quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Porque teremos segundo turno.

Pesquisa Datafolha, 2006, quatro dias antes das eleições:

A quatro dias do primeiro turno da eleição para presidente da República, e antes da realização de debate na Rede Globo,  Lula tinha 49% das intenções de voto. O segundo colocado, o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, tinha 33% e Heloísa Helena, do PSOL tinha  8% das preferências. A vantagem de Lula sobre seus adversários era de cinco pontos. O Datafolha afirmava que Lula mantinha chances de reeleição no primeiro turno: se a eleição fosse naquele momento, ele teria 53% dos votos válidos.

Pesquisa Datafolha, 2010, quatro dias antes das eleições:

Segundo pesquisa nacional do Datafolha, Dilma tem 52% dos votos válidos na projeção para o primeiro turno. José Serra (PSDB) tem hoje 31% dos votos válidos. Marina Silva (PT) também variou negativamente um ponto, e está com 15%. A soma dos adversários de Dilma é de 48% dos válidos. Ela precisa de 50% mais um voto para vencer domingo. Como a margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, é impossível afirmar com segurança que não haverá segundo turno.  

A situação parece uma cópia de 2006. E, naquele ano, neste momento, o Datafolha estava errado em 5 pontos percentuais quanto a votação final de Lula e em 8 pontos percentuais em relação aos votos obtidos por Geraldo Alckmin. Desculpas para ajustar os números ainda existem para os institutos. O debate de hoje, o apoio de Edir Macedo, o voto dos evangélicos e por aí vai. Instituto de pesquisa, sem dúvida nenhuma, é uma atividade sem riscos. A não ser a perda de credibilidade que, para eles, não é lá o ativo mais importante.

23 comentários:

  1. Coronel

    E como sempre acontece para desviar a atenção sobre assuntos de importância nacional nesses difíceis tempos de cachaceiro...a Megasena acumulou.
    Nuncanteznaistóriadeçepaiz existiu tamanha coincidência.
    Alguma dúvida que a CEF manipula os resultados????
    Mas não tem importância, é Serra na cabeça.
    Anotem ai Serra 37, Vacca 39 e Marina 15.
    Pau na canalhada.

    ResponderExcluir
  2. luis inácio saiu de cena...

    Se mancou que sua presença ebria e com lingua solta é prejudicial.

    Mas e o Serra? Hoje é o ultimo dia, vai continuar dando uma de bom velhinho ou vai baixar a borduna na cabeça da ladra guerrilheira????

    É por causa desse comportamento que o Plínio está subindo nas pesquisas e, em certa medida, ajudando a afundar a diLLma.

    PORRADA!!! é disso que o povão gosta!!!!

    Essas porcarias de BBB não me deixam mentir.

    ResponderExcluir
  3. Se as pesquisas "estão corretas" (o que duvido) por que o desespero ? Por que o destempero ? Por que os bancários entraram em greve? Por que o Judiciário comunga com a farsa e deixa o assunto dos 2 documentos para o futuro? Jamais vi uma campanha tão vil, tão canalha e tão desonesta! Vamos limpar o Brasil!! VEJA neles! Vamos trabalhar até o fechamento das urnas??

    ResponderExcluir
  4. Nunca se viu campanha tão incompetente, inepta e desastrosa. Dizer que Lula está acima do bem e do mal, façam-me o favor! Em SP a campanha foi do mesmo nível ignorando os ataques do Mercadante e se limitando a golpear com jingles bobinhos um adversário cheio de defeitos. É notável o esforço do PSDB para perder as eleições.

    ResponderExcluir
  5. Coronel, aposto que a apadrinhada-maoísta ficará em terceiro lugar. A maioria hoje duvida que essa aí será apenas uma endossatária do que pedir ou determinar o Lula.

    ResponderExcluir
  6. De fato, esses "institutos de pesquisas" que estavam com o trabalho encerrado e tendo a situação como favas contadas, reapareceram de repente com duas pesquisas seguidas cada um, só para mostrar que a tal queda não é o que todos estão vendo.

    É um vale tudo para colocar a anta encima do poste.

    ResponderExcluir
  7. cORONEL
    Será que você podeia publicar o link do formulário da cola do TSE?

    Andei lá pelo site mas não localizei.
    Grata

    ResponderExcluir
  8. Serra tem que sentar o sarrafo na filha do maligno hoje. Deixaram o Indio calado, não sei pq.
    O Silverio dos Reis, como sempre, vem ao Rio de Janeiro aproveitar as belezas da cidade, às custas do povo otário de Minas Gerais, tal qual JK, aquele que afundou as finanças do Brasil.

