terça-feira, 6 de outubro de 2015

Dilma derrotada: sem quórum na sessão do Congresso, vetos não foram votados.

O novo time de articulação política do governo fracassou nesta terça-feira, em seu primeiro teste, após a reforma ministerial. Após suspender por meia hora a sessão para análise dos vetos da presidente Dilma por falta de quorum, o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), desistiu de retomar a votação hoje e marcou nova sessão do Congresso para as 11h30 desta quarta-feira. Mesmo com aliados do governo —como o novo ministro da Ciência e Tecnologia, Celso Pansera —, no plenário para arregimentar deputados para a votação, não houve quorum na Câmara. 

Nos bastidores, líderes de partidos da Câmara se mobilizaram para não dar quorum na Casa, como forma de pressionar Renan a incluir na pauta do Senado a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que permite a doação de empresas. Renan alterou sua agenda para receber, às 15h, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy.

Quando a sessão foi suspensa por meia hora, havia apenas 162 deputados no plenário, quando são necessários pelo menos 257 para iniciar as votações. Já no Senado, havia quórum: 54 senadores registraram presença. São precisos 41 deles para iniciar as votações. Renan Calheiros abriu a sessão às 12h29 para analisar vetos da presidente Dilma Rousseff, entre eles o que garante reajustes entre 53% e 78,5% aos servidores do Judiciário, com impacto estimado de 36,2 bilhões em cinco anos.

Foi marcada nova sessão do Congresso para amanhã, quarta-feira, às 11:30. 

6 comentários:

  1. KKKK. Quero ver agora o fanfarrão do ministro da Justiça falar que o governo possui uma base sólida que dará governabilidade à Dilmentira! KKKKKKK. Mesmo vendendo a alma para o fisiológico PMDB e também para o Luladrão, não conseguiu quórum para votar os vetos presidenciais!!! QUE VEXAME!!! KKKKK. Essa notícia alegrou a minha tarde!!!

    ResponderExcluir
  2. quem realmente perdeu foi o pessoal do AERUS, que o governo está sacaneando há mais de 2 anos, após decisão judicial. também o pessoal do judiciário que não receberá seu reajuste salarial.

    ResponderExcluir
  3. Time?

    Ah, dá um taime!

    KKKKKKKKKKKKKKKKK...

    ResponderExcluir
  4. São todos uns espoliadores do povo, ou melhor, do gado.

    ResponderExcluir
  5. Cel
    Seguinte: o País faliu e não tem mais dinheiro para pagar a base alugada. Resultado: não votam + a favor do governo nem que a "vaca tussa". Bem feito! "No que se refere" à CPMF tb não aprovarão, pois em pagamento o governo precisaria dispor de um $ que não tem. Bem feito!
    Esther

    ResponderExcluir
  6. Ta' na hora do povo brasileiro parar de votar tanto no PMDB. Fisiologico, pouco liga para o povo brasileiro. Nada de eleger deputados e prefeitos desse que e' o maior sustentaculo do tragico governo petista.

    ResponderExcluir