PSDB teme efeito eleitoral da "estatização" da maconha, defendida por FHC.

Da Folha de São Paulo:

O discurso do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso pela descriminalização da maconha tornou-se uma preocupação eleitoral para alguns dos principais nomes de seu partido, o PSDB.A defesa da adoção de políticas alternativas para usuários de drogas ganhará mais destaque a partir de hoje com a estreia do documentário "Quebrando o Tabu", que é estrelado por ele, nas maiores cidades do Brasil. No filme, FHC conta experiências de países que adotaram medidas alternativas à punição dos usuários de drogas, ao lado de políticos como os ex-presidentes Bill Clinton (EUA) e Ernesto Zedillo (México).

A bandeira contraria opinião majoritária da cúpula do PSDB. O ex-governador José Serra foi o primeiro a externar a interlocutores sua preocupação com o tema. Então candidato à Presidência, Serra disse, em sabatina da Folha, no ano passado, ser contra a descriminalização das drogas. "Não sou a favor. Para nenhuma delas." O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, compartilha da opinião, mas relativiza o debate. "Embora minha posição seja contrária à legalização, entendo que o debate é positivo", disse.O presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE), também manifesta inquietação. "Preocupam-me determinadas circunstâncias dessa proposta. Mas acho que FHC tem autoridade política e moral para sustentar suas ideias."

A ênfase às palavras "suas ideias" não é ocasional. O PSDB se empenhará para mostrar que a descriminalização é uma bandeira do ex-presidente, não do partido. "Todo fato de repercussão pode influir no ânimo do eleitor. Mas ainda é cedo para mensurar se esse impacto será positivo ou negativo. Eu sou contra. Mas isso nunca foi discutido no partido", afirmou o líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR).
Procurado via assessoria, o senador Aécio Neves (MG) não respondeu.

Em entrevista à coluna Mônica Bergamo no último domingo, FHC deu sinais de que conhece a contrariedade do partido. "Se você não tiver coragem de ficar sozinho, não é um líder", disse. Ontem, em Nova York, durante apresentação do relatório da Comissão Global sobre Drogas, que integra há três anos, o ex-presidente afirmou que a guerra contra as drogas "fracassou" e defendeu que o dinheiro usado no combate seja usado para o tratamento de viciados.

25 comentários

Sou contra a legalização e totalmente a favor da declaração: "Se você não tiver coragem de ficar sozinho, não é um líder".

Reply

minha familia ja nao vai votar mais no partido dos maconeiros, como ja vem sendo chamado o PSDB, é uma vergonha, ele FHC, gosta de um baseadinho que fique na dele ou depois passe na cracolandia, o lula nos deu o CRAK, em 3 meses a dilma ja nos deu o OXI, quer dizer que nesse pais agora tem que ser Gay, ou drogado.

Reply

FHC está ajundando a destruir a imagem do PSDB para levantar votos para o PT, partido de seu amiguinho LULLA que ele já ajudou a eleger duas vezes.

Reply

Impressionante o esforço de membros da cúpula, para acabar com o partido.

Reply

Enquanto o Brasil acata FTHC sob aplausos discretos do Governo faz-de-conta Ruimself os parceiros de Foro de SP quadruplicam a produção dessas mesmas drogas...

As drogas induzem a estados de transe e como advertiu Paulo Coelho (para ficar nos mais conhecidos) de sua cátedra de ex-viciado o poder de decisão do usuário vai, paulatinamente, se esvaindo.

A opinião mais consistente sobre essa questão parte dos que lidam na recuperação dos viciados há muuuito tempo: as instituições com vínculo religioso.

Ouça:

http://dl.dropbox.com/u/1003770/090428-Serg-DrogasEstTrans.mp3

Vale a pena.

Reply

O PSDB acabou!

Reply

decididamente este país é a casa da MãeMaryJuana...

Reply

Fhc nao deve nada pra ninguem, cada dia mais me convenco que o psdb sem o fhc nunca teria sido nada. Foi ele quem levou o psdb pro governo federal, como o proprio partido é ridiculo, nao levaram este pequeno detalhe em consideracao, sem fhc o psdb é lixo. E pelo jeito, vai continuar assim, descendo a ladeira. Cada dia mais eu gosto do fhc, sujeito autentico que nao deve nada pra ninguem, nos brasileiros que devemos muito a ele.

