segunda-feira, 4 de maio de 2009

Tarso sugere: PT nacional não é ético.

De Zero Hora:

Principal nome do PT para concorrer ao governo do Estado em 2010, o ministro da Justiça, Tarso Genro, cobrou ontem um pedido de desculpas do presidente nacional do partido, Ricardo Berzoini, aumentando ainda mais as divergências entre as cúpulas nacional e estadual da sigla.Tarso demonstrou contrariedade com a declaração de Berzoini, que na sexta-feira havia criticado a antecipação da definição do candidato que irá disputar o Piratini.– As declarações são constrangedoras e ofendem todo o partido no Estado – disse Tarso. Em entrevista a Zero Hora, publicada na edição de sábado, Berzoini afirmou que a prioridade do PT é a construção de uma aliança nacional que sustente a candidatura de Dilma Rousseff à Presidência. Segundo ele, o calendário de escolha do candidato do Rio Grande do Sul é “informal”, uma vez que ocorre antes do nacional, o que contraria o estatuto da legenda.Petistas gaúchos interpretaram a manifestação como uma tentativa de oferecer o apoio do PT gaúcho ao candidato a governador do PMDB no Estado em troca de aliança nacional do PMDB com Dilma. A ideia já é defendida por alas do partido no Estado, como a corrente Construindo um Novo Brasil. A CNB possui maioria no diretório nacional, sendo o grupo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ex-ministro José Dirceu. Entre os defensores da aproximação com os peemedebistas no Estado, estão os deputados federais Marco Maia e Emília Fernandes.Apoiadores de Tarso reagiram à proposta que consideram inviável no Rio Grande do Sul.– Respeitamos o PMDB, mas o partido é o nosso adversário, um apoiador forte do governo Yeda Crusius. Isso não significa nenhum desmerecimento do PMDB. Mas até estranho que um presidente de partido (Berzoini) ofereça um apoio não pedido – disse Tarso.Indagado se a iniciativa era estimulada por Dirceu, seu desafeto, o ministro respondeu:– Não imagino que seja manobra do Zé Dirceu porque seria uma manobra contra o candidato dele aqui, o Adão Villaverde (deputado estadual). Não creio que eles chegariam a isso.
......................................................................................................
O que disse o aloprado Berzoini:

"A prioridade é nacional. Optamos pelo congresso em fevereiro para uniformizar a estratégia de alianças. As eleições nos Estados devem estar adequadas às estratégias que o congresso vai definir. São prematuras decisões sobre candidaturas em 2009".

A resposta do candidato Tarso:

"Uma incompreensão, um desconhecimento completo do que ocorre no RS, o fato de que temos um partido programático, politizado e ético. Foi um momento muito infeliz."

11 comentários:

  1. Peço venia para citar um texto interessante relacionado com este Post, Coronel, e que me chegou via e-mail:

    "Texto de Marcelo Tas
    Por não ser petista, sempre fui considerado "de direita" ou "tucano" pelos meus amigos do falecido Partido dos Trabalhadores.

    Vejam, nunca fui "contra" o PT. Antes dessa fase arrogante mercadântica-genoínica, tinha respeito pelo partido e até cheguei a votar nos "cumpanheiro". A produtora de televisão que ajudei a fundar no início da década de 80, a Olhar Eletrônico, fez o primeiro programa de TV do PT. Do qual aliás, eu não participei.

    Desde o início, sempre tive diferenças intransponíveis com o Partido dos Trabalhadores. Vou citar duas.

    Primeira: nunca engoli o comportamento homossexual dos petistas. Explico: assim como os viados, os petistas olham para quem não é petista com desdém e falam: deixa pra lá, um dia você assume e vira um dos nossos.

    Segunda: o nome do partido. Por que "dos Trabalhadores"? Nunca entendi. Qual a intenção?

    Quem é ou não é "trabalhador"? Se o PT defende os interesses "dos Trabalhadores", os demais partidos defendem o interesse de quem? Dos vagabundos?

    E o pior, em sua maioria, os dirigentes e fundadores do PT nunca trabalharam. Pelo menos, quando eu os conheci, na década de 80, ninguém trabalhava. Como não eram eleitos para nada, o trabalho dos caras era ser "dirigentes do partido". Isso mesmo, basta conferir o currículum vitae deles.

    Repare no choro do Zé Genoníno quando foi ejetado da presidência do partido. Depois de confessar seus pecadinhos, fez beicinho para a câmera e disse que no dia seguinte ia ter que descobrir quem era ele. Ia ter "que sobreviver" sem o partido. Isso é: procurar emprego. São palavras dele, não minhas.

    Lula é outro que se perdeu por não pegar no batente por mais de 20, talvez 30 anos... Digam-me, qual foi a última vez, antes de virar presidente, que Luis Ignácio teve rotina de trabalhador? Só quando metalúrgico em São Bernardo. Num breve mandato de deputado, ele fugiu da raia. E voltou pro salarinho de dirigente de partido. Pra rotina mole de atirar pedra em vidraça.

