sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Proibido fumar.

Serra fatura, em pleno Jornal Nacional, a proibição do fumo em locais públicos em São Paulo. Sou ex-fumante de quase dois maços por dia, há cinco anos. Até hoje, ainda paro de fumar umas três vezes por dia. Neste momento, por exemplo, junto com este Balbo Malbec, acenderia um Carlton ou uma cigarrilha Cafè Creme. Aindo carrego nas células o gosto inesquecível e o cheiro da primeira tragada da manhã, do café, da piada no bar. Só ex-fumante entende isso. É vício, podem acreditar. Por isso, tantos voltam. Vamos em frente. Não apedrejem os fumantes, paulistas, em função da nova lei. Não esqueçam: é vício.

51 comentários:

  1. EU QUERO SABER :

    A LEI ESTADUAL SÓ VALE PARA OS 'PERIGOSOS' CIDADÃOS HONESTOS QUE FUMAM ?

    E NAS CADEIAS SOB ADM. DO ESTADO ?

    A LEI TBEM VALE LÁ DENTRO PARA OS CONDENADOS DOS CDP´S E PENITAS OU É SÓ CONTRA O FUMANTE 'NAO CONDENADO' ?

    ResponderExcluir
  2. Uma das coisas que mais me assusta no Serra, entre outras, é esse seu absolutismo despótico. Isso é assustador, pavoroso. Eu odeio cigarro, cheiro de cigarro... mas essa falsa "pureza moral" de gente como o Serra em questões como essa é abominável.

    ResponderExcluir
  3. Coronel,
    Fumar não é vício é hábito. Mas, para fumante compulsiva como eu é um inferno de vício. Então, didaticamente falando é hábito.

    ResponderExcluir
  4. Essa lei eh excelente.
    Funciona no Rio e funciona em varios paises da Europa.
    Eh uma questao de tempo e as pessoas se acostumam.
    Eu sou fumante mas aprovo essa lei.
    Serra eh uma pessoa seria.
    No Brasil nao estamos acostumados com assuntos serios.
    Fumar faz mal!!

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda vou aprender um dia.
    kkkkk.
    ai minhas tragadas(passivas)
    abraços

    ResponderExcluir
  6. Cigarro mata, AR15, AK47, pistolas, revolveres, etc. também. Esses 500 fiscais não poderiam estar caçando bandidos nas ruas?

    ResponderExcluir
  7. É curiosa a mente socialista:
    -cigarro não pode, maconha sim...
    -pregam a divisão, mas só do que é dos outros...
    -Falam em direitos humanos mas defendem regimes altamente sangüinários
    É...a mente humana é incrível :-(

    ResponderExcluir
  8. Gente, eu tenho coisas para fazer..., mas isso aqui tá bom demais. É muito grande, vou selecionar umas amostras. Porque vocês merecem.
    Íntegra em http://www.reservaer.com.br/gblrnew/detalhes.php?pSerial=10142

