O "homem do dinheiro" no DNIT é réu por corrupção. Mais um "ficha limpa" da Dilma.

Quem já havia lido este post na última sexta-feira, não está surpreso com a notícia abaixo, que saiu hoje no Estadão. Ontem o Globo mancheteava que agora Dima só queria "ficha limpa" no DNIT. O padrão, ao que parece, não anda lá estas coisas no Palácio do Planalto.

O diretor de Infraestrutura Ferroviária e diretor interino de Administração e Finanças do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Geraldo Lourenço de Souza Neto, é réu em uma ação penal no Tocantins, na qual é acusado pelo Ministério Público de corrupção passiva e falsidade ideológica.Segundo a promotoria, Lourenço integrava, em 2003, uma quadrilha que explorava jogos de azar. À época, ele era o delegado titular da Delegacia Estadual de Crimes Contra os Costumes, Jogos e Diversões. De acordo com os promotores, o diretor do Dnit recebia semanalmente R$ 1.500 de um contraventor para se abster de combater a exploração de máquinas caça-níqueis e também trabalhava para a "aniquilar" a concorrência do homem que lhe pagava a propina.

Na denúncia, o Ministério Público afirma que o contraventor pagava despesas de viagem e alimentação dos agentes públicos que operavam para acabar com os concorrentes. A promotoria sustenta ainda que em julho de 2003, a delegacia comandada por Lourenço continha 27 máquinas caça-níqueis desacompanhadas dos devidos procedimentos legais.Para o MP, o diretor do Dnit "transformou a unidade policial em um balcão de negócios" e Lourenço e outros réus "praticaram uma série indeterminada de delitos, em uma contínua vinculação (...) para a concretização de um programa delinquente, destinado a causar prejuízo à administração pública". 

O processo corre na primeira instância criminal do Tocantins e está na fase de alegações finais do Ministério Público. Em 2010, a ação foi parcialmente trancada, interrompendo outras acusações contra Geraldo, essas de esbulho possessório e construção em solo não edificável. Indicado pelo senador Magno Malta (PR-ES), Lourenço ocupou diversos cargos em distintos governos no Tocantins nos últimos 20 anos. Está no Dnit desde 2008.

11 comentários

Cel.
Existe um OKAMOTO, que não é parente daquele da SEBRAE em um aeroporto paulista. Este é honesto.

Reply

Parabéns, Coronel!
Seu blog não dorme. Em primeiríssima mão faz o ponto da situação com as notícias do jogo do poder.
Abraço

Reply

Batata...

Já repararam que nos governos PTralhas os vagabundos "fazem merda" em um setor e, quando pegos PELA IMPRENSA, são transferidos, às vezes até de estado, NÃO SÃO punidos, as verbas NÃO SAO devolvidas e DE NOVO SÃO empregados em mais desvios de verba, em mais falcatruas, em mais roubalheira???

Lógico que a PF aparelhada como qualquer PTralha, nunca sabe de nada.

- Eta constituiçãozinha cidadã de merda que só dá direito a bandido...

Queime no inferno ulisses guimarães!!!!!

Reply

O padrão do Planalto tem sido um só:

Discurseira atrás de discurseira!!

Indignados já estamos, só está faltando partimos para o segundo estágio que é a manifestação pública.

Reply

Coronel

Tome tento!

Ficha limpa para petistas, na lingua lulês por eles usadas, que dizer: "que nem pau de galinheiro"

Reply

Coronel , o senhor não entendeu a dilmá , quando ela falou em ficha limpa. O Sr. pensou em padrão contrario ao do pensamento petralha. Ficha limpa para eles é nunca ter dormido na cadeia.... afinal ,habeas corpus existe prá quê?

Mas que coisa , hein.. já penou um sujeito deste mandando em alguma coisa e com din din do meu suor no bolo ? Caracá , oa cara estava na folha de pagamento de contraventor e ainda o nomeiam para tomar conta de dinehiro..cacete !

Reply

Coronel,

O curioso é o homem foi sabatinado e aprovado pelo plenário do Senado.

Antes passou pelo crivo atento da Comissão de Infraestrutura, instância mais que gabaritada para avaliar o currículo e a biografia do indicado.

Segue trecho da Ata da CI que aprovou o nome do Senhor Delegado e Bicheiro:


"SR. PRESIDENTE SENADOR FERNANDO COLLOR (PTB-AL):
Muito obrigado, Senador Gim Argello, líder, no Senado da República, do Partido Trabalhista Brasileiro, o PTB. Se V. Exas. concordarem, podemos agora solicitar ao Senador Goellner que anuncie o resultado da votação.

