quinta-feira, 24 de maio de 2012

PT troca o Recife certo por uma impossível São Paulo.

Por 10 a 3, a Executiva Nacional do PT anulou, nesta quinta-feira, as prévias realizadas no último domingo, no Recife, entre o prefeito João da Costa e o secretário estadual de governo, Maurício Rands, para escolher o candidato do partido à prefeitura. O comando da legenda também aprovou proposta de realizar novas prévias no dia 3 de junho. A expectativa é que cerca de 20 000 filiados votem. Serão selecionados quatro integrantes da Executiva para comandar o processo. 

A discussão tem como pano de fundo o arco de alianças de sustentação à candidatura de Fernando Haddad à prefeitura de São Paulo, especialmente o PSB de Eduardo Campos. A ala majoritária do PT, ligada ao ex-presidente Lula, trabalha para que Rands - o preferido do governador de Pernambuco e presidente do PSB e de Lula - seja o candidato. Apesar de ter marcado nova data para as prévias, integrantes do partido também tentam chegar a um nome de consenso - o que anularia o processo. O deputado Humberto Costa (PT-PE) tem sido cogitado para o posto.  

"Dependendo do tipo de discussão durante o período, pode até não ter prévia. O apelo da direção nacional foi de manter a unidade e construir a unidade a ponto de eventualmente não ter prévia em cima do acordo construído", disse o deputado federal Pedro Eugênio, presidente do diretório estadual do PT. "Há possibilidade de um candidato apoiar o outro ou de haver um terceiro nome".

Rands perdeu a prévia para o atual prefeito João da Costa, que obteve 51,9% dos votos, mas o resultado ficou sub judice. A eleição foi marcada por um clima acirrado e por uma batalha jurídica sobre quem tinha direito a voto: enquanto a Executiva Nacional reconheceu uma lista com 20 000 filiados, o grupo que apoia João da Costa defendeu uma relação de nomes ampliada, com 33 000 pessoas. A controvérsia se deve aos prazos para a regularização das contribuições partidárias.

Segundo nota divulgada pelo PT no fim da reunião, o cancelamento ocorreu porque "no transcorrer da votação registraram-se algumas falhas que, no entanto, não configuraram fraude". A Executiva disse ainda, que a "judicialização" do processo foi, também, um motivo para anular o processo de escolha. O texto informa também que as prévias foram marcadas por "nítida indefinição" a respeito do colégio eleitoral e que as regras estabelecidas pela direção nacional do PT para a realização de prévias não foram observadas. 

Após o encontro, o prefeito do Recife, João da Costa, que saiu vitorioso no domingo, estava resignado. "Nós queríamos que as prévias fossem homologadas, mas, como sou militante do partido, sempre procuro estar de acordo com as decisões partidárias, mesmo quando elas não são aquilo que eu defendo e acredito", disse. "Me sinto vitorioso porque a maioria dos filiados votou em mim e me deu a vitória sem nenhum processo indevido" Leia mais na Veja.

9 comentários:

  1. Esses calhordas serão capazes de matar a rainha da Inglaterra para conseguir eleger o Hadddddroga para a prefeitura de São Paulo. Já rasparam os cofres em Brasilia, agora estão fissurados para enfiar as garras no bolso dos paulistas.
    Aqui não entram mais nem que cometam chacina em série para ganhar o jogo.

    ResponderExcluir
  2. A equipe do blog A Língua!, com maestria, desmascara a farsa da denúncia, produzida com filtro de imagem dramática pela equipe de FALSÁRIOS do programa ESTELIONÁSTICO (vulgo Fantástico), de estupros que Xuxa tivesse sofrido por supostos militares, a mando do PT e para conquistar crédito à farsa da “começão da verdade”, sob comando comprado da REDE GLOBO DE TELEVISIA SOVIETKA!
    .
    Este é o link e peço-lhes que divulguem isso sem pudor!
    http://alingua.blogspot.com.br/2012/05/xuxetchhh-rainha-dos-baixinhos.html
    .
    Por causa do conteúdo da matéria e de outras, o blog A Língua! agora tem um filtro para proibir a observação das imagens fortes diretamente.
    .
    Atenciosamente,
    .
    A LÍNGUA!
    Direita mover!

    ResponderExcluir
  3. segundo li, ha denuncia de fraudes nessas eleições internas ai, que são todos da mesma turma...

    imaginem o que não podem fazer quando o adversário eh "externo"...

    ResponderExcluir
  4. eh a democracia velhaca...

    o candidato do velhaco não ganhou...

    então para tudo e vamos começar de novo porque assim não valeu...

    pra valer o candidato do velhaco tem sempre que ganhar...

    ResponderExcluir
  5. Coronel; Já começam a surgir a ponta da verdade sobre a economia brasileira. : http://oglobo.globo.com/economia/mercado-internacional-comeca-mostrar-desencanto-com-brasil-5016400

    Um artigo escrito, cheio de panos quentes, mas onde diz claramente que o investidor está descontente com um governo "engessado".

    Lunarscape

    ResponderExcluir
  6. O que esses gênios da lamparina desejam?
    Trocar o candidato sem votos em São Paulo pelo candidato derrotado em Recife?

    Seriam bem capazes de fazer isso, os gênios da lamparina.

    ResponderExcluir
  7. Não sei se Recife seria assim tão certo ou facil para o atual Prefeito, pois o candidato da oposição Mendonça Filho (DEM) esta bem posicionado nas pesquisas e tem chance de vencer.

    ResponderExcluir
  8. "algumas falhas que, no entanto, não configuraram fraude".

    Huh? É sério isso? Elles realmente acreditam nisso?

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!

    Haddad que bote sua viola no saco porque os quase 138 mil professores em greve por conta de uma negociação de carreira que o governo de fato nunca fez, preferindo nos enrolar o máximo possível, e cujo o último capítulo se deu hoje com a desistência do Irrevogável e companhia de participarem da reunião com o setor, vão fazer barulho para mandar o navio do Haddad para o Baú da Morte do Davy Jones... e com passagem só de ida!

    ResponderExcluir