    Meus amigos petistas espumavam quando eu apontava esse pequeno detalhe no curriculum vitae do Lula. O herói-mor do Partido dos Trabalhadores não trabalhava!!!

    Peço muita calma nessa hora. Sem nenhum revanchismo, analisem a enrascada em que nosso presidente se meteu e me respondam. Isso não é sintoma de quem estava há muito tempo sem malhar, acordar cedo e ir para o trabalho. Ou mesmo sem formar equipes e administrar os rumos de um pequeno negócio, como uma padaria ou de um mísero botequim?

    Para mim, os vastos anos de férias na oposição, movidos a cachaça e conversa mole são a causa da presente crise. E não o cuecão cheio de dólares ou o Marcos Valério. A preguiça histórica é o que justifica o surto psicótico em que vive nosso presidente e seu partido. É o que justifica essa ilusão em Paris.... misturando champanhe com churrasco ao lado do presidente da França... outro que tá mais enrolado que espaguete.

    Eu não torço pelo pior. Apesar de tudo, respeito e até apoio o esforço do Lula para passar isso tudo a limpo. Mesmo, de verdade.

    Mas 'pelamordedeus', não me venham com essa história de que todo mundo é bandido, todo mundo rouba, todo mundo sonega, todo mundo tem caixa 2...

    Vocês, do PT, foram escolhidos justamente porque um dia conseguiram convencer a maioria da população (eu sempre estive fora desse transe) de que vocês eram diferentes. Não me venham agora querer recomeçar o filme do início jogando todos na lama.

    Eu trabalho desde os 15 anos. Nunca carreguei dinheiro em mala. Nunca fui amigo dessa gente.

    Pra terminar uma sugestão para tirar o PT da crise. Juntem todos os "dirigentes", "tesoureiros", "intelectuais" e demais cargos de palpiteiros da realidade numa grande plenária.
    Juntos, todos, tomem um banho gelado, olhem-se no espelho, comprem o jornal, peguem os classificados e vão procurar um emprego para sentir a realidade brasileira.

    Vai lhes fazer muito bem. E quem sabe depois de alguns anos pegando no batente, vocês possam, finalmente, fundar de verdade um partido de trabalhadores.

    MARCELO TAS é jornalista, autor e diretor de TV. A ênfase de seu trabalho está na criação de novas linguagens nas várias mídias onde atua.
    Entre suas obras destacam-se os videos do repórter ficcional Ernesto Varela; participação na criação das séries "Rá-Tim-Bum", da TV Cultura e o "Programa Legal", na TV Globo. Recentemente, Tas realizou o "Beco das Palavras", um game interativo que ocupa uma das salas mais concorridas do novo Museu da Lingua Portuguesa, na Estação da Luz, em São Paulo.
    E agora dirige o programa CQC na Bandeirantes."

    ResponderExcluir
  2. Eles não estão se entendendo é por que estão fora do lugar próprio para se discutir a ética petista: o banheiro.A ética petista é como merda:desaparece à primeira descarga.E pode ser daquela de puxar.

    ResponderExcluir
  3. Barão do Cambijú4 de maio de 2009 às 17:00

    -Ai Coronel...
    -To gostando, trocou as baterias comuns por baterias nucleares?
    -Tá arrepiando p´ra valer.
    medalha, medalha, medalha!!!!!!!
    rssssssssssss

    ResponderExcluir
  4. TOMA, Tarso Genro ! Vc merece !

    ResponderExcluir
  5. Em resposta, o PT nacional poderia sugerir que o Tarso é um imbecil! Aí empata o jogo.

    ResponderExcluir
  6. Com mais tempo e faríamos uma retrospectiva histórica da Guerrilheira-Candidata-Ideal-do-Apedeuta que confirmou não estudar nem os livros do partido.

    O sapo que o PT está engolindo com ella é um plus plus no azedume geral partindo pra intolerância e o confronto público.

    Dilma desagrega. Vai tocar o barco com um autoritarismo inaudito.

    Toma PT. A GENI DO LULA.

    ResponderExcluir
  7. Coronel

    O Partido Terrorista do RS já è ético, segundo afirma o Beria?

    Nem ele conhece o significado dessa palavra!

    ResponderExcluir
  8. Coronel
    Acabei de ler no blog do Leo Mota Neto, que o exercíto PEDIU A CABEÇA de Nelson Jobim ao Presidnete Lula, e que me parece que o novo minístro da defesa será Aldo Rebello, isto quer dizer que Jobim, ficara livre para disputar o governo do Rio Grande do Sul???/

    ResponderExcluir
  9. Coronel,

    Briga de doidos é muito engraçada.

    ResponderExcluir
  10. Botem os dois no vaso,e descarga neles.Excrementos.

    ResponderExcluir
  11. Corrente Construindo um novo Brasil?
    Novo Brasil pra eles, é claro.
    Com passagens aéreas para amigos e companheiros.
    Trabalhar que é bom ninguém quer.

    ResponderExcluir