quarta-feira, 9 de março de 2011

Para encerrar a polêmica do financiamento público ao Carnaval.

Constituição Federal

Art. 215. O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais. 

§ 1º - O Estado protegerá as manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras, e das de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional.

§ 2º - A lei disporá sobre a fixação de datas comemorativas de alta significação para os diferentes segmentos étnicos nacionais. 

Art. 216. ....................................

§ 6 º É facultado aos Estados e ao Distrito Federal vincular a fundo estadual de fomento à cultura até cinco décimos por cento de sua receita tributária líquida, para o financiamento de programas e projetos culturais, vedada a aplicação desses recursos no pagamento de:

I - despesas com pessoal e encargos sociais;
II - serviço da dívida;
III - qualquer outra despesa corrente não vinculada diretamente aos investimentos ou ações apoiados." (NR)

Portanto, existe base legal para o financiamento ao carnaval e a qualquer outra manifestação cultural. Se isto é bem feito ou não, depende do eleitor e da Justiça. Fiscalizar. Punir. Não proibir. 

Não liberei um comentário que afirma que o governo federal gasta R$ 500 milhões com o Carnaval e os estados outros R$ 500 milhões. Terei o máximo prazer de liberar, se indicar a fonte. Estou aguardando.

55 comentários:

  1. Naturalmente, Coronel, que existe base legal, o que não quer dizer que não seja imoral. Existe base legal também para o político corrupto que for pego com a mão no nosso bolso renunciar o mandato para não perder os direitos políticos. Existe base legal, também, para o financiamento dos sindicatos e das centrais sindicais. Existe, também, base legal, para o cabide de empregos promovido pelos governos. E daí?

    Desde quando a lei é determinante para uma coisa ser boa ou não?

    Para cada falcatrua que existe no mundo da política, existe uma lei que a torna legal. O que está errado?

    Coronel, perdão, mas vou usar a mesma régua: ESSE ARGUMENTO É MUITO PETRALHA!

    ResponderExcluir
  2. Coronel,

    Alguém disse que não havia base legal? Se não houvesse base legal, a crítica seria de ilegalidade ou inconstitucionalidade, o que não aconteceu.

    Sempre soube que é legal o financiamento estatal direto ou por meio de incentivos fiscais às empresas que patrocinam. A crítica foi feita a isso.

    ResponderExcluir
  3. Coronel esperando a "presa" igual como uma águia esperando a hora de dar o bote...

    ResponderExcluir
  4. De acordo com a base legal, não podemos nem reclamar do financiamento público da escola de samba que homenageou um dos maiores assassinos da América Latrina, Che Guevara. Afinal, é uma manifestação cultural dos latinos curtirem esse sujeito como herói.

    Também não podemos reclamar, de acordo com a base legal, do filme de Bruna Surfistinha. Afinal, também é uma manifestação cultural, pois faz parte da cultura brasileira, onde tem uma estrada, tem uma p.u.t.a.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo das 20:21:

    Quer dizer que esfregar a Constituição Federal na tua cara é ser petralha? O que é que vale? Se você parte do princípio que os princípios não existem, você quer discutir o quê e para quê? Não perca o seu tempo, você vai ficar nhem nhem nhem para tudo.

    Coronel

    ResponderExcluir
  6. Claudio antio dinheiro jogado fora9 de março de 2011 às 20:33

    A questão não é o Estado fomentar ou não a cultura, mas onde o dinheiro é gasto. Divulgar a obra de Carlos Gomes, Villa Lobos, as festas folclóricas etc é uma coisa, comprar camisinha pra nego safado trepar e dar dinheiro pra dirigente de escola de samba trocar de carro e fazer churrascada em época de carnaval é outra. Carnaval cada um faz o seu, Coronel, mas ficar jogando dinheiro na mão dessas verdadeiras indútrias carnavalescas com o único obejtivo de obter bônus político é uma pilantragem. Gastar dinheiro com carnaval é gastar dinheiro com frívolidade. Eu gostaria de ver esses políticos com o mesmo entusiasmo com que vão pra avenida irem pra seus gabinetes amanhã para resolver os grandes problemas nacionais.
    Carnaval, como diriam dois famosos músicos: "A gente trabalha o ano inteiro por um momento de sonho, pra fazer a fantasia de rei ou de pirata ou jardineira, pra tudo se acabar na quarta-feira"

    ResponderExcluir
  7. Coronel, a 'constituição cidadã' dá abrigo para mais de 90% de coisas que a gente condena. Podemos, então, separar aquilo que gostamos e defender, daquilo que não gostamos e criticar?

    Eu disse que o argumento é bem petralha, pois faz parte da índole deles utilizar-se da lei para defender aquilo que fazem.

    ResponderExcluir
  8. Deixa eu ver, Cláudio:

    Você é contra distribuir camisinhas para que existam mais casos de doenças sexuais para entupir a rede pública de saúde? Seria melhor cortar o pinto da garotada que não recebe educação em casa? E as camisinhas são distribuídas o ano inteiro, amigo. Você, como a moça petralha do SBT, está criminizalizando o carnava.

    Coronel

    ResponderExcluir
  9. E por que Carlos Gomes, Villa Lobos e outras festas folclóricas é melhor que o carnaval? Quem decide isso? Qual o tribunal? O mesmo tribunal racial das universidades que decidem quem é branco, quem é negro, quem é índio?

    ResponderExcluir
  10. Prezados Comentaristas:

    Como também tem bandido brandindo uma bíblia, deletei alguns comentários de um deles.

