segunda-feira, 4 de maio de 2009

Mercocosul.

Editorial do Globo:

Que país ou bloco gostaria de negociar com um Mercosul que passasse a incluir uma nação cujo dirigente é o líder de uma corrente contrária aos EUA no continente? Talvez a este Mercosul, após o ingresso da Venezuela, só reste estabelecer acordos comerciais com países como Irã e Coréia do Norte. E não é a Venezuela a líder de um bloco que se afirma como alternativa "bolivariana" na América do Sul, que inclui Cuba, Bolívia, Equador, Nicarágua, Honduras, Dominica e São Vicente e Granadinas? Qual a característica comum entre os "bolivarianos" de Venezuela, Bolívia e Equador? A eleição para presidente de políticos autoritários que têm mostrado enorme disposição para fortalecer o Executivo, em detrimento do Legislativo e do Judiciário. O que mais longe levou essa corrosão do regime democrático é Hugo Chávez, rei de um sistema no qual chefes do Executivo podem se reeleger tantas vezes quanto conseguirem, a oposição é pisoteada, a liberdade de expressão e de imprensa, perseguidas e a iniciativa privada, esmagada, sob estatização galopante.

4 comentários:

  1. Na linguagem dos economistas, o Mercosul representa desvio de comércio. Ou seja, os países membros deixam de importar produtos de países eficientes para trocar entre si de forma ineficiente.

    ResponderExcluir
  2. Anticomunista (nova ortografia)4 de maio de 2009 às 12:08

    Putz!!! Quanta merda dita pelo jornal!!!

    "Esquece-se" que quem sustenta a Venezuela (e o Mico Mandante) são os States, cujo congresso é, majoritariamente, petralha (comunista e corrupto).

    O jornal está certo apenas num ponto: na Venuzuela e na Bolívia existem oposições para serem pisoteadas, ao contrário do brasil.

    ResponderExcluir
  3. Não podemos esquecer, Coronel, que o ingresso da ditador Bolivariano Chávez no Mercosur será apenas uma formalização daquilo que já existe entre ele e o Apedeuta. Portanto, formalmente estamos também incluído nesse bloquinho aí de comunistas sujos e safados.

    ResponderExcluir
  4. Vão ter que pagar muito bem para conseguirem aprovar a entrada da Venezuela mo Mercosul.Dora

    ResponderExcluir