quinta-feira, 23 de julho de 2015

Lula pede socorro a FHC.


(Folha) O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou amigos em comum a procurar seu antecessor, o tucano Fernando Henrique Cardoso, e propor uma conversa entre os dois sobre a crise política. O objetivo imediato do movimento é conter as pressões pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff. 

Há cerca de duas semanas, amigos de Lula discutiram separadamente com ele e Fernando Henrique a possibilidade de um encontro dos dois. Os contatos ocorreram às vésperas de o ex-presidente viajar de férias para a Europa. Lula disse a aliados que a conversa poderia ser por telefone e antes de Fernando Henrique viajar. O tucano preferiu deixar a definição de um eventual encontro para ser discutida depois que ele voltar ao Brasil, em agosto. 

Não foi o primeiro gesto de Lula na direção da oposição. Em maio, ele encontrou o senador José Serra (PSDB-SP) na festa de um amigo comum e o chamou para uma conversa reservada. Lula derrotou Serra na eleição de 2002. 

Lula tem mantido somente os aliados mais próximos informados sobre essas conversas, e só avisou que procuraria Fernando Henrique na véspera de autorizar os contatos com o antecessor. A intenção do petista é buscar um conciliador na oposição para tentar dissipar, pelo menos dentro do PSDB, as forças que trabalham pelo impeachment da presidente. 

A crise que envolve Dilma aprofundou-se nas últimas semanas, com o avanço das investigações sobre corrupção na Petrobras, a crise econômica e a rebeldia dos aliados do PT no Congresso.
Por meio de nota, a assessoria de imprensa do Instituto Lula afirmou nesta quarta-feira (22) que o ex-presidente não tem interesse em conversar com Fernando Henrique nem soube de nenhum interesse da parte do antecessor. 

Por e-mail, Fernando Henrique disse à Folha: "O presidente Lula tem meus telefones e não precisa de intermediários. Se desejar discutir objetivamente temas como a reforma política, sabe que estou disposto a contribuir democraticamente. Basta haver uma agenda clara e de conhecimento público."Serra não quis confirmar o conteúdo da conversa que teve com Lula em maio, e disse apenas que não tem nenhum encontro marcado com ele. 

As informações sobre a movimentação de Lula foram confirmadas à Folha por integrantes do Instituto Lula e políticos de três partidos. Para a assessoria de Lula, "relatos anônimos" servem apenas para alimentar "especulação". 

A aliados com quem discutiu o assunto, Lula disse preferir uma conversa discreta com FHC. O petista tem procurado evitar que seus movimentos ampliem a radicalização do ambiente político.Lula, que fez recentemente críticas ao modo como Dilma vem lidando com a crise, tem procurado agir como bombeiro e procurou líderes do PMDB, como o senador Renan Calheiros (AL), para conter os ânimos no Congresso. 

O ex-presidente debateu com seus auxiliares durante meses a decisão de buscar reaproximação com os tucanos. Os petistas sabem que a radicalização da campanha presidencial do ano passado, em que Dilma atacou FHC, tornou mais difícil o diálogo com eles. 

No PSDB, há dúvidas sobre a conveniência de uma conversa que tenha como tema a governabilidade de Dilma. Mesmo tucanos considerados moderados, que hoje são contra o impeachment, temem que um diálogo com o PT seja visto como conchavo e arranhe a imagem do partido.

50 comentários:

  1. Se o PSDB entrar nessa, o mesmo pode ter a certeza de que enterrará de vez suas pretensões em voltar a ocupar a presidência da república, pois perderá milhões de votos anti PT.
    Será que esse partido não enxerga que a maioria dos votos que vem obtendo são contra o PT e não no próprio partido?
    Que falta de visão política!

    ResponderExcluir
  2. LULLLLAU MOLUSCO E FHC "O senil" VÃO A PQP. O lula espertalhão e o malandro de sempre, quer um "repeteco" da ajuda que o FHC lhe deu salvando seu pescoço imundo da forca do mensalão. Desta fez não tem FHC. O povo vai pras ruas e verá como seu inimigo declarado e sem perdão quem defender salvar a dilma vaca louca, a da mandioca. O Aécio com absoluta certeza não morderá esta isca petralha. Aécio é o futuro, o poente da política brasileira. FHC o ocaso político junto ao Ackmin e o Serra e o Lula. POVÃO NAS RUAS E FIM DE PAPO. FORA FHC. FORA LULA. FORA DILMA!

    ResponderExcluir
  3. Lula "autorizou amigos em comum a procurar FHC para um conversa." Será que o verbo não foi "implorou"? Espero que os tucanos tenham dignidade e não cedam a esse pilantra, já que tudo de ruim que há no país é culpa de Fernando Henrique. Vergonha na cara, tucanaos!!!

    ResponderExcluir
  4. Os tucanos temem que o conchavo seja visto como conchavo.

