segunda-feira, 17 de agosto de 2015

FHC: governo é legal, mas ilegítimo.

(Folha) Um dia após as manifestações contra o governo tomarem conta de ruas em todos os Estados do país, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) deu nesta segunda-feira (17) seu mais duro recado ao governo Dilma Rousseff e seu partido, o PT. 

Para FHC, o "mais significativo das demonstrações, como a de ontem" [domingo, 16] é a persistência do sentimento popular de que o governo, "embora legal, é ilegítimo". O tucano vai além e diz que Dilma precisa ter "um gesto de grandeza" e cita a renúncia como um dos caminho disponíveis à petista. 

"Se a própria presidente não for capaz do gesto de grandeza (renúncia ou a voz franca de que errou, e sabe apontar os caminhos da recuperação nacional), assistiremos à desarticulação crescente do governo", prevê o tucano. 

FHC diz que falta ao atual governo a "base moral, que foi corroída pelas falcatruas do lulopetismo". "Com a metáfora do boneco vestido de presidiário, a presidente, mesmo que pessoalmente possa se salvaguardar, sofre contaminação dos malfeitos de seu patrono e vai perdendo condições de governar." 

O ex-presidente falou sobre o assunto em texto publicado em sua página em uma rede social nesta segunda-feira (17). Ao final, diz que sem um mea-culpa ou a renúncia, a situação se agravará "a golpes de Lava Jato", e arremata: "Até que algum líder com força moral diga, como o fez Ulysses Guimarães a Collor: você pensa que é presidente, mas já não é mais."

24 comentários:

  1. E depois de tudo isso, o Lula, Dilma e o PT insistem em não sair de fininho.


    LULA ATÉ GARANHUS TE ODEIA. Suma do mapa infeliz, a cada dia sua vergonha será maior, mais verdades horrendas serão jogadas na sua cara.

    Vejam Garanhuns repudiando Lula:

    http://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil/files/2015/08/Garanhuns.png

    ResponderExcluir
  2. O recado do povo está claro: o principal conselheiro da presidente, ou seja, seu CRIADOR, aquele a quem ela recorre sempre que precisa, ou que não precisa, por não ter o discernimento necessário para decidir, é o CHEFE do esquema de corrupção organizado para viabilizar o projeto de poder criminoso do PT sob a égide do Foro de São Paulo.
    O povo já sabe! Não adianta mais tentar fingir nem mentir!
    GAME OVER, PT! Acabou! Finished!

    ResponderExcluir


  3. Sai de fininho enquanto é tempo, pra não ficar pior!
    Quem fez tantas cagadas, não adianta tentar enganar que vai ter competência para consertar.
    Ninguém acredita, é daí pra rua, não tem alternativa.

    Vocês tão "FU&ˆ%DI%$#DOS" Lula, Dilma e PT! (embora bem pagos com tanto dinheiro ROUBADO)!


    http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2015-08-17/da-avenida-paulista-a-miami-os-protestos-antigoverno-em-12-frases.html

    ResponderExcluir
  4. Essa fala, "você pensa que é presidente, mas já não é mais"... reflete a a nossa realidade, o país não tem ninguém exercendo o cargo máximo da nação.
    Temos um bando de vira-latas, cada qual querendo roer o restinho do osso que ainda resta.

    São tempos difíceis a vista, cada qual se proteja como conseguir, ou seja, empresas não investirão, cortarão custos de todas as formas para garantir sua sobrevivência. Trabalhadores, façam o seu melhor, dar um algo a mais é pré-requisito mínimo para garantir a sua empregabilidade, segure tudo o que puder e não puder.

    +Marcelo F

    ResponderExcluir
  5. que mea culpa é essa? FHC, os milhões de manisfestantes em seus cartazes não pediram a mea culpa da Dilma. Pare de achar que ainda comanda a nação.

    ResponderExcluir
  6. Ninguém quer mea culpa nenhum. O que todos querem é Fora Dilma, Fora Lula e Fora PT.
    Precisamos ser mais claros? Quem pediu mea culpa? Se houver será mentiroso como tudo o que vem dessa gente.

    ResponderExcluir
  7. GOVERNO LEGAL MAS ILEGITIMO COM O TOFFOLI SECRETAMENTE apurando as eleições a portas fechadas dentro do TSE com somente 23 funcionários ?

    Aonde está a legalidade ?

    ResponderExcluir
  8. Desculpe Coronel, mas a fraude das urnas eletronicas deveria ser nosso primeiro grito. Apuração secreta já é uma fraude em si so. Não permitir acesso na apuração aos juizes dos TREs outra.

