quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Dilma maquia a conta de luz outra vez.

O sistema de bandeiras tarifárias, que mudará a forma de reajuste das tarifas de conta de luz, teve sua implantação adiada do mês que vem para janeiro de 2015. A decisão foi tomada ontem pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) sob o argumento de que as empresas de energia não estão preparadas para adotá-lo e os consumidores ainda não conhecem o novo modelo.
 
Questionado pela reportagem se o adiamento não dá um alívio ao governo ao não pressionar a inflação logo nos primeiros meses do ano, já que posterga o aumento da tarifa de energia, o relator do caso, Edvaldo Alves de Santana, afirmou que os diretores "não pensaram nisso".
 
Em teste desde junho deste ano pelas distribuidoras, o sistema passaria a valer já no próximo mês para consumidores residenciais e industriais. O modelo previa que as tarifas passariam a flutuar mensalmente conforme o uso de usinas termelétricas, cuja energia é mais cara.
 
Hoje, o custo adicional do acionamento das térmicas --necessário para garantir abastecimento de eletricidade nos períodos de seca-- só aparece na conta de luz uma vez por ano, quando a Aneel autoriza o reajuste das tarifas cobradas pelas distribuidoras de energia.
 
AUMENTOS MENSAIS
 
Com o sistema de bandeiras tarifárias, o repasse aos consumidores será mensal, sempre que o custo subir. Como revelou a Folha no mês passado, se o modelo já estivesse em vigor, as tarifas, até novembro, teriam subido todos os meses deste ano, em praticamente todo o país.
 
Para a Aneel, é preciso adiar o início da operação do sistema diante de "diversas pendências" em seu processo de implantação e da falta de conhecimento dos consumidores. "A preocupação é que as falhas na implantação possam comprometer seriamente o que seria uma boa ideia", afirmou Santana, o relator, em seu voto. Segundo ele, a maioria das distribuidoras relatou ser "praticamente impossível" cumprir o prazo inicial e implantar o sistema já em algumas semanas. Com o novo sistema, as distribuidoras terão de incluir na fatura da contas de luz um sinal nas cores verde, amarela ou vermelha. A cor da bandeira sinalizará se o uso de usinas térmicas será nulo, pequeno ou alto.
 
NOVAS FAIXAS
 
Diante do aviso, os consumidores podem ajustar seu consumo, optando por economizar no valor a ser pago. Segundo Santana, em janeiro do ano que vem, caso o sistema já começasse a valer, provavelmente a bandeira seria amarela ou vermelha, ou seja, haveria aumento.
 
A Aneel decidiu ainda ajustar as chamadas "faixas de acionamento" das bandeiras tarifárias, dando mais um alívio ao consumidor. Na prática, a reguladora aumentou o nível de uso de térmicas necessário para que uma bandeira amarela ou vermelha seja acionada. Não houve, contudo, mudança no valor cobrado dos consumidores. Caso a bandeira seja verde, a tarifa não será alterada. Quando amarela, haverá acréscimo de R$ 1,50 para cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos. Na vermelha, o valor sobe a R$ 3 por 100 kWh. (Folha de São Paulo)

6 comentários:

  1. Coronel,

    Isto ocorrerá se tiver energia para ser distribuída.

    Esta "pintando" um verão seco no Sul/Sudeste e os reservatórios do Nordeste estão baixos.

    O governo esta "quieto". Nos outros anos o lobão já estava na TV cantando a vitória!!

    JulioK

    ResponderExcluir
  2. Por falar em pilantragens petistas...Já repararam que a mega sena está ACUMULANDO HÁ VARIOS CONCURSOS ? E VCS SABEM QUE A CADA ACUMULADA O VALOR VAI SENDO SOMADO AO VALOR DA MEGA DA VIRADA? E QUE A CAIXA ESTÁ FAZENDO UM CONCURSO A CADA 3 DIAS ? E QUE SE TODOS OS CONCURSOS CONTINUAREM ACUMULANDO , A TAL "MEGA DA VIRADA" VAI PAGAR DINHEIRO SUFICIENTE PARA BANCAR QUALQUER CANDIDATURA? COISA DO TIPO 250 MILHÕES ? E JÁ IMAGINARAM SE A MEGA DA VIRADA SAIR PARA UM APOSTADOR DO INTERIOR DO BRASIL? GUARDEM ESTE COMENTARIO...EU VOU GUARDAR. FIQUEM DE OLHO !

    ResponderExcluir
  3. Esse é outro buraco eleitoreiro criado pela guerrilheira fracassada que virou poste.

    ResponderExcluir
  4. TUDO MENTIRA DESTA SAP....A DUMA FIGA. DESDE QUE ELE ANUNCIOU ESTA PORCARIA DE REDUÇÃO DE ENERGIA QUE A MINHA CONTA NÃO PARA DE SUBIR. FORA PT, FORA SUA MENTIROSA DUMA FIGA.

    ResponderExcluir
  5. O MANTEGA DE TANTO USAR MAQUIAGEM será motivo de dúvida ao povão, ou ele É UM PALHAÇO OU UM VIADO.
    -
    Ele tem um jeitinho de gay fala todo de mansinho, deixa o "dragãozinho cor-de-rosa" da sua inflação comer o salário e POR CONGELAMENTO DA TABELA DO IMPOSTO DE RENDA, logo quem ganha o salário mínimo NÃO SERÁ ISENTO DE PAGAR IMPOSTO DE RENDA, até o bolsa família vai acabar porque ninguém vai ter renda familiar de 100 reais por pessoa ( 500 reais ) e por enquanto só terá quando só o homem trabalha e a mulher tem muitos filhos, no nordeste mesmo a mulher trabalhando e salários de ambos de 1200 reais pode dar 100 per capita (se tiverem 10 filhos).

    ResponderExcluir
  6. Cel

    Esta nova modalidade de medição de energia, que os Petistas querem implantar no país, é a mesma coisa que colocar a raposa tomando conta do galinheiro.

    Quem vai auditar os medidores, relógio padrão e as cobranças por horário. Com certeza serão as concessionárias.

    Quando do horário de verão como vão controlar seus relógios se sem acertar os mesmos irão faturar mais.

    Quem vai controlar as concessionarias se a ANEEL não fiscaliza e ainda erra nos procedimentos e cálculos de cobrança.

    Até hoje a ANEEL não esclareceu e seus ditos especialistas como erraram durante anos, contra os consumidores, claro,na cobrança de energia. Isentaram de culpa as concessionárias e ainda não puniram os responsáveis.

    Átila

    ResponderExcluir