Mensalão: chegou a hora de punir a sofisticada organização criminosa do José Dirceu.

Depois de pressões internas e externas, o Supremo Tribunal Federal começa a julgar na quinta-feira, 2, em pleno período eleitoral, um dos mais longos e polêmicos processos da história política brasileira. A expectativa é de que a avaliação do caso dure mais de um mês. Ao fim, os ministros decidirão se políticos ligados ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e o ex-presidente do PT José Genoino, devem ou não ser condenados por envolvimento com o chamado mensalão, um esquema de pagamentos de parlamentares que, segundo a Procuradoria-Geral da República, foi executado em troca de apoio ao governo no Congresso, e que, segundo os acusados, foi apenas financiamento de campanhas por meio de caixa 2.
O relator Joaquim Barbosa será o primeiro a se pronunciar - André Dusek/AE
O resultado afiançará ou não um tradicional modelo de fazer política no Brasil, que se alimenta do clientelismo, do aparelhamento e do loteamento de estatais. O julgamento também testará a atual composição do STF, tribunal que é integrado por 11 ministros, dos quais 6 foram indicados para o cargo pelo ex-presidente Lula e 2 pela presidente Dilma Rousseff. Poderá também influenciar o resultado das principais campanhas municipais. Afinal, a condenação ou absolvição de políticos petistas pode afastar ou angariar eleitores durante as eleições.

A polêmica em torno do caso se estende ao próprio STF. Revisor do processo, Ricardo Lewandowski foi pressionado para entregar o seu voto no primeiro semestre a fim de que houvesse tempo de julgar o processo ainda em agosto, antes da aposentadoria de Ayres Britto e do ministro Cezar Peluso. Em 2007, após o Supremo ter decidido abrir um processo criminal contra os réus do mensalão, Lewandowski já tinha protagonizado um episódio constrangedor ao ser flagrado dizendo ao telefone que os ministros tinham votado "com a faca no pescoço". Dias antes, fotógrafos tinham registrado durante o julgamento correspondências eletrônicas entre Lewandowski e a ministra Cármen Lúcia. 

Em maio deste ano, o ministro Gilmar Mendes foi a público afirmar que Lula teria tentado pressioná-lo para adiar o julgamento para depois das eleições. O ex-presidente nega que tenha feito tal pressão. Apesar de não ter sido denunciado por envolvimento no esquema, Lula deverá ser um dos principais personagens nas defesas que advogados farão no plenário do STF durante o julgamento. Desde que deixou o Palácio do Planalto, o ex-presidente vem dizendo que está disposto a mostrar o que chama de "farsa do mensalão". Ele atuou nos bastidores para que o Congresso instalasse a CPI do Cachoeira, que tem como alvo alguns de seus antigos desafetos, como é o caso do governador Marconi Perillo (PSDB), que, à época do escândalo, afirmou ter alertado o então presidente sobre o mensalão.

No Supremo, as atenções estão agora voltadas para o ministro José Antonio Dias Toffoli, que no passado foi advogado do PT, do próprio Lula e do governo petista. Além disso, a namorada de Toffoli, Roberta Rangel, advogou para um dos réus do processo, o ex-deputado federal Professor Luizinho (PT-SP). Até agora o ministro não quis revelar se, mesmo com essa bagagem, participará ou não do julgamento. Outro integrante do STF que teve ligações com o PT é presidente da Corte, Carlos Ayres Britto. Ele já foi filiado ao partido e, na década de 1990, chegou a disputar uma cadeira de deputado. 

Acusação e defesa. No julgamento, o procurador-geral da República Roberto Gurgel vai sustentar que, no início do governo Lula, foi criada uma "sofisticada organização criminosa, dividida em setores de atuação" para praticar crimes de peculato, lavagem de dinheiro, corrupção, gestão fraudulenta e outras fraudes. Para ele, trata-se do "mais atrevido e escandaloso esquema de corrupção e de desvio de dinheiro público flagrado no Brasil".

