O  estudo para aprovar a  viabilidade do trem-bala que  ligará São Paulo e  Rio de Janeiro não previu a construção de linhas de transmissão  de  energia elétrica. Com isso, um custo estimado em pelo menos R$ 1 bilhão  foi cortado do preço do  projeto, que está previsto em  R$ 33,1 bilhões.  O problema foi apontado  por um dos interessados no  projeto durante os  pedidos  de esclarecimento ao edital,  que levantou que o estudo de   viabilidade não previa a  construção pelo vencedor do  sistema de  abastecimento de  energia.
Embora  não preveja o custo da linha, o edital diz que o  vencedor será  responsável  por toda a construção do sistema e pela interface com os   fornecedores de energia. “Entendemos ser imperativo que essa construção,   bem como a interface com a  Aneel (Agência Nacional de  Energia  Elétrica), seja realizada pelo poder concedente,  garantindo a  disponibilidade  de energia necessária à operação do TAV (Trem de Alta   Velocidade), de forma a  manter a viabilidade do empreendimento”, pede  um interessado. Em  sua resposta, a ANTT  (Agência Nacional de Transportes Terrestres)  informa  que vale o que está escrito no  edital. Em outros problemas   apontados nos esclarecimentos, o órgão público responsável pelo leilão  informa aos  participantes que os estudos  são só referenciais e o que  vai  valer é o que o vencedor do  leilão apontar como solução.
As últimas dúvidas sobre o edital só foram esclarecidas pela ANTT no final da sexta passada, a menos de nove dias da entrega das propostas, marcada para a próxima segunda. Ainda há pressão de empresas interessadas no adiamento do prazo. Nos pedidos de esclarecimento, os interessados apontam que há dúvidas quanto à verba destinada para indenização de desapropriações, que será paga pelo governo. Instalações temporárias não estavam previstas no estudo.
A  ANTT informou que esses custos ficarão também a  cargo dos vencedores e  não  do governo. A falta de linhas não é o  único problema em relação   aos custos do trem-bala já  apontados. Estudo do consultor legislativo  do Senado  Marcos Mendes mostra que a  reserva de contingência do   projeto foi excluída. De acordo com ele, em projetos de grande porte,  esses  custos podem representar  até 30% do valor do projeto. Além  disso, o TCU (Tribunal de Contas da União), ao  aprovar o estudo de  viabilidade, apontou várias inconsistências no projeto, entre  elas o  fato de o estudo de demanda ter sido tendencioso e  de os preços das  pontes estavam subestimados porque  levaram em conta os preços  de  projetos de ferrovias comuns, sem considerar as especificidades do  trem-bala.
 

 
 
 
 