    QUADRILHAS PÚBLICAS

    Autor: DOM JOÃO DE ORLEANS E BRAGANÇA
    O Globo - 07/08/2009

    Que saiam democraticamente da vida institucional brasileira estes senhores e senhoras, famiglias feudais que insistem em misturar o público e o privado, para quem o “Brasil não é um país de todos”, é mais deles. São passado e não podem continuar no presente.
    Que saiam filhos, netos, namorados, indicados, apadrinhados, apaniguados, contratados com nepotismo cruzado, com orçamentos superfaturados.
    Que sejam julgados. Que todos sejam tratados como pessoas comuns independentemente de suas biografias. Somos todos iguais.
    Que entrem para a política cada vez mais idealistas e patriotas. Que os conselhos de ética sejam de ética e não um teatro. Que ninguém se lixe para a opinião publica.
    Que não precisem enfiar a mão na m.... para fazer política.
    Que não se aceite a política como ela é hoje. Que se respeite 190 milhões de brasileiros. Que não se admita que os meios justifiquem os fins.
    É a porta aberta para o autoritarismo.
    Que não se use milhares de cargos públicos para abrigar políticos incompetentes.
    Que não se julgue políticos só pelo que eles fazem durante o mandato, e sim pelo que eles fizeram durante a vida. Caráter e ética não têm prazo fixo.
    Que não se venda a alma ao diabo pela governabilidade. A normalidade institucional e os brasileiros pagarão por estes pecados.
    Que se pense mais na próxima geração do que na próxima eleição. Que os políticos sejam e pareçam honestos.
    Que se fortaleçam cada vez mais as instituições de Governo e de Estado.
    Acredito que estamos no período de varrer as quadrilhas públicas. Nunca chegaremos à perfeição. Nenhum país chegou, mas podemos avançar muito.
    Tudo isto é a minha opinião de cidadão brasileiro, que, como todos, tem direitos e obrigações, a começar pelo respeito ao Brasil .

    ResponderExcluir
  9. Coronel,

    Quem neste país consegue parar de fumar tendo de trabalhar 140 dias ou mais para sustentar esta maquina governamental esquizofrênica que não consegue manter a integridade do cidadão contribuinte,sua saúde e educação, sabendo que seus lideres são corruptos e que mais parecem quadrilhas organizadas!

    Estou de olho!

    Átila

    ResponderExcluir
  10. Despoluir os fétidos rios Tiête e Pinheiros faria um bem maior que atingiria a populaçao como um todo.

    Sendo comunista honesto e benfeitor, prefere fazer o mínimo, mexer com meia dúzia de fumantes inconvenientes e egoistas.

    ResponderExcluir
  11. Coronel

    Já fui fumante e estava fazendo dos meus filhos, fumantes passivos. Deixei de fumar. Custou, após algumas recaídas. Eu não tinha o direito de prejudicar a saúde dos outros. Exigo o mesmo dos fumantes. Fumante è um ser egoista, mas compreende-se, tabaco vicia porque è droga. E beijar mulher que fuma? È como lamber cinzeiro! E elas dirão o mesmo dos homens.

    Estou do lado do serra, pelo menos desta vez.

    E a carga de imposto que o tabaco tem e è para arder?

    ResponderExcluir
  12. Ai, senhor meu Deus, evém outro imbecil por aí.

    ResponderExcluir
  13. Coronel
    E conseguia saborear o Balbo Malbec,como hoje?

    Nome Próprio

    ResponderExcluir
  14. Fumei 35 anos e agora parei, mas ainda sinto a vontade como se nunca houvesse parado um segundo sequer. Quando ando na rua e alguém fuma perto de mim levanto o nariz para gozar, ao menos por um segundo, do prazer. Tenho o maior respeito para com quem não consegue parar, é violento o vício.

    ResponderExcluir
  15. Os governantes estão trabalhando de vaqueiros, em pouco tempo o gado estará seguindo de cabeça baixa para o abatedouro.

    ResponderExcluir
  16. No meu caso, que tenho bronquite e passo a noite sem dormir se ficar num ambiente com muita fumaça, agradeço a preocupação do governador que está disciplinando os autoritários fumantes que não tem controle emocional para ficar algum período de tempo sem essa chupeta de adulto que tanto incomoda, não respeitam o direito alheio, nem se importam com o sofrimento dos outros.

    ResponderExcluir
  17. Absolutismo despótico é achar que alguém tem a obrigação de aguentar a fumaça cheia de bactéria dos pulmões podres dos viciados vomitado na cara da gente.

    ResponderExcluir
  18. H1N1, conspiração ?
    Teoria da redução populacional ?
    Nada disso. É pura ciência... feita depois da cisão com a filosofia (ética) e com a moral (religião).

