domingo, 12 de fevereiro de 2012

Câncer de Lula era só uma marolinha.

Uma tomografia feita ontem revelou que não há mais sinais de tumor na laringe do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que desde novembro passa por tratamento químio e radioterápico. Lula, 66, foi internado na tarde de ontem no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após se queixar de fadiga, falta de apetite e irritação na garganta, efeitos colaterais normais do tratamento. Segundo o oncologista Artur Katz, que integra a equipe médica que cuida de Lula, o exame foi feito para avaliar possível infecção pulmonar (que foi descartada), e não para investigar o câncer. "Pegamos uma carona e, do ponto de vista tomográfico, não se vê mais o tumor", disse ele ontem à Folha

Ele ressaltou, no entanto, que só uma endoscopia, que será feita de quatro a seis semanas depois do fim da radioterapia, poderá revelar com certeza se o tumor desapareceu de fato. "É o melhor exame para avaliar isso. A tomografia pode não enxergar células cancerosas." Katz afirma que já era esperado que, nessa altura do tratamento, o tumor estivesse desaparecido. "De qualquer forma, é uma boa notícia. Nos deixa mais confiantes e mostra que estamos no caminho certo." Mas isso não quer dizer que o ex-presidente esteja curado. "A gente só fala em cura após cinco anos sem retorno da doença", explica o oncologista.

Em boletim divulgado no início da noite, o Hospital Sírio-Libanês afirmou que o estado de saúde de Lula era bom e que não haveria alteração no plano de tratamento radioterápico, previsto para ser concluído na sexta. "Após avaliação, foi constatada apenas presença de inflamação de mucosa da laringe e esôfago, decorrentes da radioterapia", informou o boletim do hospital, acrescentando que o ex-presidente vai permanecer internado "para observação e intensificação das medidas de suporte nutricional, fisioterápicas e fonoaudiológicas". Nas sessões de fono, Lula fará exercícios de deglutição para facilitar a alimentação e não engasgar.

A equipe médica que trata o ex-presidente o aconselhou a permanecer internado até o fim do tratamento, já que os efeitos colaterais tendem a ser mais severos nesse período. "Vamos avaliá-lo no dia a dia e ver como ele se sente. Ele está no pico dessa inflamação [na garganta] e deve sofrer um pouco mais de desconforto. Isso é normal para todos os pacientes." A internação de Lula se deu após visita de um médico da equipe à casa do petista, em São Bernardo do Campo. Lula apresentava secreção na garganta e reclamava de fadiga e dificuldade para se alimentar, apresentando também desidratação. Os médicos já haviam aconselhado o ex-presidente a se alimentar por meio de uma sonda, mas ele resiste à medida, segundo relatos. Desde que começou a radioterapia, Lula perdeu cerca de 9 quilos. Por recomendação médica, o ex-presidente não vai mais desfilar na escola de samba Gaviões da Fiel, durante o Carnaval. Ele também não participou na sexta do 32º aniversário do PT, em Brasília. Na ocasião, ele enviou uma carta aos petistas lamentando a ausência e explicando que estava na fase final do tratamento.(Folha de São Paulo)

16 comentários:

  1. Coronel,

    impossível que o tumor tenha desaparecido. Era enorme.

    1. O Nullo não aceitou cirurgia. Não queria perder a voz
    2. Usaram droga poderosa ainda experimental - pelo que foi veiculado pela imprensa. Não sei o nome.
    No entanto, dizerem "ter desaparecido" penso que é tudo uma grande farsa para "segurar as pontas".
    3. Lamentável a equipe médica aceitar a far$$$$a.

    O tempo dirá.

    Flor Lilás

    ResponderExcluir
  2. Tudo bem, ainda restaram aviões e helicópteros...

    ResponderExcluir
  3. Eu, como contemporânea do caso Tancredo, fico sempre com a pulga atrás das 'oreia', mas....como o Sírio é um Hospital sério (é também parte do meu plano médico, uso e abuso), vamos ver. Politicagem existe em qq lugar, os médicos tb o são e creio que recebem pedidos da equipe política para não exagerarem nas informações.

    Lilyane

    ResponderExcluir
  4. Cel.

    Não é possível que um hospital renomado como o Sírio Libanês entre numa farsa dessas. Seria uma desmoralização !!!!

