Mensalão: hora e vez do chefe da quadrilha.

Se o relator do processo do mensalão mantiver a mesma estrutura do voto pelo qual aceitou a denúncia em 2007, os ministros do Supremo Tribunal Federal começarão a julgar na segunda o capítulo em que consta a primeira acusação contra o ex-ministro José Dirceu (PT-SP). Será o quarto, dos sete itens da denúncia, que trata da compra do apoio de parlamentares em benefício do governo Lula, entre 2003 e 2004. 

Neste item, Dirceu, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e o ex-presidente da sigla José Genoino são acusados de corrupção ativa, cuja pena prevista oscila de dois a 12 anos de reclusão. Dirceu é ainda acusado de formação de quadrilha, que deve ser o último tópico do julgamento. Na semana passada, o relator do processo do mensalão, Joaquim Barbosa confirmou que fará a leitura do capítulo sobre a compra de parlamentares de uma única vez. O item contém acusações contra parlamentares do PP, do PL, do PTB, do PMDB e, por fim, do PT, nas figuras de Dirceu, Delúbio e Genoino.

Até a confirmação de Barbosa havia a possibilidade de ele fazer um novo fatiamento dentro do capítulo, colocando à votação das acusações divididas por partido. O relator já antecipou que levará no mínimo uma sessão e meia para ler o seu voto inteiro nesse tópico. No final da sessão de anteontem, ele afirmou: "O próximo item é um item muito grande. Nós certamente não o venceremos na próxima semana se não fizermos uma sessão extra". 

Dificilmente o STF conseguirá repetir o ocorrido nesta semana, que foi concluir um tópico inteiro em apenas três sessões. Os ministros deverão discutir na segunda a realização de sessões extras para acelerar o julgamento. Caso o STF mantenha o atual ritmo, o destino dos 37 réus corre o risco de só ter um desfecho em novembro, após o segundo turno das eleições, marcado para 28 de outubro. No plenário Barbosa advertiu: "Pelos cálculos que venho fazendo, vamos avançar e muito no mês de outubro". O STF tem feito três reuniões por semana para tratar do processo. Alguns ministros defendem que a sessão adicional ocorra às quartas pela manhã, mas há resistências.(Folha de São Paulo)

9 comentários

Coronel,

pois se tiver que apressar o ritmo que se façam sessões nas quartas-feiras pela manhã!

O BRASIL INTEIRO ESTÁ SEDENTO DE JUSTIÇA!!!

CADEIA AOS LADRÕES DO BRASIL!
CORRUPTOS QUE DESTRUÍRAM NOSSA PÁTRIA!

CADEIA À LULLA!
CADEIA À ZÉ DIRCEU!

Flor Lilás

Reply

Breve nos cinemas:

Lula, o filho do Brasil e o pai do MENSALÃO.

Reply

TEM MAIS O CHEFE DA DELTA E O CACHOEIRA TAMBÉM ESTÃO NO MESMO BARCO DO MARCOS VALÉRIO, ROUBANDO COM O AVAL DA DILMA, PARA ENCHEREM AS BURRAS DO PT COM DINHEIRO ROUBADO DOS PAC 1 , PAC 2 QUE A DILMA E O LULLA DEUS LADRÃO INVENTARAM, OUTRO TIPO DE MENSALÃO VIA DELTA DO CACHOEIRA. POR TRÁS DESTES LARANJAS ESTÃO O LULA E O ZÉ LARÁPIO, SOMENTE NOSSA JUSTIÇA CEGHA NÃO ENXERGA, SÃO TODOS UNS TAPADOS A SOLDO DE QUEM???

Reply

Coronel,

Não perco o Relator(e lavador de alma) Joaquim Barbosa por NADA!!!

Segunda-feira deveria ser FERIADO NACIONAL!!!!

Vai deixar o Lew(i)andowski doidinho!!! O Tofolli vai ter "um surtinho"!!!

Viva o Brasil!! O Lulla&PT que vão a p..!!!

JulioK

Reply

Levianówski voce perdeu! Toffoli voce perdeu! Parem de alongar as sessões com discuros idiotas. Marcos Valerio já confessou que o Lula era o chefão. Voces não precisam mais defende-lo. Vamos em frente. E voce Toffolli particularmente, deixe de querer falar demais. Já está claro para o Brasil, porque não passou nos dois concursos que fez para juiz. Só está aí no STF por que o chefe do mensalão, ( Lula, segundo Marcos Valerio) lhe permitiu isso. Permitiu para que voce o defendesse. Aacabou. Voce não precisa mais defender nada alèm da sua biografia. Se é que isso importa com a grana que já deve ter posto no bolso.

Reply

Dilma cancela viagem a São Paulo por 'motivos familiares'.

Gente fina é outra coisa, não é mesmo?!

'Motivos familiares', que maneira mais discreta, fina e sutil de se dizer CAGANEIRA, né???!

Reply

Dentro dessa Corte não existe um ministro honesto,competente e sério que imponha a realização de seção extra para o bem do Brasil, e cumprimento do dever? Afinal de contas esses ministros são MUUUITO BEM PAGOS pelo povo para trabalhar 5 dias na semana e não 3. E o povo já decidiu e mostrou que o assunto mais importante para o Brasil e o que mais a sociedade quer e o julgamento do Mensalão. Portanto senhores minstros não dê chance a Bostofolli e Bandidowiski de atrasar o julgamento e abrandar para a quadrilha!

Reply

Coroné, quantas e quantes vezes, nós denunciamos aqui nesse nosso espaço como no também nosso espaço do Reinaldo azevedo, que o grande mentor do esquema era o pinguço, agora o nosso grande policarpo e Veja mostra tudo, grande abraço.

Reply

Coronén quantas e quantas vezes, nos reafirmamos aqui nesse blog, que o grande mestre da safadeza, era o pinguço.

Reply