22 comentários
A pergunta que não quer calar:
ReplySe o TCU (o raio que o parta sei lá) encontrou VÁRIAS INCONSISTÊNCIAS, por que não VETOU logo de cara ???!!!
Simples assim...
Bandoleira
Coronel,
ReplyNesses próx. anos, veremos a destruição do Brasil com o descontrole economico-financeiro que o PT esta produzindo.
Além disso, vão gastar uma fortuna para transportar a classe média alta que viaja entre SP e RJ. O zé povinho é quem vai bancar!
Vergonha!!!
JulioK
Baseado nessas informações prevejo uma catástrofe nessa futura "administração" petista. Parece que a organização não é o forte desse pessoal pois sequer uma licitação sabe fazer. Falta planejamento e conhecimento do assunto.
ReplyParece que a pretexto de quererem aparecer antes da posse estão fazendo a lambança prévia para dar ao novo "governo" sua maior característica: ESCULHAMBAÇÃO PLENA.
"A toque de caixa" será o slogan dessa coisa desarrumada que virá por aí.
Que Deus nos ajude!
para o anômino das 08:54
Replyporque o tcu aponta as irreguilaridades, sugere a paralisação, mas quem tem a prerrogativa constitucional para mandar paralisar as obras é o congresso nacional.
Coronel,
ReplyINEPTOS!
Pára o Brasil que eu quero descer...
Flor Lilás
Anônimo disse...
ReplyA pergunta que não quer calar:
Se o TCU (o raio que o parta sei lá) encontrou VÁRIAS INCONSISTÊNCIAS, por que não VETOU logo de cara ???!!!
Simples assim...
Bandoleira
23 de novembro de 2010 08:54
II
Coronel:
ReplyLi sobre o trem bala em algum lugar (confesso que falhei em não anotar) onde especialistas em transporte e logística alertavam para diversos custos não registrados ou subfaturados e que elevariam o custo pra coisa da ordem de R$ 66 bilhões, quase o dobro do atual. estão querendo fechar a conta de viabilidade na marreta. Miriam Leitão também escreveu sobre o tema em bases bem parecidas.
Cel.
ReplyEsse trem bala já começou mal pelo Edital, que já apresentava várias falhas.
Aí vem o TCU dizer que o estudo apresentava inconsistências no projeto, e não vetou por quê???
Ao invés de gastar esta fortuna com o trem bala, deveriam olhar para a situação dos aeroportos, que precisam de ampliações e melhorias urgentes. Não está distante um novo apagão aéreo.
Acho que deveriamos criar um
XÔ,TREM-BALA.
Chris/SP
Coronel, como fazer para impedir esse absurdo?
ReplyO que a sociedade civil deve fazer? Passeatas? Abaixo-assinados? Pressão na oposição?
Ainda acho que o (requentado) trem-bala de que fala Lula e sua turma é um despiste. Um despiste de quem, em longos oito anos de governo, não fez nada de considerável em favor do transporte ferroviário de carga no Brasil (que precisa). Um despiste, que como se vê, funciona. Mas, com certeza o PT sabe que não temos condição nenhuma (ainda!) para um trem-bala Rio/São Paulo. O que eles querem é "começar". Se "começarem", daqui a 4 anos vai ser aquela porqueira de blá-blá-blá petista do tipo: Vote PT, pois o PT vai continuar as obras do trem-bala. Ou, o brasileiro precisa ver elevada a sua auto-estima: trem-bala; nós podemos... Coisas porcas assim. O petismo quer é "ganhar tempo". O trem-bala, por romântico, mas, impraticável, será sempre um assunto eterno. Serve muito aos propósitos petistas de se eternizar no poder. (Ataíde)
ReplyMas a energia não era o foco da supergerente?
Replytô na área
ReplyALÔ AJURICABA.
Aqui tem uma opinião e relatório bom sôbre o trem bala,inclusive com links e referências:
http://www.senado.gov.br/senado/conleg/textos_discussao/NOVOS%20TEXTOS/Texto%2077%20-%20Marcos%20Mendes%20-%20TAV.pdf
fui....
O pessoal fica falando que o trem bala vai transportar a classe media paulista ...
Replyque bobagem.
A classe media vai continuar viajando de avião, mais rápido e mais barato.
Este trem bala só vai servir mesmo pra transportar o caixa 2 pra próxima eleição do Lula.
Trem Bala,Copa do Mundo e Olimpíadas... com todo o resto caindo aos pedaços.
ReplySeria cômico se não fosse trágico.
Não podemos esquecer que a búlgara chefona do paiol não conseguiu levar adiante seu negocinho de brinquedos e acabou presa quando arrumou um audacioso projeto de substituir da ditadura militar pela dos companheiros dela.
ReplyVi virar trem fantasma.Como aquelas
Replypontes sem estradas ligando o nada a coisa nenhuma...
¬¬
ora..claro que a locomotiva será movida à lenha.
Replyvcs da turma do contra sempre procurando pelo em ovo.
O governo petista sofre do mesmo mal do brasileiro que compra carro. Mesmo que você se endivide por 60 meses com prestações salgadas de um carro que vcoê não precisa, ainda sim você fica feliz porque o seu vizinho vai morrer de inveja de ti.
ReplyEsse TAV é uma das maiores ignorâncias feitas em nome da copa/olimpiada. Que tal manter as estradas, duplicá-las, aumentar a oferta da ponte áerea pelo melhoria dos aeroportos, estudar novas portas de entrada de vôos internacionais no BR para desconcentrar SP. Incentivar a produção de carros mais baratos, menos poluidores, mais eficientes.... Nã, aí o governo faz birra!
Filho: Eu quero, eu quero, eu quero um trem bala!!!
Mãe: meu anjinho, tem bala de morango, de hortelã...
Filho: Não. Bala de morango não dá voto, eu quero é bala... trem bala... trem bala!
Não conseguem nem fazer um projeto, imagina executar...
ReplyEla sabe, trem não cai, somente avião. Viu só Coronel ! Como sou inteligente !!
ReplyNão vai precisar energia elétrica, vai ser a gás para ajudar o cumpanhêro EVO.
ReplyAo anônimo das 16:36
ReplyTrem não cai, mas descarrilha...igual ao futuro governo...esse trem da Dilmanta vai sair dos trilhos (trilhões ??? ) logo, logo.
Koukla