SENADOR GILBERTO GOELLNER (DEM-MT):
Sr. Presidente, Srs. Senadores, eu perdi o companheiro Mão Santa aqui na Mesa, mas--

SENADOR MÃO SANTA (PSC-PI):
Não perdeu, não. Eu reconheci que V. Exa. era o [ininteligível]
[risos]

SENADOR GILBERTO GOELLNER (DEM-MT):
Mas a indicação do Sr. Geraldo Lourenço de Souza Neto a Diretor de Infraestrutura Ferroviária do DNIT foi aprovado por unanimidade, com 18 votos ‘sim’.
[palmas]

SR. PRESIDENTE SENADOR FERNANDO COLLOR (PTB-AL):
Comunico, então, oficialmente o resultado da votação. O Sr. Geraldo Lourenço de Souza Neto foi aprovado por 18 votos favoráveis, pela unanimidade dos Srs. Senadores que compareceram às urnas. Nenhum voto contrário, portanto, nenhuma abstenção. O Sr. Geraldo Lourenço de Souza Neto está de parabéns e desejamos, todos nós da Comissão de Serviços de Infraestrutura, o melhor na sua nova etapa de vida. O Item nº. 5 da pauta... Com a palavra o Senador Eliseu Resende."


Não é lindo Coronel?
Aprovado por unanimidade e sob aplausos.

E cabe ressaltar que o indicado tentou excluir do seu histórico o emprego no Governo do Tocantins.

Veja esse trecho logo na abertura do processo de votação na CI:


"SENADOR OSVALDO SOBRINHO (PTB-MT):
Sr. Presidente, ontem no horário em que foi lido, feito o relatório quanto ao Sr. Geraldo Lourenço de Souza Neto, fora levantada aqui a questão de que alguns dados não constavam no currículo, e inclusive pelo Senador Heráclito Fortes. [soa a campainha]. E nós aperfeiçoamos e já incluímos aqui no currículo do Sr. Geraldo que faltava, que era o cargo efetivo de Delegado de Polícia Classe Especial do Estado de Tocantins. Portanto, tudo aquilo que fora colocado aqui ontem fora resolvido e está, inclusive, no relatório e já entregamos inclusive à comissão, já tem oficialmente parte do relatório... Sim. Eu vou passar a ler, a fim de que possa tirar qualquer dúvida a respeito.

SR. PRESIDENTE SENADOR FERNANDO COLLOR (PTB-AL):
O parágrafo que foi incluído?

SENADOR OSVALDO SOBRINHO (PTB-MT):
É, no parágrafo... Na segunda página, § 2º, onde o Sr. Geraldo fala nascido em 30 de julho de 1957, da Cidade de Ipatinga, Minas Gerais, o Sr. Geraldo Lourenço de Souza Neto graduou-se em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce, em Governador Valadares. Desde 1990 ocupa o cargo efetivo de Delegado de Polícia Civil Classe Especial do Estado do Tocantins.
Portanto, resolvido a questão que fora levantada naquele momento. Obrigado, Sr. Presidente. Era somente para esse esclarecimento."


É assustador.
Em que mundo vivem os nossos Senadores?

Jacutinga

Reply

Coronel
Uma curiosidade. O que é que um delegado de polícia pode saber de administração financeira e infraestrutura ferroviária que o capacitem para exercer os cargos confiados a êsse sr. Souza Neto?
Critérios tecnicos para nomeações, é??? - Então tá.
Mudam as moscas, apenas as moscas. A merda continua a mesma.

Reply

Se ele está do dnit, desde 2008, ele sabe, direitinho como as coisas funcionam, muito prático.
Assim ninguém precisa lhe ensinar,
como fazer o servicinho, ele já deve estar escolado.
De propina de contraventor,a grandes retiradas do dnit, como as pessoas certas, sobem rápido nesse governo, não é??
Ainda em pessoas dizendo, que agora SIM, a dilma está moralizando
o governo.É pouco ou quer mais???


Izabel/SP

Reply

TEM CERTAS HORAS QUE CONCORDO COM CUBA E CHINA.
QUANDO PEGAM CORRUPTOS MANDAM PARA O PAREDON E AINDA MANDA A CONTA DAS BALAS PARA A FAMILIA PAGAR.PORQUE SERÁ QUE OS ¨CUMPANHEROS¨NÃO PROMOVEM ESSA LIMPA AQUI NO BRASIL????????????????????????????????????????????????????

Reply

Tem passagem pela polícia?
tem perfil,
assim é a Meritocracia que dilma falava nas campanhas para confunir os miseráveis desavisados,
taí,
Votou errado?
Agora assumam a M.... que fizeram...

Reply