Reply

e depois vem aqui os PSDBistas nos torrar o saco porque criticamos esse partido...

ora bolas, nem o presidente de honra do partido e icone maximo do tucanato coloca as causas partidarias acima do seu ponto de vista pessoal e de intelectual, por que seriamos nos aqui, reles mortais, a poupar de criticas o partido????

se toquem, PMDBistas...

antes de nos cobrar ou chamar o Coronel de petralha, vão la bater boca com o FHC e perguntar por que diabos ele da tanto munição para o petismo usar nas campanhas eleitorais...

Reply

e FHC eh um tonto, um refem da sua vaidade como intelectual...

sempre o convidam para dar sua opiniao quando o assunto interessa a esquerda...

quando nao interessa, o chamam de vendilhao!

quer saber?, esse senhor não tem nervos, eh oco por dentro, eh feito de vento, já que não consegue enxergar - nem sentir - a manipulação que os petralhas fazem da sua opinião e da sua posição politica...

vai ver FHC acha que guardar magoas e ressentimentos - e dar o troco quando possivel - eh algo muito "baixo" e que não cabe na figura de um intelectual...

ou então se acha magnânimo, um sujeito que atingiu o nirvana, já que não se importa que o usem como bem entenderem e esta sempre disposto a dar a outra face da cara para os petralhas encherem de porrada em época de eleição...

FHC parece ter mesmo eh complexo de Jesus Cristo..

Reply

FHC destruidor das aposentadorias do setor privado, do público continua numa boa, criador das bolsas comunistas, agora, defensor dos maconheiros e drogados.
Tô fora do PSDB.

Reply

Absolutamente contra a legalização, liberação de qualquer tipo de drogas, inclusa a maconha.
Tem que acabar com a não criminalização de pessoas portanto pequenas quantidades ditas para uso próprio. Tem que ir para prisões-clínicas, para detenção, trabalho e tratamentos adequados.
Oras bolas, sem usuários não há tráfico.
Quem sustenta e enriquece o tráfico são os usuários, não importando a quantidade de droga que estiver portando no momento da abordagem.
Detenção em prisões-tratamento para usuários.
Defensores da legalização, dizem que a droga não escolhe as pessoas, pode ser qualquer uma, oras, quem escolhe a droga é a pessoa, o futuro viciado, a droga não vai sózinha à boca, nariz ou veia da pessoa... Depende únicamente do caráter da pessoa.

FHC há muito tempo é defensor da liberação da maconha, porém discretamente, lástima agora vir tão públicamente... pode ser o fim inglorioso de um ex-presidente.

O PSDB é o braço à "direita" do PT, sempre foi. Tiveram quatrocentas oporunidades de clamar o impedimento de Lulla, não o fizeram, omitiram, compactuaram.

Que venha o PMB, Partido Militar Brasileiro.

Reply

Certo ou errado, acho muito digno da parte dele defender o que ele acredita, mesmo correndo todo o risco que corre.
Ao menos a sociedade deveria debater o tema, ao invés de ser totalmente contra ou a favor da legalização. Ninguém é o dono da verdade.

Reply

Coronel,

Fui maconheiro por muito tempo, parei de fumar (maconha e tabaco) há mais de 20 anos, não tenho posição firmada sobre legalização da maconha e sou totalmente contrário à legalização das outras drogas. Também entendo que politicamente não seja conveniente à oposição levantar essa questão por agora.

Por outro lado, vejo muito preconceito e ignorância da parte de muitos que se opõem à maconha. Referem-se ao maconheiro tachando-o de "vagabundo", "desocupado", "descarado", "bandido" ou então procurando ridicularizà-lo chamando-o de "lerdo", "leso" e adjetivos do gênero.

