sábado, 1 de março de 2008

Editorial da Folha de São Paulo.

Território invadido

Ataques do presidente Lula a um ministro do Supremo são espetáculo constrangedor de descontrole e truculência

TOMOU UMA NOITE de folga, ao que tudo indica, o estilo "Lulinha paz e amor." Quem entrou em cena, numa cerimônia realizada anteontem em Aracaju, foi um presidente da República desequilibrado e truculento, vociferando do palanque despropositadas provocações a um Poder autônomo da República.

Seria bom se o Judiciário, disse Lula a plenos pulmões, "metesse o nariz apenas nas coisas dele". Com gestos enfáticos, classificou de "sandices" e "bobagens" as opiniões de um ministro do Supremo Tribunal Federal. O alvo de seus ataques, mesmo sem ter sido citado nominalmente, era fácil de identificar.Trata-se do ministro Marco Aurélio Mello, que é também presidente do Tribunal Superior Eleitoral. Quanto ao que motivou o surto do presidente, não se guardam segredos sobre seu contexto imediato.

Numa iniciativa de flagrante conteúdo eleitoreiro, o Executivo se lança num vasto programa de benefícios sociais, intitulado "Territórios da Cidadania", meses antes da realização dos pleitos municipais. Serão distribuídos mais de R$ 11 bilhões em 958 municípios brasileiros. A legislação proíbe, todavia, a criação de novos programas e o aumento de gastos sociais em ano eleitoral.Questionado judicialmente pela oposição, o "Territórios da Cidadania" suscitou imediata crítica de Marco Aurélio Mello, ávido de externar suas opiniões na imprensa. Não é a primeira vez que o presidente do TSE abandona a discrição que convém a seu cargo. Contudo, se o ministro falou demais, o presidente da República perdeu uma ótima ocasião para ficar calado.

Diante de uma platéia pronta a aplaudi-lo, Lula conferiu a seu pronunciamento um tom de inaceitável desafio: que o ministro se demita de seu cargo, exaltou-se, se quiser imiscuir-se na política. Embalado na seqüência de comícios em que consumira aquela quinta-feira, o presidente invadiu, nos trancos e barrancos de uma oratória sem controle, o território autônomo das atribuições do Poder Judiciário.

À oposição não faltaram as críticas de praxe. Lula acusou-a de não ter governado quando estava no poder e de agora querer impedi-lo de fazer política social.

Nada impedia, contudo, o governo Lula de ter criado o "Territórios da Cidadania" em anos anteriores. Nada impedia sua base parlamentar de propor alterações na legislação eleitoral, em vigor desde 1997. Mas o presidente está em campanha: "A partir de agora são dois dias da semana em Brasília, e o resto andando pelo país."

Que passe o tempo em palanques não é novidade. Que se exponha ao ridículo nas algaravias que improvisa tampouco é incomum. Mas que o presidente pretenda desequilibrar o jogo eleitoral com programas de legalidade no mínimo discutível, e que justifique sua atitude numa linguagem intoxicada de grosseria e impropério, é novidade até mesmo para os padrões de despreparo e demagogia que lhe são costumeiros; Lula passa, sem dúvida, dos próprios limites.

27 comentários:

  1. Tudo bem, o Lula estava p* da vida porque andam mostrando a roubalheira da caterva dele, o que ele acha uma baita sacanagem. Não poder roubar em paz é f*. Mas que ele estava uma gracinha com aquela faixa azul e branca de rainha da festa da cebola, ah! isso estava.
    Parecia uma garrafa de Antárctica (a famosa faixa azul, argh!) quente soltando espuma pelo gargalo. Seria homenagem à sua viagem recente? Azar da turma do gargarejo, que deve ter tomado cuspe pelas fuças durante todo o vitupério. É o preço...

    ResponderExcluir
  2. Coronel, está explicado.
    É o desejo oculto de ser um ditadorzinho abaixo da linha do Equador. Pior, Coronel, é que às vezes vejo o replay do filme Salvador Allende e La Moneda.

    ResponderExcluir
  3. Existe um velho ditado que diz que o peixe morre pela boca. É o que, provavelmente, deve acontecer com esse despreparado que alçou à Presidencia de nosso país.

    ResponderExcluir
  4. Da Mídia Independente(http://www.midiaindependente.org/pt/red/2008/02/412425.shtml):
    "Ao abrir o inventário, Bruno Daniel, irmão do prefeito assassinado de Santo André (SP), Celso Daniel, descobriu a existência de contas bancárias em paraísos fiscais, mas com o detalhe particularmente petista: o falecido assinou cheques depois de morto. Bruno, exilado em Paris temendo pela sua vida, receberá dia 4 o passaporte de refugiado político e planeja uma entrevista coletiva explicando a razão do asilo." Não é de arrepiar?

