Até o Papa emitiu nota oficial sobre a tragédia com os universitários de Santa Maria. A UNE não soltou um ai.

Segundo o Portal Vermelho, órgão de divulgação oficial da União Nacional dos Estudantes (UNE), o seu presidente estava no Nordeste, comemorando um evento ao lado do Gilberto Gil. Leia aqui.  Passadas 48 horas da tragédia, a UNE ainda não emitiu nenhum comentário sobre a tragédia de Santa Maria, onde morreram mais de 100 universitários. A UNE costuma emitir notas até para apoiar greves que não são suas. Também foi uma das primeiras a apoiar o mensaleiro condenado José Dirceu. Para isso, o seu presidente teve tempo. A omissão em relação à tragédia de Santa Maria é mais uma prova de que a UNE pode servir para qualquer coisa, menos para apoiar estudantes de ensino superior. Deveria ser banida. Deveria ser colocada na ilegalidade, não por política, mas por insensibilidade. Deveria receber o desprezo de toda a sociedade brasileira.

Abaixo, o drama que a UNE não deu a mínima importância, em entrevista com o reitor da Universidade Federal de Santa Maria, dada ao Estadão.

Algumas turmas estão esfaceladas e terão mais atenção’, diz reitor da Federal de Santa Maria após tragédia. A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) deve erguer um memorial aos alunos mortos na tragédia da boate Kiss, disse o reitor Felipe Martins Müller, de 46 anos. Segundo ele, o projeto está “quase configurado”. Falta definir, por exemplo, se o local terá indicação dos nomes das vítimas.

Müller soube do incidente na madrugada do domingo, por pessoas que ligaram para prestar solidariedade. Ele esteve nesta segunda-feira, 28, no velório coletivo no Centro Desportivo Municipal acompanhado de Amaro Lins, secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC). “Levamos palavras de conforto aos pais das vítimas. Eles perderam suas maiores riquezas.”

Existe a intenção de construir um memorial no câmpus?

Vamos estabelecer algumas ações com professores e demais servidores para homenagear as vítimas e minimizar a dor das famílias. Pode ser com a construção de um memorial, um espaço de oração e contemplação, para não deixarmos passar em branco essa situação que muito nos aflige. Tragédias como essa não podem voltar a acontecer no País.

Como o sr. vê a perda de dezenas de alunos de uma só vez para a universidade?

Nossa maior riqueza se esvai. Uma situação dessa magnitude inverte a ordem natural das coisas, quando morrem jovens no começo da vida profissional ou que acabaram de ingressar numa universidade pública após seleção extremamente difícil. Temos de fazer um trabalho muito importante para respaldar e dar tranquilidade ao retorno dos que ficaram.

A universidade planeja oferecer apoio psicológico aos alunos na volta às aulas?

O pessoal da Psicologia e do Serviço Social vai fazer um trabalho conjunto na semana que vem para auxiliar os estudantes, com prioridade para as turmas que perderam mais pessoas e estão mais vulneráveis. Algumas turmas estão esfaceladas. Docentes e servidores também vão receber suporte. Ao longo desta semana teremos reuniões diárias para nos prepararmos para o retorno das atividades acadêmicas. Já marcamos um grande culto ecumênico na próxima segunda-feira.

Muitos alunos têm atuado como voluntários após a tragédia. Como o sr. avalia essa atitude dos estudantes?

Foi uma situação que despertou a solidariedade de toda a cidade. Tivemos demonstrações desde de estudantes de Enfermagem e médicos residentes que foram para o Hospital Universitário no primeiro momento até de servidores que ajudaram distribuindo alimentos. Eles realmente tiveram uma atuação fundamental para minimizar o sofrimento das pessoas.

Existia algum espaço de entidades estudantis dentro do câmpus e que talvez tivesse uma estrutura melhor que a da boate Kiss para a realização de eventos?

O Diretório Central dos Estudantes tem uma área cedida pela universidade onde eles mantém uma boate que atualmente está passando por reformas para se adequar às exigências de isolamento acústico e do Corpo de Bombeiros. O local não funciona desde o ano passado. Lá tem várias portas de acesso, o consumo é pago à vista. Mas não nos cabe agora analisar isso. É hora de dar conforto às famílias e trabalhar para minimizar o impacto dessa dor que é muito grande para todos nós.

17 comentários

O letal que ocorre na UNE é que foi aparelhada pelos sebentos, sem aceio e recalcados militontos da seita vermelha que está tentando tomar também o Brasil par si.
Fosse presidida por estudantes inteligentes, educados e normais e não por locupletados baderneiros, a UNE estaria cumprindo seu papel com dignidade.

Reply

Pela extinção desse bando de vagabundos safados !

