terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Ipea quer derrubar os juros.

O presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcio Pochmann, afirmou que as taxas de juros "precisam de uma queda drástica, de 4 a 5 pontos" porcentuais. Na avaliação do presidente do Ipea, as medidas tomadas até agora pelo governo brasileiro para amenizar os efeitos da crise internacional "apenas evitam o pior". O Blog precisa contratar urgentemente um economista ou pedir o apoio dos leitores e comentaristas. O gênio petista que aparelhou o Ipea e acabou com séries históricas valiosíssimas está pregando juros a 8,75% ao ano, sendo que a inflação projetada é de 4,5%. Isto dá um juro real de 4,25% ao ano, sobre o qual incidirão taxas de administração dos bancos e tributos do governo. Fica no ar uma pergunta: quem vai investir em títulos do governo Lula para financiar a imensa dívida pública, com uma remuneração tão pequena?

23 comentários:

  1. Como se o culpado dos juros altos nao fosse poder executivo (emissao de titulos da divida publica).

    Ja' o abuso no emprestimo bancario e' culpa dos bancos e, mais ainda, da legislacao que protege o caloteiro seja ele indiviuo, empresa ou poder publico.

    ResponderExcluir
  2. no país inventado por

    lula
    e a súcia desprezível de

    inéptos que o cerca é que a PIZZA,

    chega antes do que a polícia.


    esse não é o meu país!

    ResponderExcluir
  3. Isso é que é uma cobra. Esse me dá mais medo que o Lulla.

    "Portanto, essa decisão, essa ida do Geraldo Alckmin, acho, é uma homenagem a todos nós tucanos, mas acho que a mim em especial."
    [Aécio Neves]

    Lulla, a cabeça da serPenTe

    ResponderExcluir
  4. É..DÓI DIZER MAS...ELE TEM RAZÃO !

    O PROBLEMA É QUE JUROS NAO CAEM POR DRECRETO, MAS SIM POR (EM RESUMO) UMA EXPECTATIVA SAUDAVEL DO PROPRIO AMBIENTE ECONOMICO...

    E COM A ASTANAÇA DO GOVERNO ,É QUE NOA VAO CAIR MESMO !

    HOJE, OS JUROS ESTAO FAZENDO A "GORDURA" QUE OS BANCOS PRECISAM P. ATRAVESSAR O INVERNO GLACIAL ECONOMICO QUE VEM AÍ!

    QUEM DIVIDA COM O CARTAO ...QUE QUITE JÁ!EMPRESIMO?VENDE O CARRO E PAGA A VISTA...LIVREM-SE DO BANCOS;

    VAI FICAR PIOR...

    ResponderExcluir
  5. Coronel,

    Quem sabe se os bancos passarem a ser casa de caridade e diminurem para zero sua taxa de administracao, e se o governinho baixar os tributos a zero e a inflacao for ***recalculada*** pelo IBGE, nao se consiga alcancar esse numero magico?

    ResponderExcluir
  6. Coronel

    A inflação prevista para 4,5%? Evidentemente se no mínimo for o dobro, 9%, já estamos com muita sorte.

    Mas o seu curioso pedido a economistas levou-me a recuar no tempo e na História.

    Pinochet quando implantou seu regime militar democrático, arranjou uma equipe de bons economistas que puseram a economia do Chile uma maravilha por muitos anos, sem mentiras, nem números enganadores. Não sei se esse milagre econômico ainda se mantém. Mas seria bom que os nossos economistas estudassem esse modelo econômico que deu espantosos resultados, pois o bolchevique allende tal como a nossa aberração de nove dedos, também deu cabo da economia.

    Seu deu resultado lá, porque não também aqui?

    ResponderExcluir
  7. Não sou economista, mas minha avó já dizia que o lucro é proporcional ao risco. Logo ...

    ResponderExcluir
  8. Sr. Coronel:

    Existe um dito popular,não sei avaliar sua veracidade, que diz:

    Quando uma empresa vai bem não precisa de economista, quando ela vai mal não há economista que a conserte.

