domingo, 25 de setembro de 2011

O twitter não filma nóis aqui, Globo.

O que explica que uma manifestação programada tenha trinta mil confirmações nas redes sociais e, quando realizada, conte com a presença e participação efetiva de apenas três mil pessoas? Simples. Rede social não é para isso. Não tem força e tampouco organização para alavancar este tipo de movimento.  As pessoas estão ali  virtualmente (e realmente) reunidas para outras coisas. O barato é a dispersão, não o foco. Ao mesmo tempo em que confirmam presença na marcha, os tuiteiros, por exemplo, tiram uma  onda em cima do torcedor do outro clube, azaram um avatar bonitinho, contam o que estão comendo, procuram hashtags para replicar, pesquisam intensamente a novidade mais criativa, inteligente, crítica, humorada e por aí vai. Todo mundo quer a atenção do maior número de pessoas e dá-lhe "por que você não me segue?"  e "me segue que eu te sigo" .

No Brasil, política tem hora marcada. É quando começa o horário eleitoral, sinal de que vem aí eleições para alguma coisa. Aí bombam os blogs, o número de seguidores explode, as  redes sociais viram uma poderosa ferramenta de marketing.  Por quê? Simples,  neste momento elas estão apoiadas pela comunicação de massa, esta sim poderosíssima em qualquer ocasião, pois é capaz de reunir até 40 milhões de pessoas diante de um mesmo programa de TV. Aí cria-se um círculo virtuoso de comunicação, com a mídia de massa sendo arrastada pelas redes sociais, repercutindo o que nasceu ali, nas web cams, nos tuitaços, nas entrevistas a blogs que não tem horário para entrar no ar ou para rodar nas oficinas.

O mais recente fracasso das redes sociais é  a sonhática Marina Silva. Tendo baseado a sua campanha presidencial em cima da internet, com muito sucesso e 20 milhões de votos, agora pena para conseguir pouco mais de dez mil assinaturas em um abaixo-assinado para o qual ela queria alcançar um milhão de adesões.Diante da falência da sua estratégia na web, busca desesperadamente espaços na mídia tradicional para colunas, entrevistas e artigos. A sua “nova política” nunca dependeu tanto da velha mídia. Não é diferente com José Serra, que possui mais de oitocentos mil seguidores no twitter, mas sofre para ter alguns milhares de acessos para os bons artigos do seu blog. Já o Observador Político do FHC está, neste momento, inclusive, com a sua conta de twitter bloqueada, sabe-se lá o motivo e a Dilma nunca mais mandou recado algum para os seus mais de quinhentos mil seguidores.

Portanto, não esperem que blog, twitter e o facebook tenham o poder mobilizador de um Jornal  Nacional ou do horário eleitoral gratuito. Não vai rolar. A não ser quando os grandes meios de comunicação abrirem, efetivamente, espaços para cobrir e o brasileiro poder mostrar, nas marchas contra a corrupção, as plaquinhas de “globo, filma nóis aqui”. Fora isso, encontre uma boa parte dos tuiteiros cariocas (é apenas um exemplo) que confirmaram presença na Cinelândia, para gritar contra a roubalheira, dando uma graninha para o guarda permitir o estacionamento em cima de uma calçada em Ipanema, que o  mar está lindo e a cerveja gelada. Mais tarde, curtam, em vez de velho aposentado protestando contra o salário,  a foto das gatas na areia, no facebook da rapaziada. Neste momento, 99% dos brasileiros não está nem aí para política e políticos. No país onde ninguém é cassado, ninguém é preso, ninguém é julgado, eles não deixam de ter razão. Infelizmente.

20 comentários:

  1. Satisfazendo-se como um vouyer os frequentadores das redes farão muitos sonháticos ficarem sorumbáticos, né dona Marina?!!!

    ResponderExcluir
  2. A superestimação das redes sociais em termos de mobilização de rua e pode levar a equívocos. E frustrações. Parece que o pessoal ainda prefere as "marchas virtuais" até Brasília, ou seja onde for ou contra alguma coisa. Contudo, neste momento, o número de pessoas fisicamente nas manifestações importam pouco. Ainda. O importante é a presença de pessoas protestando contra a corrupção. O problema situa-se na despolitização ou, na tentativa de despolitizar um protesto que é político. Se não for político, não encontrará saídas para o problema. Pode até ser apartidário, mas apolítico, não. A política não é um mal em si. Nem um bem por si só. Mas, no momento a política é mais do que necessária.

    ResponderExcluir
  3. A questão é que foram feitas duas manifestações uma em cima da outra,mas acho que o 12 de outubro vai fazer diferença.

    ResponderExcluir
  4. meu caro leaks

    que boas parolas bem ditas !!!!

    voçe vai longe!!!!

    ResponderExcluir
  5. Não dá para concorrer com o Jornal Nacional mas dá para dar um susto no Jornal Nacional, não é mesmo?

    Boicote, pensem nisso.