    Porque não só é conchavo como traição!

    ResponderExcluir
  5. Coronel,

    só falta FHC aceitar!

    E digo: O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, futuro presidiário...

    Flor Lilás

    ResponderExcluir
  6. NUNCA. De jeito nenhum. Lembre-se que FHC já salvou esse FDP. Agora NÃO. Inaceitável. A saída da crise sob tem uma solução: Cai fora petralhas.

    ResponderExcluir
  7. Se é ruim para Lula e o PT, é bom para o Brasil!

    ResponderExcluir
  8. PSDB não pode entrar nesta!

    Os petralhas querem empurrar a sujeirada deles para a Oposição!

    Não, FHC não pode ser tolo de aceitar isso de novo!

    A Dilma e o PT que se virem com sua própria herança maldita!


    FORA PT!
    FORA DILMA!



    Chris/SP

    ResponderExcluir
  9. Se FHC vier com a velha conversa de salvar dilma ou lula, então deve ser jogado no mesmo saco dos dois.

    ResponderExcluir


  10. FHC que se atreva a uma ofensa dessa contra o povo brasileiro. Dar confiança a esse corrupto depravado Lula, seria um tapa na cara da Nação.
    Primeiro que esse bandido Lula, desprezível e sem vergonha na cara, merece o desdém e a repulsa de todo mundo pelo mal que fez ao Brasil e em segundo lugar por Lula ter sempre denegrido a imagem de FHC, nunca respeitou o ex-Presidente FHC que lhe deixou um legado, no qual Lula nadou de braçada, se promoveu e esbanjou prepotência, arrogância, desperdício, bravataria.

    FHC tem que ficar do lado do povo brasileiro que sempre o respeitou e neste momento precisa de apoio para se livrar desse comunista nojento e da sua quadrilha.

    ResponderExcluir
  11. Agora vai. A Dilma está garantida no governo. Como? Fácil, o presidente do PSDB e seus discípulos são contra o impeachment. A turma que é a favor pode ser facilmente controlada pelo FHC, que ainda tem voz ativa no partido. Então.... não devemos esperar nada do PSDB, primo irmão do PT.

    ResponderExcluir
  12. Como nos estamos numa republica de bananas, o banana do FHC com certeza vai cair na conversa do bandido e mais uma vez ser enganado por esses quadrilheiros...

    ResponderExcluir
  13. Vamos fazer um pequeno esforço e puxar pela memória. A forma como O PT (Dilma e Lula, principalmente) atacaram os opositores nas eleições de 2014, não recomenda esta conversa. A situação em que o Brasil se encontra foi criada pelo PT e a solução passa pela renúncia de Dilma. Realmente, uma conversa entre PT e PSDB será vista como conchavo.

    ResponderExcluir
  14. Coronel,

    O Lulla não quer conversar com o PSDB, apenas quer que a população "saiba" que elle quer conversar.

    Usa a vaidade estratosférica do FHC para isto.

    JulioK

    ResponderExcluir
  15. Isso é bom porque o PT esta sendo humilhado, mas, será que no final não seria a repetição daquele famoso: - "VAMOS DEIXAR SANGRAR' ???

    ResponderExcluir
  16. Bonito(s), hein, seus tucaninhos?! Vossas excrescências baixam as calças para os petralhas e quem se f**e é "nóis". Com bandido não tem conversa, cumpra-se a lei, condenem-se os culpados, devolvam-se os bilhões afanados e que o País possa seguir em frente, livre afinal, graças a Deus, da máfia travestida de partido que tanto nos infelicita e atrasa.

    ResponderExcluir
  17. De novo NÃO. Em 2005 FHC, ajudou o falastrão Lula e deu no que deu.

    "Na crise do mensalão, o PT temeu o impeachment.
    A oposição não agiu. Lula deu a volta por cima"

    http://www.escandalodomensalao.com.br/cap21.php


    O preço que estamos pagando é imperdoável. Se quiser repetir o feito é melhor fazer as malas e correr com Lula para um aeroporto internacional. Até parece que só existem esses dois senhores no pais para decidir nossas vidas.

    http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/como-lula-quer-conversar-com-fhc-para-brecar-o-impeachment-de-dilma-mas-sera-que-ele-esta-em-posicao-de-ser-um-condestavel-da-republica/






    ResponderExcluir


  18. Ueh, faz as cagadas e o FHC limpa? Vais participar desta OCRIM oh FH?
    Não me diga que você é o limpa merda desta máfia.
    Ajuda não, deixe ele pra seu fogo contra fogo.!!!.

