Uma injustiça e tanto.

Hoje Dora Kramer, a melhor colunista de política do país, escreveu um artigo, intitulado "Notório cartório", onde critica a senadora Kátia Abreu pela dissidência no PSD, já que ela saberia, desde o início, para que serviria o novo partido: atender interesses pessoais de Gilberto Kassab. Leia aqui.

A colunista pode até possuir elementos para criticar Kassab pelos seus atos, mas está completamente equivocada em relação à senadora Kátia Abreu. Não pode afirmar que ela sabia  onde estava pisando. É óbvio que não sabia, basta voltar atrás e relembrar os fatos. É uma injustiça descomunal colocar Kátia Abreu e Kassab no mesmo saco.

O que ficou estabelecido na criação do partido é que os parlamentares que a ele estavam se filiando teriam total liberdade para cumprir os compromissos com os seus eleitores até 2014. Neste interim, o PSD discutiria e debateria a sua posição e o seu programa, colocando-se para o eleitorado com propostas e princípio claros.  Além disso, pela legislação eleitoral, apenas a filiação a um novo partido permitia a mudança de legenda, sem perda do mandato. Esta é a principal razão de tão maciça adesão.

A articulista afirma que Kassab nunca escondeu que criou uma legenda para si.  Isto é duvidar da inteligência dos seus leitores. Onde está escrito tal projeto? Onde existe manifestação tão pesada feita pelo prefeito paulistano? O que Dora Kramer praticamente comemora, descendo a lenha no lombo de quem não merece apanhar, é a consumação do que o meio político e a imprensa sempre plantaram contra Kassab. E que ele, com raro brilho, acabou confirmando. O seu personalismo e a sua falta de atributos para conduzir projeto tão grandioso.

Outra injustiça. Que aliança o PSD fez até agora que permita dizer que o partido como um todo atende interesses de ocasião, como afirma Dora? Por acaso algum dos seus membros ocupa o tão prometido ministério, que seria doado para que houvesse apoio ao governo federal? Em que momento o partido não votou com liberdade no Congresso, apoiando ou contrariando o governo? Onde está, depois de um ano e meio, o tal “partido da boquinha”?

Assim sendo, que adesão é esta citada pela colunista? O PSD somente surgiu por um racha dentro do DEM, então dominado por meia dúzia que rasgou atas e acordos. Os dissidentes que saíram do Democratas, salvo alguma rara exceção, permaneceram fiéis aos seus acordos regionais. O que houve, paralelamente, foi a filiação de membros de outros partidos, estes sim ligados a governadores de estado, que aproveitaram o momento para dominar, regionalmente, o novo partido. Nada que não seja uma prática usual da política nacional.

Sobre alianças, nada do que foi feito pelo PSD difere do estilo do PSDB, DEM e PT, no plano municipal. Este tipo de eleição não reflete ideologias, mas apenas conveniências locais. Em Porto Alegre, não é só o PSD que está com o PCdoB.  O PP também está. Em Belo Horizonte, o PSD está com o PT, substituindo o PSDB que rompeu uma aliança de mais de dez anos com os petistas. Em Palmas, Tocantins, estado da senadora, ela apóia um candidato do PV, logo ela, tão combatida pelos "verdes"!

É óbvio que Gilberto Kassab surpreendeu a todos os membros do PSD tomando para si o partido, desrespeitando o seu estatuto, transformando o mesmo em instrumento para seus interesses políticos pessoais. Decide tudo sozinho. Não realiza reunião de executiva. Rasga o estatuto. Foge do debate. Quem poderia prever tal comportamento, vendo Kassab ostentar uma fidelidade canina em relação à Serra, por exemplo? É isso que está sendo cobrado por Kátia Abreu e um número cada vez maior de filiados ao PSD.  Democracia partidária! E com total razão, pois o projeto não era esse que Kassab está conduzindo.

A colunista, a melhor do Brasil, aproveita o fato para castigar bons nomes da política nacional, como Kátia Abreu, pela escolha errada. Se à jornalista não surpreendeu o gesto ditatorial de Kassab, poderia ter escrito sobre isso quando, em março, a senadora fez a primeira crítica a este tipo de postura, casualmente no jornal em que ela trabalha. Depois do fato consumado, fica fácil dizer “eu já sabia”. Fácil e injusto. Até mesmo cruel.

28 comentários

(...) vai pondo a mão no fogo, vai.

Reply

Ai que preguiça

o Coronel continua a defender o PSD

Reply

Se esta é a "melhor" colunista política do país fico imaginando qual seria a pior. É melhor não saber.

Reply

Está evidente no país que há a busca pela criminazilação completa da dissidência, seja ela que proporção tiver.
A tipa aí procura inverter as situações de agressor e vítima, colocando a culpa nesta.

Reply

Dora faz tempo aderiu a BESTA.