    ResponderExcluir
  9. Nem se perturbem ...ou se perturbem muito!

    Lula jamais correria o risco de discordar de Meirelles e nesta época de crise então nem pensar...
    ele é um tremendo medroso.

    Mas é bom se precaver contra asneiras de fim de mandato.Lula já era..agora ele é so um instrumento de poder..custe o que custar.Seus aliados vão cobrar.

    ResponderExcluir
  10. Coronel

    Deus que nos proteja.....

    ResponderExcluir
  11. Sabe Coronel, antes de Gagarin voar para o espaço, os soviets enviaram uma cadela, a Laica. Ela não sabe pilotar uma nave, mas estava lá. Se alguma emergência houvesse, ela não saberia manipular o satélite. É o caso do PT e do molusco. Apenas passageiros em algo que não entendem, que está ao sabor dos ventos internacionais. O desenrolar será complicado. Mas afinal, 68% dos brasileiros não entendem 3 laudas de texto, que deve ser o indice de popularidade desse pobre diabo.

    art

    ResponderExcluir
  12. Quem sabe se,ao invés de se preocupar tanto com os juros, ele não sugere ao governo um corte "tipo assim" de 50 % nos impostos de modo geral. Muito,mas muito pior do que os juros - que em última,última análise usa quem quer - dos impostos pornográficos ninguém fala?! Quando ,em média, de cada item que se consome no Brasil,a metade vai para o governo gastar vergonhosamente mal - isto quando não acaba em malas,maletas,cuecas- ninguém se coça para mudar este absurdo?!

    ResponderExcluir
  13. Coronel, concordo com a Li. Um corte de impostos e um corte de gastos no governo.Seria a medida óbvia, inclusive face ao não cumprimento do programa orçamentário da união (acho que em estradas o molusco e sua gang não conseguiram usar nem 30% do orçamento). Afinal licitar dá trabalho, e trabalho é para o sindicalista o mesmo que alho para vampiro.

    art

    ResponderExcluir
  14. Acho que deve haver algum meio legal, de cobrar o governo federal o cumprimento do orçamento, esses políticos passam o ano discutindo o orçamento, e depois o governo não usa ? Tem que haver alguma forma de cobrança.

    art

    ResponderExcluir
  15. Coronel:

    esse gênio da economia que aparelhou o IPEA precisava ser informado que a moeda brasileira se chama real, e não dólar!

    O dólar atrai os compradores dos títulos do tesouro americano com remuneração negativa!! Mas o dólar é o dólar que os chineses e sauditas sustentam. Na verdade, o que os chineses fazem é comprar "american assets" indiretamente, via o deficit da balança comercial entre os dois paises. Já os sauditas compram "capital goods" dos americanos diretamente com seus petro-dólares. Em breve, nos USA, a unica coisa americana restante será a população. Todos os Means of Production (land or capital) dos americanos terão mudado de donos.

    Os americanos terão que se perguntar:

    "Is economic freedom a good?"

    A liberdade economica é um bem, apenas se preenche alguma necessidade em nossa natureza. O ser humano tem algo que se chama Livre Arbítrio. Suas ações teem valor moral apenas se tomadas pela propria iniciativa. Portanto o uso da escolha é necessário para a dignidade humana. Um homem privado de escolher é por isso menos que um homem. Não podemos fazer o bem, ou até mesmo o mal, a menos que o façamos livremente.
    A liberdade economica é um bem porque as ações humanas são múltiplas, tanto seus desejos como suas faculdades criativas; mas sómente de posse da liberdade economica é que essa multiplicidade pode ser efetiva. Privadas da liberdade economica, as unidades da sociedade, a família e em certo grau o individuo, perdem o poder de expressar aquela diversidade que é vida.

    Os meus críticos dirão que mesmo sob a Propriedade Estatal existe liberdade economica. Esta é a resposta Comunista. Os diversos Gulags da história contradizem a hipótese comunista.