    ResponderExcluir
  5. 29/02/2008
    Coronel, não é uma "gracinha"?

    O general Jorge Felix
    Convocado pela Comissão de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI) do Congresso para falar do furto de equipamentos da Petrobrás, o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Jorge Felix, disse ontem que o caso (Petrobras) continuará sendo investigado, apesar do entendimento da Polícia Federal (PF) de que se tratou de um crime comum.

    ResponderExcluir
  6. Pede pra sair, Lula, pede pra sair.
    Não agüento mais olhar para a cara desse... tantã.

    ResponderExcluir
  7. Coronel, elle poderia parar de dar "piti" em palanques. Poxa, cá pra nós, isso está soando mal.
    Elle estaria exagerando nas DOSES ou é efeito dos cartões corporativos e seus sigilos (temor da transparência)?
    O povo aguarda ansioso pela resposta.
    Outra coisa, onde anda a Ministra candidata? Esquivando-se para sair ilesa?

    ResponderExcluir
  8. “Lula ultrapassa os próprios limites”, está na FSP.
    Não que o fato em si não interesse, mas eu gostaria de saber se existe alguém capaz de colocar limites nesse aprendiz de Fidel Castro.
    As pessoas comuns não se surpreendem mais. Os especialistas chamados cientistas políticos, dizem com um dar de ombros que são coisas de Lula (segundo Heráclito Fortes, coisas que acontecem à tarde).
    Fruto de regimes / hábitos alimentícios ou não, penso que alguma coisa deveria ser feita.
    A oposição vocifera e fica por isso mesmo. Afinal, as atitudes palanqueiras do presidente não caracterizam quebra de decoro?
    A alusão tão destemperada a um Juiz do Supremo não deveria suscitar uma ação além dos comunicados e bate-boca?
    À luz da razão, porém, até dá pra entender a oposição e a opinião pública.
    São tantos os escândalos e crimes cometidos por essa administração (?) que nem dá pra reagir, indignar-se e muito menos apurar.
    Seria de bom alvitre que alguém com senso de organização encadeasse por data os escândalos deste governo. Quando nada para ensinarmos às criancinhas de amanhã como a democracia brasileira quase foi destruída por um governo demagógico e incapaz. Em nome do povo.
    Saudações,
    M. Rosa – S. Paulo-SP

    ResponderExcluir
  9. Deve ter tomado umas biritas… é um valentão de porta de bar.

    ResponderExcluir
  10. Coronel, indícios do PITI:
    "Aproximadamente 10% dos consumidores regulares de álcool progridem a níveis de uso que inevitavelmente causam algum tipo de detrimento físico ou social. O uso freqüente é acompanhado por tolerância, dependência e síndrome de abstinência. Quando a dependência é instalada, a abstinência da droga resulta em um período de hiperexcitabilidade caracterizada por taquicardia, tremores, agitação psicomotora, confusão mental, desordens no sono, episódios de alucinações e uma variedade de desconfortos físicos."

    ResponderExcluir
  11. Coronel

    Esta aberração que a mãe-natureza produziu, não está mais minimamente habilitada para exercer esse cargo de enorme responsabilidade, em representar o Brasil, suas instituições democráticas e a grande maioria dos brasileiros.

    Talvez excesso de bebida afete seu raciocínio já em si desequilibrado e truculento, vociferando do palanque despropositadas acusações e provocações numa atitude de baixaria condigna com sua história de vida, numa linguagem intoxicada de grosseria e impropério, será(?) novidade para os padrões de despreparo e demagogia que lhe estão inerentes devido à sua fraca socialização e educação.

    Já não tem idade para mudar seu caráter, mas tem idade para ser mudado do lugar que ocupa, devido à sua irresponsabilidade doentia para com as instituições democráticas que jurou defender e, no entanto insulta quando lhe apetece.

    Isso mostra a sua falta de preparação e irresponsabilidade para se manter no cargo.

    Se o Congresso nada fizer, è conivente com tudo de mal suceder ao Brasil, pois Collor teve impeachment por muito menos, por corrupção que, neste governo tomou proporções abissais.

    Estão reunidos todos os propósitos para Lula sair do cargo que ocupa.

    Brasil atravessou o Rubicão.

    Alea jacta est.

    Nada pode voltar a ser como de antes.

    ResponderExcluir
  12. Coronel, agora fica mais assimilável a explicação para a realização de tantos churrascos e festas juninas: HAJA QUENTÃO, MOÇO. Não é para festejar os santos de época, com certeza.
    Por isso, alguém diz: tem cocô no meio da sala e está fedendo.

    ResponderExcluir
  13. Será que com a descoberta dos golpes com cartões ele deixou de comprar importados e voltou pra mardita? Estava desacostumado e acho que está dando revertério, porque o efeito é brabo. O homem está destrambelhado de vez e voltou aos espetáculos constrangedores de descontrole, truculência e total igonorância? Até quando oh Brutus?