Existem diversos tipos de usuários de maconha e toda generalização é burra e injusta. Muitos estudam, trabalham e são boas pessoas; muitos não partem para outras drogas; muitos largam o vício, pois a dependência da maconha é leve e mais psicológica que física. Ou seja, tem muita gente ignorante opinando sem conhecimentode causa. Até RA se inclui nesse grupo. Maconha é droga, pode fazer muito mal (depende do organismo de cada um), até mesmo enlouquecer quem já tem alguma psicose latente (uma pequena minoria), mas não é que muitos ignorantes dizem. O maconheiro sofre preconceitos injustos e eu sei disso como ninguém, pois fui discriminado quando usava, e muitas vezes por cachaceiros que se comportavam socialmente de forma lastimável, Mas como cachaça é legal, o "errado" era o maconheiro, por mais comportado que fosse.

Abraços.

Reply
Paulistano Estressado mod

Se liberarem a "inofensiva" maconha o que virá depois ?
A liberação da cocaína,da heroína,do crack,do extasy,do óxi, do póx, da p.q.px ?????
Já não basta a liberaçâo da impunidade nesse país ?

Reply

Olha, o PSDB seria beneficiado caso FHC falasse contra a descriminação da maconha, ou ficaria também com medo? Tem medo de ser contra. Tem medo de ser a favor. Então que diga o que quer. Simples. O PSDB precisa parar de ter medo da própria sombra. FHC nunca falou que o que ele fala sobre drogas é uma bandeira do partido. E o partido também nunca falou se seria contra ou a favor da descriminação. Então, está com medo de quê? Pode-se discordar de FHC, mas não criticar a sua coragem. E é coragem que falta o PSDB como agremiação. Medo de quem tem opinião e coragem de externá-la, não é muito apropriado a partidos políticos.

Reply

esse papinho de debater o tema eh conversa fiada para tentar aprovar a liberação das drogas...

ai vocês terão que aturar maconheiros fumando em torno da escola do seu filho, debaixo da sacada da sua casa e você nada poderá fazer, afinal será permitido...

e não me venham com papo pior ainda dizendo que tudo será regulamentado, controlado e fiscalizado, pois sabemos que não será, ao menos na pratica...

será mais um daqueles capítulos do conjunto de leis de primeiro mundo aplicadas em pais de terceiro, tudo muito bonito para colocar em um livro e decorar a estante da sala...

alias, Banania eh lotada de leis avancadissimas, coisas modernas mesmo, mas que são inúteis perante a realidade do pais...

e se FHC quer ser tão independente, que não atrele mais suas aparições ao PSDB...

que renuncie a tal presidência de honra e se sinta livre para dizer as bobagens que quiser...

Reply

outro dia mandei um comentario que não foi publicado sobre a burrice humana chamada FHC. Chicote no couro de FHC e falinha de Serra. Ai ai ai ficou preocupadinho foi? então porque não chamou o burro e às claras não resolver a questão o filmeco tá aí na praça. Bando de otários e pensar que eu sair do interior para votar num sacanas destes. Já estou de mala e cuia para PMDB que é o único que pode tirar esse Patido Trevoso das nossas vidas

Reply

FHC não é apenas membro da comissão, ele é seu presidente. Do e-mail do filho de um amigo que faz pós-graduação nos EUA: “Hoje [i.e. ontem, dia 2] vi muita televisão, já disse que estou no quarto com um bruto resfriado. O Fernando Henrique apareceu por todo lado explicando, em inglês muito bem falado, a necessidade de se regulamentar o consumo da maconha. Ele acha que é melhor educar e regulamentar este consumo, já que polícia contra traficante só não dá resultado. Meu colega de quarto diz que parece o processo que existe aqui com relação ao cigarro e que tem tido bom resultado. De qualquer jeito, fiquei satisfeito de ver um brasileiro falar e ser escutado internacionalmente sobre um assunto desta importância. Tem muito tempo que não se fala do Brasil aqui, só mesmo quando tem enchente.”

Reply

Autoridade política até pode ser, moral, não mesmo. Daqui a pouco vai defender o adultério como normal, já que disto ele entende bem ¬¬

A luta não fracassou, faltou empenho na repressão. Como acontece onde brasileiros esperam no corredor da morte por se acharem 'espertos'.

Maconheiro não sofre preconceito e não existe maconheiro 'do bem', pelo simples fato que compram a droga de bandidos e alimentam o crime. A não ser que tenha sua plantação pra consumo próprio, mas sempre divide o excedente do vaso com algum 'parceiro'.

