Mensalão: prevalecendo voto de Joaquim Barbosa, José Dirceu vai mofar na cadeia.

O relator do processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, vai impor penas mais duras a três figuras centrais do escândalo: o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, considerado o "mentor" do esquema de pagamento de parlamentares no governo Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, considerado o "organizador", e o empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, chamado de "operador" do mensalão.

Outros réus terão tratamento mais brando. Segundo dois ministros do tribunal ouvidos em conversas reservadas pelo jornal O Estado de S. Paulo, o presidente do PTB, Roberto Jefferson, por exemplo, poderá ter pena mais leve por ter prestado depoimentos que contribuíram para o Ministério Público embasar as acusações.

Ainda segundo os ministros ouvidos pela reportagem, o ex-presidente do PT José Genoino, apesar de ter assinado os empréstimos bancários considerados fraudulentos e que serviram para financiar o esquema e tentar ocultar a origem pública do dinheiro, poderá ter tratamento mais brando caso venha a ser condenado. Ministros argumentam que Genoino não agia como presidente de fato do PT, função que seria ocupada na verdade por Dirceu.

A atuação desses réus apontados como os corruptores do esquema do mensalão será analisada a partir de segunda-feira (1/10), na semana que precede as eleições municipais de 7 de outubro, pelo plenário do Supremo.

O voto de Barbosa com a condenação de réus por lavagem de dinheiro em etapa anterior do julgamento mostrou como ele deve calcular as penas. Na ocasião, a dosimetria foi divulgada por engano por sua assessoria. Ao calcular a pena de Marcos Valério, Barbosa considerou que o empresário dirigiu "a atividade dos réus integrantes do chamado núcleo publicitário" e recordou que ele prestou "inestimável apoio empresarial" à estrutura do esquema. Por isso, estabeleceu a pena em 12 anos e 7 meses de reclusão.

A definição das penas, conforme ministros da Corte, deve gerar debates tão intensos quanto as discussões do julgamento do mérito. A dosimetria pode definir se um réu cumprirá a pena em regime fechado ou em liberdade. Pelo Código Penal, quem for condenado a mais de oito anos começa a cumprir a pena em regime fechado, os que receberem penas entre quatro e oito anos podem ser enquadrados em semiaberto e quem ficar abaixo de quatro anos pode cumprir a punição em regime aberto ou até conseguir convertê-la em pena alternativa. Não contarão para este cálculo penas aplicadas que já estiverem prescritas.

A fixação das penas é a última etapa do julgamento. Depois que todos os réus forem condenados, o relator julgará qual a pena mais adequada para cada réu, levando em conta os antecedentes dos crimes, o volume de dinheiro envolvido, o motivo do crime e a reprovabilidade da conduta. Antes de iniciarem esta definição, os ministros deverão discutir se aqueles que votaram pela absolvição participarão ou não deste cálculo das penas.

No entendimento de alguns ministros, quem absolveu deve votar, sim, na dosimetria, aplicando a pena mais baixa. Outros, no entanto, entendem que isso não seria possível por não ser racional "absolver fixando pena". O ministro Luiz Fux, que tem seguido a maioria das condenações de Barbosa, é um dos que já defenderam publicamente a exclusão de quem votou pela absolvição do cálculo das penas. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

23 comentários

O vice-crápula dos mensaleiros - porque o crápula-mor não está respondendo (ainda!) pelo mensalão -, tem mais é que apodrecer no xilindró. Pena pelo dinheiro do contribuinte que terá de ser despendido para a compra de penicos e fraldões geriátricos...

Reply

"Ministros argumentam que Genoino não agia como presidente de fato do PT, função que seria ocupada na verdade por Dirceu."

ahahah...ridiculo...

mais um boneco?

no PeTê so ha bonecos e marionetes?

e a responsabilidade formal do cargo, onde fica?

ele nao foi empossado presidente do partido?

nao ha ata ou outro documento comprovando o cargo que ocupava?

assinava cheques, ora bolas...

era um adulto, ex-guerrilheiro, orgulhoso de suas propaladas bravuras na época da ditadura e agora vai ser tratado pela Justiça como uma criança inocente que foi obrigada a assinar os cheques?

se nao mandava, se era um laranja do Dirça, problema eh dele...

ou so era presidente do PeTê na hora de embolsar o salario do cargo?

Reply

concordo com tudo - mas falta a figura mór - o autor intelectual pernicioso do mensalão, que está se apresentando nos comicios do Haddda, soltando o verbo - ou melhor fazendo uso de sua nomenclatura que é o espelho do seu autor.

Reply
lulla va tomar no SUS! mod

Alem de mensaleiros esses sujeitos sao ASSASSINOS!!!!

Quantos brasileiros ficaram sem atendimento medico, quantos ficaram a merce de bandidos por nao podermos equipar nossas Policias, quantos ficaram sem escolas...sem agua, sem saneamento, sem esperanca...

Tudo por que luis inacio ApeDELTA da silva - O MAIOR EMBUSTEIRO DE TODA A NOSSA HISTORIA - e sua gang de MENSALEIROS resolveu ROUBAR O BRASIL.

ASSALTO e ROUBO semelhantes so havia acontecido em 1821 Qdo D.Joao VI, ao voltar para Portugal saqueou os cofres do Brasil.

Reply

A rataiada já começa a abandonar o navio, quer dizer, o Brasil.

Pizzolato sumiu!!!

Reply

Coronel,

Segundo a Veja, o tal de Pizzolato já sumiu!!!

Rastreamento do dinheiro de plástico já!!!!!! Depois, PF ou Interpol nele!!!

