domingo, 23 de maio de 2010

Operação Abafa: alguém acha que o Serra ter 8,1 milhões de votos a mais ou a menos é pouca coisa?

Se José Serra(PSDB) tivesse os melhores índices regionais das pesquisas Vox Populi, Sensus e Datafolha, ele teria 8,1 milhões de votos a mais. Se hoje, empatado com Dilma, ele tem em torno de 37 milhões de votos, teria 45,1 milhões. Não é diferente para a petista. Ela saltaria para 43,4 milhões de votos. E tem mais: em eleição polarizada, onde um ganha o outro perde. É pouco? A diferença entre Lula e Geraldo Alckmin, em 2006, no primeiro turno, foi de 6,7 milhões de votos. As pesquisas da maioria dos institutos, naquela oportunidade, erraram sistematicamente. No Brasil, 2% para baixo ou 2% para cima, na margem de erro, representam mais de 4 milhões de votos. É muito cômodo fazer pesquisa eleitoral por aqui. Pode errar à vontade pois, no final, sempre dá certo, porque a mídia analisa a média Brasil, o resultado final.Ninguém olha a região e questiona os dados. É mais uma demonstração do pouco profissionalismo do jornalismo político brasileiro. A grande investigação que a Folha de São Paulo, dona do Datafolha deveria estar fazendo, é a seguinte: o que explica, pela sua pesquisa, José Serra cair 10% no Sul, perdendo um a cada quatro eleitores, em trinta dias? Há algo de muito estranho nas pesquisas eleitorais, neste momento. Aqui, com todo o respeito, a gente está chamando de Operação Abafa.

13 comentários:

  1. Magu disse:

    Coronel: A explicação é simples. Basta ver a cor partidária dos entrevistadores no Sul. BINGO!

    ResponderExcluir
  2. Bolsonaro explica porque Dilma Não Pode Ser Presidente (11/02/2010)




    http://www.youtube.com/watch?v=mpPtjF5U1fY&feature=related

    ResponderExcluir
  3. CORONEL, ACABEI DE VIR DA BANCA DE REVISTAS AQUI DA ESQUINA, LÁ É O MELHOR LUGAR PARA SE FLAR DE POLÍTICA. NUM BATE PAPO CASUAL SOBRE MULLA, EM 6 PESSOAS PARTICIPANDO DA CONVERSA ( E QUE NUNCA TINHAM SE VISTO NA VIDA !) 4 DELAS JAMAIS VOTARIAM NOS PETRALHAS E DAS OUTRAS 2, UMA ERA CANDIDATO A DEPUTADO PELOS PETRALHAS ( SÓ PODIA VOTAR NELLE MESMO)E A OUTRA NÃO VOTARIA NO PETRALHA JACQUES WAGAREZA PARA A REELEIÇÃO.
    PORTANTO, PESQUISA E MERDA É A MESMA COISA NO BRASIL.
    O QUE CONTA É O QUE VEMOS E OUVIMOS NAS RUAS. UMA IMPRENSA VENDIDA A PREÇO DE COTAS PUBLICITÁRIAS, NÃO PODE MESMO SER IMPARCIAL ( NÃO É FOLHA DE SP ?).
    SERRA SERÁ O FUTURO PRESIDENTE DESTE PAÍS, MESMO COM O ATUAL SENDO UM PRESIDENTE-BANDIDO (POIS É À MARGEM DA LEI), E NINGUÉM COM CORAGEM PRA DIZER QUE ELE ESTÁ ERRADO, COM MEDO DE PERDER VOTOS, POIS O LADRÃO ANALFABETO MANIPULA OS ÍNDICES DE POPULARIDADE GASTANDO + DE 1 BILHÃO DE REAIS POR ANOS EM AUTO-PROMOÇÃO. ASSIM ATÉ O SATANÁS VIRA MOCINHO.
    TRISTE PAÍS NAS MÃOS DOS PETRALHAS...

    ResponderExcluir
  4. Coronel

    O resultado do Datafolha é muito bom para o Serra, porque com 33% no NE é um milagre. Isso é por causa da campanha que ele vem fazendo na região. Dilma está mais no sul e sudeste, por isso esse resultado está meio que invertido.
    Quando Serra ficar mais no sul e sudeste ,e Dilma no nordeste com o Lula as coisas vão mudar. Torcer para que Serra mantenha esses votos no nordeste, e volte a ter boa vantagem no sul e sudeste.

    ResponderExcluir
  5. Jornalista da Folha sofre queda ao tentar entrevistar o Grande Guia Lula em Madri... Tem o primeiro socorro feito pelo médico da presidencia e dai por diante uma sucessão de mordomias pagas pelo contribuinte brasileiro...


    Tudo muito humanitario, generoso... pena que com o dinheiro do povo que morre nas portas dos hospitais sem atendimento médico!