O procurador sustenta que o núcleo político ou central do esquema, formado pelo ex-ministro José Dirceu e por Delúbio Soares, Sílvio Pereira e José Genoino, tinha o objetivo de garantir a continuidade do projeto de poder do PT por meio da compra de suporte político de outros partidos e do financiamento futuro ou pagamento de dívidas de suas próprias campanhas eleitorais. 

Para defender os réus, foram convocados os mais renomados criminalistas do País, entre os quais os ex-ministros da Justiça Márcio Thomaz Bastos e José Carlos Dias. A maioria dos defensores vai sustentar que o mensalão não existiu. No máximo, o que teria ocorrido seria caixa 2 de campanha eleitoral. Dizendo-se temeroso de ser alvo de um "processo político", Dirceu chegou a convocar estudantes ligados à União Nacional dos Estudantes (UNE) para defendê-lo nas ruas. A Central Única dos Trabalhadores (CUT) também falou em mobilização. Nos últimos dias, porém, a tática do principal réu foi submergir e deixar o mensalão exclusivamente com o STF. (Estadão)

12 comentários

Cel

Circulando na rede Vida de Deputete (Paródia "Vida de Empreguete")

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=onXZsLB7M0U#!

Átila

Reply

Acredito que jamais o STF esteve com tanta responsabilidade em suas mãos. Mais do que a eventual submissão de um membro a quem os nomeou, mais do que qualquer compromisso político, o que está em jogo é o futuro do Brasil! A nossa dignidade, o nosso orgulho, precisam ser preservados com o uso da Justiça que deverá ser praticada. Que sejam punidos exemplarmente todos aqueles que, agindo em quadrilha, se apoderaram do dinheiro público. Cagliostro

Reply

Acabei de visitar o blog do RA. Ele mostrou a diferença entre os politicos americanos e politicos brasileiros envolvidos em corrupção.

Lá o politico corrupto é condenado a prisão e obrigado a devolver o dinheiro recebido ilegalmente. Cita casos de importancias pequenas.

Aqui no Brasil o Delubio disse que 5 milhões desviados,era uma mixaria. E era mesmo, afinal o Brasil é um país riquissimo e 5 milhões é uma mixaria enquanto os Estados Unidos é pobre, 65.00 dolares é muito para eles.

Lembrem-se, não votem em petistas, são todos bandidos, aliados do PCC e Farcs.

Reply

A exemplo do Pensador - 09:52, também andei visitando o RA esta manhã, de domingo.

RA escreveu três excelentes textos, principalmente para quem não lê ou não compra a Revista Veja:

"Toffoli tem de declarar a própria suspeição se não quer ser visto como suspeito. Ou: Cuidado, ministro! Lula ficará com as glórias; ao senhor, pode sobrar só o opróbrio! É peso demais para um homem ainda jovem!"
= O título já é auto-explicativo!

"Mensalão – Nos EUA, o povo tem levado a melhor na luta contra os larápios; no Brasil, tem sido o contrário. Ou: O dia em que Delúbio chamou R$ 5 milhões de “mixaria”!"
= Político nos EUA, um país pobre, vai para a CADEIA por míseros U$65 mil e ainda precisa devolver a grana aos cofres públicos; no Brasil, um país rico, político (Delúbio) acha R$5 milhões uma mixaria. UMA VERGONHA!

“God” é padrinho de 5 dos 11 ministros que participarão do julgamento e tem pelo menos 10 discípulos entre os defensores dos réus"
= Vamos ver para onde penderá a balança da Justiça - se para o Brasil e os brasileiros, ou para os bandidos que se locupletam com DINHEIRO PÚBLICO.

Somente acreditarei que o STF, a suprema côrte do Brasil, não é uma "casa de comadres" no final do julgamento.

Oremos !!!!