    Grupo de pesquisadores ressuscita vírus da gripe espanhola

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u13813.shtml

    PS. Logo, logo vamos sentir na pele a falta de cada centavo desviado pela corrupção no Brasil.

    Atentai, bem ! Vamos ser pegos desprevenidos pois não há infra estrutura nem procedimentos capazes de lidar com grandes levas de doentes no Brasil.

    Era bom começarem a resignificar o papel dos políticos diante das emergências que virão com menor intervalo daqui pela frente.

    ResponderExcluir
  19. Alguém já pesquisou sobre o quanto de alcatrão é impregnado na carne, pela fumaça da churrasqueira?

    Daqui a pouco vão proibir nosso inocente churrasco.

    ResponderExcluir
  20. Se é um vício tão terrível não é lógico haver a necessidade de engajamento total da sociedade no sentido de cooperar com as possibilidades do fumante parar oferecendo ambiente profilático adequado ?

    O orgulho que anda de mãos dadas com a insensatez contribui para que não se consinta com a verdade.

    ResponderExcluir
  21. Caro Sharp Random

    Este YouTube è para si.

    http://www.youtube.com/watch?v=0K2LdGUca9w

    ResponderExcluir
  22. Anônimo das 22:25

    E quantas vezes por mês, vamos a uma churracaria ou fazemos churrasco no quintal?

    No entanto, com o fumo do tabaco, a agressão contra a saude, è constante.

    ResponderExcluir
  23. Êh Filoxera 22:47, sempre atencioso.

    É hj. que o povo não dorme. ;)

    ResponderExcluir
  24. Sempre se pode usar a churrasqueira elétrica.Aliás,já existe cigarro eletrônico.

    Nome Próprio

    ResponderExcluir
  25. Caro filoxera:

    A minha intenção ao falar do churrasco não foi polemizar contigo quanto aos malefícios do tabaco, mas alertar que os governantes estão pouco a pouco retirando as liberdades individuais, estão nos cercando vagarosamente. Melhor seria proibir a fabricação e venda de tal veneno, mas não abrem mão dos impostos gerados, e jogam somente para a platéia.Nos presídios o fumo está liberado, com o consequente prejuízo para a saúde dos que lá trabalham. Já estamos cercados por três lados, a quarta cerca cairá em seguida.

    ResponderExcluir
  26. Reclamam do Mulla? esperem até Serra estar no lugar.
    Nunca votarei nesse ser abjeto.

    Sim, tem viciados em tabaco. Eu não o sou. Fumo muito ocasionalmente, e por prazer, quando estou relax. Nunca me viciei. Fico sem fumar sem problemas por qualquer período. Devo ser exceção.

    ResponderExcluir
  27. Coronel
    Concordo totalmente com o governador José Serra, meu marido era fumante e meu filho e eu fumavamos por tabela, porque nunca nos respeitou neste sentido, uma vêz teve que levar pontos nas mãos, e médico ia lhe dar anestesia geral, mas ele não quis, e tomou local, depois da cirurgia teve que ficar em observação, deitado numa cama sem travesseiro, foi dai que ele percebeu que quando deitou ficava com FALTA DE AR, por causa do CIGARRO, nunca mais fumou, pois o médico disse que se ele tivesse que fazer uma cirurgia mais longa seria arriscado. EU ACHO GOZADO QUE AS PESSOAS NÃO GOSTAM DE PROIBIÇÃO, COM ALGO QUE ESTA MAIS DO PROVADO QUE FAZ MAL, QUANTOS DE NÓS OUVIMOS DOS NOSSOS PAIS, NÃO FUMA, NÃO BEBE, E ELES NÃO FALAM POR MAL, MAS COMO HOJE EM DIA SÓ "OBEDECEMOS AQUILO QUE NOS IMPÕEM E QUANDO PESA NO BOLSO, ACHO JUSTO. PORQUE SE O GOVERNADOR FIZESSE AO CONTRARIO, COM CERTEZA JÁ TERIAM MOIDO ELE. EU QUE ELE ESTÁ TENTANDO SALVAR AS PESSOAS DE BEM, AQUELAS QUE TRABALHAM , E NÃO BANDIDOS QUE ESTÃO PRESOS, ASASSINOS , TRAFICANTES, ESTUPRADORES E ETC.