    Coronel

    ResponderExcluir
  11. Não tem fonte e também nem falei em governo federal. Falei em municípios e também não tem fonte, só lógica. Temos em torno de 5 mil municípios no Brasil, entre grandes e pequenos, dá uma média de gastos de 100 mil reais para cada um... Uma calculadora resolve. Os estados têm festas maiores, então devem gastar mais ou menos a mesma quantia... Resultado: 1 bilhão. Divididos por 200 milhões de habitantes, dá em torno de 5 reais por habitante... Vou ter o prazer de fazer essa pesquisa, já que é tudo na base do chutômetro... Mas creio que vou chegar num valor mais alto que isso.

    Sobre a copa do mundo, o valor oficial do orçamento é 9,2 bilhões, o que dá 46 reais per capita... Aí não tem chute, só arredondamento.

    ResponderExcluir
  12. Não sei o que é pior: petralha ou bandido brandindo biblia...

    ResponderExcluir
  13. Claudio anti interpretação errada9 de março de 2011 às 20:53

    Quem quer transar, Coronel, que entre com (além do pinto e da buc*) a camisinha e o anticoncepcional. A única camisinha e anticoncepcional que eu quero ver comprada com meu dinheiro é para uso meu e de minha namorada. Ninguém nos pergunta nada antes de trepar, pergunta? Então por que eu devo sustentar as trepadas e tratamento de DST's de irresponsáveis? Cada um que cuide de seus problemas, amigo. Na América é assim, se vc se arrisca vc fica com o bônus e ÔNUS, mas no Brasil o cara só fica com o bônus porque o ônus o governo divide com todos. É a privatização do lucro e a socialização do prejuízo, que os comunas tanto adoram.
    O Brasil é um país assistencialista e que buli a inconsequência desde a origem.

    ResponderExcluir
  14. Uma piadinha real, para descontrair:

    3 "repórteres" estavam em Salvador anteontem, transmitindo o carnaval, quando um deles disse a outro que um homem havia ligado e dito que adoraria "realizar uma fantasia" com ele. Então, depois de o cara ficar dizendo "lá ele", "sai prá lá" e outras expressões do gênero, o terceiro, que também é humorista, saiu com essa: "quem realiza fantasia é costureira de escola de samba!!"

    ResponderExcluir
  15. Anônimo das 20:21

    Você está totalmente equivocado. Os blocos de Florianópolis, uma capital, receberam R$ 15 mil cada um. São 8. Total: 120 mil. A Liga recebeu R$ 20 mil. Total: 140 mil. As escolas de samba não tenho a informação, ainda.
    Já no Rio, a Prefeitura deu cerca de R$ 5 milhões para as escolas e o governo do estado outros R$ 5 milhões. O resto foi em patrocínio privado. Nestle, CNA. Veja só: o prefeito de Floripa e o governador de SC quase foram linchados porque não deram mais dinheiro para a Grande Rio, que teve samba enredo da capital catarinense. Não é assim. O carnaval, hoje, é basicamente financiado por patrocinadores e não mais pelo poder público. Não demonize o Carnaval. Não criminalize o Carnaval. É contra isso que estou postando.

    Coronel

    ResponderExcluir
  16. Coronel

    Onde está a cultura no carnaval?
    Nas musicas axé? Claudia Leite e a Ivete agradecem. Já ganharam mais um jatinho.
    Nas letras incompreensivas das escolas de samba?
    Na campanha do uso de preservativo para liberar geral a safadeza?

    ResponderExcluir
  17. 12. Acabar com o vaivém semanal dos deputados e respectivas estadias em em hotéis de cinco estrelas pagos pelos contribuintes;

    13. Controlar o pessoal da Função Pública (todos os funcionários pagos por nós) que nunca está no local de trabalho. HÁ QUADROS (diretores gerais e outros) QUE, EM VEZ DE ESTAREM NO SERVIÇO PÚBLICO, PASSAM O TEMPO NOS SEUS ESCRITÓRIOS DE ADVOGADOS A CUIDAR DOS SEUS INTERESSES....;

    14. Acabar com as administrações numerosíssimas de hospitais públicos que servem para garantir aos apadrinhados do poder - há hospitais de cidades com mais administradores que pessoal administrativo... pertencentes ás oligarquias locais do partido no poder...

    15. Acabar com os milhares de pareceres jurídicos, caríssimos, pagos sempre aos mesmos escritórios que têm canais de comunicação fáceis com o Governo, no âmbito de um tráfico de influências que há que criminalizar, autuar, julgar e condenar;

    16. Acabar com as várias aposentadorias por pessoa, de entre o pessoal do Estado e entidades privadas, que passaram fugazmente pelo Estado.

    17. Pedir o pagamento dos milhões dos empréstimos dos contribuintes, cpmf, precatórios;

    18. Criminalizar, imediatamente, o enriquecimento ilícito, perseguindo, confiscando e punindo os biltres que fizeram fortunas e adquiriram patrimônios de forma indevida e à custa do contribuinte, manipulando e aumentando preços de empreitadas públicas, desviando dinheiros segundo esquemas pretensamente "legais", sem controle, e vivendo à tripa forra à custa dos dinheiros que deveriam servir para o progresso do país e para a assistência aos que efetivamente dela precisam;

    19. Não deixar um único malfeitor de colarinho branco impune, fazendo com que paguem efetivamente pelos seus crimes, adaptando o nosso sistema de justiça a padrões civilizados, onde as escutas VALEM e os crimes não prescrevem com leis à pressa, feitas à medida;

    20. Impedir os que foram ministros de virem a ser gestores de empresas que tenham beneficiado de fundos públicos ou de adjudicações decididas pelos ditos.

    29. Fazer um levantamento geral e minucioso de todos os que ocuparam cargos políticos, central e local, de forma a saber qual o seu patrimônio antes e depois.

