quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Petrolão: corruptos já brigam entre si.

Gilberto Carvalho (foto), o petista que é escalado para as tarefas mais abjetas do PT (vide morte de Celso Daniel), reuniu a companheirada em Brasília para lançar uma tese estapafúrdia, mas que na verdade revela um choque de estratégias entre os políticos e as empreiteiras, antes tão unidos pelo propinoduto do petrolão. Para Carvalho, segundo O Globo, os altos funcionários da Petrobras foram vítimas de empreiteiras corruptoras, atuando em cartel. E que haveria uma “central de inteligência” a serviço de interesses obscuros, para levar petistas às “barras dos tribunais”. Prossegue o jornal, em editorial:

A tese de Gilberto Carvalho reforça a tentativa petista de jogar a responsabilidade do escândalo sobre empreiteiros. É um tiro pela culatra porque, sentido-se ameaçados, executivos das empresas podem ser incentivados a assinar acordos de delação, para se beneficiar de penas atenuadas e escapar dessa manobra. Assim, o petrolão seria desvendado de forma mais rápida.

É o que está, efetivamente, ocorrendo, por isso a reação de Gilberto Carvalho. As empreiteiras sustentam tese oposta em suas defesas, segundo o jornal, em outra reportagem:

Mais um empreiteiro suspeito de integrar o "clube do cartel" decidiu atribuir a um achaque da Petrobras a participação no esquema de pagamento de propinas, denunciado à Justiça Federal no Paraná. O vice-presidente da Mendes Júnior, Sérgio Cunha Mendes, tenta derrubar a acusação de corrupção ativa com a alegação de que foi montado um "esquema de achaque" na estatal e que, por essa razão, a denúncia de corrupção feita pelo Ministério Público Federal (MPF) não se sustentaria.

A defesa do executivo, anexada nesta terça-feira ao processo em curso na Justiça, sustenta que ele foi vítima de extorsão e da prática de concussão e que, portanto, não deveria ser punido por corrupção ativa. A estratégia de defesa da Mendes Júnior revela uma articulação das empreiteiras nesse sentido.

O vice-presidente da empreiteira Engevix, Gerson de Mello Almada, também preso em Curitiba, usou o mesmo argumento em sua defesa. Almada chegou a ir além: além do achaque, o executivo falou em "compra da base aliada do governo" a partir dos desvios feitos. O "esquema de achaque" foi citado ainda na defesa de Erton Medeiros Fonseca, da Galvão Engenharia, como informado no documento da Mendes Júnior. Erton também está preso em Curitiba desde a deflagração da última etapa da Operação Lava-Jato, em novembro do ano passado.

A propina paga ao ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, por meio da Mendes Júnior, supera R$ 8 milhões, conforme a denúncia do MPF. A intermediação dos depósitos foi feita pelo doleiro Alberto Youssef. A defesa de Sérgio Mendes diz que os representantes da empreiteira "foram extorquidos, achacados, sendo vítimas de concussão". "A vontade estava viciada, o que exclui, por óbvio, o dolo relativo à corrupção ativa, sendo a conduta, em consequência, atípica", cita o advogado do executivo, Marcelo Leonardo.

Ele nega que houve qualquer tipo de cartel e atribui à Petrobras a seleção das empresas que participam das licitações. "A Petrobras possui um cadastro de empresas fornecedoras que ela própria controla e classifica", afirma.

O advogado é o mesmo que defendeu o operador do mensalão, o publicitário Marcos Valério, preso após condenação no Supremo Tribunal Federal (STF). O esquema de compra de votos no Congresso, em troca de apoio ao governo, é usado na defesa de Sérgio Mendes para tentar livrá-lo da acusação de organização criminosa. Marcelo Leonardo cita a decisão do STF de acatar embargos infringentes e livrar os réus do mensalão da acusação de formação de quadrilha.

O advogado lista os votos dos ministros que foram contrários à hipótese de quadrilha no mensalão, inclusive da ministra Rosa Weber, que foi assessorada pelo juiz Sérgio Moro, responsável hoje pelas ações penais da Lava-Jato. O defensor da Mendes Júnior lembra no documento que Moro assessorou os votos de Rosa. Segundo o advogado, a hipótese de organização criminosa – denunciada pelo MPF – também não se aplica aos empreiteiros.