Essa vagabundalha nunca foi composta de estudantes a não ser aqueles profissionais, militontos que bem poderiam é estar naquela boate.

Patifes !



Reply

Uniao Nacional dos Eternos Estudantes Secundaristas Maconheiros!!!
Só se reunem pra tomar pinga, vodka, usar drogas e tentar transar com a propria mao pensando em Karl Marx e Mao!!!

Em suma: pelegos aprendiz de corruptos!!

Reply

A UNE se comporta extamente como seu mentor, o LULA. sempre que que houve alguma catástrofe em seu governo ele fugiu. Exemplos não faltam. O acidente da TAM ainda foi tripudiado pelo Top Top Garcia. Santa Catarina, Rio com centenas de mortos e o homem nem deu bola.

Reply

A UNE transformou-se em uma massa de desordem a cumprir as instruções de toda a petralhada e outros comunistas. Mas não recebeu nenhuma ordem para bagunçar o governo petralha de Genro. Cagliostro

Reply

os homi tao contando dinheiro, Cel, como diz o RA...

convenhamos, não sobra tempo mesmo para essas coisas "pequenas"...

Reply

A capacidade mental dos atuais lideres da UNE não permite a leitura de um simples texto, exigir que eles tenham capacidade de redigir uma nota é ultrapassar em muito as expectativas.

Reply

Cel
A UNE é um dos representantes de todo mal, ignorância e pequenez que Lula deixou como herança maldita neste País.Tudo de ruim e pernicioso que hj existe no Brasil teve origem com Lula, o VERME, o Covarde, o BANDIDO, o NOjento, o ASQUEROSO, ETC...
Esther

Reply

Se a tragédia tivesse acontecido no estado de São Paulo aí sim os estudantes vagabundos e maconheiros da UNE não só fariam uma nota à imprensa como organizariam uma passeata com quebra-quebra.

Mas como o RS é desgovernado pelo PT...

Reply

A UNE depois do PT e aliados no "poder". Não faz parte do mundo dos estudantes brasileiros.[E PARTE DO "GOVERNO" INSTALADO1

Reply

Deixe a UNE, Cel, ela tem o que mais precisa: boas subvenções do governo e o resto que exploda, dane-se.
Tragedia do S Maria? Tragedia maior seria os deixar desempregados, aí sim berros, urros e muitas manifestações de rua...
Até que fossem calados de novo.
Quem quiser ajudar a UNE no come-quieto é só votar no PT; o resto eles resolvem.
E POR FALAR NA TRAGEDIA DO RS:
PT “SALVADOR DA PATRIA” NÃO SERIA MÍOPE?
SERÁ QUE A IMPRENSA GOLPISTA E A DIREITISTA ESTÃO ENFIADAS NESSE INCENDIO?
Há 10 anos no poder, já houve ensaios de tantos incendios em casas noturnas, porque o PT que tanto gosta de ser o salvador da pátria não deu por fé disso há mais tempo e tomou medidas de segurança para não se repetirem fatos dessa natureza anteriores em menores proporções, e mesmo noutros países, como medida cautelar?
Estaria mais preocupado só em mexericos contra a imprensa golpista, PSDB, FHC ou a Ditadura militar?
É o caso do setor elétrico, nos 10 anos em que Dilma comandou o setor deveria estar preparado para os apagões que podem vir e ainda mais apagar o PT, coisa melhor.
Em 2012 hoveram muitos apagões – jamais deveria ter existido – e 2013 promete muito mais!

Reply


Ontem,vi uma charge que mostrava o mapa do Brasil pintado de preto com uma placa que dizia:Vencido !
Não é apenas o alvará da boate que está vencido,é o país!
Somos uma nação "vencida" pelo descaso,pela corrupção e sobretudo pela impunidade!!!!

Reply

Então revoltado,está na hora de se revoltar de verdade.!!!.

Reply

Só de uma turma morreram 30! Segundo ouvi alguém de SM contar, fazendo a estatística por faculdade ou curso.

Já pensou voltar para uma sala de aula e saber que 30 de seus colegas estão mortos?

Será que a República de Santa Maria vai continuar sendo aquele antro produtor de pior que a esquerda pode oferecer? O farão como Pelotas que continua lambendo os pés do Lula?

Reply

Mas elles já têm o desprezo de todo o Brasil que presta.

Reply

Pode esquecer! A une não tem tempo pra essas coisas. Estão muito ocupados contando dinheiro ou fumando um "alface"... ou os dois!!!

Reply

UNE - União Nacional dos Entupidos.
Entupidos de drogas, de cachaça, de falta de moral, de falta do que fazer, de falta de estudos e de carater.
Esta é a bosta da UNE.

Reply