Chris/SP

Reply

Cel
A quadrilha da sofisticada organização criminosa que será brevemente julgada não é tão atrevida quanto se tornou os roubos praticados pelos políticos em geral atualmente. Basta abrir a caixa preta da Delta e estaremos diante de crimes nunca antes praticados na história deste País e concluir que o Mensalão foi apenas brincadeira de criança.É nisto que dá a impunidade.
Esther

Reply

AGORA É A HORA DE SABERMOS SE O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL É COMPOSTO DE JUIZES QUE TRABALHAM A FAVOR DO BRASIL E DOS BRASILEIROS, OU FAZEM PARTE DA QUADRILHA DE MENSALEIROS LADRÕES SAFADOS! ESSE MOMENTO É DE OURO!

brasileiros e brasileiras nessas eleições não votem em ladrões!

Reply

Sou eleitora , sou contribuinte , sou brasileira e exijo a punição para esses petralhas vagabundos que tomaram conta do Estado Brasileiro

Reply

EM UM PAIS SÉRIO E HONESTO OS JUIZES TAMB´´EM SÃO HONESTOS, JÁ NO BRASIL É DIFICIL DE ACREDITAR

O ex-primeiro-ministro romeno Adrian Nastase tentou se suicidar após a justiça confirmar sua condenação a dois anos de prisão por corrupção. Segundo a imprensa local, Nastase atirou em si mesmo quando a polícia entrou em sua residência para levá-lo para a prisão. De acordo com as primeiras informações, o ex-primeiro-ministro teria disparado em sua garganta e está sendo operado neste momento num hospital de Bucareste.

Nastase não corre perigo de vida, afirmaram fontes médicas citadas pelos meios de comunicação romenos.

A condenação a dois anos de prisão de Nastase, primeiro-ministro entre 2000 e 2004, por financiamento ilegal de sua campanha eleitoral para as eleições presidenciais de 2004, foi confirmada hoje por um tribunal romeno. Nastase é o primeiro chefe de Governo condenado à prisão nos 23 anos de democracia na Romênia, país marcado pela corrupção.

Reply

OFF TOPIC...

Talvez os comentaristas do Coronel não conheçam. Mas tem uma enquete no SPT, oops SBT que a pessoa vota no Maior Brasileiro de Todos os Tempos (não sei se o sbt fez isso para colocar o pai do mensalão em primeiro). O "vagabundo" ficou entre os 12. Ele concorrerá com Ayrton Senna. O que vai ter "ratos" e "baratas" voando e votando no "rato chefe" não é brincadeira. É melhor que vocês comentaristas fossem lá no site e votasse em peso no Ayrton Senna. Senão, o apedelta pode ganhar do Ayrton Senna.

Nesse blog abaixo as pessoas comentam o resultado da lista dos melhores brasileiros. Só que esse blog, ao meu ver, é NOTADAMENTE petista, pois logo acima do blog está escrito "provavelmente Lula".

Para quem quiser deixar comentário é no pé da página.

http://blogdotarso.com/2012/07/12/o-maior-brasileiro-de-todos-os-tempo-na-votacao-do-sbt-provavelmente-e-lula/#comments


E PARA QUEM QUISER DEIXAR O SEU VOTO O SITE É:

http://www.sbt.com.br/omaiorbrasileiro/

Reply

Este Barbosa vai pedir vistas do processo do mensalão e ficar uns vinte anos sentado no processo, dirá que juiz do STF NÃO TEM PRAZO PARA DAR UM VEREDITO. PETRALHA B.MOLE .

Reply

Lewandowski também deveria se julgar impedido, ele não só foi indicado pelo velhaco, como é seu amigo pessoal, eles jantam juntos em SBC pelo menos uma vez ao ano.

Reply

Ao anônimo das 15:37, estive lá, mas é jogo de carta marcada, é o Silvio Santos devolvendo ao velhaco o favor de 4 Bi do Panamericano.

Nojento, Silvio é popular o suficiente por seus próprios méritos, não precisava rastejar na sarjeta junto ao velhaco.

Reply