Para eleitor, PT é o partido mais corrupto, mas é o que mais melhorou a vida dos brasileiros. Ou seja: PT rouba, mas faz.

Um quarto dos eleitores não deixaria de votar no PT mesmo se políticos do partido forem condenados no julgamento do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que começa hoje. Segundo pesquisa do Instituto Análise, obtida pelo Valor, 24% dos entrevistados disseram que "com certeza não deixariam de votar no PT" ainda que haja condenações de petistas e 22% afirmaram que "talvez não deixariam de votar" no partido.

A eventual condenação de petistas, no entanto, deve influenciar diretamente o voto de 20% dos eleitores, que responderam que "com certeza deixariam de votar" no partido; outros 18% afirmaram que "talvez não votariam" se houver condenação e 3% disseram que nunca escolheram o PT nas urnas. No total, 46% disseram que votarão ou poderão votar no PT, independentemente do resultado do julgamento do mensalão, e 41% afirmaram que podem não votar no partido. Há ainda um grupo de 15% dos eleitores que não soube ou não quis responder e que poderá ter o voto influenciado com os desdobramentos do julgamento.

"O escândalo do mensalão e o julgamento só reforçam a escolha daqueles que não já não votam no PT", disse Alberto Carlos Almeida, diretor do Instituto Análise. Para Almeida, o estrago eleitoral do julgamento deverá ser comedido. O mensalão é amplamente conhecido pelos brasileiros, sete anos depois da descoberta do esquema: 87% já ouviram falar do escândalo. A associação do caso com o ex-presidente Lula e com o PT, porém, não é automática.

Das pessoas que já ouviram falar no mensalão, a maioria (53%) identifica o caso como um escândalo de corrupção; 12% disseram que foi um escândalo que envolveu Lula; 9% afirmaram que foi um problema envolvendo o PT e 6% disseram que foi um escândalo com políticos do PT. A percepção geral da população é que todos os partidos estão envolvidos em corrupção, diz a pesquisa. Diante da pergunta: "Qual é o partido mais corrupto?", 39% não souberam ou não quiseram responder e outros 32% disseram que são "todos os partidos".

A legenda mais identificada com ilegalidades é o PT, com 9%, seguida pelo PMDB, com 7% e PSDB, com 5%. Apesar de o PT ser citado como o " mais corrupto", os entrevistados disseram que a sigla foi a que mais melhorou a vida dos brasileiros. Na pesquisa, 64% dos entrevistados disseram concordar com a frase: "Pode até ser que tenha corrupção, mas os políticos do PT são os que mais melhoram a vida da população?". Outros 23% discordaram e 13% não quiseram ou não souberam responder.

A pesquisa também avaliou a aprovação ao governo Dilma Rousseff: às vésperas do julgamento do mensalão é de 64%. Segundo a sondagem, 13% acham a gestão "ótima" e 51%, "boa"; 17% avaliaram o governo como "ruim" e 8% como "péssimo"; 2% não souberam opinar ou não quiseram responder. Para o restante, o governo Dilma é "regular".

O Instituto Análise ouviu 5 mil pessoas em 121 cidades, entre os dias 4 e 15 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o intervalo de confiança é de 97%. (Valor Econômico)

45 comentários

CORONEL,

Essa pesquisa joga um balde de água fria na esperança de em um tempo breve erradicar a corruPTalha que se instalaou no País.Lamentável a percepção dos eleitores:melhoraram a vida da população mesmo tendo levado ao extremo a degradação de valores caros para uma sociedade que pretende elevar-se ao patamar de país desenvolvido.NUNCA FOI TÃO VERDADEIRO O BORDÃO DE QUE CADA POVO TEM O GOVÊRNO QUE MERECE,

Reply

Coronel,

A pesquisa separa os eleitores por região???

Aposto que nas regiões onde o PT é mais "antigo", o resultado é bem pior para o partido(vide pesquisa eleitoral em Porto Alegre e São Paulo).

Só quem não conhece a fundo, ainda vota nesses bandidos!!!

JulioK

Reply

Pura imposição de problemática.
Resultados com pouca ou nenhuma validade.
Tudo dependerá de como o assunto for debatido.

Reply

Bom dia Coronel! Mas a Dilma não tinha mais de 100 por cento de aprovação como ótima ou boa segundo outro instituto de opinião? Será que a máscara está caindo?