    Mago

    ResponderExcluir
  6. Dinho Ouro Preto mandou bem num recado para as classes políticas e citou o desprezível Senador Sarney

    "Que País é esse?".

    A plateia também começa a gritar "Ei! Sarney! Vai tomar no c..."

    http://www.youtube.com/watch?v=ScL8avY2ztg&feature=player_embedded



    o povão do Maranhão

    VIBROU!!

    A GLOBO NÃO MOSTROU?

    KKKKKKKK

    ResponderExcluir
  7. O que ocorre - e sei disso porque há anos vivo nela e dela (até este mês, pelo menos) - é que a maioria dos 'engajados' tem uma falsa ilusão de fama e sucesso. Pensam que todos os ouvem e seguem. Na prática, ficam todos girando em torno do próprio eixo. Ou, em português claro, tocando de roda atrás do próprio rabo: falam para o próprio restrito grupo.

    Internet é uma via de comunicação. Não "faz a revolução" e nem fará. Se bem utilizada - e isso não é nada divertido, passa longe dessas passeatas virtuais de oba-oba - é um meio mais rápido e barato de levar seu recado. Mas para que isso tenha efeito, tem que ser levada como trabalho - e dá trabalho. Poucos querem encarar o que não é divertido, ou não lhes supra a carência da "fama".

    Experiente, o Coronel escreveu um texto irretocável, mais do que já são os seus, normalmente. Eu digo isso sempre e, claro, sou antipática. Mas é fato que política se faz como sempre foi feita. Hastag não derruba ministro. Nem muda a opinião do governo - que, na boa, está se lixando para a 'opinião' pública do Twitter.

    ResponderExcluir
  8. Internet não tem privilégios, todos são iguais e escrevem e fazem o que gostam. Se é política, música, humor etc depende de cada um. Internet é anárquica, não tem como prever para onde vai ou vem as ondas. Claro, que os políticos, intelectuais, artistas, acostumados a serem paparicados e a ditar as regras dançam bonito. Ninguém fica por cima. Não adianta contratar especialistas, fingir isso ou aquilo.

    ResponderExcluir
  9. ah, na boa, criticar o Sarney ja esta ficando chato...

    eh como criticar o catolicismo...

    não falta corajoso pra isso...

    queria ver eh o sujeito subir no palco e mandar uma banana para o velhaco...

    não fara, não tem coragem para isso, muito provavelmente eh um petralha também, como a maioria "progressista" da classe artística dessepaiz...

    criticar Sarney, especialmente em cima de um palco, eh o esporte preferido dos cagões...

    ResponderExcluir
  10. se esse papo de conseguir 20 milhões de voto so pela internet eu me candidataria e nao sairia de casa...

    ficaria só tomando cafe e angariando votos...

    ResponderExcluir
  11. Coronel, se vc não quiser publicar vou entender.Mas é a mais pura verdade.

    O PSDB fez um pesquisa onde Dilma ganharia do Serra hj com uma vantagem ainda maior.
    Além de tirar votos do Serra tb tiraria da Marina.
    O propio Reinaldo Azevedo disse no programa entre Aspas que Lula é o maior politico do brasil
    Roberto Jefferson disse que Lula é um animal politico.
    R.Jefferson chegou a cumprimentar Lula no dia seguinte a eleição de Dilma.

    A Verdade é uma só. hj ninguém mobiliza mais as massas do que Lula.

    Qdo houve o mensalão, todos achavam que Lula estava irremediavelmente acabado, ele deu a volta por cima

    Qdo houve os aloprados e Lula foi pro seg.turno. todos achavam que ele etava liquidado.
    Lula venceu,humilhou Alckmin que teve menos votos do seg.turno do que no primeiro.

    Ninguém nesse país comanda mais as massas do que Lula. não adianta, gostando ou não, ele está por cima.

    Veja só coronel. nas mesma pesquisa onde Dilma lidera absluta.
    Pro eleitor, o governo FHC foi mais corrupto pra 31% o do Lula por 21%.

    Isso significa o que? Que apesar do pesares, o povo está com Lula. Não sei se com o PT, mas com Lula certamente.

    Ele vai ser homenagiado o ano que vem na Gaviões da Fiel. Imagina se essa escola ganha.

    Coronel, eu vejo as pessoas assim:
    P.explo. vc é um anonimo, conseguiu mobilizar seu blog, sem ninguém saber quem vc é.
    Eu lembro vagamente de vc no blog do Noblat e da Fernanda.
    Vc foi bloqueado no blog, assim com eu, ainda era no estadão.

    Veja, vc conseguiu ter sucesso no seu blog sem ninguém saber na realidade quem é vc, podem fazer alguma alusão.

    Eu imagino uma coisa, não sei se é.
    Acho que vc é ligado com algum politico. Deve ter alguém que te passa informações, alguém da politica.
    Acho que vc é publicitario. Acho que vc tem uma agencia de publicidade.
    Tudo isso é no achismo. Tudo isso pra dizer que mesmo sem as pessoas te conhecerem vem aqui te prestigiar,vc consegue isso.
    Nas devidas proporções, é quase a mesma coisa que acontece com Lula.
    Ele consegue mobiliar as pessoas.