Reply

Coronel,

Do meu jeito de ver as coisas tendo a concordar com a interpretação da Dora Kramer e a discordar da sua, com todo o respeito. Trata-se aqui, talvez, de maneiras divergentes de "desejar" os caminhos da política. Jamais enxerguei no PSD outra coisa que um partido de ocasião, como sua própria análise, Coronel, confirma. Do meu lado, sempre desejei (sei que parece ingenuo) partidos de programas, com raízes em grupos sociais e políticos definidos, que disputem o espaço das idéias e depois o da política. Nada será resolvido a curto prazo e provavelmente os pragmáticos dirão que é pura perda de tempo (como o foi, anos atrás, o esforço de transformar o Instituto Liberal, entre outras instituições, numa espécie de "trink tank" ao modelo americano, com idéias que irradiassem e sedimentassem em outras agremiações políticas, como aconteceu em parte da Europa e dos Estados Unidos). Mas é uma questão pessoal. Acho a Kátia excelente na defesa dos seus interesses setoriais, e uma figura política inestimável. Mas, no caso do PSD, enganou-se feio.
Sds

Reply

Todo bem que ela se rebelou, mas poderia ter feito essas observações bem antes do tacho entornar.
Político bom se conta numa mão, mesmo que seja a mão 4dedos do velhaco Dick Vigarista ainda sobrará dedo.
Ponha poder e dinheiro na mão de um homem e conheceras do seu caráter.

Reply

Kassab nunca escondeu que criou um partido para si???

quando ele falou que criava o partido apenas para ele, Dora Kramer?

se fosse assim, por que tantos aderiram ao novo partido, seguindo um politico notadamente sem votos e sem expressão???

qual politico em sã consciência entraria nessa furada somente para ajudar o Kassab a arrumar uma aposentadoria??

se o texto fosse sobre o 9dedos ter criado um novo partido só para si, eu ate concordaria, pois querendo ou não, o elemento tem eleitores, votos e influencia...

mas o Kassab??

Reply

Embora não botando minha mão no fogo por ela, continuo acreditando na senadora Kátia Abreu e achando que ela viu no novo PSD uma oportunidade melhor para seu posicionamento político, do que tinha no DEM. Dora Kraemer é uma voz confiável no jornalismo político brasileiro, porém prefiro crer que no artigo em pauta ela se equivocou. Kátia Abreu não está por aí catando ministérios ou quaisquer outras colocações no governo petista. Já Gilberto Kassab nunca escondeu seu verdadeiro objetivo: não ser oposição e nem situação, muito pelo contrário... Já desisti de acreditar nele faz um tempão. Mas sigo acreditando em Kátia Abreu. Até prova em contrário...

Reply

CORONEL,
Bravíssimo Coronel, seu comentário é coerente com suas posições.Até porque, até agora, não há porque duvidar das posições da senadora Kátia Abreu a quem, a economia do agronegócio brasileiro tem nela, entre uns poucos,uma dívida imensa por garantir sua sobrevivência.Ponho a não no fogo por suas atitudes pela certeza de que dará a mão à palmatória se a Senadora Kátia trair as expectativas nela depositadas, assim com vem fazendo em relação ao Kassab.

Reply

O Coronel é incorrigível. Hehehe. Já deve estar todo queimado e não aprende. FHC, Serra, Kassab, Kátia Abreu...

Reply

Acho q só voce e ela entao achavam q esse PSD ia ser coisa boa, diferente de todos os outros partidos podres.

Defender politico? Nunca mais, TODOS BANDIDOS!

Reply

O novo senador que entrou no lugar do Demóstenes JÁ ESTÁ SOB INVESTIGAÇÃO PARA A CASSAÇÃO, TALVEZ NO MESMO PROCESSO DO DEMÓSTENES, O 2° E 3° SUPLENTES TAMBÉM ESTÃO CASSADOS, vai bastar assumir que o F.D.P. do senador comunista do PSOL vai mandar cassar, os petralhas vão deixar sem nenhum suplente e assumirá um do PT.
O Kassab 24 sempre falou em partido novo e NUNCA EM PARTIDO KASSABISTA ou dele, ele dizia ser independente e uma terceira força entre o PSDB e a máfia petralha ( maior parte dos PT, PMDB, PSB, e outro menores ).
**** PETISTA QUE NÃO É PETRALHA É PRETERIDO EM SUAS ESCOLHAS E SE FOR ESCOLHIDO PARA UM CARGO ELETIVO, O REI LUIZ 51 TATUZINHO ETANOL DA SILVA simplesmente cancela por ordem pessoal etílica a escolha e decreta o seu ungido, brindado com muitas caipirinhas e caipiroscas.

Reply
Clóvis A. Cervi mod

ERR, ERR, Coronel: Em Porto Alegre o PP não está com o PC do B, mas sim a senadora Ana Amália, em flagrante desacordo com o Diretório Municipal do PP,que apóia Fortunatti, do PDT/PMDB/PP/PTB e outros. Aliás, a senadora. em flagrante desrespeito a uma decisão democrática do Diretório Municipal de Porto Alegre, apóia a comunista Manuela D"Ávila, demonstrando que usou o PP apenas com trampolim para sua eleição ao Senado.

Reply

Navio SeaWind, contratado pela Petrobras para transporte de óleo, está no fundo do mar.