    30. Pôr os Bancos pagando impostos.

    31. Pôr os Bancos atendendo a população em horário comercial (08:00hs às 18:00hs), o que com certeza os obrigará a contratar mais gente, criando mais empregos e atendendo melhor aos clientes.

    31. TODOS OS QUE ALMEJAM O SERVIÇO PÚBLICO, SEJAM SUBMETIDOS A EXAMES PSICOLÓGICOS E PSICOTÉCNICOS ,FEITOS POR UMA JUNTA SUPERIOR DE SAÚDE.
    POLÍTICOS PARA GOVERNAR UMA NAÇÃO COM 200 MILHÕES DE HABITANTES DEVEM
    FAZER O MESMO QUE É FEITO COM COMANDANTES DE LINHAS AÉREAS(EXAMES MÉDICOS DE 6 EM 6 MESES)

    À população, que pensa é craro, pede-se o reencaminhamento deste e-mail.

    Gagoo Ctba

    ResponderExcluir
  18. Não vamos confundir as bolas.

    Vc colocou um video de uma jornalista que fazia criticas pqe se fazia carnaval com dinheiro publico.
    O que eu não concordei e acho que a maioria tb, foi o comentário que vc fez a respeito.
    Não que eu seja contra dar dinheiro pro carnaval.
    Mas tb deveriam dar dinheiro p/ saúde,educação,segurança.
    Como é que tem viaturas da policia e ambulancias pro carnaval e não tem nos outros dias pra população.


    Se

    ResponderExcluir
  19. continua ..

    Cel,
    Por falar em Farra!
    Do Boi de Garanhus, do Carnival=Festa da carne dos outros,.. é craro!
    Olha ai o ROMBO!
    E a COVOCAÇAO.
    DIA 12/03/2011.
    Do site:
    Irmandade da decencia e ordem brasileira!
    Começou o levante.

    Seria o sonho mais encantado para o nosso Brasil e principalmente para o Brasil dos nossos netos.

    ESTÁ COMEÇANDO EM SÃO PAULO...
    ...SE DER CERTO, E UM DIA VAI DAR, VAI CHEGAR EM TODO O BRASIL !!!!!

    12 de Março de 2011 - Um milhão de pessoas na Avenida Paulista pela demissão de toda a classe política !

    Este e-mail vai circular hoje e será lido por centenas de milhares de pessoas. A guerra contra a chulisse, está a começar. Não subestimem o povo que começa a ter conhecimento do que nos têm andado a fazer, do porquê de chegar ao ponto de ter de cortar na comida dos filhos! Estamos de olhos bem abertos e dispostos a fazer -quase-tudo, para mudar o rumo deste abuso.

    Todos os ''governantes'' [a saber, os que se governam...] do Brasil falam em cortes de despesas - mas não dizem quais - e aumentos de impostos a pagar.

    Nenhum governante fala em:

    1. Reduzir as mordomias (gabinetes, secretárias, adjuntos, assessores, suportes burocráticos respectivos, carros, motoristas,14.o e 15.o salários etc.) dos poderes da República;

    2. Redução dos deputados da Assembleia da República e seus gabinetes, profissionalizando-os como nos países a sério. Reforma das mordomias na Assembleia da República, como almoços opíparos, com digestivos e outras libações, tudo à custa do pagode. Redução no mandato de Senador para 4 anos (igual aos outros mandatos);

    3. Acabar com centenas de Institutos Públicos e Fundações Públicas que não servem para nada e, têm funcionários e administradores com 2º e 3º emprego;

    4. Acabar com as empresas Municipais, com Administradores a auferir milhares de reais/mês e que não servem para nada, antes, acumulam funções nos municípios, para aumentarem o bolo salarial respectivo.

    5. Por exemplo as empresas de estacionamento não são verificadas porquê? E os aparelhos não são verificados porquê? É como um táxi, se uns têm de cumprir porque não cumprem os outros?s e não são verificados como podem ser auditados?

    6. Redução drástica das Câmaras Municipais e Assembleias Municipais...;

    7. Acabar com o Financiamento aos partidos, que devem viver da quotização dos seus associados e da imaginação que aos outros exigem, para conseguirem verbas para as suas atividades;

    8. Acabar com a distribuição de carros a Presidentes, Assessores, etc, das Câmaras, Juntas, etc., que se deslocam em digressões particulares pelo País;

    9. Acabar com os motoristas particulares 24 h/dia, com o agravamento das horas extraordinárias... para servir suas excelências, filhos e famílias e até, os filhos das amantes...

    10. Acabar com a renovação sistemática de frotas de carros do Estado;

    11. Colocar chapas de identificação em todos os carros do Estado. Não permitir de modo algum que carros oficiais façam serviço particular tal como levar e trazer familiares e filhos, às escolas, ir ao mercado a compras, etc;

    Ggaoo Ctba

    ResponderExcluir
  20. Você está errado, Cláudio:

    Você é bem informado, bem educado, tem posses. Só o que faltava você pegar camisinha de graça. Nos países civilizados, são distribuídas seringas para uso de drogas injetáveis. É mais barato prevenir. Não criminalize o Carnaval. O problema não é ele.

    Coronel

    ResponderExcluir
  21. Anônimo das 20:59:

    É crime a Ivete Sangalo e a Cláudia leite ganharem mais um jatinho porque o povão adora a musica das duas? Achei que isso era capitalismo. Você deve ser petralha como a moça do SBT. Aliás, tenho i prazer de conhecer Ivete pessoalmente, bem como seu irmão, Jesus. É gente que dá duro pra caramba e extremamente honesta nos negócios. Ela é administtradora de empresas, vc sabia?

