Trem-bala ou o assalto do trem pagador?

Passagem mais cara do que no Japão, total inconsistência nos estudos de viabilidade econômica, financiamento do governo praticamente a fundo perdito. O leilão do trem-bala será feito no próximo dia 16 de dezembro. Quem dá mais em cima dos quase R$ 35 bilhões, praticamente garantidos pelo Tesouro Nacional e pelo BNDES? Clique na figura para ampliar e ler matéria do Estadão.
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Em 1997, vejam o que o PT e seus aliados fizeram para tentar impedir o leilão  de privatização da Vale do Rio Doce. Se o governo federal vai botar e garantir praticamente todo o dinheiro para a construção do trem-bala, não deveriam fazer o mesmo tipo de manifestação?

17 comentários

Laudelino Marcos Silva mod

Esse projeto é um absurdo. Começa que o volume de passageiros entre Rio e São Paulo não justifica. Uma linha ligando Ribeirão Preto, São Carlos, Campinas, São Paulo e São José dos Campos seria muito mais útil e o investimento infinitamente menor pois não terá que cruzar a Serra do Mar onde estão os maiores investimentos em tuneis e pontes. O volume de passageiros gtransportado seria muito maior e o preço das passagens bastante competitivo.

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Laudelino Marcos Silva mod

Esse projeto é um absurdo. Começa que o volume de passageiros entre Rio e São Paulo não justifica. Uma linha ligando Ribeirão Preto, São Carlos, Campinas, São Paulo e São José dos Campos seria muito mais útil e o investimento infinitamente menor pois não terá que cruzar a Serra do Mar onde estão os maiores investimentos em tuneis e pontes. O volume de passageiros gtransportado seria muito maior e o preço das passagens bastante competitivo.

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Coronel, olha o absurdo. 89 mil pass/dia. OK? Isto dá 3708 por hora, se cada vagão transportar 150 passageiros (muito né?) serão necessários 24 vagões por composição?Eita história mal contada.
Olha se fizessem um mono trilho entre Guarulhos (aeroporto) e São Paulo. Seria muito mais barato, objetivo, rápido e bonito. Mas prá que facilitar se pode-se complicar ....

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De uma coisa tenho certeza:

Os Petralhas teriam mudado o nome da VALE do RIo DOCE para VALE TUDO PETRALHA S/A.


Viva a privatização que criou 1 das maiores e mais bem sucedidas empresasa do genero no mundo!!

Bandoleira

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POST DO TREM BALA

...o PREÇO das passagens será para as ZELITES!!

...Ou haverá uma bolsa-trem-bala???


Bandoleira

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mais uma empresa comnome terminado em X??

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Cel.

Este trem-bala traduz-se com a maior robalheira com dinheiro público.

Imagine uma passagem ecônomica de R$199,00, e ainda contando com uma demanda de 89 mil pass./dia.

Se o Rio fez tal manifestação contra a privatização da Vale, então em São Paulo o povo precisa fazer um levante contra este trem, e acabar com a festa dos petralhas.


Chris/SP

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ATenção

A Manifestação contra a Vale foi em 1997...não foi agora não...

Bandoleira

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Coronel,
e a petralhada esta ligada na viabilidade econômica? O objetivo é quanto maior o valor, maior o "lucro". O resto é conversa pra boi dormir.

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"Invistam o dinheiro na saúde,seus petralhas FDP"! Desgraçados!

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Coronel, Henrique Pinto, Superintendente de Projetos do BNDS deu entrevista ao Estadão garantindo que o projeto é viável. Se não acha que já esta na hora de responsabilizar estas pessoas do governo que fazem estas afirmações caso a coisa se mostre inviável, inclusive com o ressarcimento ao Tesouro Nacional do prejuizo que venha a ser causado e cadeia neles?

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Esse negocio de trem bala e pura megalomania e fonte de corrupcao para empreiteiros e petralhas. E um descalabro total. Fora da realidade. Alem do mais trem bala e pra pais civilizado e nao pra essa zona que e o brasil.

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Vai ser um buraco negro de recursos e bandalheira.

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Para educação e saúde não têm dinheiro. Sei...

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Hummm¬¬

De assalto a trem-pagador eu entendo,viu corona?
Eu morava em SP,interior,papi era escriturário da Cia.Paulista de Estradas de Ferro,ainda em 68,quando ficamos sem ter o que receber e pagar as contas porque um certo terrorista ,nunca arrependido,o Ronald Biggs versão tupiniqum,hoje senador,roubou toda a grana.E repetiu a dose no carro-pagador da
Massey-Ferguson.O que fizeram com a grana?Mistério...Vão dizer que compraram armas e munição,né?pra matar inocentes como efeito colateral da 'luta' pela 'democracia'.

Ah,sim,não era assalto,era 'expropriação' e ,segundo a Carta Capital,motivo de orgulho no passado do meliante,que fazia 'resistência' ao regime de exceção da ditadura militar cuja trajetória "honra aqueles que defendem a legitimidade própria aos regimes democráticos."

Por fazer resistência ainda meteu a mão numa bela bolsa-ditadura,100 milzinhos,coisa pouca,bobagem...Troco de pinga que faltou aos funcionários que ele deixou a ver navios,porque trem,Ó,já era...perdeu,perdeu.

Não se preocupe,não vou conjecturar que o dele saiu rapidinho por que era assim,Ó,com FH,de quem foi ministro.Já os precatórios de SP,nada de pagar,certo?
Imagine...PSDB?tudo santo,nenhum terrorista nas fileiras,nem ex-.
Serra,verdade seja dita,não roubou trens e cofres,mas priva da amizade e serviços de quem tinha e tem as mãos sujas,no melhor estilo 'diga-me com quem tua andas',percebe?e não consta que abriu mão de receber pela luta contra a ditadura.Ou o nome não estaria lá.