    ResponderExcluir
  28. Coronel
    Com a lei anti-fumo, Serra esta se expondo, logo , logo vão tentar armar para ele, já li no Noblat, que a PF já concluiu o inquérito da operação Sanguessuga. Lula deve esta se mordendo. Tá vendo Coronel, como mídia consegue projetar uma pessoa? Com esta lei ele tem sido convidado pra falar em rádios, tv , e etc. Até lhe dá certo mérito , como ex-ministro da saúde, e com a saúde caótica do jeito que está isto surtirá um grande efeito.

    ResponderExcluir
  29. Grande Coronel

    Os donos da razão, certinhos educados
    politicamente corretos e não entendem que democracia é o meu direito de fumar. Proibem? fazem narizinho torcido? beicinho enrugado?
    Politicos, governos e estados fazem muito mais mal á saúde que o cigarro. O imposto sobre o fumo é o maior do mundo, em torno de 80% a maior. Os fumantes sustentam todo o sistema de saúde brasileiro sozinhos. Fumei, fumo e fumarei, apesar dos gritinhos das dondoquinhas....

    patriota

    ResponderExcluir
  30. Grande Coronel

    Porque os não fumantes não andam a pé ou de bicicleta? Se um veículo automotor emite mais fumaça que toda uma legião de fumantes em um mês? Parem de fricotes.....

    patriota
    (começam com o cigarro, churrasco, cerveja, refrigerante, biscoitos...
    Aguardem onde chegará tudo isto. Concordem com tudo e chegará a hora em que cobrarão até cotas pelo ar que se respira, inclusive da propria vida...

    patriota

    ResponderExcluir
  31. Grande Coronel
    Mais uma catiguria das lutas de classe: não fumante x fumante, vão embarcar nessa também??

    patriota

    ResponderExcluir
  32. O cigarro está mesmo em baixa no mundo! Lembro de ter lido há não muito, e quase chorei de tão comovido, que mesmo nos rigores da selva os terroristas das FARC se preocuparam em criar no cativeiro a “ala dos fumantes” e a “ala dos não-fumantes” para suas vítimas. Não é fantástico? Não é de comover tanta sensibilidade? Pois José Serra foi ainda mais longe: não reconhece os fumantes e pronto, proibidos até mesmo de terem um gueto para chamar de seu. Agora só falta a associação entre cigarro, aquecimento global e meio ambiente saudável, “um direito de todos”. Estamos condenados a ser saudáveis, nem que seja debaixo de porrada. E assim, de restrição em restrição e de concessão em concessão ao Estado, nos reduzimos a nada mais que um rebanho, cujo pastor é o governo.

    ResponderExcluir
  33. Anticomunista (nova ortografia)8 de agosto de 2009 às 01:08

    Já ouvi os pareceres de 3 juristas constitucionalistas. São unânimes: a Lei do Serra é ANTICONSTITUCIONAL.

    Há mais: quem seguir a lei do Serra é um criminoso federal. A razão é muito simples: há uma lei federal OBRIGANDO a existência de fumódromos, que a lei do Serra proíbe.

    Um outro aspecto: a lei do Serra foca o mal que se faria aos não-fumantes. Tenho um documento PROVANDO que é IMPOSSÍVEL provar-se que o fumo faz mal a não-fumantes. O documento está aqui:

    http://www.data-yard.net/science/papers/psaip.pdf

    A prova tem um fundamento muito simples e lógico: não existem 100% não-fumantes para se provar a influência dos fumantes.

