Toffoli arquivou processo contra mensaleiro no STF. Maioria dos ministros reabriu o inquérito.

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, chamou de "temerária" a decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) José Dias Toffoli de arquivar no ano passado inquérito que investigava um dos réus do processo do mensalão, o deputado federal Pedro Henry (PP-MT). Em março deste ano, a maioria dos ministros do STF deu razão a Gurgel, e o inquérito foi reaberto. Nele, Henry é investigado por suspeita de peculato (desvio de recursos), crime cuja pena varia de 2 a 12 anos de reclusão.

Henry é suspeito de desviar recursos da Câmara dos Deputados para contratar um piloto para o seu avião particular. Christiano Furlan afirmou ter trabalhado em 2004 como piloto do deputado em Mato Grosso, embora fosse lotado em cargo comissionado na liderança do PP (Partido Progressista) na Câmara, em Brasília. A afirmação, feita em reclamação trabalhista, não foi contestada por Henry, que se defendeu dizendo que o avião transportava políticos do Estado, um apoio ao exercício do mandato, e que a Câmara na época não proibia isso.

A Procuradoria apontou "incompatibilidade do exercício da função" e o inquérito passou a tramitar em 2010 no Supremo, sob a relatoria de Toffoli. Em 2011, ele o arquivou, alegando que o fato "não constitui crime" e que decisões anteriores do STF permitiam o trancamento por "atipicidade do fato". Para Toffoli, o trabalho de Furlan poderia ser enquadrado em itens que permitiam ao comissionado "acompanhar a tramitação de proposições de interesse" da Câmara e desempenhar tarefas correlatas de assessoramento.

Roberto Gurgel recorreu afirmando que Furlan atuava só como piloto particular de Henry, "sem nunca sequer ter vindo a Brasília", e disse que seria temerário encerrar a investigação alegando atipicidade dos fatos, "sobretudo quando o titular da ação penal [...] sustenta convicção notadamente contrária". No mensalão, Pedro Henry é acusado de receber, com os ex-deputados José Janene e Pedro Corrêa, R$ 4,1 milhões do esquema montado pelo empresário Marcos Valério de Souza e pelo PT -o repasse de dinheiro a parlamentares será julgado pelo STF nas próximas semanas.(Folha de São Paulo)

13 comentários

Não há mais a menor dúvida de que o STF foi aparelhado. A suspeição desse senhor deve ser alegada em qualquer processo.
O Brasil precisa urgentemente voltar a ser uma república para que possamos aproveitar a oportunidade em que o resto do mundo caminha no sentido da pobreza absoluta que o coletivismo propicia.

Reply

Toffoli é um safado!!! Tenho nojo de olhar pra cara dele e do Levando-Wisky!!! Eles passam a impressao de seres mafiosos, sujos!!! Que mexem com coisa ilegal, do tipo dono de casino e de venda de cocaina!
Em resumo desejo um cancer bem maligno pra eles

Gililiu

Reply

Pra mim está provado que o Toffoli foi alçado ao cargo com a condição de poupar os mensaleiros.
Está pagando o preço que lhe foi pedido.

Reply

Coronel,
é muita cara de pau desse "ministro". A canalha aparelhou tudo.

Reply



Toffoli e o Levando-Wisky, não tem compromisso com a Justiça e com as Leis. Seus compromissos são com a bandidagem petista.

Qualquer processo contra petistas, no STF, já começamos perdendo por 2 X 0. Essa justiça Brasileira ja perdeu suas principais virtudes (Cega/Surda/Muda).

Hoje ela enxerga só os petistas!
Hoje ela só ouve os petistas!
Hoje ela fala com os petistas.

Esses dois ovos podres estão fedendo.

Reply

Governo do Crime Organizado tem representantes em todas as instituições.
E cobra com mão-de-ferro os resultados do engajamento.
Cada um sabe a que veio e cumpre a risca propósitos e compromissos.
E que não cumpra prá ver .
Pacto é pacto. O sangue serve de lição ...