BTW,no site da Comi$$ão da Ani$tia,o brinde da Coisa voltou a andar em 2010,perto da eleições.Seria mendo de perder e alguém embassar lá a bolsa-ditadura da fulana?


Ainda bem que papi fazia a contabilidade pro espanhol dono da padaria da esquina e pro japa que mandava tomate pro RS,assim ganhava uns trocados ou nem comida na mesa teríamos.

Não somos uma republiqueta socialista porque o PT ganhou nas urnas,mas graças ao PSDB que endossou e endossa o irmão siamês.

Ainda que o tal DEM se organizasse como oposição,sistemática e impiedosa como fez o PT até chegar ao poder,levaria ou levará uns 50 anos,por baixo,pra ter 50% dos votos.

Até lá estaremos todos mortos.Eu,você e a maioria deste blog.

Eles não sairão pelas urnas,pode tirar sua cavalaria da chuva.Comece a aceitar essa realidade.Está no mail que estão mandando,só a bagaça do PSDB e as FFAA não leem?Aquilo é um manifesto revolucionário.E o PSDB deve estar feliz como pinto no lixo,ou como o Gianecchini no anúncio do Pintos Shopping.

¬¬

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Quantas capitais poderiam ter um VLT que atendesse a populacão de verdade com essa fortuna? Por que não fazem um trem de bitola larga que atingisse uns 110/120km/h e que transportasse passageiros e cargas entre o Rio e SP? Esse país precisa é de vergonha na cara e não de TAV. isso vai ser mais uma obra pirotécnica de bilhões que não servirá de nada!

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Planejar trens de alta velocidade -TAV antes de trem regional de passageiros é colocar a carroça na frente dos bois, e se governar é definir prioridades, entendo ser as prioridades no Brasil para o sistema ferroviário pela ordem;
1º Trens suburbanos e metrôs domésticos;
2º Ferroanel com rodoanel integrados com ligação Parelheiros Itanhaém, para cargas e passageiros;
3º Trens de passageiros regionais;
4º TAV.
E com relação ao cenário mundial seria;
1º Integração Nacional;
2º Integração Sul Americana;
3º Integração com o Hemisfério Norte.
Trens de passageiros regionais são complementares ao futuro TAV, e não concorrentes, pois servem a cidades não contempladas, inclusive Campinas com mais de 1,2 milhões de habitantes e potencial maior do que alguns estados, e muitas capitais do Brasil, portanto comporta as duas opções.
Pelo proposto as mesmas composições atenderiam de imediato aos trens regionais planejados nas maiores cidades brasileiras ~150 km/h utilizando alimentação elétrica existente em 3,0 kVcc, a curto prazo, já dando a diretriz do Plano Diretor quando fossem utilizadas no TAV, aí utilizando a tensão e corrente elétrica de 25 kVca, com velocidade max. de 250 km/h, uma vez que já foi determinado pela “Halcrow” velocidade média de 209km/h para o percurso Campinas Rio previsto para após o ano de 2020, se não atrasar como a maioria das obras do PAC, ou seja longo prazo, este modelo é inédito no Brasil, porém comum na Europa.
Para esclarecer; Não se deve confundir os trens regionais de até 150 km/h com os que existiam antigamente no Brasil, que chegavam a no máximo aos 90 km/h por varias razões operacionais, e o fato de trens regionais e TAV serem de operações distintas não justifica que não tenham que se integrar, sendo que para a estação em SP o local sairá em locais paralelo a CPTM entre Mooca e Barra Funda, podendo ser criada a estação Nova Luz, no lado oposto em que se encontra a Júlio Prestes.

No mínimo três das montadoras instaladas no Brasil além da Embraer tem tecnologia para fornecimento nesta configuração, inclusive os pendulares Acela e Pendolino que possuem uma tecnologia de compensação de suspenção que permite trafegar em curvas mais fechadas com altíssima porcentagem de nacionalização.


Fala-se de integração ferroviária Sul Americana, e as principais economias após o Brasil são a Argentina, e Chile, e ambos, possuem a bitola de 1,67 m, (Indiana),sendo que só a Argentina possui mais de 23 mil km, o que corresponde, a ~4 vezes mais km que a correspondente brasileira, e km praticamente igual a métrica, e em consulta a técnicos argentinos e chilenos, os mesmos informaram serem infundadas as informações de que circulam no Brasil de que está sendo substituída por 1,43m, e se um dia esta integração ocorrer, ela será feita com a bitola métrica, que já são existentes em outros países, como Bolívia, Colômbia e Uruguai, além dos mencionados, tratando-se portanto de premissas equivocadas plantadas pelos defensores da bitola de 1,43 m.

Mas, quanto ao TAV (Trem de alta velocidade), hum, este não sei não, teve um ex ministro de nome Bernardo, que no início do ano de 2011, deu a seguinte declaração à mídia; ”Trens regionais de passageiros poderão trafegar nas futuras linhas exclusivas do TAV”, assim como acontece na Europa. Ufa, até que enfim o bom senso prevaleceu! Esta era uma noticia que sempre esperava ouvir, e desde a década de 70 se fala dele e agora a previsão é para após 2020, e poucas coisas estão definidas, como estações, trajeto etc, e o modelo projetado é independente, e bitola divergente dos trens regionais existentes 1,6m e que trafega tanto como Trem regional, ou como TAV, portanto pode se afirmar que embora a intenção seja louvável, existe uma contradição do que se falou, e o que esta sendo planejado, além disto aqui, e as obras deste porte tem até data para começar, mas a sua conclusão, nem a futurologa mãe Dinah consegue prever!

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