    O documento acima foi produzido pela FORCES International. No site dela encontrarão relatórios mostrando que a incidência do mal de Alzheimer entre fumantes é ZERO. Outro: a incidência de doenças pulmonares entre fumantes é 4 x menor do que entre não-fumantes. Que relatórios? OS MESMOS QUE A OMS USA PARA DEMONIZAR O TABACO. Como se vê, o diabo não é tão feio quanto pintam.

    Querem mais?

    A vida média dos fumantes é EXATAMENTE A MESMA DOS NÃO-FUMANTES. Aliás, como é que podem dizer que fumantes vivem menos se é IMPOSSÍVEL dizer quantos anos cada indivíduo viverá? Apenas questão de lógica.

    Entretanto, o mais grave da lei do Serra é o caráter draconiano. Isto é, uns denunciando outros, como na Alemanha de Hitler, em Cuba, na Coréia do Norte, na União Soviética... Vale dizer: a lei do Serra é apenas o ensaio para coisas piores. Leiam "A Revolução dos Bichos" e "1984", de George Orwell.

    Em tempo: quem demoniza o tabaco são os mesmo que querem a liberação da maconha.

    ResponderExcluir
  34. Grande Coronel

    Solicito um espaço para fumantes em seu GIGANTESCO blog. Se não for possivel, humildemente me retirarei.

    Paulista e frustrado com o mundo em geral.

    patriota

    ResponderExcluir
  35. Grande Coronel

    "especialistas", "estudiosos" "entendidos", "cientistas" todos nâo sabem o que gera cancer. Tabaco originario das americas, utilizado a 40.000 quarenta mil anos com baforadas curativas pelos xamãs, e não conheciam nem a gripe comum....

    patriota o paulistano indignad

    ResponderExcluir
  36. Coronel,

    Explica que "fumar" ou "nao fumar" nao tem nenhuma relacao com "esquerda" ou "direita".
    Todos os paises da Europa estao adotando essa lei.
    Fumar faz mal. Ninguem esta proibido de fumar. Nao da para continuar fumando do lado das criancas ...

    35 comentarios para esse artigo ... a maioria contra o Serra!!!!!!

    E depois vcs reclamam que os Petralhas tomaram conta do pais????

    ResponderExcluir
  37. Também sou ex-fumante e ex-biriteiro.Há mais ou menos seis anos atrás,de um dia para o outro,sem qualquer preparo ou decisão pensada,acordei e decidi nunca mais fumar.Deixei os 2 maços,em cima da mesinha de cabeceira e nunca mais toquei em um cigarro,e,confesso,se soubesse que era tão fácil largar um hábito de mais de 40 anos ,eu teria largado a muito mais tempo.A bebida,acho eu,é mais difícil de parar completamente.

    ResponderExcluir
  38. O fumante lula deve estar feliz da vida com o apoio dos comentaristas deste blog.
    Agora ele deve estar mais confiante que poderá contar com o voto de vocês, afinal, educar fumantes irresponsáveis é mais grave do que roubar o dinheiro da população.

    ResponderExcluir
  39. Anônimo das 23:46

    Reconheço que fui fumador e obrigava quem vivia comigo, ser fumador passivo. E não tinha o direito de poluir o ar limpo que eles tinham o direito de respirar. Uma questão de Liberdade de consciência, de educação. Eu era viciado no tabaco, pois ele tem cerca de 50 substâncias que viciam, e as grandes empresas de tabaco, alguns anos atrás, juntavam no tabaco produtos químicos que aumentavam o vicio pelo tabaco. È uma droga com drogas!

    Nos restaurantes, comendo e cheirando o fumo do cara do lado, que sem respeito algum atirava baforadas para cima dos que ainda comiam e tentavam saborear a comida, è extremamente desagradável.

    Por isso gostei da idéia do serra. Se è o inicio de outros avanços para nos tirarem alguma outra Liberdade, como a net e os Blogs, isso não acredito, embora esse tal azevedo de Minas Gerais esteja tentando e isso também faça parte dos planos do futuro governo mundial.