A defesa sustenta que os achaques foram comandados por Costa e pelo ex-diretor de Serviços e Engenharia da Petrobras Renato Duque, que chegou a ser preso na última etapa da Lava-Jato. Entre as 13 testemunhas de defesa listadas pelo advogado, quatro são funcionários da estatal.

Outras estratégias do executivo foram alegar cerceamento da defesa, em razão da falta de acesso ao conteúdo das delações premiadas; pedir a transferência da competência dos autos de Curitiba para o Rio de Janeiro; e pedir a suspeição de Moro nos autos.

28 comentários:

  1. Se bater no STF, os ministros (todos com estrelinha vermelha no peito, exceto um ou dois) aceitam a tese do DEMENTADOR DO PT!!!! Ou seja, donos de empreiteiras: longos anos de prisão à vista, a não ser que entreguem os CHEFES DOS ROUBOS ESCANCARADOS DO ERÁRIO, lula e dilma!!!!!! Vocês é que sabem!!!!!

    ResponderExcluir
  2. E olha que elles não são não ladrões, hein?...

    ResponderExcluir
  3. Tudo que vem de Gilberto Coveiro Carvalho é podre!

    As empreiteiras, nenhuma é santa, mas não podem servir de boi de piranha para o PT.

    Denunciem logo os mandantes dos crimes cometidos na Petrobrás. Eles têm nome: Lula e Dilma!



    Chris/SP

    ResponderExcluir
  4. ...saudades do Youssef, da Nelma, mas do Renato não.

    ResponderExcluir
  5. Corrupção tem duas vias: corrupto e corruptor. Quem pagou é o corruptor e, quem levou, o corrupto. Indissociáveis e, assim, a tese de Carvalho não se sustenta e apenas reforça que o alto escalão da Petrobrás tem, sim, o dedo na ferida, causando septicemia na empresa que, agora, recaí no bolso do contribuinte. Nem o STF vermelho seria capaz de assinar embaixo dessa tese, pois seria a desmoralização total.

    ResponderExcluir
  6. É verdade! Já trabalhei em fornecedora da Petrobras e todas as empresas que vencem licitações são vitimas de concussão. Só que não tem santo nessa história. O empresário que não tem caráter aceita participar porque sabe que vai ganhar dinheiro fácil, pois as licitações são vencidas com preços mais que 10 vezes maiores que os praticados pelo mercado. É uma corja só!!!

    ResponderExcluir
  7. É 'central de inteligencia' no covil petralha nem no conto "do vigário", os caras não tem competência nem para roubar, só possuem a vontade(compulsão) são cabeçudos mas desprovidos de cérebro.
    Essa teoria do togado, de deixar o duque armando sua defesa e (da corja) fora das grades, é muito estranha, para ficar o possível dentro das LEIS caso contrário mifu.

    ResponderExcluir
  8. Marcelo Leonardo, que se firmou no mundo do Direito Penal emitindo "paireceres" (é filho de Jair Leonardo Lopes, que foi professor na respeitada FDUFMG), achou o caminho das pedras que, se não for a verdade absoluta dos fatos, é bastante verossímil para mitigar a responsabilidade do seu cliente: o esquema foi montado de cima pra baixo, atendendo às ordens e aos interesses do governo petista, através de executivos gananciosos nomeados a dedo (veja-se, p. ex., a pose de mando de Paulo Costa no diálogo revelado por aquela funcionária exilada para Cingapura. Aliás, cadê a Venina?) para achacar empreiteiras. Ou dá ou desce, ou embute propina ou não tem contrato! Vítimas... sanseverina

    ResponderExcluir
  9. Parece que o previsto já começou. Ricardo Pessoa da UTC acaba de fazer acordo de delação premiada. Salve-se quem puder

    ResponderExcluir
  10. conheça a homepage da embraspp aonde tem um diretório das empresas destaques do ano em suas respectivas cidades,caso deseje anunciar no site da embraspp entre em contato no email informado no site www.embraspp.com.br,observação site direcionado somente a empresas dos estados de goiás,tocantins e mato grosso e mato grosso do sul

    ResponderExcluir
  11. Bom a esperança é a última que morre, não é por que esta na UTI, inconsciente que haveria de estar morta...

    ResponderExcluir
  12. Putz!

    Vejo as fotos desses caras e automaticamente levanto as mãos ao alto!...

