quinta-feira, 1 de março de 2012

Sobre as prévias imbecis dos tucanos.

Num pleito difícil e disputado como será o deste ano no maior município do País, só um louco abriria mão do apoio do prefeito, que manda no PSD, ou seja, decidirá para que candidato irá o tempo disponível para seu partido no horário gratuito no rádio e na televisão (se o ganhar no Supremo) e trabalhará a máquina administrativa da Prefeitura. Essa obviedade vem recheada com uma revelação: na entrevista que deu na semana passada ao Valor Econômico, o secretário das Finanças que Kassab herdou de Serra, Mauro Ricardo Costa, anunciou que este ano os cofres paulistanos estão abarrotados para transformar a cidade num canteiro de obras, reluzente e sólido trunfo de qualquer candidato em cujo palanque o prefeito subir. Somente um político alienado deixaria de considerar os efeitos que poderão produzir os planos habitacionais, escolas e hospitais que forem construídos com as sobras de caixa da Prefeitura, que o secretário sovina que virou estroina calcula entre R$ 4,3 bilhões e R$ 6 bilhões.

Nem o governador paulista, Geraldo Alckmin, de posse dos cordéis que manipulam o teatro de marionetes da eleição municipal, se sentiria confortável em manter o pé atrás em relação à candidatura de seu ex-chefe e sempre rival. Ao anunciar que o único tucano que apoiará será Serra, Kassab escreveu o roteiro da retirada de seu companheiro de chapa em 2004 de sua posição, que ele imaginava irremovível, de se guardar para disputar com o senador e ex-governador mineiro Aécio Neves a legenda preferencial contra a presidente petista, daqui a três anos.

Dos quatro inscritos na prévia marcada para o dia 4, os secretários estaduais Andrea Matarazzo e Bruno Covas já apoiaram o ex-governador, empurrados pelo clamor do óbvio ululante. A importância do pleito não comporta movimentos de ambição ou vaidade. Até este texto ser escrito, contudo, outro subordinado de Alckmin, o secretário José Aníbal, e o deputado Ricardo Tripoli insistiam em enfrentar o ineludível. O pior que lhes pode acontecer se mantiverem a teimosia até o fim será um deles vencer Serra nas prévias. Pois, se isso ocorrer, fatalmente Kassab correrá para o regaço de Dilma, Lula e Haddad, que o esperam ansiosamente; Alckmin lavará as mãos da sorte de qualquer uma das candidaturas, de vez que terá cumprido o seu dever de pedir que os pretendentes renunciassem em nome não da disciplina nem dos interesses maiores do partido, mas do apreço aos fatos; e Serra terá atendido ao apelo dos companheiros e readquirirá autoridade moral para disputar o que sempre lhe interessou mais: a convenção contra Aécio e a eleição contra o PT

Se ocorrer a improvável vitória de um adversário de Serra nas prévias, seja Aníbal, seja Tripoli, o malogro eleitoral não premiará nenhum dos dois sequer com o saco de batatas que Machado de Assis dizia ser reservado aos vencedores nas guerras tribais.
( José Neumanne, editorialista do Estadão)

5 comentários:

  1. Certamente o que vão organizar é uma festa para homologar a candidatura em grande estilo do José Serra como Prefeito de São Paulo.
    O Brasil errou e se deixou vitimar elegendo a GovernANTA.
    Tudo pelo sucesso de José Serra na eleição para a Prefeitura de São Paulo.
    Serra na cabeça!

    ResponderExcluir
  2. Cel
    Não quero nem pensar se o Serra não ganhar. Jamais votarei no Trípoli ou no Anibal, dois bundões.Se isto acontecer o PSDB pode preparar o seu enterro. Não ganha a prefeitura de jeito nenhum.
    Esther

    ResponderExcluir
  3. Enquanto esses MEDÍOCRES tucanos se distraem e se agridem por migalhas, a quadrilha do planalto, que já abocanhou todas as instituiçoes, esvasiou os cofres, arregimentou pelegos, base alugada, une, oab, cnbb, stf, tsj, tse,mst, ignorantes do bolsa familia e toda sorte de bandido por aí, estão a todo vapor produzindo arzenal bélico falso suficiente para acabar com esses bunda moles da oposição.
    Desse jeito não vai sobrar pedra sobre pedra, desmoronarão todos os imbecis fhc, serra, anibal,covas, alckimin,aécios e quantos bailarinos mais houveram dando pits na oposição.
    Quanta imbecilidade dessa oposição.

    ResponderExcluir
  4. As prévias serão realizadas. E é bom que seja assim.

    ResponderExcluir
  5. É bom que tenha as prévias, pena que não foi possível estender para o mês de maio! Isso deixaria imobilizado os ptistas a espera do Kassab!

    ResponderExcluir