    Coronel

    ResponderExcluir
  22. Anonimo das 21 horas:

    A moça do SBT não criticou o carnaval com dinheiro público. Ela criticou a livre iniciativa, a democracia, o capitalismo, criminalizando o carnaval, como se fosse culpa do Carnaval todos os problemas sociais do país, desde a falta de ambulância até a falta de polícia, desde a falta de educação sexual até a falta de distribuição de renda. E foi contra isso que eu postei, querido! E sobre as ambulâncias a mais, por favor, não diga coisas sem sustentação: ninguém compra ambulância a mais pro carnaval.

    Coronel

    ResponderExcluir
  23. CEl,
    Olha a farra nos presidios ai!

    Sustentem meus bacuris, enquanto faço mais uns, par deles!
    INCENTIVO À CRIMINALIDADE ! !

    A REFERIDA PORTARIA JÁ FOI REVOGADA PELA DE Nº 333, DE 1º/06/2010
    NA QUAL O VALOR DO SALARIO FAMILIA PRESIDIARIO PASSOU A SER DE R$810,18 ! ! ! E TEM MAIS. . .
    NO CASO DE MORTE DO "POBRE PRESIDIÁRIO", A REFERIDA QUANTIA DO AUXÍLIO- RECLUSÃO PASSA A SER "PENSÃO POR MORTE".
    O GRANDE LANCE É ROUBAR OU MATAR PARA SER PRESO E ASSIM SUSTENTAR CONDIGNAMENTE A SUA PROLE.

    É mais um dos muitos absurdos desse país e por isso a Previdência Social está sempre quebrada e não tem verbas para pagar decentemente quem trabalhou uma vida toda!
    VEJA COMO É REVOLTANTE !!!!!!!

    Você sabe o que é o AUXÍLIO RECLUSÃO?

    Todo presidiário com filhos tem direito a uma bolsa que, a partir de 1/1/2010 é de R$798,30 por filho para sustentar a família, já que o coitadinho não pode trabalhar para sustentar os filhos por estar preso. Mais que um salário mínimo que muita gente por aí rala pra conseguir e manter uma família inteira.

    Ou seja, (falando agora no popular pra ser entendido)
    Bandido com 5 filhos, além de comandar o crime de dentro das prisões, comer e beber nas costas de quem trabalha e/ou paga impostos, ainda tem direito a receber auxílio reclusão de R$3.991,50 da Previdência Social.
    Qual pai de família com 5 filhos recebe um salário suado igual ou mesmo um aposentado que trabalhou e contribuiu a vida inteira e ainda tem que se submeter ao fator previdenciário?
    Mesmo que seja um auxílio temporário, prisão não é colônia de férias.
    Isto é um incentivo a criminalidade. Que politicos e que governo é esse?????
    Não acredita?
    Confira no site da Previdência Social.

    Portaria nº 48, de 12/2/2009, do INSS
    http://www.previdenciasocial.gov.br/conteudoDinamico.php?id=22

    1. Vale a pena estudar e ter uma profissão?
    2. Trabalhar 30 dias para receber salário mínimo de R$510,00, fazer malabarismo com orçamento pra manter a família?
    3. Viver endividado com prestações da TV, do celular ou do carro que você não pode ostentar pra não ser assaltado?
    4. Viver recluso atrás das grades de sua casa?
    5. Por acaso os filhos do sujeito que foi morto pelo coitadinho que está preso, recebe uma bolsa de R$798,30 para seu sustento?
    6. Já viu algum defensor dos direitos humanos defendendo esta bolsa para os filhos das vítimas?

    Acabou-se tudo no Brasil.
    Só a revolta armada!

    ResponderExcluir
  24. A parte deliciosa para os políticos ( de todos os partidos) é a inexigibilidade de licitação pela exlusividade do "serviço" contratado.

    A lei 8.666 permite contratar diretamente nesses casos, sem licitação, afinal só existe uma Ivete Sangalo, uma Claúdia Leite, uma Daniela Mercury.

    Todas contratações saem por DISPENSA de licitar, sem concorrências.

    Que delícia !!!

    Oferecer DISPENSA de Licitação para um político é o mesmo que oferecer Cerveja para o Zeca Pagodinho.

    ResponderExcluir
  25. Tô te falando amigo, desvirtuar a discussão é facil demais para alguns.

    Escolas de Samba são entidades privadas, mantidas por "patronos", sendo a vasta maioria; Bicheiros.
    Usam as escolas para lavagem de dinheiro, FATO.

    Acontece que o desfile das escolas de samba hipertrofiaram e viraram mega-negócio e injeta no Rio de Janeiro alguns milhões de reais a mais na economia local.

    A LIESA tem convenios com patrocinadores e parcerias com investidores. O Estado e a Prefeitura tem interesses em manter a festa justamente pela injeção enorme de grana na economia local.

    Condenar o carnaval porque alguem transa sem camisinha, ou a "moçinha" de perdeu e engravidou é brincadeira. Jovens mocinhas se perdem todos os dias no pais, mas é claro, a gente só tá preocupado com as que se perdem no carnaval !

    Ambulâncias para os bebados: Fala sério. Ser contra a prefeitura se organizar o minimo e dar amparo constitucional ao cidadão é o onus da parada. É o onus e olha, sai barato. Duro é presisar de uma numa quinta feira de noite em Agosto !

    Olha Amigos, o SUS não funciona no carnaval, e muito menos fora dela !

    Chego a conclusão de que o brasileiro é de modo geral, refratário a campanhas educacionais, pois pouco obedece essas campanhas. No carnaval bebe que nem um porco, trepa sem camisinha e dirige feito um animal. E o resto do ano ? Se comporta de forma civilizada ?

