dedo-duro e parceiro do Fleury, este retrucou dizendo que o Tuma era o verdadeiro chefe do DOPS e que tinha como principal informante um certo sindicalista sem citar o nome, pediu ao Conti investigar dentro de sindicatos, elementos que prestavam relevantes serviços a ditadura, o Conti ficou vermelho, mudou de assunto na hora, e logo em seguida encerrou o programa, parece-me que esta historia do "barba" já é conhecida e abafada por alguns jornalistas/repórteres?”.

E ESTA:
...
"Dilma pagou 300 milhões de doláres pelo título da Copa das Confederações”
Aqui:
http://forum.antinovaordemmundial.com/Topico-dilma-pagou-300-milh%C3%B5es-de-dol%C3%A1res-pelo-t%C3%ADtulo-da-copa-das-confedera%C3%A7%C3%B5es

Reply
Bertoldo Klinger mod

Para cobrir o rombo de sua incompetência o governo vem sangrando o tesouro e as estatais há um bom tempo. É a caixa e o BB dando crédito barato, Petrobras adiantando recebíveis para o Tesouro, Etc.
Só que uma hora as fontes secam... E elas já começaram a secar!
O Brasil precisará de mais 10 anos para se recuperar dos 10 anos do PT...

Reply

A Argentina está entregue a anarquia: Saques, mortes, destruição, barricadas, muita gente armada, alguns até em cima dos telhados de vigília. É isso que espera o Brasil, com o PT no comando.:
AQUI:

http://migre.me/gYCVI

http://migre.me/gYCWg

http://migre.me/gYCXu

http://migre.me/gYCXX

Reply

lembrei-me daquele Roda Viva com o grande Cabo Anselmo, onde vários entrevistadores comandados pelo Conti, tentaram esculachar o Cabo Anselmo que calmamente retrucou a todos, e Quando o cabo Anselmo falava do Foro de São Paulo, Cuba e sindicalistas,os entrevistadores o interrompiam com ofensas e injurias, para mim o cabo Anselmo colocou todos no bolso, uma vergonha para o Conti e asseclas. Mas neste assunto do Lula_X9 (nesta época não sei se ele já contava com o dedinho do sindicato). Vejam que oportuno o nine finger. Teve um momento que estes entrevistadores ao chamaram o cabo Anselmo de cachorro, dedo-duro e parceiro do Fleury, este retrucou dizendo que o Tuma era o verdadeiro chefe do DOPS e que tinha como principal informante um certo sindicalista sem citar o nome, pediu ao Conti investigar dentro de sindicatos, elementos que prestavam relevantes serviços a ditadura, o Conti ficou vermelho, mudou de assunto na hora, e logo em seguida encerrou o programa, parece-me que esta historia do "barba" já é conhecida e abafada por alguns jornalistas/repórteres?”.

Veja o vídeo http://www.youtube.com/watch?v=3UY4xoTpQbk

Reply

O país não brilha mais por causa da crise internacional, vai ser bandido assim lá na China. Aliás, se esse boçal fosse ministro lá, já teria perdido o pescoço.

Reply

LIXO BOLIVARIANO VIA FORO DE SÃO PAULO:
Pelo menos 53 engenheiros cubanos estão mesmo trabalhando na Petrobras.

Outros 16 engenheiros são venezuelanos.


Reply

Uia!!! Não é que finalmente eles se reconheceram???

Reply

acabo de chegar do supermercado em porto alegre, praticamente, compro os mesmos itens semanalmente, em uma semana (após o aumento dos combustíveis), os preços estão reajustados entre 20 e 35 %. ovos vermelhos, ditos "selecionados", aumentaram 50%. simples assim.

Reply

Olha o bafo coisa ruim. O que esse cara fazia entes de ser ministro? Trabalhou alguma vez na vida? Não acerta uma!

Reply

Italiano safado como todos os outros politicos que vemos aqui (Italia).
Uma hernia para nosso paìs

Reply

Italiano folgado aprendeu com outros aqui, mas foi pôr em pratica ai no Brasil. Como se ja nao bastassem os nossos!

Reply

Coronel,
Manteiga derretida,
Terrorista com quase dois neurônios,
Economia de 1.99 pernas mancando pelo mundo..

Reply