JulioK

Reply

Chora, Zé Fraldão
Você vai mofar lá na prisão!!!!!

Reply

Caro Coronel, confira, no link abaixo, matéria de meu blog que comprova, com vídeos e fotos, campanha feita pela IURD para Celso Russomano.

http://blogdopaulinho.wordpress.com/2012/09/29/candidata-faz-campanha-para-russomano-dentro-da-iurd/

Reply

Esta comprovada que o pt usou de meios ilícitos, houve a confissão de ex dirigentes etc..Não seria o caso da cassação da legenda?Não vão fazer isso porque seria levar às últimas consequências.Para isso acontecer aqui no Brasil falta muito.

Reply

Vejam esta: "xonerado do cargo de professor da rede pública de Goiás e vivendo oficialmente da renda de uma imobiliária virtual, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares costuma dizer que depende da mulher para honrar suas despesas. Mas não deve ser com os rendimentos do ofício de psicóloga que Mônica Valente tem conseguido ajudar o marido. Desde a militância à frente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) na década de 90, Mônica aprofundou sua atuação profissional no mundo dos sindicatos de servidores. Membro do diretório nacional do PT, a mulher de Delúbio comanda o escritório brasileiro da Internacional do Serviço Público (ISP), entidade que desempenha o papel de intermediário entre os sindicatos de funcionários públicos e organismos globais, como a Organização Internacional do Trabalho (OIT). A adesão das confederações à ISP custa um euro por filiado. Em conjunto, as 26 confederações filiadas à associação comandada por Mônica Valente repassam para ela R$ 7 milhões por ano das receitas obtidas com o imposto sindical. As informações foram confirmadas à ISTOÉ por dirigentes de entidades ligadas a esse braço brasileiro da organização internacional.
O destino desse dinheiro todo, porém, é um mistério até mesmo para as entidades que pagam pela filiação. A ISP recebe recursos das confederações que representam os servidores públicos e não presta contas. Por isso, a filiação à ISP gera polêmica na base das confederações. Sindicalistas contrários ao repasse de dinheiro à associação alegam não entender para que serve o dinheiro aplicado na entidade para a representação internacional. Argumentam que os resultados da atuação da organização comandada pela mulher de Delúbio deixam a desejar. Em dez anos de existência, por exemplo, apenas uma denúncia contra cerceamento dos direitos trabalhistas teria sido aceita pela OIT. “Ela não tem participação nas principais causas, não tem programa. É mais uma entidade em que os dirigentes se apegam à estrutura para ter benefícios. Recebe arrecadação das entidades e não tem transparência”, critica Sandro Pimentel, um dos coordenadores da Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra). Servidores do Judiciário tentaram impedir na Justiça o desconto nos salários para bancar entidades, que segundo Adilson Rodrigues, diretor do Sintrajud, nem deveriam existir. “É um absurdo descontar um dia do salário do trabalhador para sustentar sindicatos de fachada. Os dirigentes se lambuzam no dinheiro suado do servidor. No dia a dia, a ISP é fictícia. A atuação internacional de um sindicato é algo pontual, não de filiação em tempo integral. Gastamos dinheiro para bancar uma entidade fajuta”, acusa Rodrigues." E esses meliantes vermelhos continuam tendo cara-de-pau suficiente para se quererem cafetões da pobreza!

Reply

http://istoe.com.br/reportagens/241594_A+ORGANIZACAO+MILIONARIA+DA+MULHER+DE+DELUBIO

Mulher de Delubio, diretora da CUT aliada ao PT lucra 7 milhões por ano sabe-se lá como!

Reply

E o Pizzolato se evadiu. Segundo o Radar , ele saiu do país pouco antes do inicio do julgamento do mensalão. Destino ignorado!

Reply

Do jeito como as coisas vão e pelo histórico de covardia, Zé Caroço irá fazer plástica de rosto e corpo para virar dançarina do Faustão.

Melhor que menina do mep na Papuda, né Zé?

Reply

Tchê marechal, estou esperando esse momento mágico. Apartei uma novilha do plantel, especialmente para brindar com um suculento churrasco, a entrada triunfante do Zé Dirceu à porta do "paraíso."

Reply

Não deixem de ler o manifesto "Agora sou Progressista", do Marcos Pontes, publicado hoje no link: http://s-e-2.blogspot.com.br/2012/09/agora-sou-progressista.html. Sensacional!

Reply

KINO

Zé Fraldão se inspira em filme espanhol para fazer a próxima e definitiva plástica:

"A Pele Que Habito"

Zé Cagão pretende, literalmente, cortar o mal pela raiz.

Reply

É... o Pizzolato já sacou que desta vez não vai acabar tudo em pizza.

Reply

Coronel,

acho bom o Ministro Joaquim Barbosa mandar recolher os passaportes do Zé e Canalha. Logo todos vão fugir.

Ah... e botar Polícia Federal de acompanhante - diuturna e noturnamente - eheheh.

Flor Lilás

Reply

cel,

Que morra na cadeia.

Reply

Lula já escondeu seu estoque de Passport de medo que a Polícia Federal o recolha.

Reply

Infelizmente não acredito! Vai acabar em pizza! O pizzolato já meteu o pé. A julgar pela pena imposta ao JP cunha pelo figurão que deixou o STF, 6 anos semi-aberto, as penas serão muito leves. Pesadas só para os pica-fumo como Valério,já em 16 anos.

Reply

... e depois de prender, tem-se que ir atrás do din-din...

Reply

Que tal lançarmos uma campanha??..."LULA COMO RÉU DO MENSALÃO JÁ"!!!

Reply