    A paella do Lula: http://migre.me/GI3Z

    ResponderExcluir
  6. e o medo deles do Aécio entrar no jogo, então...

    os tucanos não querem queimar cartucho antes da hora...

    acho que nem precisara mesmo, Serra sozinho dara jeito...

    esse nivelamento pra la de estranho das pesquisas foi só mesmo pra petralhada passar a Copa mais contente, segurar a base alugada a peso de ouro e, para alguns mais animados, achar que irão ganhar e no primeiro turno ainda...

    sem contar a investigação da PF que se avizinhava...

    se todas as pesquisas passarem agora a serem iguais, não ha porque ter investigação...

    ResponderExcluir
  7. Para os poderosos deve interessar o continuísmo do governo atual. Enquanto a companheirada fica preocupada em encher os bolsos muita gente está enchendo os cofres, haja visto os banqueiros e os Eike Batistas da vida.

    ResponderExcluir
  8. não tem como Serra ter perdido todos esses votos em 30 dias!!!

    não tem como!!!!!

    não houve nenhum erro minimo da parte dele e nenhum feito histórico da outra parte...

    a única coisa que mudou foi o cabelo da boneca!!

    e se programinha de tv promovesse uma virada assim tao espetacular, as agencias de marketing estariam em apuros, ninguém mais precisaria deles pra fazer campanha...

    bastava fazer uns videozinhos com uma equipe de seis, sete pessoas e sair pro abraco...

    veja que quem comemorou essa "subida" da boneca foram os lacaios de sempre, como lideres do governo e petralhas de segundo escalão, cuja função eh estirar o corpo na lama para que Lula e o alto escalão passem por cima deles sem ter que sujar a barra das calcas de barro...

    ResponderExcluir
  9. e o Leandro tem razão...

    33% pro Serra na região Nordeste que o demiurgo diz dominar eh um verdadeiro strike antes da hora...

    eh bastante coisa...

    e sem campanha nem nada...

    so na imagem positiva que acumulou nos últimos anos no governo de SP...

    os tucanos só tem que jogar os podres dessa cambada pra fora na hora certa...

    na época da Bancoop o fio-o-fó deles estava que não passava uma agulha...

    e nada ficou resolvido ainda...

    esse caso tem que vir a tona na hora certa para mostrar de fato quem são esses sujeitos e fazer justiça as vitimas desse bando...

    ResponderExcluir
  10. Sabe de uma coisa, Coronel? Acho que pode ter sido um tiro no pé, esse empate técnico.

    Hoje conversei com 3 pessoas que votarão no Serra, já no 1º turno, com medo de que a Dilma ganhe. Essas 3 pessoas declaravam seu voto em Marina Silva.

    Depois da ducha fria com as pesquisas de ontem, hoje tomei um relaxante banho quente, com mais esses 3 votinhos de pessoas que não tinham sequer cogitado dar seu voto para o Serra em outubro.

    Estou radiante!!!!

    ResponderExcluir
  11. Coronel, suas considerações sobre operação-abafa fazem todo o sentido: as discrepâncias entre os Institutos são imensas regionalmente e a conta de chegar é a do empate!
    Me faz lembrar a classe médica e a tal da "ética médica". Uns protegem os outros!
    Agora temos 2 institutos que eram considerados mais sérios entrando no jogo para não desmoralizar a "classe" dos institutos (4). O Brasil não é um país sério!
    Parabéns pelas análises que tem feito sobre as pesquisas. Os jornais não tem coragem de aprofundar o assunto...

    ResponderExcluir
  12. Serra, porém institui um estilo: devagar quase sussurando. Não levanta a voz, não aborta, não abraça. Faz campanha para o Vaticano. Diplomacia é para o fundo das redes, e eleição é para profissionais do adianamento do afago.

    ResponderExcluir
  13. falando racionalmente. Alguma coisa muito estranha nessas pesquisas.
    Sensus e vox populi há um mes vinham mostrando a subida da Dilma.
    Datafolha ao contrário em duas pesquisas Serra a frente, na ultima serra tinha subido 1 de 9 p/ 10.
    Agora um mes depois as duas pesquisas davam Dilma a frente
    de Serra e mostrando que ela ganharia no 2°.
    Datafolha vem e confirma isso com numeros nas robustos.
    Muito estranho tudo isso. Mesmo com horario politico,Lula fazendo propaganda,Dilma não ia subir tanto e Serra descer tanto.
    Outro problema é a espontanea 19 que contando com Lula e PT chega a 24 ou 28.
    O propio Antonio Lavareda filiado do PSDB disse que Dilma conseguiu nessa pesquisa 70%dos eleitora do do Lula, se conseguir 80% fatura.

    OBS: Alguma coisa muito estranha com essas pesquisas. O MP deveria investigar.
    Isso da margem p/ dizer que as outras sempre estiveram certas.
    O Datafolha que sempre foi respeitado passa a ser desacreditado.
    Agora vamos ver o IBOPE.

    ResponderExcluir