    ResponderExcluir
  9. Se ela renunciasse realmente seria um gesto de grandeza e seria bom para o Brasil. Infelizmente eu acho que essas pessoas não são capazes de gestos de grandeza desse tipo. Eles não acham que erraram e acham que estão certos e por isso qualquer coisa que façam está justificada. Na cabeça deles é tudo conspiração das elites. O negócio é esquizofrênico mesmo.

    ResponderExcluir
  10. fhc continua fazendo pouco ou nenhum caso do povo Brasileiro, desrespeitando a vontade popular. além de tudo é burro, o mea culpa não vai mudar em nada o comportamento da velha Dilma. Ninguém pediu o mea culpa nas manifestações lindas de um povo amadurecido, inteligente e respeitoso. Aécio é superior ao fhc quando disse que os só os brasileiros podem mudar o Brasil. Mea culpa é uma piada pronta e de muito mal gosto, além de não encher a barriga de ninguém. fhc foi grosseiro com o Aécio quando mencionou o Ulisses. Aécio "É" um grande lider agora, e muito mais educado do que fhc. Ulisses também "foi".

    ResponderExcluir

  11. Assim que se comprovar a fraude nas urnas e na apuração, o governo da desequilibrada será também ilegal. Nulo de pleno direito.

    ResponderExcluir
  12. Mea Culpa uma pinoia, renuncia, impeachment e em último caso intervenção a "mando", não é opcional, da população.

    ResponderExcluir
  13. Desculpe-me FHC, mas o que Ulysses Guimarães disse a Collor não serve à Dilma. Simplesmente porque ela nunca foi uma presidente ou, sabe-se lá que cazzo significa, presidenta. Apenas se trata de um poste incompetente até para segurar uma lojinha de 1,99, quanto mais de um país, claro, plantado por Lula.

    ResponderExcluir
  14. Puro eufemismo. O boneco não é uma metáfora, trata-se da realidade que o povo enxerga com seus próprios olhos. Lula é uma metáfora.
    O governo é ilegal, posto que alcançado através de diversas fraudes e ilegítimo em função de permanecer a despeito da desaprovação popular.

    ResponderExcluir
  15. Desde quando Dilma assumiu o governo? Lula ainda é o presidente de fato.

    ResponderExcluir
  16. Ninguém pediu para a anta reconhecer erros ou fazer "mea culpa", a população das ruas deu um claríssimo recado: QUER DILMA FORA DO GOVERNO!

    Se ela não vai renunciar, nós, a população a RENUNCIARÁ !!!!


    FORA DILMA! FORA PT!


    Chris/SP


    ResponderExcluir
  17. Naquele grampo da Polícia Federal é citado alguém do PSDB que estava dando apoio a trama; não dá para saber Coronel?

    ResponderExcluir
  18. Na verdade, a afirmativa está incorreta pois a legitimidade decorre da lei. Dilma foi eleita dentro da lei, portanto é o presidente legítimo do Brasil. Porém, o que Dilma e o PT não tem, e provavelmente nunca tiveram, é REPRESENTATIVIDADE. O que acontece é que uma parte da sociedade brasileira está se dando conta disso só agora com a crise, quando lhe foi apresentada a fatura da farra para pagar, já vencida há treze anos.

    ResponderExcluir
  19. A CUT vai dia 20 pra rua?Quinta-feira?Vai ter boquinha livre de novo?Ainda bem,pois quem sai pra rua em dia de semana ou está desempregado ou é va-ga-bun-do!Pelo menos não vão precisar gastar com lanchinho!Olha a cara dos valentões!Dá medo!KKKKKKKKKKKKKK!!!!!

    ResponderExcluir
  20. Depois que o TOFFOLI SECRETAMENTE, apurou as eleições a portas fechadas dentro do TSE com somente 23 funcionários esse governo se tornou ILEGÍTIMO E IMORAL!

    ResponderExcluir
  21. ...e a farra de dilma e sua "comitiva" nos states hein?????torram dinheiro dos brasileiros sem doh, e ainda dao calote!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  22. A direitona não se entende...

    ResponderExcluir
  23. Só agora, cara pálida?

    ResponderExcluir
  24. dilma e o pt nunca foram um getos de horandes e deixar o poder pois comunista leva o país ao fundo do poço mas naum deixa o poder como fazem na venezuela .. agora a desculpa é toda semana de inventar que algum escritorio sede ou diretorio do partido foi invandido mas naum roubam nada coisa de esquerda pra desviar o foco e se colocar como vitima esse gente naum tem escrupulos

    ResponderExcluir