    A Flor Lilás acima, como médica, tem mais conhecimentos sobre o assunto. Tendo a acreditar mais nela!


    Chris/SP

    ResponderExcluir
  5. Esses oncologistas do deus Lula apostariam o fiofó dos próprios filhos para afirmar que o câncer não voltaria após cinco anos?

    Não eram sete anos? Sei de casos em que a doença retornou após quase uma década ou mais.

    No caso do molusco, para o bem ou para o mal, acredito mais em uma sobrevida.

    ResponderExcluir
  6. Chris,

    grata pela confiança!

    Sei do diagnóstico da doença com certeza absoluta, assim como da negativa delle em fazer cirurgia.

    No entanto, em relação a evolução, tenho tentado adivinhar, de acordo com a evolução natural desse tipo de situação.

    Penso que estão nos enganado quando dizem que o tumor regrediu totalmente...

    Realmente, o tempo dirá.

    Bom domingo!

    Flor Lilás

    ResponderExcluir
  7. Falei, que elle não tinha nada - é puro marketing para mantê-lo na midia e construir o mito do comunisto: os superpoderes de seus tiranos!!!

    ResponderExcluir
  8. De acordo, Flor Lilás, só o tempo dirá !

    Não esqueço porém do caso Tancredo Neves, que saiu numa foto sentado no hospital, como se estivesse em franca recuperação, segundo boletins médicos. Mas, a verdade é que já estava totalmente desenganado. Os médicos na época esconderam a verdade!


    Bom domingo para você também!


    Chris/SP

    ResponderExcluir
  9. Queremos que ele saia na Gaviões. Vai ser hilário!

    ResponderExcluir
  10. A MARCA DO ZORRO!

    Tancredo naquela foto sentadinho junto com os médicos já tinha partido desta para melhor, dormia já no formol, notem que a foto tirada na época o unico olho que brilhou na foto foi o olho de vidro dele os demais sairam normais e o braço direito do médico a sua esquerda está com certeza segurando a apoiando a sua cabeça pra não cair...

    http://banzeiros.blogspot.com/2009/02/do-passado.html
    (Z)

    ResponderExcluir
  11. Palavras do oncologista: "A gente só fala em cura após 5 anos sem retorno da doença". No entanto, os médicos que trataram da candidata dilma declararam que ela estava completamente curada - após poucas semanas depois de encerrado o tratamento! Qualquer pessoa que acompanhou um caso de câncer na família sabe como esta doença é traiçoeira. Ninguém pode decretar a "cura" da doença depois de tão pouco tempo.

    ResponderExcluir
  12. Cel
    Tinha uma prima que em 2000 teve cancer de mama e "sarou". Ficou ótima até 2009 quando nela apareceu cancer generalizado e morreu em janeiro de 2011.
    Esther

    ResponderExcluir
  13. Eu não consigo imaginar uma brincadeira destas,mas enfim o delle curou o della curou o da minha irmã não e ela partiu,gente de sorte esta do pt.

    ResponderExcluir
  14. O cancer mais letal de que se tem notícias é o cancer do ódio, e isso pelo que vejo por aqui não falta em relação ao Lula.
    O grande problema do ódio é que ele tem efeito colateral e costuma atacar os que o nutrem.
    A nossa cara amiga médica Flor Lilás pode confirmar isso.
    É só política minha gente, deixem o amor tomar conta de seus corações, viverão muito melhor.

    ResponderExcluir
  15. LULA É UM CÂNCER, LOGO NÃO PODE MORRER DE CÂNCER NENHUM, QUALQUER DAS CÉLULAS MALIGNAS É MELHOR QUE TODAS AS COM O DNA DO LULA.
    -
    Lula, o diabo te espera por 10.000 anos e o deixará com outros diabos no lugar dele, o maníaco de Luziânia é o melhor companheiro dos anos que vai ficar no inferno, talvez saiam juntos e voltem ao caminho da evolução.
    COM DEUS NINGUÉM PODE, O PLANO DELE É O BEM DE TODOS, ATÉ DE HITLER E STÁLIN, assim como Lula e CHAVEZ.
    ***Bandidos da pior espécie foram grafados em caixa alta.

    ResponderExcluir