Está no fundo do mar porque o megaprojeto inventado por Lula não consegue entregar os navios encomendados, obrigando a companhia a alugar embarcações, que somando-se a incompetência, alugam navios em péssimo estado de conservação.

Reply

Toda essa polêmica em torno do PSD é por causa de BH? Se não, haveria a tal polêmica? Interesses contrariado, nada mais. E o Brasil vai caminhando descendo a ladeira e, o povo achando a maior graça!!!!!

Reply

O kassab pode fazer o que quer mesmo? Pode ceder o horário político sem nenhim outro assinar embaixo.

Mago

Reply

Comete injustiça e tanto o Coronel em relação a Dora Kramer. Vejamos. Qual é a declaração inaugural do PSD? De que não era um partido de esquerda, nem de centro ou direita? Uma das interpretações possíveis é a da senadora Kátia Abreu: a de que o novo partido pretendia superar velhos rótulos, hoje sem significado. Mas a da jornalista do Estado também é plausível: a de que sob a capa do novo, i.e., sem balizamento ideológico, consagrar-se-ia o vale tudo a depender das circunstâncias e, sobretudo, interesses. Nesse sentido, a conduta de ambas as lideranças, de Kassab e de Abreu, têm-se pautado pelo pragmatismo. Ou ambos não se mostram muito próximos da Presidente? Por motivos diferentes, é certo, ambos não lhe são gratos? Não estavam eles no DEM, um partido que se queria claramente de oposição? Qual a diferença entre o PSD e um PMDB, por exemplo? Esse não é uma federação de oligarquias? Desconhece o Coronel a dor de Kramer a ver o partido do Doutor Ulysses, o PMDB velho de guerra, virar isso? A frase inaugural pode sintetizar, sim, Coronel, o que estamos a assistir. Acontece que o comemorado pelo senhor em Abreu é deplorado em Kassab. Poderia o PSD ser um partido verdadeiramente democrático, ainda que restrita aos seus quadros dirigentes? Claro que sim! Mas infelizmente é o que temos em nosso País. Como disse, infelizmente.

Abraço

Reply
JOSÉ JOÃO DOS SANTOS E SILVA ROCHA mod

Pois é, está funcionando a teoria de Gransci, a vaidade e a possibilidade da otenção de benefícios para si e para a categoria que finge representar, a Senadora afaga a presindete petralha. A metade da população não tem mais para aonde se atirar (votar de acordo com a sua consciência). o PSD está querendo tirar o título do PMDB e se tornar o pt-2.

Reply

Coronel,

Na realidade o Kassab fez uma baita cáca!!

Agora esta sobrando para todos!!!

Todos, dentro do PSD, estavam cuidando das suas próprias vidas e olhando pouco o partido. Deu nisso!!!

Acho bom que ocorra esse tranco para arrumar as melancias!!

JulioK

Reply
Antonio Carlos mod

Vai defendendo a senadora vai!A Kátia Abreu já anda batendo asas para o lado dos petralhas>

Reply

As vezes eu fico pensando que a Katia Abreu é o Coronel e vice e versa, ou alguém muito próximo seu. Já penso que se ela aderir a chapa da Dilma/ 2014 o coronel vai virar casaca também, afinal pra ele o que a Kátia pensa ou faz está acima de qualquer suspeita. Prepare-se Coronel em 2014 bem provável teremos minimamente Kátia Abreu no palanque da Dilma e muito provavelmente será candidata a vice.
Já vi pessoas defenderem o Lula assim. Todos cairam do cavalo, poucos tem a dignidade de admitir a queda.

Reply

Coronel

Eu acho que injustiça é o que Kassab anda fazendo com quem migrou para o partido que ele inventou, e vice-versa. Concordo que, quem foi, sabia para onde ia, até porque (ainda) acredito nas boas intenções da Kátia Abreu.

Só que estou começando a desconfiar, depois da puxada de saco elogiosa da Kátia pra cima da Dilmanta. Essa, não tem como deixar de ver que se trata de coisa inaceitável e, como já disse, bate a desconfiança.

Coronel, dá pra botar a mão no fogo? Sei não.

Mariana

Reply

Kassab pisou na jaca, traiu os que embarcaram na canoa dele. Isso eh fato !

Reply

SEi não coronel...me parece que os dois estão querendo um ministério,e só tem vaga pra um,só que o Kassab não tem a poderosa CNA.Vou esperar pra ver quem é quém nesta salada de siglas.

Reply

Coronel,
gostei: "a melhor colunista política do brasil". Sim, brasil minúsculo.

Reply
Serginho/Sampa mod

Quando foi que Lula falou que manda no PT? Quando foi que Lula falou que todas as decisões eleitorais têm que passar por ele antes? Quando foi que o Lula falou que as alianças é ele quem faz e avaliza? Ora, por favor Coronel e Cia! Se fazem de ingênuos porque querem, mas não enganam ninguém. Apoiaram o PSD para saltar do barco naufragado do DEM e poder criticar o PSDB quando quiserem. Quando na verdade não têm moral ou crédito para criticar ninguém. Vocês estão é órfãos.

Reply

Cel,

Ta parecendo pau mandado do velhaco ou do ze.

Reply