    ResponderExcluir
  14. Coronel, a história está aí para nos relatar o q acontece. Desde 2004.

    © 2004 MidiaSemMascara.org

    O cancelamento do visto do jornalista do The New York Times, Larry Rohter Junior, autor da reportagem que acusa Lula de abusar de bebidas alcoólicas ganhou o mundo. Pior: o governo se apóia em uma lei da época da ditadura militar para expulsar Rohter do Brasil. A presidente da Associação dos Correspondentes Estrangeiros, Verónica Goyzueta, declarou: “Nossa situação de trabalho fica complicada. É uma ameaça à liberdade de imprensa, pois se você escrever algo que desagrada o governo, corre o risco de ser perseguido e retaliado com a perda do visto”. Verónica lamenta que a decisão seja tomada por um governo que possui políticos que foram perseguidos pela ditadura militar.

    O presidente nacional da OAB, Roberto Buzatto, declarou: “Eu não me lembro, nem na época da ditadura, que o governo tenha expulsado um jornalista, porque a cassação do visto de permanência significa uma expulsão do País. Não tenho notícia de que isso existiu, mesmo no tempo do obscurantismo neste País.” Já a Repórteres Sem Fronteiras diz que a medida incluirá o Brasil na lista dos países que desrespeitam a liberdade de imprensa.

    O The Times afirma que Lula, “um ex-lider sindical e metalúrgico que subiu ao poder com uma agenda populista há 16 meses, é conhecido por gostar de cachaça, um potente rum de cana-de-açúcar” e que sua popularidade sofreu baixas nos últimos meses, parcialmente por causa do fracasso do governo de cumprir suas promessas para enfrentar o desemprego e a pobreza. A presidente da Associação dos Correspondentes Estrangeiros em Londres, Catherine Mayer, disse que a decisão do governo de “expulsar um jornalista por criticar o presidente tem implicações preocupantes para liberdade de imprensa” no país. Também o Daily Telegraph disse que no Brasil, “alguns afirmaram que ficaram chocados ao ver autoridades, muitas das quais foram presas ou exiladas por se oporem às ditaduras militares, recorrendo às táticas autoritárias que tinham sido usadas naquela época”.

    A Sociedade Interamericana de Imprensa foi além e relacionou o fato a outros “incidentes contrários à liberdade de expressão” que estariam ocorrendo na Venezuela. O presidente da Comissão da Liberdade de Imprensa, Rafael Molina, disse que é preocupante verificar que enquanto na Venezuela um empresário do setor jornalístico teve uma propriedade expropriada e um jornalista enfrenta um tribunal militar, no Brasil ocorre o cancelamento do visto do correspondente americano. “Com esta decisão se põe em dúvida a verdadeira existência da liberdade de expressão no Brasil”, disse. Lula e Chávez idolatram Fidel Castro. Qualquer semelhança é mera coincidência?!

    ResponderExcluir
  15. Do RA
    "Marco Aurélio foi mesmo grampeado.
    Há seis meses, uma reportagem de VEJA revelou que ministros do Supremo Tribunal Federal, desconfiavam que seus telefones eram monitorados ilegalmente e foi aberta CPI. Os petistas saíram gritando que era paranóia.
    Na semana passada o representante de Relações Institucionais da Oi Fixo, antiga Telemar, Arthur Madureira de Pinho, revelou que o setor de segurança da empresa constatou que o telefone do apartamento do ministro Marco Aurélio Mello, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, no Rio de Janeiro, foi clandestinamente grampeado em2006".
    E agora de novo Lula peitando o ministro. Esses petistas são perigosos. grampos, dossiês fajutos,..... usam tudo que é maracutaia para ferrar os advrsários.

    ResponderExcluir
  16. É isso, Coronel, se mexer mais encontrarão muito mais. Vamos aguardar os trabalhos das CPI's do GRAMPO e do CCorporativo. Temos uma sensação de que essepaiz deverá passar a limpo em alguns aspectos. O foco pode estar na reação. Haja DG.

    ResponderExcluir
  17. E que não confiem em equipamentos de comunicação ditos e prometidos como seguros. Onde existe onda eletromagnética, existe possibilidade de interceptação.
    Telefone foi feito para se marcar encontro. Não é?

    ResponderExcluir
  18. Coronel,

    Na Veja dessa semana tem alguma coisa sobre o grampo do telefone do ministro MARCO Aurelio.

    Pelo jeito, tem gente que nao quer que o ministro discorde de nada.

    ResponderExcluir
  19. Fica claro, Coronel, que o discurso delle foi direto e com endereço preciso. Muito provavelmente, algum comentário ou observações feitas pelo alvo provocaram contrariedade. A inteligência para isso funciona muito bem. Com certeza.