Reply

"O amigo do peito de Lula e PT " acha que tem isenção e julgar o menslão.
Este nocego deveria ir ao hospício em uma camisa de força e o povo quando a eleição chegar, DAR A DILMA O RECADO DE DESAPROVAÇÃO AO PT et caterva.
O pudim de cana nada entende que não goste e falar ao povo que Dilma não quis neste ano jogar energias para as prefeituras e LULLA tentar pelo PT a indicação para presidente e exigir da Dilma mandatos de doze anos, com direito à reeleição.
A DILMA-MADA pode dar infinitos mandatos de 4 anos ( até perder uma eleição e não conseguir fraudar uma vitória ), como pode a Venezuela presenciar elegendo CAPRILLES, um chavista moderado e apoiado pela oposição, ele conseguiu participar do pleito apenas por NÃO SER UM MEMBRO DA OPOSIÇÃO e sim moderado de outro partido apoiador de Chávez e tem bandeiras de desburocratizar e NUNCA CRITICA HUGO CHÁVEZ, pois é proibido e crime inafiançável ofender, mesmo em período eleitoral ou mesmo em discursos parlamentares o presidente da Venezuela, permitem ofender o presidente americano, o colombiano e outros inimigos.
-
FORA JUIZ CACHACEIRO E BOQUIARROTO encarnação do rei pitu ainda vivo.

Reply

07/09/2012
CAVENDISH MONTA OPERAÇÃO DE GUERRA PARA ESCONDER LARANJA QUE PODE IMPLODIR GOVERNO CABRAL E CAMPANHA DE PAES

Reprodução da revista Veja

A edição desta semana da revista Veja deixa claro porque o PT e o PMDB armaram para suspender os trabalhos da CPI Cachoeira - Delta até a eleição. Uma coisa que não está clara é por quê Cavendish montou todo esse esquema profissional de segurança para manter o laranja Bruno Freitas escondido. Será que tudo isso é só para escondê-lo ou também para intimidá-lo e impedir que fale o que sabe?

Se investigarem o que esse laranja morador da Favela do Muquiço e dono de uma empresa fantasma em Saquarema que movimentou R$ 33 milhões sacados em dinheiro em agências bancárias, estejam certos que vai se chegar ao esquema de corrupção montado por Cabral e seus aliados do PMDB, inclusive o prefeito Eduardo Paes.

http://www.blogdogarotinho.com.br/lartigo.aspx?id=11804

Reply

Quem diria, hein! O STF tem dois ministros comprados, não sabemos a que preço. Mas a bem do povo, vai dizer a petralhada, que mama no desgoverno.

Petralha diz assim. 'Vou matar você, mas é pro seu bem!' Hahaha. 'O mensalão foi um artifício político do PT para que o Congresso aprovasse medidas pró-povaréu que nunca seriam aprovadas normalmente'. Hahaha. É mole mas sobe.

Se eu fosse da cúpula do PT, não pagava a esses dois militantes de toga aí, não. Não conseguiram reverter o processo em favor dos mensaleiros e ainda deixaram claro a todos que são ministros petralhas infiltrados no STF. Tem que dar metade do salário de magistrado para o partido, isso sim.

Nem na época da ditadura tinha juiz tão vacilão com tem na era petista.

Quanto custa um juiz, hein? Será que pessoas de bem conseguem comprar um?

Reply

A desmoralização do STF é total porque os companheiros Tóffoli e Levandowiski não vão ter coragem de condenar os mensaleiros petistas. Vamos ver.

Reply

E, aagora, passamos a palavra a Suas EXCRESCÊNCIAS MERETRÍSSIMAS e PUTÍSSIMAS Lewandogranovski e Toffolino.

Reply

Quem precisa de 2 a 12 anos é esse juizinho de merda petista dos infernos.

Reply

Eu considero um desavergonhado.Que lixo.

Reply