Presidente da Caixa deveria pedir demissão, em vez de pedir desculpas. E onde está empresa de telemarketing que espalhou o boato?

O presidente da Caixa Econômica Federal deixou, por quase uma semana, de informar ao público que o banco federal liberou todos os pagamentos do Bolsa Família na véspera dos boatos que levaram milhares de famílias a buscarem agências para sacar os benefícios. Na ocasião, todos os benefícios, em um total de R$ 2 bilhões, foram liberados de uma só vez nas contas das 13,8 milhões famílias atendidas.
 
Segundo afirmou nesta segunda (27) o presidente da instituição, Jorge Hereda, ele soube que as liberações foram anteriores aos boatos na segunda-feira, depois da corrida às agências para sacar o benefício, que aconteceu no fim de semana dos dias 18 e 19. "Tive a informação na segunda-feira e mandei fazer um levantamento exaustivo do que ocorreu. Qualquer presidente de empresa faria o mesmo."
 
Para a oposição, essa liberação é a provável causa do que ocorreu. O PSDB pediu nesta segunda-feira ao Ministério Público que investigue a mudança na liberação de recursos do programa. Na mesma segunda-feira, o vice-presidente de Governo da Caixa, José Urbano, foi a público reafirmar o dado errado e inicial --que a liberação ocorrera no sábado, para aplacar os boatos e evitar um caos maior.
 
Essa informação inicial só foi desmentida pelo banco na última sexta, após a Folha revelar que uma dona de casa de Fortaleza tinha recebido o dinheiro antecipado na sexta, e não no sábado. Hereda, contudo, disse que o banco soltaria uma nota no sábado de qualquer maneira. "Vocês não vão acreditar nunca que coincidiu, mas coincidiu."
 
O presidente afirmou que o banco deu uma "informação equivocada" e pediu desculpas por isso. "Tivemos uma informação equivocada em relação a data, e isso gerou uma informação imprecisa da Caixa. Essa imprecisão só se justifica pelo momento em que estávamos vivendo. Peço desculpas a todos. So quem viveu uma crise sabe [como é]." Hereda negou que tenha havido erro no sistema de pagamento do Bolsa Família e afirmou que a antecipação dos pagamentos do programa não foi o causador da onda de boatos.
 
Hereda deu uma versão para o que levou a Caixa a fazer os pagamentos antecipados na sexta. Segundo ele, em torno de 700 mil famílias que recebem o Bolsa tinham mais de um NIS (número de referência de pagamento do Bolsa e de diversos outros programas sociais). A área técnica da Caixa, sem avisar sua cúpula, então decidiu unificar os NISs dessas famílias. As famílias com mais de um número ficaram com o número mais antigo. Para evitar que algumas famílias que tiveram seu dia de pagamento postergado não conseguissem sacar no dia 17 o dinheiro, decidiram liberar os benefícios para todos.
 
Questionado porque o banco não liberou o dinheiro apenas para essas famílias, a Caixa afirmou não saber naquele momento quem eram essas famílias, sem dar outros detalhes. Os beneficiários do programa não foram avisados. Segundo Hereda, isso ocorreu pois o dinheiro já foi liberado em outras situações e nunca houve nenhum tipo de problema. (Folha Poder)

8 comentários

Cel

Veja o excelente texto motivacional p/ os trabalhadores que esta circulando na internet...

"Não esmoreça nem desista.
Trabalhe duro!
Milhões de pessoas que vivem
do Bolsa-Família,
sem trabalhar,
dependem de você!"

Átila

Reply


E a oposição deveria processar a ministra maria dos rosários pela calúnia que colocou no twitter. Disse, textualmente, que o boato saíra da central de boatos da oposição Está lá, registrado.

Lilyane

Reply

cel, olha que maravilha! Não se esqueçam, dia 11/06/2013 na praça dos Tres Poderes em Brasília As 9:00 hs.