    Coronel. Uma coisa: Teve um blog petista, agora não lembro qual publicou uma foto dizendo que era vc.
    Vc disse que não era, mas se fosse, vc estava bem na foto, hein?

    Sabe que eu achei que era. No meu achismo, achei que vc era mais ao menos daquele jeito.

    ResponderExcluir
  12. CORONEL,

    Estamos mesmo no país em que a metade da população é incapaz e a outra metade é capaz de tudo?
    Parece: a metade incapaz acha que o Lula é um fenômeno político,insuperável?; a outra metade está disposta a aderir para também "tirar uma casquinha"?
    Não Concordo.Ainda não joguei fora minhas ilusões.

    ResponderExcluir
  13. "No país onde ninguém é cassado, ninguém é preso, ninguém é julgado"

    MAS A MAIORIA PAGA A CONTA, QUASE UM TRABALHO ESCRAVO DE CINCO MESES DO ANO.

    CERVEJINHA NA PRAIA?

    AFINAL, O BRASILEIRO RI DE QUÊ?
    DO QUE RI O BRASILEIRO?

    ResponderExcluir
  14. Uma das coisas mais patéticas que acho desses tempos modernos é o desespero das pessoas por "fama". Curioso não? Numa época em que a humanidade está com sua população de medíocres em maior densidade demográfica por metro quadrado,é justamente quando mais se deseja ter "fama". Como se a fama em si tirasse alguém da mediocridade,a tornasse mais inteligente,mais cheia de bons princípios e valores. Isso só mostra uma coisa: Os idiotas não tem noção de que são idiotas e continuarão a sê-lo,mesmo que "famosos".

    ResponderExcluir
  15. Eu, que sempre concordo com você, vou discordar. É claro que os meios de comunicação em massa ainda são importantes e talvez por isso estamos vendo o país se afundar em toda sorte de problemas, que vão da diplomacia a economia, já que eles não assumem o seu papel de comunicar a verdade a população. MAS o importante é que 3 mil pessoas foram lá fazer sua manisfestação, assim como 44 milhões de brasileiros, a despeito da comunicação de massa (não é mesmo?) que enalteceu as mentiras de Pinoquinácio, foi as urnas dizer não ao projeto ditatorial petralha. Quem sabe na próxima vez, serão 5 mil? 10 mil? A internet está aumentando seu papel na sociedade aos poucos, e tenho certeza que ela ainda será usada para mais do que marcar brigas de torcida.

    ResponderExcluir
  16. OFF

    Sobre a Dilma na Onu. O cara desceu o sarrafo...


    http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,a-mais-velha-formula-,777250,0.htm

    ResponderExcluir
  17. Eu também acredito muito na força da internet. É um trabalho de formiguinha mais um dia chegaremos lá.

    O mais importante, é que o povo,
    está começando, a se concientizar,
    e isso já ´muito importante.


    Izabel/SP

    ResponderExcluir
  18. Anonimo das 13.02

    Deixa só estourar a inflação,
    e a VACA do VELHACO, vai para o brejo direitinho.


    Izabel/SP

    ResponderExcluir
  19. Caro Coronel:
    Se perdermos a esperança nessas armas teremos quais?
    É preciso que se faça chegar à maioria dessas cabecinhas e que não são burras, somente ignoram os fatos, a verdade sobre certas coisas e não ficarmos somente andando em círculos.

    ResponderExcluir
  20. ***** HORÁRIO ELEITORAL COTURNO
    -
    Não é gratuito, é pago com juros e correção monetária ao retirar o véu da mentira petralha. Amigos virtuais assíduos multiplicam as verdades que as fontes do coturnoleaks e se nós fôssemos um partido político, claro que não é possível por nós termos muitas e diversas preferências políticas e muitas cabem em legendas existentes não petralhas como PSD, PSDB .
    Existem os vermelhinhos que não são petralhas, como os do PSTU e PSOL.
    O último dissidência não petralha do PT, a Heloísa Helena é avessa a roubalheiras mas tem QI de ostra como qualquer petralha. Desejo boa sorte aos vermelhinhos do PSTU e do PSOL, que sejam sempre oposição e obedeçam aos princípios que os separaram da ratazanaiada petralha.
    São político com pelos de rato, cara de rato, rabo de rato mas não são ratos, têm alma não petralha e têm idealismo de esquerda falida.
    O stalinismo e bolchevismo faliram, eles poderiam participar como nacionalistas de partidos normais.
    ** Não sou comunista mas tinha bons amigos comunistas, hoje sou anti-PT e nada mais, a ideologia correta seria a ensinada por Jesus Cristo, redistribuir por vontade própria e ajudar os mais fracos, não desejar ao próximo o que não quer que façam contigo e o "ensinamento religioso" Amará a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo, isto resume todos os mandamentos de Deus e profetas manddos por Deus.

    ResponderExcluir