    Quanto aos outros comentadores fumantes que dirigiram palavras deselegantes para que não è já fumador ou já fosse fumador, repensem vossa posição e não sejam verbalmente agressivos. Sejam elegantes nas palavras. A vossa ofensa foi gratuita e mostra apenas o vosso caráter, a vossa personalidade e a vossa intransigência. Querem ser radicais, xiitas, talibãs? Sejam na política.

    Nos EUA, em grande para da Europa, essa Lei já existe em defesa da Saúde do cidadãos, que eram fumantes passivos. O serra não descobriu nada de especial, foi apenas colocar em vigor uma Lei que em países de primeiro mundo, ela è perfeitamente aceite e compreendida.

    ResponderExcluir
  40. Não é mesmo uma tarefa fácil defender o cigarro nos dias de hoje, diante da intolerância geral. O fumo virou bode “aspiratório”, como diria Millôr Fernandes. E é difícil saber se as pessoas estão mais prepotentes ou mais tolas. De repente, as duas coisas.

    O fato é que estamos em meio a um daqueles momentos de represão intensa, quando a cultura, orientada por políticos puxa-sacos de moralistas, pretensos puritanos nas questões privadas (e basicamente nas questões privadas), impõe suas visões histéricas e reforça a coerção da culpa na sociedade, legislando julgamentos morais sob o pretexto de saúde pública, segurança social, “medo” ambiente, ampliando o poder de vigilância e o alcance da censura para realizar uma restrição geral de liberdade. Então, com relação ao cigarro, já não bastam as ameaças terríveis nos maços. Tem que proibir porque proibido virou crime.

    Claro, o mundo está definitivamente em perigo e a cada dia precisa de uma lei nova: não chamarás preto de preto, não chamarás viado de viado, não olharás as coxas da secretária, usarás cinto de segurança... e não fumarás! (Cigarro, né, porque maconha até ministro participa de passeata pedindo a legalização).

    E é incrível como muitos não são capazes de juntar coisa com coisa, perceber o mesmo totalitarismo à direita e à esquerda. Só de lembrar que foi Paulo Maluf quem começou a campanha antitabagista no Brasil, na mesma São Paulo de José Serra, que neste sentido só lhe segue e amplia em muito os passos, e também com o apoio da “mídia” que nunca sabe (ou, por outra, sempre sabe) onde pisa, dá vontade de acender um cigarro, eu que não fumo e estou condenado a votar em José Serra.

    E lembro uma vez mais Millôr Fernandes: Os fumantes concordam até que o fumo é um vício idiota. Mas persistem em fumar porque têm uma virtude ainda mais idiota, a da liberdade.

    ResponderExcluir
  41. Nao tem uma frase do tipo: os seus direitos acabam quando comeca o do outro...??
    algo assim....

    pois eh, por mim, q fumem cigarro a vontade, cada um faz o que quer com os pulmoes, com o fiofó, e por ai vai.

    mas, realmente, ter de ficar no mesmo ambiente com os fumantes eh dose. lembro quando era mais jovem e ia a casas noturnas, saia de lah DEFUMADO, um nojo.

    apoio a lei. e tb apoio a retirada de crucifixos dos locais publicos.
    estado LAICO! quem quer sua dose de estupidez que va a igreja ou ligue a tv.

    ResponderExcluir
  42. Eu não sou fumante e acho essa Lei um desrespeito as liberdades individuais dos cidadãos... Começa com câmeras, depois o cigarro, depois a proibição de bebidas em coletivos públicos, depois vem os chips rastreadores em nossos carros, até nos chipar e nos controlar todos os passos de nossas vidas. Cada dia mais vamos perdendo nossos direitos individuais, sem dar um pio para esses fdp.

    ResponderExcluir
  43. SAÚDE E EDUCAÇÃO.