    ResponderExcluir
  20. Coronel:

    Grave distúrbio emocional de nível psicótico, que se caracteriza por um acentuado afastamento da realidade, delírios, alucinações, desarmonia emocional e comportamento regressivo; antigamente era chamada de demência precoce, hoje dá-se o nome a pessoas com estas características, de esquizofrênico.
    Será que o presidente que ontem falou em Aracaju, naqueles termos contra o ministro do Justiciário está doente?
    É preocupante!

    ResponderExcluir
  21. É, Coronel, a situação é mesmo preocupante. CPI do GRAMPO.

    "Atiramos no que vimos e acertamos no que não vimos. É estarrecedor", surpreende-se o presidente da CPI, o deputado federal Marcelo Itagiba, ex-delegado da PF. Até agora, a investigação não descobriu nenhuma evidência da participação de agentes do estado nas intercepções, mas os primeiros depoimentos tomados não deixam dúvida de que falar ao telefone há muito deixou de ser uma atividade particular, principalmente entre as autoridades da República. Os ministros do STF foram convidados a prestar depoimento à comissão. Depois de uma reunião entre os integrantes da CPI e a presidente da corte, ministra Ellen Gracie, ficou combinado que aqueles que quiserem formalizar as denúncias ou suas suspeitas poderão fazê-lo por escrito.

    Fonte: Revista Veja - Editora Abril

    ResponderExcluir
  22. O néscio não raciocina mais. A bebida queimou o tico e o teco, que ele ainda tinha no cérebro.

    ResponderExcluir
  23. O maior problema é que o povinho morto de fome, que não gosta do batente, não lê jornais. A "cumpanherada sindicalista mamatetóloga", está enchendo os bolsos, malas, aviões, contas bancárias, cuecas...de dólares. Não tem interesse nenhum que o "provedor" da negociata, perca o cargo.

    Ficamos nós, indignados e dignos brasileiros, a sustentar uns e outros, pagando cada dia mais impostos, e ainda sendo obrigados a ouvir asneiras, grosserias e sandices.

    Um dia o povinho acorda!

    ResponderExcluir
  24. na minha opinião, o melhor de tudo isso, é ver a folha, jornal notadamente do PIG, o partido da imprensa governista, fazendo um editorial contundente contra o maior salafrário que já foi eleito "nestipaíz".

    será que a imprensa está finalmente acordando para os riscos que se apresentam??

    Deus queira!!!

    ResponderExcluir
  25. CH

    Grampo & cia

    A Agência Brasileira de Inteligência gastou R$ 42 mil em "equipamentos para a área de inteligência", que, é claro, não especificou.
    02/03/2008 | 0:00

    ResponderExcluir
  26. Êta cachacinha boa essa aí de Aracajú,né Presidente????!!!!!

    ResponderExcluir
  27. LULACORLEONE ESTA PASSANDO "RECIBO" ...SEU DESTEMPERO É A PROVA CONCRETA QUE AS PODEROSAS E GRAVES DENUNCIAS QUE VÃO SER ESCANCARADAS NA C.P.M.I DOS CARTÕES CORPORATIVOS VÃO ATINGIR EM CHEIO ELE E SUA "FAMIGLIA E TODOS OS SEUS CUPICHAS PETISTAS DO PLANALTO,POR ISSO É QUE ELE ATACA O JUDICIARIO... POIS É LÁ QUE ELE VAI TER QUE PRESTAR CONTAS EM BREVE , SEM FALAR NO MATERIAL ULTRA-EXPLOSIVO QUE AGUARDA NAS GAVETAS DAS REDAÇÕES DE 2 IMPORTANTES REVISTAS SEMANAIS PARA SEREM ESCANARADOS QUANDO A CPMI COMEÇAR.PORTANTO OS HISTERISMOS E OS DESCONTROLES EMOCIONAIS DO BUFÃO VÃO AUMENTAR PODEM TER CERTEZA! DESTE ESCANDALO LULA NÃO ESCAPA, NÃO TEM COMO COLOCAR TAMANHA MONTANHAS DE FALCATRUAS DEBAIXO DO TAPETE.. É PEQUENO E JÁ ESTA ENTULHADO DE TANTOS OUTROS ESCANDALOS. O QUE ESTA NA BALANÇA É: OU LULA É INVESTIGADO A FUNDO E SE CULPADO FOR DEVE SOFRER UM IMPEACHMENT OU ENTÃO É O FIM OFICIAL DA REPUBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E O ADVENTO OFICIAL DA DITADURA LULOPETISTA DO CRIME ORGANIZADO. ENQUANTO ISSO OS NOSSOS COMANDANTES MILITARES SEGUEM BAJULANDO E ADULANDO O MAIOR DELINQUENTE DA HISTORIA DO BRASIL.

    O CORNETEIRO DE PLANTÃO

    ResponderExcluir