    ResponderExcluir
  9. Coronel

    A diferença para 2006 é que na ocasião o PT não tinha o apoio do PMDB...
    E esse é um fator a considerar ainda que o PMDB tenha todos os grandes oligarcas do Brasil e talvez até por isso mesmo apesar do excelente trabalho que os blogs (outro fator que não existia em 2006 ) tenha sido excelente na descontrução dos mitos...Mas tá aí o TSE e a justiça como um todo aparelhada para e pelo PT.. que nos deixa com a uma ou várias pulgar atrás da orelha.

    Confio que o Serra chegue ao ssegundo turno, vou votar nelmas desconfio dos "julgamentos"...

    ResponderExcluir
  10. ia dizer o que o que o anonimo 7:39 disse...

    Luis Inassiu desapareceu!

    voltou rapidinho pro esgoto de onde saiu...

    ninguém aguenta mais Luis Inassiu, nem os petralhas...

    essa semana que passou ele teve uma prova dos seus 80% de aprovação...eheheh

    ResponderExcluir
  11. Se temos que limpar o Brasil, comecemos pelo JUDICIÁRIO!!!!

    Esses canalhas são os DITADORES do século 21.

    Por quê?

    Simples caro amigo elles "interpretam" as leis conforme suas necessidades e não a do cidadão.

    Quer maior vergonha que a LEI DA FICHA LIMPA X STF? e a LEI proposta pelo próprio PT de se apresentar o documento de identidade???

    E tem mais, ficamos custendo intermináveis instâncias superiores, onde os vitoriosos são SEMPRE AQUELES QUE CORROMPEM O DOUTOS JUIZES (vide o filhinho do Sarney), aliás no STF o que mais falta é JUIZ DE CARREIRA!!!!!

    Então amigos PORRADA nesses CAPA-PRETA corruptos e de fala empolada.

    ResponderExcluir
  12. Deveria colocar a entrevista da dilmentira hoje no último hirário politico ou levala para desmascarar em mentirosa e abortista no debate da globo. Mas quem tem cunhão para fazer isso???????????????

    ResponderExcluir
  13. Coronel, não tem mais pesquisas do tracking do Ninho? Tá parada desde o dia 28, e estou ansiosa para novas notícias, já que as notícias chapa branca não tem credibilidade.

    ResponderExcluir
  14. Coronel, fiquei impressionado. Com a possibilidade concreta do segundo turno, o Lula e sua companheira pediram uma atuação mais forte da militância. E não é que os três importantes militantes (Datafolha, Ibope e Sensus) reagiram imediatamente, subindo a Dilma e derrubando o Serra e acabaram com o segundo turno? Nada como ter militantes fieis.

    ResponderExcluir
  15. SERRA NÃO PODE SER TÃO PASSIVO E REPETITIVO NO DEBATE DA GLOBO DE HJ...TEM QUE PEGAR MAIS PESADO COM A DILMA E QUESTIONÁ-LA SOBRE TEMAS EMBARAÇOSOS COMO ABORTO,RESPEITO A PROPRIEDADE PRIVADA,ETC...SENÃO FICA DIFÍCIL...

    ResponderExcluir
  16. SERRA TEM QUE SER MAIS INCISIVO COM DILMA E MENOS DIDÁTICO E REPETITIVO...TODO MUNDO JÁ SABE QUEM ELE É E O QUE FEZ COMO MINISTRO E GOVERNADOR....ESSE PAPO JÁ CANSOU O ELEITOR...TEM QUE QUESTIONAR A DILMA SOBRE TEMAS QUE A DEIXAM EMBARAÇADA COMO RESPEITO A PROPRIEDADE PRIVADA E ABORTO....CHEGA DE DISCURSO CANSATIVO...TEM QUE IR PARA CIMA E A ÚLTIMA CHANCE DE CRESCER OU PERDER É O DEBATE DA GLOBO...

    ResponderExcluir
  17. Eu acompanho com interesse o chamado movimento religioso dominado por líderes que se denominam pastores, bispos, etc.

    Quando se fala nos crentes e ou evangélicos, muitos entendem que são todos os que não são católicos, mas não são todos não.

    Tento falar naquelas chamadas “igrejas ou templos” cujos líderes de tempos em tempos aparecem nas paginas policiais dos jornais. É a máfia “religiosa” que tem grande poder, inclusive político.

    Essa máfia “religiosa” através do seu capo esta firmando uma um união com a máfia do PT. Cabe aos seguidores desses “pastores, bispos ou outra denominação” separar o joio do trigo.