Boicote total a paises produtores, cadeia pra quem produz e vende, clínica forçada pra quem usa ou cemitério. E fim de mimimi. Isso é falta de cabo de enxada, vão plantar comida e se entupam de cenouras...

Até a Holanda está fechando o cerco aos usuários que vão lá pra consumir drogas, os turistas fumadores, cheirados e injetadores.

Aquele país não dura mais 50 anos. Nem precisa ser engolido pelo mar a procura de seu espaço tomado. Vai ser mesmo mera colônia de zumbis, quem vai usar o que de bom sobrar é a arabizaiada que já
tomou conta de tudo, espertos, não usam drogas e matam quem usa, enterram e ficam com as belezuras feitas, sem trabalho e investimentos, só ficando com tudo já que os donos estão fumando e comendo grama pela raiz.

Usuário tem só duas escolhas:largar ou se tratar. Ou vai pra cadeia por não querer se tratar. Lá poderá cheirar à vontade, traseiros e paredes. Se passarem droga que se matem na disputa, ao menos a violência ficar circunscrita aos muros da cadeia deixando a gente em paz do lado de fora que é só o que interessa. Se droga quem quer,sabe que não presta, então usa pq? Revoltadinho contra a família? o 'sistema'? que se danem, vão pro meio da floresta, sumam, desapareçam, não podem incomodar com seu vício, ninguém tem nada com os probleminhas existenciais dessa cambada de bananas.

¬¬

Reply

A lógica estúpida de FHC serve prá justificar qualquer barbaridade.

Foi fácil para a humanidade construir os Estados democráticos e de direito? Embora pensadores da Antigüidade já o delineassem em suas obras, sua real implementação chegou apenas há 2 séculos. Quantos não lutaram e deram suas vidas por isso?

Usando a lógica transviada de FHC, a dificuldade de implantação das democracias deveria ter levado à desistência desse objetivo. Afinal, se perderam batalhas e guerras durante esse percurso. O discurso do ex-presidente não é o de um estadista, mas o de um covarde justificador da própria incompetência em resolver o problema.

A guerra contra as drogas só foi perdida onde seus efeitos não se fazem sentir - não por acaso, os lugares onde líderes já defendiam a tese da legalização. Desonestidade intelectual pura: defende-se a legalização, nada se faz para combater e declara-se a derrota na guerra. FHC revela seu DNA 'progressista' para quem ainda acreditava que ele não era da 'tchurma'.

Reply

O Ex presidente FHC deveria ser chamado de THC tetra hidro canabinol, o princípio ativo da droga que ele até deu uns tapas em sua juventude.
A discussão sobre drogas ilícitas ou legais teria que ser levada para a ASSEMBLÉIA NACIONAL CONSTITUINTE, e trocar esta constituição complicada, e cheia de furos, implantar o regime parlamentarista de governo.
Colocar na lei comum 90% do texto constitucional ( leis ordinárias e complementares ).

Reply

O Psdb precisa é virar oposição.Nunca vi tanta notícia ruim do governo e os tucanos procupados com bobagens.Pelo andar da carruagem vamos ter de aguentar o PT por mais 100 anos!!!!Só Katia Abreu resolve.

Reply

O que sinto vendo FHC defender uma tese tão infundada e perigosa, consternação. Difícil acreditar que um dos maiores presidentes da república que o país teve tenha tido coragem para se unir à escória que defende a liberação das drogas.

FHC jogou um galão de corrosivo no seu respeitabilíssimo passado e biografia...

Se-Gyn

Se-Gyn

Reply

Lula martelinho,FHC fininho,ambos estão metendo a mão grande em 40% ou mais na sua aposentadoria,que é um direito seu trabalhador,inventando pedagios,longevidades e o diabo a quatro, ambos nunca souberam o que é trabalhar e taxam os que trabalham de vagabundos, so que ambos aposentados sem fatores previdenciarios, vivem na luxuria com dinheiro publico, e ainda tem aqueles metidos a entenderem de tudo que defendem isso,os tais especialistas, economistas .esses que concordam e defendem isso. Nao passam de imbecis que tem o intestino no lugar do cerebro.

Reply