    ResponderExcluir
  13. O coveiro quer afirmar que não é a Petrobras que paga as empreiteiras, assim passa a ser a vítima? E que o dinheiro das obras são provenientes do caixa das construtoras, as quais tem o poder nas mãos p/ realizar a coação dos envolvidos? Mas é um jumento, tentar enganar o juiz Sergio Moro, com esse contra-senso das falcatruas do PT e aliados para comprar a maioria do parlamento.E seguirem lulo-lantes na concretização da falácia dos planos do Foro de São Paulo.

    ResponderExcluir
  14. Y ahora! Tchan.. tchan.. Repetable público.. El gran teatro bolivariano les presenta su proximo numero: El vitimismo de esquerda!!!

    ResponderExcluir
  15. Não é preciso ser muito inteligente para descobrir quem é quem, basta seguir os interesses de cada um. Porque os partidos da base aliada ficam se engalfinhando por cargos nos ministérios e especialmente nas estatais? Para obtenção de poder para a execução de obras e serviços eleitoreiros e especialmente visando obter dinheiro para o caixa 2 da eleição dos membros do partido. Quem vai executar alguma obra tem o poder de exigir propina, fazer chantagem? Evidentemente que não pois necessita executar as obras e não pode impor nada. Quem tem o dinheiro é que tem o poder e controla o jogo, isto até mesmo na vida familiar.

    ResponderExcluir
  16. Eu não quero esclarecer, só quero confundir, Gilberto Carvalho

    ResponderExcluir
  17. É o começo do fim dos petralhas. Só não sabemos o que vai sobrar pro povo. Se fosse apenas para os que votaram neles, seria merecido. Mas acho que será rateado.

    ResponderExcluir
  18. CEL,

    Bolsa de valores Petrobras PETR4 desaba 10,62% por volta das 17:00 h de hoje.

    Índio Tonto/SP

    ResponderExcluir
  19. CORONEL

    Os empreiteiros não vão suportar o ônus dessa lambança mafiosa sozinhos, a exemplo do Marcos Valério.Mais algumas voltas no torniquete e começam a botar a boca no trombone.A quadrilha petista demonstra que não reúne força
    suficiente para inibir ou reverter os acontecimentos.Ao contrário, está sendo engolfada por eles.

    ResponderExcluir
  20. Se não forem espertos, os empresários e pessoas que não são políticos, envolvidos no escândalo do petrolao, vão pagar a conta sozinhos. Ou deram ou...

    ResponderExcluir
  21. Ora, senhores, o Dias Tófoli levantou exatamente esta tese na entrevista que concedeu a Joyce Hasselmann da TVeja. A entrevista está online. Ou seja, os bolivarianos do STF vão jogar suas togas pretas na lama e vestir as togas vermelhas sem nehum pudor ou rubor.

    ResponderExcluir
  22. CORONEL

    Por tudo que já foi exposto, confessado e comprovado, e que parece não ter fim , a Petrobrás foi vítima de gestão fraudulenta. Se o esquema foi de cima para baixo, de dentro para fora ou ao contrário pouco importa.Importa é que a gestão foi fraudulenta e cabe aos responsáveis pela governança corporativa presidência,diretorias,conselho de admnistração,..) responder por isso.Não entendo por qual motivo os acionistas não entraram com uma representação judicial por esses fatos,responsabilizando civil e criminalmente esses salafrários.

    ResponderExcluir
  23. Antônio Rafael Rocha28 de janeiro de 2015 às 21:05

    Tudo o que esse bosta fala ou faz piora as coisas para eles mesmos. Essa coisinha do diabo, suspeito de coordenar o assassinato de Celso Daniel, é um câncer a ser tratado com quimioterapia de última fase. O Brasil deve sobreviver à organização criminosa que está tentando se apoderar do País. Nós nos livraremos dessa petralhada.

    ResponderExcluir
  24. cel,

    Agora eles brigam entre si, mas na hora da eleição eles são unidos. Assim temos de exterminar a todos sem dó, pois são todos mentirosos, vagabundos e trapaceiros do povo brasileiro.

    ResponderExcluir
  25. Quem mais faz parte da Republica de Londrina ?
    Tu ?

    ResponderExcluir
  26. mais de 51milhoes de brasileiros nao acreditam no papo do pt quanto ao petrolao. outra coisa: e a compra de pasadena? e o superfaturamento da Abreu e Lima? e os casos na africa? e' muita falcatruapara achar que tudo foi feito pelos empreiteiros.

    ResponderExcluir
  27. Gilbertinho gabaritou a prova da desfaçatez e zerou na de honradez.

    ResponderExcluir