    Huummmm A questão é de educação mesmo, mas proibir nunca ! ;)

    Lunarscape/RJ

    ResponderExcluir
  26. Claudio continua sendo anti carnaval9 de março de 2011 às 21:25

    Coronel, não sou contra a prevenção e redução de danos, mas contra manter esse status quo assistencialista dos governos no Brasil. Vou insistir, quem não tem dinheiro para comprar preservativo e anticonceptivo que fique sem transar. Aquele(a) que se arriscar a fazê-lo sem proteção, mesmo sabendo que corre sérios riscos, que assuma as consequências dos seus atos. Não sou babá de marmanjo e meu dinheiro não é capim.
    Sobre o carnaval, não sou favorável, mas não posso impedir quem gosta. Lógico que o poder público poderia mudar algumas coisas para evitar transtornos, como os locais de festa etc. Mas...

    ResponderExcluir
  27. Coronel.
    Eu não disse que se comprava ambulancia a mais pro carnaval.
    O que eu quis dizer é que se vc precisar no seu dia a dia de uma ambulancia,vc vai pastar um bucado pra conseguir.
    Mas no carnaval tinha a disposição. Até entendo que é preciso num evento desses ter ambulancias, viaturas da policia.Mas tb nos outros dias.
    Sabe pqe no carnaval tem? pqe a imprensa está lá. Se faltar ela cai de pau.
    Se acontecer algo comigo ou contigo,não dá em nada, a imprensa não está perto.
    É mais ao menos isso. não quis ser deselegante contigo, desculpa..

    ResponderExcluir
  28. Uma piadinha real, para descontrair:

    3 "repórteres" estavam em Salvador anteontem, transmitindo o carnaval, quando um deles disse a outro que um homem havia ligado e dito que adoraria "realizar uma fantasia" com ele. Então, depois de o cara ficar dizendo "lá ele", "sai prá lá" e outras expressões do gênero, o terceiro, que também é humorista, saiu com essa: "quem realiza fantasia é costureira de escola de samba!!"

    ResponderExcluir
  29. Custo do carnaval de Brasília chega a quase R$ 12 milhões.

    http://contasabertas.uol.com.br/WebSite/Noticias/DetalheNoticias.aspx?Id=38

    Imagina no país inteiro quanta grana no lixo.

    ResponderExcluir
  30. Reinaldo,vc fez uma critica aos que nao podem abrir mao do carro nos dias de carnaval.Acho que vc talvez nao conheca a situacao no rio de Janeiro,vc nao sai de casa nem de bicicleta,nem de onibus,etc.Os plantoes de hospitais nao podem ser trocados,pois os funcionarios nao chegam,rua com duas maternidades e um hospital de cardiologia,fica fechada.Mais de uma vez,mulheres tiveram filhos dentro do carro.Duvido que o morador de New York,aceitaria coisa parecida com o caos do Rio,por motivo de algum festejo,ja estive la em datas importantes,e nao existe esta loucura que aqui vivemos.

    ResponderExcluir
  31. Eduardo:

    Por favor, leia no post abaixo o que escrevi sobre o Brazilian Day em NY. O problema do Rio não é o Carnaval, é o Eduardo Paes e o Sérgio Cabral. É gestão pública. Entendeu?

    Um abraço.

    Coronel

    ResponderExcluir
  32. Coronel

    Nós protestantes condenamos o carnaval por diversos motivos os quais não vem ao caso neste momento.

    O que queremos, num Estado Democrático de Direito, é ter o direito (sendo redundante) de expressar livremente nossa opinião contra o carnaval de acordo com nossas convicções religiosas.

    Queremos também ter o direito e a liberdade de podermos pregar que a prática do homossexualismo é abominação aos olhos de Deus assim como a prática do aborto.

    ResponderExcluir
  33. Laguardia:

    Concordo totalmente com você e respeito, assim como tenho certeza que, democraticamente, você respeita todas as religiões e todas as manifestações que sejam legais. Não é por ter uma restrição religiosa que vc vai pregar ilegalidades. O conheço há muito tempo da web de tenho certeza disso.

    Um abraço.

    Coronel

    ResponderExcluir
  34. Que carnaval!!! Eu entendi o que a jornalista falou mas a verdade que ninguem vai acabar com o carnaval... Nunca isso vai ser feito, ate porque se tirarem isso do povo ai provavelmente vai ter uma revolucao.

    Eu sou contra porque sao muitos dias. E dias de festa ja estava de bom tamanho. O problema eh que o Rio para por 10 dias ...

    Acho que entra bastante dinheiro na cidade mas tambem se gasta muito para recolher o lixo etc ...

    Mas uma coisa foi muito legal esse ano. Pouca violencia. O pessoal estava se divertindo e nao brigando. Isso foi super legal.

    Quanto as escolas de samba todos sabem de onde vem o financiamento ... sempre funcionou assim e em todos os governos ninguem fez nada coronel.

    ResponderExcluir
  35. Claudio anti vulgarização da cultura9 de março de 2011 às 22:57

    Ao
    Anônimo 9 de março de 2011 20:40

    Você diria que é mais capacitado um engenheiro que consegue projetar um prédio de 700 metros com perfeição ou um que só consegue projetar um sobrado?
    Comparar a produção artística de mestres da música clássica mundial como Carlos Gomes e Villa Lobos (notáveis como Bach, Chopin etc)com o Neguinho da Beija-Flor é sacanagem, né amigo? Comparar as Bachianas e Choros do Villa Lobos com o samba enredo da Unidos do Cabuçu é outra sacanagem, né? Não precisa de um "Tribunal" para nos ensinar o que é mais elevado na cultura, a complexidade da obra e a importância dela já faz isso.
    Daqui a pouco aparece um querendo me convencer que Paulo Coelho é maior que Schopenhauer ou Dostoiévski por ser mais popular. Foi assim que o Lula ganhou uma super popularidade, a falta de critérios da população.