    Não sou fumante, entretanto acho leis desse tipo muito autoritárias. A necessidade de uma lei e multas e punições revela um país sem educação.
    Do ponto de vista científico, basta observar que ora podemos comer ovos, ora não podemos. Isso vale para uma infinidade de alimentos. A ciência não sabe tudo.
    Fumante passivo é o ovo da vez. Já vi gente afirmar, especialistas, na TV, que o pulmão do fumante passivo fica igual ao do fumante que aspira a fumaça do cigarro. Isso é uma bobagem. É só fazer uma radiografia.
    Toda essa pureza ambiental vem da tentativa de reduzir a vida ao seu nível químico. Acontece que a vida estáum patamar mais elevado. Há a cultur. Impossível reduzir a cultura à química. Outra bobagem.
    Logo estaremos ouvindo alguém dizemos o que podemos õu comer, com leis. Segunda não tem tomate, quarta só sopinha de legumes.
    Isso é para idiotas. Não para seres educados.
    Precisamos é de educação, para que as pessoas aprendem o que devemos ou não fazer, civilizadamente.
    Há tanta preocupação com o ambinte físico. Não fumando fabricaremos anjos.
    Enquanto isso a roubalheira e a corrupção correm soltas.
    O ambiente político é que deveria ser limpo. Esse é o que realmente interessa.

    Capitao.

    ResponderExcluir
  44. Ao anônimo das 03h02.
    Sobre cigarros e o politicamente correto.

    Caro colega,leitor deste excelente blog do Coronel. O fato de muitos países fazerem algo não quer dizer muito. Devemos pensar a respeito.
    Há excessivo domínio do pensamento politicamente correto, que é mais a tentativa de minorias implantarem realidades sobre a maioria do que lógica e conhecimento científico, de fato.
    É como a gritaria do buraco de ozônio ou o aquecimento global.
    Também há excelentes cientistas, sérios, que afirmam que há muita gritaria. O ótimo cronista português João Pereira Coutinho costuma dizer que hoje em dia, o vermelho é verde.
    Isto é, como os esquerdistas não controlam a economia, pela incompetência, tentam atacar o capitalismo ou o mercado pelas questões ambientais. O que é uma verdade. Hoje, todos ambientalista é de esquerda mesmo.
    Caro colega, quando você toma um cafezinho, não está tomando cafeína. Está tomando um cafezinho. É um hábito cultural.
    Quando voce almoça não fica fazendo uma decomposição química dos alimentos.
    A lei federal garante os fumódromos. Para quê extingu-i-los?
    E se nós quiséssemos fazer um restaurante só para fumantes? A lei de Serra não permite.
    E seu eu quisesse fazer esse restaurante com todo mundo fumante, até os funcionários. Por que não?
    Na California já não se pode nem fumar na rua. Qual o sentido disso?
    Em que isso melhora os valores sociais ou o relacionamento entre as pessoas?
    Ditaduras começam assim. Amanhã vão incriminar quem viu alguém fumando numa esquina e não avisou a polícia.
    Vão querer terminar nos transformando todos em agentes policiais e fiscais, não em cidadãos livres.
    Nada disso tem a ver com o PT. De fato, se estivessemos preocupados com isso, o ambiente politico é que deveria ser limpo. Você lembra dacampanha pela Ética? Pura propaganda enganosa.
    Precisamos de bons valores, tempo e muita educação.
    É apenas um desabafo.

    Capitão.

    ResponderExcluir
  45. Boa tarde a todos.Acredito que a lei pode até ser um pouco dura de mais,melhor assim que nenhuma ordem.Para mim o que falta no pais é isso mesmo,ordem e progresso.Respeito,educaçao conhecimento dos fatos.O fumante tem seus direitos de fumar sim,mas antes de tudo deve saber que deve respeitar quem nao fuma.Veja o noço guia como se comportou no dia do lançamento da lei ante-fumo.