Reply

Durante o governo FHC, a estabilidade da economia Brasileira estava na infância, o que restringiu muito o que era possível fazer em termos de estimulo ao consumo. O PT aproveitou um cenário mais favorável, e o aumento de consumo realmente teve impacto na "percepção" de qualidade de vida de muitos brasileiros. O que está em questão agora, é que para continuar avançando o modelo do PT não funciona. A corrupção e o uso da máquina estatal como instrumento partidário emperram o Brasil. A fórmula de incentivar o consumo se esgotou, isso está claro. O consumo cresceu pelo endividamento. Pessoas compraram coisas que não precisavam (automóveis, televisores LCD em vez de educação e estabilidade financeira da família). Particularmente, independente do partido, as classes C e D continuarão a ser privilegiadas, o que é bom para o país. Tá na hora de trocar o PT sem medo de errar.

Reply

Mas que povo mais burro... Melhorou a vida aonde, cara pálida ??? O SUS, uma desgraça, as estradas, péssimas, infraestrutura do país, um lixo...
Realmente, o povo de banânia merece o país que tem.

Reply

Se forem das "crace C" está explicado! Só que o Brasil tem quase 200 milhões de habitantes.


Chris/SP

Reply
Manoel Francisco Gomes mod

É aí que entram a desinformação e/ou a má-fé de parte dos eleitores. Muitos acreditam que o governo lulopetista inaugurou o Brasil. Mostra também que muitos brasileiros não estão preocupados com a corrupção, desde que estejam bem. Votam em corruptos porque aprovam a ação dos corruptos. Faltam consciência cívica e a tão falada cidadania. Povo desonesto merece ser governado por desonestos. Cada povo tem o governo que merece.

Reply

Independente do VEREDITO do STF, sobre a quadrilha do "Mensalão".O VEREDITO FINAL,será dado pelo eleitorado nas URNAS!.

Reply

Cel,

O avanço do PT se deu em razão do habitual recuo covarde do PSDB.
Isso sem contar que, a grande maioria do povo brasileiro, sofre de desvio de caráter.

Reply

Isso mostra que esse 1/4 são a parcela podre da população.

Reply

Supondo que a pesquisa seja isenta e, que os resultados tenham sido corretamente analisados por técnicos competentes, exceção no Brasil atual, isto apenas demonstra a terrível tendência do povo brasileiro a aceitar o "malfeito" e a ilegalidade como banais. País com estas características é autodestrutivo, não vai prá frente, é bando de gente sem destino, nau sem rumo.
BUM!...foi-se Brasil, unido a Chávez e Morales, sob os auspícios dos irmãos Castro, e comando do chefão mais corrupto da História destepaiz. Nem os aeroportos são saída, pois não funcionam, tenho pena das gerações futuras que terão por meta reconstruir o gigante que jamais se levantou, ou carregar pedras de nenhum lugar para lugar algum, à semelhança da transposição do São Francisco, uma das grandes falcatruas do desgoverno petralha.
E haja mensalões para comprar apoio ao desmando, à roubalheira institucionalizada, à imprensa cooptada,às mentiras recontadas exaustivamente, tudo muito parecido com os métodos do ditador Stalin, acrescidos por pitadas fascistóides; enfim, um desastre sem precedentes na curta História da Nação que não despertou.

Reply

Eta,povinho!...e,o PT deita e rola com este povinho não politizado,semi analfabeto e desejando que fiquem cada vez mais imbecilizados!Até quando teremos que ter este partido dos diabos,reinando neste sagrado Brasil?

Reply

Não é necessário analisar muito para saber a origem dessa aberração: está na índole do brazuca. Pão, circo, cachaça e fornicação... pra quê moralização?

Reply

Traduzindo, o povo brasileiro é burro vende a moral e a justiça em troca de benesses.

E dai que o congresso e formado por ladrões? E dai que o lulla comanda a maior quadrilha que assaltou o país? Desde que eu consiga comprar meu carro e geladeira a trocentas prestações esta tudo bem.

Foram anos para o mensalão ser julgado, se houvesse o mínimo de seriedade estariam todos na cadeia a anos.

A farra com o dinheiro público corre solta o lulla e considerado um deus.

Se duvidar o PT ainda fica uns 40 anos no poder até não sobrar nem um farelo do país, e o povo feliz e burro segue como gado para o abismo.

