terça-feira, 17 de março de 2015

O Bradesco do ministro Levy pega melhor fatia para privatizar pedaço da Petrobras.

A Petrobras já deu o pontapé inicial no plano para vender parte do seu patrimônio, com a definição do que será oferecido ao mercado e a contratação dos primeiros bancos encarregados de procurar compradores no Brasil e no exterior. O pacote inclui usinas termelétricas, participações em distribuidoras de gás e em campos de petróleo, postos de gasolina no exterior e uma fatia da Petrobras Distribuidora, dona da marca BR, a maior rede de postos do país. 

Acuada pela Operação Lava Jato e diante da desconfiança provocada por sua situação financeira, a Petrobras precisa de dinheiro para reduzir sua dívida e preservar o caixa. A estatal já comunicou ao mercado que espera conseguir US$ 13,7 bilhões com a venda de ativos. O momento, no entanto, não é o ideal: com a queda no preço do petróleo, caiu o valor de ativos de óleo e gás. 

A oferta de parte da Petrobras Distribuidora, rede com cerca de 7.500 postos no país, é considerada a mais interessante do bloco e foi entregue ao Bradesco BBI. O tamanho da fatia não foi definido. A ideia inicial era abrir o capital da empresa na Bolsa, mas o plano foi alterado por causa do momento de crise. Agora, a intenção da nova diretoria da Petrobras é trazer um sócio minoritário, com poderes para limpar a administração da empresa, que sofre influência política. Segundo investigações da Lava Jato, o senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL) teria recebido propina para intermediar negócios na empresa. Ele nega. 

Um dos objetivos da Petrobras com a venda de ativos é focar sua atuação na exploração de petróleo, reduzindo a necessidade de investimentos em outras áreas. Por causa disso, a estatal vai reduzir ou até sair de dois segmentos: geração de energia em usinas termelétricas e distribuição de gás. A Petrobras é dona ou sócia de distribuidoras de gás em quase todos os Estados do país. Em boa parte, as parcerias são com governos estaduais, mas há sócios privados, como a japonesa Mitsui. 

A estatal contratou o Itaú BBA para ajudá-la a definir como vender essa operação, em bloco ou fatiada, o que poderia atrair mais interessados. No ano passado, a empresa vendeu sua participação na Gasmig, em Minas Gerais, por R$ 600 milhões. 

No segmento de geração de energia, a Petrobras é dona de 21 termelétricas que foram adquiridas a partir do primeiro governo Lula. O mandato de venda também ficou com o Bradesco BBI. A maior parte dessas usinas foi construída no governo Fernando Henrique, para fazer frente ao apagão de 2001, e quase quebrou depois que a situação se normalizou. Hoje, as termelétricas são um bom negócio porque a seca em boa parte do país provocou uma explosão no preço da energia elétrica. No entanto, podem render menos quando a produção das hidrelétricas for restaurada. 

A oferta de algumas centenas de postos de gasolina na Argentina, no Paraguai, no Uruguai e na Colômbia será feita pelo Itaú BBA. A estatal também procura sócios para alguns blocos de petróleo, o que reduziria sua necessidade de investimento. Está negociando o mandato de venda com bancos estrangeiros, como o Bank of America Merrill Lynch. A direção da Petrobras informou que não comenta assuntos estratégicos. Os bancos citados não quiseram se pronunciar.

11 comentários:

  1. Sem a saída do PT e da Dilma do Governo, essa venda será com corrupção, com entrega do patrimônio público como fizeram com a venda dos Poços na Nigéria e parte da Empresa na Argentina, por valores abaixo do mercado. Tem dedo petralha e desvio de dinheiro. Não será o próprio destruidor da Empresa comprando-a? NÃO CONFIO NOS ATUAIS DIRIGENTES DA PETROBRAS PARA A VENDA DA MESMA, POIS É O MESMO PRESIDENTE DO EMPRÉSTIMO DA VAL. ALÉM DO MAIS, URGENTE CPI DO BNDES, POIS COMO TODAS AS VEZES QUE ESSE GOVERNO LANÇOU ALGUMA COISA, HOUVE DINHEIRO PÚBLICO. QUE A PETROBRAS BUSQUE SEUS ATIVOS NA BOLIVIA ONDE FOI SAQUEADA.

    ResponderExcluir
  2. Tem que botar refinaria nessa lista de vendáveis ou o monopólio não acaba nunca...

    ResponderExcluir
  3. Cai por terra mais um mito petista. A petrobras, que seria, segundo Lula, privatizada pelos tucanos, esta' sendo, em parte, privatizada pelo ...PT! Brincadeira.

    ResponderExcluir

  4. DEVERÁ ROLAR MUITA PROPINA NA VENDA DOS ATIVOS DA PETROBRÁS,ATENÇÃO MPF!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Cel.

    Uéééé´! Privataria Petralha, póde?



    Toloco

    ResponderExcluir
  6. Privatiza logo! Vende por R$1,00, doa, faz qualquer coisa, mas tira das mãos do pt!!

    ResponderExcluir
  7. Petróleo nunca mais vai subir. Como eu digo há tempos que não podemos crescer: não tem luz. Daqui há 5 anos podem me cobrar.

    ResponderExcluir
  8. Cel
    O Lula/Dilma e PT estão pagando a língua. Bem feito! Porém, não pode ser privatizada por esses corruptos incompetentes, eis a questão.
    Esther

    ResponderExcluir
  9. Tudo se concretizando conforme a vontade deles: "Roubem o que puderem da Petrobrás" e depois nos vendam à preço de mirreca. Privatizando ou quebrando, os estrangeiros conseguiram o que queriam, ficar com a Petrobrás a preço de mirreca. Brasil uma colônia vilipendiada desde a época do Cabral.

    ResponderExcluir
  10. A Privatização é a solução!
    Pra quê um Estado Democrático precisaria monopolizar a gasolina?

    Gabriel-DF

    ResponderExcluir
  11. Antes de privatiza-la,não vão mudar o nome para Petrobrax?

    ResponderExcluir