    ResponderExcluir
  46. Ê Filox!

    Defendeu bem,muito bem!

    Quando o Próprinho ainda usava fraldas, sempre que íamos ao restaurante,sorveteria,etc.,assim que via alguém fumando,ia até a mesa e pedia para que "diligache o chigarro." Ai daquele que resistisse.Era uma quizumba!Fazia uma discurseira danada sôbre todos os males que fumar acarreta,e polarizava,pois era realmente encantador ver aquela criaturinha explicando(tudo o que eu ensinei,he,he).E você que foi fumante,é capaz de imaginar:
    a família,normalmente a esposa que não era adepta,aproveitava a deixa e se unia ao discurso da criaturinha admoestando o marido,que muitas vêzes já lidava com alguns problemas de ordem cardíaca, e ou,respiratória...
    E eu o que fazia?Ora,eu interferia,mas me mandavam ficar de lado,"ele estava certíssimo apesar de tão novinho,coisa e tal."
    Sem dúvida eu ficava de peito inchado de orgulho por ensiná-lo tão bem,rsrsrs.Bem...conseguir dissuadir a tal figurinha depois que iniciava a falação,só indo embora correndo.Como era para o bem,deixava rolar e aproveitava as amizades que nasciam alí.

    Preciso dizer que concordo com você?
    E, sim,admiro quem consegue abandonar o tabagismo,pois apesar de nunca ter sido fumante, reconheço que abrir mão de vícios é difícil,para alguns impossível.
    E tive pai e mãe fumantes.Eu nunca aderi.

    Nome Próprio

    ResponderExcluir
  47. Serra é comunista como Dilma a diferença é apenas que além disso ela é também terrorista, ladra e assassína. Se um dos dois for eleito vamos ficar sob autoritarismo e ideologia maxista. Não foi atoa que FHC sempre apoiou lula e nunca o Serra, porque os três são iguais, todos defendem o comunismo, mas lula não tem cultura e serra tem, daí sobre lula FHC sempre leva vantagem pelo menos no exterior.

    ResponderExcluir
  48. Não gosto do Serra. Ali há uma criatura obstinada em controlar a vida de todos, de meter a mão em tudo. Vejam o caso dos genérios. Nunca pude imaginar minha cidade, que há poucos anos atrás contava com QUATRO farmácias no centro da cidade - farmácias tradicionais -, ter hoje VINTE delas, todos enfileiradas em três ruas, as de maior movimento, fazendo diariamente PROMOÇÕES de medicamentos. É uma coisa abominável, os funcionários chegam a agarrar os passantes na rua. Esta é mentalidade para um estadista, é mentalidade de alguém colocar o país no rumo do civilidade?
    Eu não sei. Não votarei nesse cara. Prefiro anular o voto. Acho que o Brasil vai para o caminho da extinção. Talvez esteja perto o início da balcanização do país, a não ser que monarquia nos salve!

    Luiz Riogrande

    ResponderExcluir
  49. Nome Próprio

    Os que aqui mais reclamam contra serra, são aqueles fumantes que não conseguem se livrar do vicio do tabaco. Tem organismos humanos mais propensos a não largarem o vicio e isso interfere com a força de vontade exigida para o conseguirem. Basta ver as descupas que dão. Querem apenas convencerem-se que têm razão. Tudo se resume a isso. O resto, são floreados.

    ResponderExcluir
  50. O que deveria estar em discursão aqui é o direito dos propietários de estabelecimentos e os fumantes. Não fumo mas também não tenho nada contra quem quiser estragar sua saúde, mas daí proibir estabelecimentos exclusivos p/fumantes,aí já é demais.

    ResponderExcluir
  51. Lei antifumo... ficamos combinados assim:

    "Se você quiser ter uma aparência sadia como o governador José Serra e o Dr. Drauzio Varella, pare de fumar".

    Rarará!

    ResponderExcluir