    ResponderExcluir
  36. Coronel das 20:57

    Pois é, só de duas cidades, temos então, dos valores conhecidos, 10,14 milhões de reais. Se cada professor custasse ao estado 2 mil reais, daria para bancar um mês de salário para 5070 professores. E estamos falando só de duas cidades. E vc não sabe o quanto floripa gastou com as escolas.

    ResponderExcluir
  37. ANONIMO - 21:14

    Diante do seu relato sobre o Auxilio-Reclusão, acessei o site: http://www.previdenciasocial.gov.br/conteudoDinamico.php?id=22

    Constatei que a partir de 01.01.11 o auxilio passou para R$ 862,11 (Portaria nº 568, de 31/12/2010)
    para a familia do preso.

    Não consta que este valor será multiplicado pelo número de filhos, como você relatou.

    Conclui-se daí que é R$862,11 para a familia e não para cada filho.

    Compreendo sua indignação (mesma que a minha) posto que a família da vítima nada recebe, nem sequer a visita dos DH.

    Além disso, um valor de salário-reclusão superior ao salário-minimo de R$545,00 é também outro absurdo, posto que o indíviduo rala o mesmo inteiro para receber este SM miserável.

    Fazer o quê????


    Chris/SP

    ResponderExcluir
  38. O ilustre Cel insiste que o Carnaval é festa boa, sadia e que deve ser incentivada pelo Governo.

    Eu digo e repito, esse dinheiro deveria ser investido em Educação, quando TODOS tiverem BOM ENSINO e ESCOLAS BOAS, BONS PROFESSORES, aí podemos pensar em gastar nessas festas.

    Moro no Rio Grande de Sul e fico abismado com o tanto de prefeitura que gasta rios de dinheiro em Carnaval. CARNAVAL NÃO TEM NADA A VER COM NOSSA CULTURA, Rio e Bahia talvez até tenha, mas aqui não.

    Cel, ouvi um dado alarmante, cerca de 75% dos moradores de Salvador saem da cidade na época do carnaval. Há muitos que alugam casas, sem dúvida, mas tenho certeza que também há muitos que simplesmente não aguenta essa fuzarca imunda e sem sentido.

    Carnaval tem que ter fim! Financiamento público pra carnaval tem que ter fim! Ou se sustentam com o dinheiro dos ingressos/doações/patrocínios ou ficam a míngua.

    ResponderExcluir
  39. Ao Claudio das 22:57

    Cláudio, isso é o que você pensa, e apenas uma pessoa não pode se arvorar em juíz de outras 199.999.999. Tem quem goste de Neguinha da Beija Flor, tem quem goste de Chico Buarque e há, inclusive, os que gostam de Chopin. E há até os que gostam do carnaval. Qual será o juiz que dirá que Villa Lobos pode, mas Ivete Sangalo não pode? Quem vai decidir que Niestze pode, mas Paulo Coelho não? O Estado? Um grupo de psicólogos?

    Não é uma questão de comparação sobre o que é ou não é bom, ou palatável aos nossos gostos (o meu e o seu), mas sobre decidir sobre o que vai ser financiado com o dinheiro de 200 milhões de pessoas.

    Meu gosto pessoal não é superior ao de ninguém, e nem o seu.

    Sejamos capitalistas, meus queridos, e capitalismo implica em investimento privado no produto que julgamos que vai vender. Se você acha que Villa Lobos vende, invista num recital de Villa Lobos. Se vender, coloque o lucro no bolso, do contrário, amargue o prejuízo. Da mesma forma, se você acha que Bruna Surfistinha dá lucro, meta a mão no bolso, pague diretor, atriz, cineasta, locação. Uma boa bilheteria lhe devolve o investimento com lucro. Se ninguém for no cinema, azar o seu.

    Que capitalismo e liberalismo é esse que as pessoas querem lucrar mas não querem arriscar investir?

    É disso que estou falando: CAPITALISMO / AUSÊNCIA DE ESTADO / O CONTRIBUINTE NÃO DEVE PAGAR PELO QUE ELE NÃO QUER CONSUMIR...

    ResponderExcluir
  40. Carlos:

    Você está dirstorcendo o que escrevi. Não estou dizendo que tem que financiar. O que estou dizendo é que o Carnaval está sendo criminalizado por petralhas que afirmam que quem não tem abadá não é feliz. Que o Carnaval é culpado da falta de saúde, de segurança, de tranquilidade, pela explosão da AIDS, pelas DST. O Carnaval são 5 dias e o povo adora. O problema são os outros 360 dias, meu caro. Usar o Carnaval como bode expiatório é o mesmo que gritar Fora, FMI, Fora, FHC e estas petralhices. Carnaval não tem que acabar não. Carnaval tem que melhorar. Não é porque você não gosta que tem que acabar. Seja um democrata. Respeite os outros. Ou vão querer fechar a tua Igreja, por exemplo.Entendeu?

    Um abraço.

    Coronel.

    ResponderExcluir
  41. Apenas para concluir, o Carnaval é o circo da política pão e circo do PT. O pão é dado com o Bolsa-Família e o circo com as doações governamentais para essas festas toscas e sem-sentido.

    Não vou mais discutir esse assunto sob pena de deixar o blog que tanto gosto, mas ficaria muito faceiro se o coronel fizesse 2 coisas:
    a) admitisse que o vídeo da repórter não a torna petralha;
    b) admitir que o carnaval é detestado por muitas pessoas, algumas petralhas, algumas gente de bem.