Reply

Na verdade essa 'melhora de vida' gravada na cabeça de certos alienados não passa de ilusão doentia. O bravateiro sempre mentiu, só fala o que a galera quer ouvir. Um recalcado que sabe agradar com conversa mole os que se identificam com sua ignorância. Desviar dinheiro público para distribuir com malandros parceiros é especialidade do molusco. Para parceiros locupletados na política, valores altos, para os imbecis que votam, bolsa votos. Esse governo não tem competência de criar empregos para esses bolsistas viverem dignamente com o próprio salário. E essa galera acha lindo viver de migalhas, não gostam de aprender a pescar, preferem viver no ócio, na pobreza do bolsa familia. Daí é um problema de cultura (cultura e costumes de miseráveis conformados). E cultura o povo adquire nos livros, nas escolas e Lula tem horror a livros, e deviou todo o dinheiro que deveria usar para dar escola e cultura para esse povão. Porque se esse povão for pra escola, entende as maracutais do malandro e não votam mais nele.

O ômi se formou no submuindo da malandragem, nisso ele é mestre!

Reply

Melhorou o que?Endividados,parceiros dos mais podres paises.Andando em estradas esburacadas,sem segurança,sem saúde etc.Te disseram que és classe media e acreditastes.Primeiro ano de governo e uma penca de Ministros defenestrados pela Veja ,por CORRUPÇÃO.No futebol somos, se não me angano o nono no ranking.Nesta Olimpiada somos um fiasco,e querem sediar uma.Ora,me compra um bode analfas fanáticos.Fora petralhas.Estou de olho no Mensalão.Cadeia nos safados.

Reply

Com certeza esses eleitores que continuariam votando no PT, mesmo depois de tanta roubalheira, é a parcela de eleitores que recebem os cartões bolsa vagabundo....

Reply
EURODESCENDENTEBRASILEIRO mod

Não acredito que quase um terço dois brasileiros aceitem isso para se dar bem. Bota manipulação nisso. É o fim da picada.

Reply

Os sujeitos acham que "comprar no crediário" é melhorar de vida... Não tão nem aí com roubo, ou com estradas, hospitais, escolas de lixo. Querem a geladeira prateada e a TV de "prasma"...

Reply

Caros,

Não é só desinformação. É uma atitude baseada nos inúmeros bolsa..família, presídio, ditadura, carinhoso, etc. que abrangem quase a metade da população. Não há nada de ideologia, a consciência do brasileiro é simplesmente comprada.

Reply

É o poveco contentíssimo com a política do "pão e circo."O resto que se dane. Tirei um fragmento de um poema que achei pertinente ao assunto tratado neste post do nosso sempre brilhante coronel.


É o fiel retrato
da massa falida...
sem brio, corrompida,
feliz a cantar
sua própria mortalha;
sem futuro, sem dente...
que vive contente
catando migalhas.

(estrofe retirada do poema “MASSA FALIDA,” do poete Alamir Longo)

Reply
a mão que embala o berço mod

Nossa “meritocracia” é panela no fogo e mente vazia.
Quando o bucho tá cheio a mente é o que menos importa para um povo que acha normal um governo roubar e só dizer que faz.
“Vamos mofar com a pomba na balaia”.

Reply

Melhorou a vida!!!
O melhorou com plano real e estabilidade da moeda.
Fora PeTRalhas, todos na cadeia!!!

Reply

Governa tampando buraco nada de concreto com areia mesmo... E nossa arma poderosa é o Voto ...

Reply

uma foto nua e crua do caráter geral da sociedade brasileira...

não tem como maquiar...

eh isso ai mesmo...

o povaréu tem o mesmo caráter dos políticos safados que elege...

Reply

e tem gente que ainda acredita nessepaiz...

Reply

desinformação uma pinoia!

eh falta de caráter e de valores...

traduzindo: eh safadeza desse povaréu mesmo o resultado dessa pesquisa...

não temos um pais, temos um amontoado de pessoas vivendo em um mesmo território onde cada um tenta se dar bem como pode...

o brasileiro não tem a menor ideia do que seja um pais de verdade, do que eh ser cidadão de um país...

Reply

Haddad vai ganhar em SP

Martha e Erundina entram na campanha de Haddad.


Serra 37% de rejeição vai perder, p/ qq candidato.

Derrotar Serra em SP, é uma questão de honra.

Reply

Faz o que? Distribui dinheirinho grátis para quem não gosta de suar a camisa. Eita país. Perdi a esperança de vez.

