PT: uma década perdida no IDH?

Se olharmos o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) publicado em 2003 com o apresentado hoje, pelo IPEA, temos um quadro que pode estar expressando uma década perdida, marcada pelas duas gestões de Lula. O IDH 2013, que cobre a gestão do petista, é menor do que o IDH 2003, que abrange a gestão tucana. Ao que parece, de forma esperta,  o IPEA resolveu analisar 20 anos, em vez de 10 anos. O que faz desconfiar que existe, aí, uma manipulação safada dos dados para não mostrar que o Brasil melhorou mais, no IDH, com FHC do que com Lula.

16 comentários

Desmascarou bonito, coronel !
Pelas chamadas da "imprensa" parece que o PT fez milagres.....

Reply


Vejam só. Os feudos do Renan e do Sarney ocupam os últimos lugares. Por que será?

Reply

Coronel,
essa canalha só sabe roubar e defender baderneiros.

Reply

ó la a terra da fantasia em primeiro lugar..

também, com aqueles salários astronômicos que a companheirada abocanha, como poderia ser diferente...

Reply

Cel
A partir de 2012 houve mudança na metodologia do IDH pela ONU, por isso a queda numerica. A ONU hoje utiliza valores menores para os mesmos patamares. O Brasil que chegou em 2011 a ter IDH 8,13 foi reajustado para 0,78. A Finlandia que tinha algo em torno de 0,97 foi reajustada para 0,94 e assim por diante.
Portanto desta vez a culpa não foi do PT, embora ainda se possa comparar internamente municipios administrados pelo PT que apresentam pessimos IDH
carioca

Reply

correcçao
IDH de 2011 0,699 quando houve a mudança de metodologia
carioca

Reply

O Paraná não consegue subir porque a obra do governador anterior deixou a terra destroçada. Só agradava o MST. Só falava palavrões. O atual governador está recuperando o meu estado e fazendo um belo trabalho. Beto Richa deve ser reeleito em 2014.

Reply

Concordo com o editor, feita uma comparação de 20 anos qualquer país, talvez exceção do Zimbabwe e Iraque tenham regredido no IDH em 20 anos.
É GOLPE DOS CRASSOS, é como história do PT que tinha todos os anos de sua história em cartazes do partido, só o de 2005 não existia, FOI SENÇURADO e por ordem do REI LUIZ 51 TATUZINHO ETANOL DA SILVA ou o CANABRAVA DE GARANHUNS. kkk

Reply

*DEPOIS DA DERROTA EM 2014 O "EX-REI" será mesmo até o fim conhecido como o * CANABRAVA DE GARANHUNS.

Reply

Não entendi a abordagem da record, me fez entender que somente estavam protegendo o PT, pois não faz sentido algum comparar com o índice de 20 anos atras, ignorando o índice de 2003 como este não existisse.
Até onde sei uma emissora de televisão não pode escolher um lado, pelo menos, não assim tão descarada.
http://player.r7.com/video/i/51f70db00cf26c5058b3263d

Reply

Para que serve ao Brasil a HEGEMONIA NORDESTINA?



Reply

Verdade seja dita: a Anta Gorda pegou uma Herança Maldita do Cachaceiro Vagabundo!!!

Reply

praticamente todo o dinheiro arrecadado pelos trabalhadores brasileiros vai para Brasilia, sugado através do "impostoduto"...

ai ficamos assim: a turma do tal andar de baixo se esfola de trabalhar para que a turma da burocracia e da papelada figure bem nas listinhas da ONU...

Reply

Só uma correção. O índice é do PNUD e não do IPEA.

Reply

O que vejo é que, no geral, o IDH de todos os estados do Brasil regrediu na última década. Enfim houve uma piora no quadro geral quando comparado à 2003.

Reply

lamento, mas o IDHM de 2010 era de 0,612 e não de 0,792, portanto o IDHM subiu, para 0,727, e não baixou.
Deve haver algum engano, veia no site do IPEA.

Reply