    Hereticus

    ResponderExcluir
  16. Esse cara do IPEA ou e um imbecil Esse cara do IPEA deve estar fazendo jogo de cena pra achar um culpado pelo que vem por ai. E muito facil culpar os juros altos e os bancos.
    Principio elementar de economia: quanto maior o risco, maior a remuneracao paga (juros) ao emprestador. Os emprestadores sao, entre outros, os compradores de papeis do governo (letras, bonds, etc.). O emprestador tera de rever seu capital ao fim do emprestimo c/ uma remuneracao real positiva e cobrara um premio pelo risco incorrido.
    A remuneracao real tera entao de levar em conta a inflacao, o risco e a utilizacao do capital(o emprestador pode emprestar a outros).
    Ora o Brasil tem uma reputacao que nao e das melhores como pagador de suas dividas( risco alto). Dizer que a inflacao real no Brasil e de 4% ou 4,5% e piada. E por ultimo, como emprestador, quais seriam as outras alternativas disponiveis para investir(emprestar) o mesmo capital? Se baixar muito os juros, os emprestadores saem todos correndo.


    SentaPua

    ResponderExcluir
  17. Batata,

    Isso se aplica ao desgoverno. Enquanto o mundo crescia (levando o Brasil junto) não havia problema algum.

    ResponderExcluir
  18. O IPEA "está se achando". Pensa que manda mais que o Club Bilderbergh.

    Evidentemente, todos estão dizendo que os juros precisam cair (concordo).

    Mas, sabem o que vai acontecer?

    Simplesmente o capital especulativo que ainda está por aqui vai evaporar. E, aí sim, vamos ver o que é marolinha.

    Ainda não estão percebendo (ou não querem perceber) que o Club Bilderbergh está preservando o Brasil?

    ResponderExcluir
  19. Marcelo (20:03),

    Os bancos nada tem com isso. São apenas o instrumento para o desgoverno coletar mais dinheiro indiretamente. Há, aí, uma simbiose canalha: os bancos fazem o que querem ("nuncaantesnestepaís" ganharam tanto dinheiro) e o desgoverno não é molestado. Banco descontente derruba qualquer governo num piscar de olhos.

    ResponderExcluir
  20. Li,

    Seu raciocínio está correto. Digo mais: corte nos impostos significa mais dinheiro circulando gerando empregos e serviços que geram mais arrecadação, num círculo virtuoso.

    Porém (sempre há um porém), cortar gastos neste desgoverno de bandidos? Nem pensar! Lembra-se da revolução que montaram quando a CPMF foi extinta?

    Aqui eu emendo sobre a SORDIDEZ do Fundo Soberano:

    Como o Manteiga diz, é uma "caderneta de poupança" do desgoverno. Só que um pequeno problema: se existe dinheiro para guardar na poupança é A PROVA PROVADA DA CANALHICE.

    A arrecadação de impostos JAMAIS DEVE SER SUPERIOR ÁS NECESSIDADES. É a própria finalidade dos impostos: para as NECESSIDADES de gastos do governo.

    O correto seria reduzir impostos (nem precisa reduzir gastos pois há arrecadação em excesso) e ESTIMULAR A POUPANÇA DA POPULAÇÃO, que é o que produz o tal de crescimento sustentável de que tanto falavam.

    A propósito, o Brasil é um dos países de menor poupança dentre as 20 maiores economias. Se não me engano, há uma planilha no site da OECD (www.oecd.org/).

    ResponderExcluir
  21. Esqueci de completar, sobre redução de impostos para aumentar arrecadação. Pesquise na rede sobre "Curva de Laffer".

    ResponderExcluir
  22. Anticomunista,

    O juros bancario ao consumidor e' alto no Brasil por causa da inadimplencia. Muitas leis protegem o caloteiro profissional.

    Mas e' absurdamente abusivo porque o governo depende dos bancos para dar fluxo aos titulos de divida publica (fundos de investimento) e, claro, para o caixinha de fundos de campanha.

    Ai eu concordo com voce, o "governo" PT e' refem dos bancos, monstro que ele proprio alimentou vaidosamente.

    ResponderExcluir