    Vamos eleger o Presidente do Brasil. Esta terminando um governo ligado a todos os tipos de falcatruas desvio de verbas públicas, superfaturamento de obras, mensalão, aparelhamento da máquina pública. O que esta saindo esta querendo deixar em seu lugar uma pessoa do mesmo naipe, ou seja, igual a ele. Ela comandou a casa civil onde foram tramadas as maiores falcatruas, tudo sob sua orientação, ajudada por sua fiel amiga, que nomeou sua família toda para postos onde corria dinheiro, conforme reportagens recentes. O presidente tem sob seu comando todos os beneficiados da bolsa família, que ele diz que foi criação sua, e eles acreditam, mas a criação não foi sua.

    Esses pretensos bispos/pastores também se dizem ligados a Deus, e dominam seus seguidores que acreditam nele, mas a Deus eles não são ligados não.

    Vamos eleger o Presidente do Brasil, precisamos de alguém honesto que já mostrou que é honesto, e não vamos votar em quem tem passado desonesto e jura que é honesto.

    ResponderExcluir
  18. Petralha é tudo assim: primeiro fazem a sujeira, pegos com a mão na botija negam, por fim acusam a "mídia" por publicar. Em São Bernardo pelo menos, na toca dos ratos, levaram chumbo:

    Conjur, 30/09/2010

    Jornal Hoje pode publicar notícia sobre prefeito

    O prefeito de São Bernardo do Campo Luiz Marinho (PT-SP) e a secretária municipal de Educação Cleuza Rodrigues Repulho não conseguiram liminar para que o Jornal Hoje, da região do ABC, deixasse de citá-los em reportagens. O desembargador da 9ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo, Walter Piva Rodrigues, negou o pedido nesta quarta-feira (29/9).

    Em sua decisão, o desembargador afirma que a censura não vigora mais no país e que, se a Justiça aceitasse o pedido, “estaria rompida a tradição democrática que tanto aproxima os órgãos desse Poder (Judiciário) do seu povo”.

    Marinho e Cleusa foram mencionados em uma notícia do jornal que abordava irregularidades em processo licitatório e superfaturamento de obras. Com o Agravo de Instrumento, eles pretendiam impedir a veiculação de seus nomes em reportagens relacionadas aos fatos. O mérito do recurso ainda será julgado. Com informações da Assessoria de Imprensa do TJ-SP.

    AI 990.10.385498-5

    ResponderExcluir
  19. De fato a "militância" convocada pelo maior "cara" vilão das leis eleitorais deste pais,DataFolha,Ibope e Sensus imediatamente acorreram ao chamamento e já ,unanimemente, publicam que a Anta parou de cair e já está seguro novamente a vitória no primeiro turno.E noticiam tal circustância sem se dar ao trabalho de apresentar qualquer justificativa para que tal tenha sucedido.Com efeito, até pelo contrário, a onda de rejeição contra a deslavada corrupção que se desvenda nesse governo comandado pela dupla Lula/Dilma não para de se difundir.Tudo leva a acreditar em um inevitável segundo turno

    ResponderExcluir
  20. Coronel.
    As pesquisas não levam em conta os votos dos nanicos. Eles devem fazer uns 3% do total dos votos válidos e isso é suficiente para levar para o 2o. turno.
    45: tiro certeiro nos PTralhas !!!

    ResponderExcluir
  21. Não sou vidente...
    Tampouco sou um expoente
    Labuto de sol a sol
    Na minha vidinha de sempre
    Não deixo de ser prudente
    E então...
    Vou de SERRA PRESIDENTE!!!

    E para não entornar o caldo...
    Em nosso Estado promissor
    Vou com o que há de melhor
    É GERALDO GOVERNADOR,
    E ALOYSIO SENADOR!!!

    Meu caro amigo,
    Falo somente a verdade
    Siga o meu caminho
    Ele leva à prosperidade,
    Com justiça e liberdade

    Consciente peço o seu voto
    Prá essa turma do bem
    E se você aceitar amigo...
    Que Deus te abençoe,
    Amém!!!!

    ResponderExcluir
  22. Tem toda razão o anônimo das 10:32. Plínio terá pelo menos 3%, e os outros, somados, uns 2%. Mais do que isso, na 3ª a imprensa apontava o 2o turno; depois da volta de uma misteriosa viagem, de um certo alguém, o 2o turno, para os institutos e para a imprensa, miou. Dilma não passará.

    ResponderExcluir
  23. Os numeros das "pesquisas" vão se ajustando a realidade aos poucos, ninguem quer ficar desacreditado.

    ResponderExcluir