    CJ

    ResponderExcluir
  42. Coronel,

    Assisti ao video somente hj. Apesar de não concordar com tudo que ela disse, não a achei petralha. A tônica da crítica da moça foi no sentido de questionar o "panis et circenses" promovido pelo poder público à população, coisa que há tempos vigora no País. O que ela fez foi chamar a atenção daquele brasileiro alienado por festas e comemorações. É este tipo de brasileiro que costuma usar o voto como papel higiênico e que é alheio aos problemas essenciais do País.

    Pegando o exemplo que você citou, o RJ deu R$10 milhões para as escolas de samba. É legal, constitucionalmente falando? É. Mas é prioritário? A Região Serrana já foi reconstruída? A violência no RJ já está em nível aceitável? Os cariocas já podem contar com uma boa rede pública de saúde? Enquanto estas perguntas continuarem tendo respostas negativas, não acharei correto colocar dinheiro público no carnaval, na Copa, nas Olimpíadas etc.

    Já foi postado em outro post por outro blogueiro, mas deixo aqui um outro vídeo da moça que reforça a idéia do primeiro:

    http://www.youtube.com/watch?v=QcNBvXMelCc


    PS.: Posso estar enganado, mas acho que ela é mais "Coturneira" do que você imagina...rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  43. Coronel das 00:49

    Agora chegamos num acordo. Tá bom! Mas sem financiamento com o nosso dinheiro, ok?

    ResponderExcluir
  44. Coronel às 00:49

    Isso, Coronel! Gostei.
    "O CARNAVAL TEM QUE MELHORAR", é isso aí, carnaval nunca foi nem será o crime em si.

    Assim como tem que melhorar também - e muito - a consciência dos brasileiros. E isso só melhora com educação de qualidade, saúde para todos (não sou petralha!!!!) e muita festa, inclusive carnaval HONESTO - que não precisa de dinheiro de quem não gosta dele para ser feliz...

    ResponderExcluir
  45. isso, grande Corona!

    vamos passar pra outro assunto...

    esse já foi superado e ja ficou claro a posição de cada um, acredito eu...

    a minha posição eh clara, odeio e detesto carnaval...

    por mim, jamais existiria...

    e vamos tocar o blog pra frente!

    ResponderExcluir
  46. Claudio anti dinheiro público pra baixa cultura10 de março de 2011 às 07:24

    Ao
    Anônimo 10 de março de 2011 00:49
    Eu não sou juiz de ninguém, pare de falara asneiras e fazer ataques desnecessários. Estou falando que o governo deveria privilegiar aquilo que tem mais qualidade. Uma pergunta simples, quem é mais relevante para a cultura, Goya, Dali ou Parangolé? Então, se vc tem uma determinada quantia para gastar com cultura e quisesse agregar conhecimento ao seu povo e não apenas diverti-lo, você financiaria uma exposição dos pintores ou um show do grupo baiano? Ah, pelo amor de Deus!, levar cultura não é dar comes e bebes e festa pro povo, a famosa prática do "pão e circo”. O governo não precisa investir em carnaval, essa já é uma festa popular enraizada e já bem conhecida e praticada pela população, agregar cultura ao povo seria levar até ele algo que ele não conhecesse ou pudesse obter por meios próprios. As grandes produções culturais humanas não chegam aos mais pobres não é porque eles não gostem, é porque é caro a sua aquisição e eles não foram educados a apreciá-las. Sai caro investir em alta cultura. Ensinar uma mocinha a tocar violino sai caro, dar um short curto para ela sair rebolando é barato.
    Ninguém quer tirar a liberdade de ninguém, mas como você mesmo disse: "O CONTRIBUINTE NÃO DEVE PAGAR PELO QUE ELE NÃO QUER CONSUMIR". Eu não quero pagar pro povo consumir carnaval, ponto final.
    Sobre o capitalismo. Primeiro que o sistema não prega ausência de Estado, isso quem faz é o comunismo e anarquismo. Sobre o liberalismo. Ele não é a única vertente dentro do Capitalismo, se vc acha que todo capitalista é liberal deveria se informar mais.
    Sobre a captação de recursos pelas empresas privadas para financiarem seus projetos “culturais”, como o filme Bruna Surfistinha. Olha, se alguém quiser filmar um macaco fazendo cocô e passar isso em uma sala de cinema, e alguém estiver disposto a vê-lo, dane-se!; eu só não quero que o meu dinheiro esteja envolvido nisso. Mas ele estará, porque praticamente todos os eventos “culturais” no Brasil têm dinheiro público através das leis de incentivo à Cultura.
    Eu não estou decidindo nada por ninguém não, rapaz. Só estou dando a minha opinião e dizendo como eu gostaria que fosse gasto aquilo que eu pago de tributos. Eu posso ou não?
    E pra finalizar. Eu sou capitalista e quem gosta de “dar” pão e circo pro povo não são os capitalistas (os capitalistas vendem o pão e circo pro povo se ele quer comprar), os que gostam de “dar” (entre aspas porque não sai de graça, o contribuinte paga através de seus impostos) pão e circo para o povo são os populistas e demagogos. Nesse perfil de populistas e demagogos se encaixam bem os petistas e não os capitalistas. Se eu puder financiar alta cultura pro povo o faço com o maior prazer, mas ele não precisa de mim para batucar caixa de fósforo, rebolar e assistir filmes da bruna surfistinha, isso ele faz sozinho sem problema.