Lilyane

Reply

Deve ser por causa disso que querem Recriar a ARENA.

Reply

Discordo , governar na bonança é fácil já viu em qto esta a dívida publica?, os gastos do governo?

Reply

Gente!Com essa pesquisa vemos como é o povo quando estão se "beneficiando" das bolsas a ele oferecida.É a sensação Robin Hood tupiniquim,o PT (governo)é bom não importa a desonestidade,rouba de todos para dar aos pobres.

Reply

Todos sabem que 30% de votos sao do PT sempre, se so 22% votariam neles, esta ate abaixo , diminiui , entao , estou ate feliz!

Reply

Nem todo fdp é brasileiro mas QUASE todos os brasileiros SÃO !!!
Principalmente os filhos de mães solteiras, cafusos, calangos, favelados, paus-de-arara, analfabetos, sindicanalhistas e PTralhas escroques e escrotos.

Reply

BRASIL UM PAIS DE LADRÕES INCLUSIVE OS ELEITORES DO PT.

Reply

Então deveria mudar para PTuf

Reply

E sabe porque o povo tem essa impressão? Porque o PT se armou do bom e velho pão e circo. O PT não fez nada. ALiás, fez sim. Seguiu as diretrizes do Plano Real deixadas por FHC. E quando ele decidiu inovar, enfiou metade do país em dívidas galopantes.

Ora! Foi propaganda de suficiência petrolfera, foi propaganda de navio construído no BR, propaganda do PAC, propaganda da expansão universitária, propaganda de subi de pessoas para a tal classe C, propaganda de queda de juros, etc, etc, etc.

O que tudo isso tem em comum? Nada é verdade, mas o povo embevecido pelos comerciais de TV acredita.

Reply

É assim, antes o brazuca morria por falta de hospitais, educação e segurança: Agora com este alto indice de financiamentos e bolsas disto e daquilo, vai morrer sem saúde educação e segurança e ainda ENDIVIDADO Que legal né ? Jarjura

Reply

Cel,
Para quem nunca leu o Comunismo na Russia nao sabe que e bem assim nos primeiros tempo da tudo ao povo e logo começa a controlar sua vida particular, com e o caso dos salarios expostos a todos inclusive a bandidagem, daqui a pouco estaram invadindo nossos lares, e mais adiante o povo trabalhara para eles ter uma vida farta e dono do Brasil.

Reply

Disso eu também não tenho a menor dúvida(anônimo das 8:49). Tudo dependerá de como o assunto venha a ser debatido.

Reply

É a nova crasse mérdia agradecida ao pt.

Reply

Tá cheio de petralha nesse tópico! Apaga isso.

Reply

CANÇÃO DO SOLDADO

Letra do Maj. Alberto Augusto Martins.



Nós somos da Pátria a guarda

Fiéis soldados,

Por ela amados,

Nas cores da nossa farda,

Rebrilha a glória,

Fulge a vitória.

Em nosso valor se encerra,

Toda a esperança,

Que um povo alcança;

No peito em que ela impera,

Rebrilha a glória,

Fulge a vitória.



A paz queremos com fervor,

A guerra só nos cauda a dor,

Porém, se a Pátria amada

For um dia ultrajada,

Lutaremos com valor. (bis)



Como é sublime,

Saber amar!

Com a alma adorar,

A terra onde se nasce;

Amor febril,

Pelo Brasil,

No coração, não há quem passe! (bis)



A paz queremos com fervor,

A guerra só nos cauda a dor,

Porém, se a Pátria amada

For um dia ultrajada,

Lutaremos com valor.



Quem sente no peito invicto,

Ardor intenso,

Amor imenso;

Veste a farda convicto,

Que brilha a glória

Fulge a Vitória;

É dotado de alma forte,

Quem orgulhoso,

Bem desejoso,

Afrontar a própria morte,

Que brilha a glória,

Fulge a Vitória!



A paz queremos com fervor,

A guerra só nos cauda a dor,

Porém, se a Pátria amada

For um dia ultrajada,

Lutaremos com valor.

o exercito fara o serviço pela liberdade do povo quanto a essa corja

Reply

Pooooorra pq paulistano sabe votar beeeem p cacete neh?! Exemplo eh o PSDB q tá lá já há 20 anos apenas roubando o povo e pelo jeito n sai tão cedo....

Reply