A Polícia Federal apura suspeita de fraude em contrato do Inep,
instituto ligado ao MEC (Ministério da Educação) e responsável pelo Enem
(Exame Nacional do Ensino Médio), para a prestação de serviços de
informática. Segundo a Folha apurou, a polícia já reuniu indícios de que um
mesmo grupo criou, em nome de laranjas, três das quatro empresas que
venceram lotes da licitação. Já foram interrogados, desde o início deste ano, dezenas de empresários e servidores envolvidos no negócio.
Conforme a Folha noticiou ontem, auditoria do Tribunal de Contas
da União também encontrou irregularidades nessa concorrência, que soma
R$ 42,6 milhões. Ela foi promovida pelo MEC em 2011, na gestão do hoje
candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad. A contratação foi ordenada em maio do ano passado, após problemas na realização de edições do Enem. As vencedoras foram Ata Comércio e Serviços, DNA Soluções Inteligentes,
Jeta Soluções e Serviços e Monal Informática. As suspeitas se concentram
nas três últimas.
Nos caso da Monal e da Jeta, a PF suspeita que uma mesma pessoa produziu
assinaturas diferentes em documentos apresentados. Já foi constatado
pelo menos um falso atestado de capacidade de uma empresa.Outro fato que chamou a atenção dos investigadores foi a baixa disputa. O
valor pago pelo MEC por seis lotes de serviços e equipamentos
significou um desconto de 13% sobre o preço máximo. Mas, em alguns
lotes, o desconto ficou em 4%, bem abaixo do padrão dos pregões
eletrônicos (entre 20% e 30%).Nesses lotes, concorrentes fizeram uma
única proposta e logo abandonaram o pregão.
O inquérito diz que as empresas podem ter infiltrado pessoas na área de informática do Inep, autarquia vinculada ao ministério. A PF também concluiu que parentes de servidores do órgão prestavam
serviços ou forneciam material para as vencedoras da licitação. Além disso, a polícia suspeita que o Inep comprou mais do que precisava:
até agora, pagou e faz uso de apenas 13% dos equipamentos e não
manifestou interesse pela entrega do restante.
Isso foi possível porque a concorrência seguiu o modelo de ata de
registro de preços -no qual se pode licitar acima do necessário para, se
for o caso, voltar a adquirir equipamentos ou permitir que outros
órgãos públicos façam a compra pelo mesmo preço. O trabalho da PF agora se concentra em rastrear os R$ 5,7 milhões já pagos pelo Inep pelos equipamentos.
José Serra (PSDB) usou o caso para atacar o adversário na disputa pela prefeitura. "Agora, tomamos conhecimento que houve fraude. Além de o Enem ter
fracassado profundamente nas mãos do Haddad, agora temos problemas de
irregularidades, compadrio, licitações viciadas, segundo aponta o TCU",
afirmou o candidato tucano.(Folha de São Paulo)
6 comentários
Isso aí, cel
Replyo mote da campanha é esse mesmo: "não vote em corruptos, vote Serra".
O tal Prof. Luizinho, absolvido pelo STF, ainda pensa "em lavar a alma com a vitória do PT". Estes crápulas só irão aprender se forem presos,como exige o MP. E o povo de São Paulo vai votar no candidato mensaleiro, indicado pelo comandante do partido do mensalão, ladrões dos cofres públicos? Serra tem que escancarar estes assaltantes no horário político, nas ruas, nas redes sociais. Não ao partido ladrão, não ao PT, não ao Haddad kit gay?
ReplyMotivos e munição o PSDB/Serra tem de sobra para reduzir Haddad a ZERO. Ninguem consegue entender porque não conseguem! Serra fica atrás até nas pesquisas, e continua apenas a se autoelogiar, sem fazer uma campanha a altura dos bandidos petistas, que enganam, inventam bravatas, mostram maravilhas (que nunca fizeram), se falam autores dos programas do PSDB, fabricam pesquisas, usam a máquina federal para eleger Haddad, e o bosta do Serra continua com a mesma cara de pateta de sempre, perdendo todas para o PT.
ReplyDepois de tantas derrotas ainda não deu para aprender a fazer campanha para ganhar dos bandidos? Ou prefere dar São Paulo para o PT, porque? Para participar como candidato em 2014 e dar a Presidência pro adversário também?
Eduardo Campos botou Lula na lona de ganhou no 1o. turno a prefeitura de Recife, e vai apoiar o PT em em Fortaleza e Sao Paulo, te cuida Serra para o vexame não ser tão grande! Bota essa no trombone e acabe com essa corja corrupta do PT!
COronel,
Replyo Coturneiro de 13 de outubro de 2012 08:43
deu um excelente mote de campanha:
"não vote em corruptos, vote Serra".
Além disso, A LEI DA FICHA LIMPA ESTÁ AÍ FUNCIONANDO!
PSDB: continuem catando os "malfeitos" (segundo PT), isto é, CRIMES, segundo a realidade e o menininho do MEC terá sua candidatura impugnada!
FORÇA PSDB!
FORA PT!
FORA CORRUPTOS!
VAMOS PASSAR O BRASIL A LIMPO!
FLor Lilás
Quando vejo os resultados das pesquisas eleitorais em São Paulo, fico assustado com a qualidade dos eleitores paulistanos. De tudo que está acontecendo com o PT e sua bandidagem, não são capazes de fazer uma avaliação dos candidatos? Depois vem falar em qualidade do voto nas regiões sudeste e sul. O RS elegeu o Tarso, que só está fazendo porcaria, e teve o apoio dos professores vendidos ao PT - agora tão levando coices, e vão votar nele novamente. A verdade é que nosso povo adora bandido, só critica porque está fora do conluio. Muito simples. O incompetente do Haddad ganhar em São Paulo é demais.
ReplySerra deveria usar um vocabulário mais acessível ao explicar os demandos do PT. Adequar seu vocabulário ao público ouvinte.
Reply