    ResponderExcluir
  47. Asmodeus: Não é de hoje que as criaturas de Deus acreditam em tudo o que veem. É por isso que no inferno costumamos dizer que o melhor dos cegos é aquele que não quer ver. Em 1647, em Nîmes, na França, o doutor Vincent de Paul D'Argent fez o primeiro transplante de córnea em um aldeão chamado Angel. Foi um sucesso da medicina da época. Menos para o aldeão, que assim que passou a enxergar o verdadeiro mundo criado por Deus. Disse que o mundo que ele fantasiava era muito melhor. Horrorizado, Angel pediu ao cirurgião que arrancasse seus olhos e assim entrou para a história como o primeiro cego que não quis ver.
    Pergunta: Também contrariando o ditado - antes só do que mal acompanhado -, com quem o Demônio saiu mal acompanhado neste Carnaval?
    Danta Mendonça

    ResponderExcluir
  48. Caro Coronel.
    Você que mora na terrinha olha a manchete do Diário Catarinense.
    Ponte de Laguna vai custar 597 milhões.
    São menos de 3 km. DUZENTOS MILHÕES por KM.
    É coisa do arco da velha e ninguém investiga o SUPERfaturamento.

    ResponderExcluir
  49. CLAUDIO anti dinheiro público pra baixa cultura 10 de março 07:24

    Concordo com TUDO que você disse.

    Dinheiro público pra BAIXARIA na CULTURA, não!! nem baixaria na cultura, nem financiamento de baixa cultura. Nem mesmo se, absurdamente, sobrasse verba.

    ResponderExcluir
  50. É exatamente assim.Vários países possuem mecanismos de proteger as respectivas manifestações culturais. Nada contra. Como diz o post, o que precisa é questionar, fiscalizar, reclamar por informações, reclamar por prestações de contas, reclamar contra favorecimentos etc. Principalmente, se os recursos foram, realmente, aplicados naquilo a que se destinaram.

    ResponderExcluir
  51. Olá, Coronel

    Sem querer colocar mais lenha na fogueira, mas pensando ainda sobre o assunto:

    o ponto não é criminalizar, proibir ou censurar. Isso seria uma tremenda burrice, seria impossível.
    Petralhas cometem algumas burradas, mas não são burros. O que eles fazem é se 'apropriar', como aconteceu com o samba enredo da União da Ilha da Magia.

    Mercadante disse que o governo estuda criar escola profissional para indústria do carnaval

    http://www.tvtribuna.com/noticias.asp?idnoticia=27693&idDepartamento=5&idCategoria=0

    Mau sinal, vindo do Ministro de Ciência e Tecnologia. Já imaginou como seria um Carnaval petralha?? Pelos bonequinhos do che dá para se ter uma idéia.

    ResponderExcluir
  52. O cel ,parece que a ivete ,segundo revistas teve que mandar o irmão embora .por má administração,não sei qual deles ,mas isso já é fofoca.
    Cel pq o senhor ,pois me parece que é bem idoso , se irrita fácil qdo não concordamos com seu parecer,deviamos ter um diálogo mais construtivo,como o que está ocorrendo em sp e ativar os nossos emails para isto,pq o senhor não posta o movimento para o dia 12 de março ,nos ajude com a sua popularidade,coisa que os artistas na sua maioria não fazem, só pesam no dinheiro e depois abrem uma fundação para diminuir o pgto de imposto,teria um livro para dizer como se aproveitam,da carência do povo para parecerem muto bons ,ajude-nos postando o encontro do dia 12 -03.

    ResponderExcluir
  53. Coronel, você está fazendo muito barulho por um simples desabafo de alguém revoltado com a realidade brasileira. Pelo que vi no comentário da moça não foi pregado nem o fim do carnaval nem seu desfinanciamento. Apenas controle e moderação, o que não existe. Na verdade o contrário. Hoje ficamos sabendo que de maneira recorde nunca antes morreram tantas pessoas durante esta festa.
    Todos nós temos nossos momentos privados de indignação. O problema é sempre a indignação seletiva.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  54. A Constituição determina que o Estado assegure muitas coisas, como saúde, educação, moradia, trabalho, segurança, previdência social, etc.
    A maioria dos direitos que deveriam ser garantidos à população são ignorados, já para o carnaval sempre dão um jeitinho.
    Com certeza também não faltará dinheiro para a Copa, como não falta para a "cultura", quando se trata da turma de amigos que mama nas tetas do governo.

    ResponderExcluir
  55. Que há suporte legal para destinar dinheiro dos cofres públicos para este tipo de evento (carnaval) qualquer pessoa que se preste a pesquisar sabe, lembrando que NÃO é um dinheiro que DEVE ser direcionado ESPECIFICAMENTE ao carnaval. O problema é direcionar uma porcentagem tão grande desse dinheiro á um evento mesquinho desses. Vou relatar o que acontece aqui no Rio Grande do Sul por ser onde moro e tenho conhecimento da situação, é destinado todo ano grandes valores ao carnaval (evento que não traz nenhum resultado positivo para o povo,o evento é uma chinelagem, cheio de brigas, drogas, muitas mortes ocorrem nessa época, não estimula nada além da violência e libertinagem). Há diversos eventos aqui que reunem grupos de danças tradicionais gaúchas, com participantes até mesmo de fora do RS, esses eventos recebem valores insignificantes comparados ao carnaval, que ou acaba se cancelando o evento ou ele é salvo por patrocinadores que lutam para continuar com esses eventos anualmente. Cada evento desses possui diferentes categorias em que os grupos ou individualmente seus integrantes paticipam Ex: concurso de música gaúcha, declamacão, chote figurado, chula e em alguns há disputa de melhor conhecimento da tradição. Esses eventos que citei possuem o mesmo suporte legal que o carnaval, porém não recebem a mesma atenção. Analise bem como descrevi os eventos, veja o conhecimento, os resultados que ele traz para o povo, tanto para quem participa como para quem vai com a familia prestigiar.

    ResponderExcluir