Nós somos da Pátria a guarda,
Fiéis soldados,
Por ela amados
Nas cores de nossa farda
Rebrilha a glória,
Fulge a vitória

Em nosso valor se encerra
Toda a esperança
Que um povo alcança
Quando altiva for a Terra
Rebrilha a glória,
Fulge a vitória

A paz queremos com fervor,
A guerra só nos causa dor
Porém, se a Pátria amada
For um dia ultrajada
Lutaremos sem temor

A paz queremos com fervor,
A guerra só nos causa dor
Porém, se a Pátria amada
For um dia ultrajada
Lutaremos sem temor

Como é sublime
Saber amar,
Com a alma adorar
A terra onde se nasce!
Amor febril
Pelo Brasil
No coração
Nosso que passe

E quando a nação querida,
Frente ao inimigo,
Correr perigo,
Se dermos por ela a vida
Rebrilha a glória,
Fulge a vitória

Assim ao Brasil faremos
Oferta igual
De amor filial
E a ti, Pátria, salvaremos!
Rebrilha a glória,
Fulge a vitória

A paz queremos com fervor,
A guerra só nos causa dor
Porém, se a Pátria amada
For um dia ultrajada
Lutaremos sem temor

A paz queremos com fervor,
A guerra só nos causa dor
Porém, se a Pátria amada
For um dia ultrajada
Lutaremos sem temor


SÃO PAULO CONFIRMOU PRESENÇA NA MANIFESTAÇÃO EM BRASÍLIA DIA 11 DE JUNHO DE 2013 JUNTOS COM AS FORÇAS ARMADAS :

Sejam bem vindos e obrigado. Agora TAMUJUNTU, todos juntos.

Reply

27/05/2013 - às 19:37
BOLSA FAMÍLIA – A CEF, A IRRESPONSABILIDADE DO GOVERNO, OS ESTADO-DEPENDENTES E A MÁQUINA DE CAÇAR VOTOS. OU: É ESTA A CARA DA POBREZA QUASE FAMÉLICA?
(...)
Quando Lula assumiu o poder, os programas chegavam a 5 milhões de famílias. Hoje, são mais de 13 milhões, atingindo um universo de mais ou menos 40 milhões de… eleitores! Voltem à foto (e procurem outras na rede). Obviamente, esses que correram para a Caixa porque se espalhou a informação de que havia lá um dinheiro inesperado — e não por causa do boato do suposto fim do programa — não constituem a cara da miséria brasileira coisa nenhuma.
(...)

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/bolsa-familia-a-cef-a-irresponsabilidade-do-governo-os-estado-dependentes-e-a-maquina-de-cacar-votos-ou-e-esta-a-cara-da-pobreza-quase-famelica/

De famélica não tem nada, é a cara da vagabundagem que vota nos petralhas.

Chris/SP

Reply

Coturneiro de 27 de maio de 2013 20:54


Ouçamos a linda canção do Soldado aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=iahtjwMqKVs


SOLDADOS BRASILEIROS:

NOSSA PÁTRIA AMADA ESTÁ SENDO ULTRAJADA!

ALERTA TOTAL!

FFAAs - MUITO EM BREVE PRECISAREMOS DE TODOS VOCÊS!

Que Deus os ilumine. Hoje e sempre!



Flor Lilás

Reply

São vagabundos, espalharam o boato e a caixa sabia tanto é que reforçou o dinheiro nos caixas eletronicoS.Isso nada mais foi do que uma demonstração de força,vão tocar fogo no país em 2014.Mostraram q manipulam a populaçao e que pode-se esperar muito ainda mais.FORTA COMUNISTAS E PETISTAS.
MEXEU COM O BRASIL MEXEU COMIGO

Reply
Despetralhando mod

Karaka! A kgada foi tão grande que os "incompetentes" petralhas levaram uma semana para achar uma “solução” menos danosa para essa falcatrua?

Reply

Ouvi na radio CBN uma jornalista falando que o gov. está abafando as informações sobre a investigação do call center porque tem pastores evangélicos envolvidos. Poderia investigar isso?

Reply