    ResponderExcluir
  19. Ptistas não tem vergonha mesmo!Procurar FHC depois de tudo!Se eu fosse o FHC,mandava-o pra PQP!!Nem pelo Brasil,eu faria isso!Se amanhã a coisa sair do governo,no outro dia estarão LATINDO na oposição!Conheço vários PTistas que mesmo com essa ladroagem em curso continuam sem baixar o facho!Não enxergam inflação,desemprego,recessão,corrupção,nada!E pior,vocês acham que a maioria deles tem alguma coisa como um empregão,um bom salário,influência?Nada disso,são uns manés que ainda sustentam os corruptos no poder!A coisa é de lascar!

    ResponderExcluir
  20. LULA, a cria dos militares, volta querer enrolar quem se diz ou é socialista.

    LULA, nunca foi de direita e jamais de esquerda, é simplesmente um MERCANTILISTA, sindicalista para si negocia a alma ao diabo pelo melhor preço, o diabo não compra a preço vil.


    ResponderExcluir
  21. FHC deve fechar a boca e não ajudar em nada porque assim não adia a agonia do Brasil, com o governo Dilma. O país não pode mais ficar como está. Por outro lado que FHC imagine o inverso, se fosse o governo PSDB na situação atual, o PT, PSOL dariam alguma ajuda?

    ResponderExcluir
  22. Prezados "coturneiros":

    Acabo de enviar mensagem ao Ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso externando minha indignação perante um possível "acordo" com o PT visando livrar a Presidente Dilma de um "impeachment" e que o PT sofra as consequências de seus atos criminosos conforme a Lei e a Constituição do Brasil !

    Solicito aos "coturneiros" que enviem e-mails ao Instituto Fernando Henrique Cardoso com respeito , mas sem esconder indignação sobre essa tentativa do Sr. Luis Inácio Lula da Silva !

    O enderêço é ifhc@ifhc.org.br . Entupam a caixa de e-mails do IFHC .

    Nada de "deixar sangrar"!!!

    ResponderExcluir
  23. "Se desejar discutir objetivamente temas como a reforma política, sabe que estou disposto a contribuir democraticamente."

    FHC já contribuição "democraticamente" em 2005 quando impediu que Lula fosse afastado e nos ferrou feio. A conta quem paga somos nós. FHC que ponha o pijama e que fique na sua. Fui.

    ResponderExcluir
  24. Apesar do bom serviço prestado a Nação, controle da inflação, não nos esqueçamos de que foi o FHC que esfacelou as forças armadas, criando o ministerio da defesa, onde imbecis comandam as tres forças agora, que vivem à míngua. Proibiu o cidadão de possuir armas!Ainda tentou legalizar o uso da maconha!
    Abriu as portas do palácio e disse: "Lula essa cadeira ainda vai ser sua".
    Também é culpado pelo atual estado de escumlhabação!
    13 anos de PT e ninguém viu não viu nada disso!
    E só para lembrar também, esse aí é da turma que prega o fica dilma!!
    Vejam as falas de SERRA, ALCKMIN E AÉCIO.

    ResponderExcluir
  25. O que teria FHC para a ensinar a Lula? Lula sempre acusou FHC de ter sido um governante ruim e que deixou uma herança maldita. Nunca se leu ou ouviu Lula dizer uma só palavra de reconhecimento ao governo FHC. Agora vem pedir arrego? Vá te catar Lula.

    ResponderExcluir
  26. FHC não tem um "quê" de Caetano Veloso????? Hehehe

    ResponderExcluir
  27. Júlia
    Espero que FHC não nos ferre mais uma vez como o fez em 2005 em que, impressionado com a "popularidade" do meliante Lula, trabalhou nos bastidores para deixar o molusco leve, livre e solto em nome de um suposto trauma que isso causaria ao país.
    Trauma, mas trauma mesmo FHC,é o que o país sente agora, uma vez que sua covardia e dos demais tucanos permitiu que a grande quadrilha petista, da qual Lula é líder, nos legasse um país falido, verdadeiro circo dos horrores, metendo-nos numa aventura que vai nos custar muito sofrimento. Não se meta nisso. Deixe que Lula sofra todas as consequências que merece, pois precisamos higienizar o país, visto que só assim encontraremos uma saída para o lamaçal em que essa gente indigna meteu o país.

    ResponderExcluir
  28. Que o psdb saiba que QUALQUER conversa com o sindicalista e sua gangue selar[a sua sorte de vez. A paciência para a coluna dorsal para lá de flexível do psdb esgotou. A paciência para a "democracia" e a "governabilidade" tucanas esgotou.

    ResponderExcluir
  29. Cel,

    Prezado Sr. Fernando Henrique Cardozo,

    O noticiário do dia de hoje é a possível aproximação de Lula com Vossa Senhoria com a finalidade de ambos encontrarem uma "saída" para a crise sem precedentes que se abate sobre o Brasil. Lamento que outrora Vossa Senhoria e seu governo tenham sido alvo de contestações por parte de Lula e do Partido dos Trabalhadores enfim, de toda a camarilha petista. Não quero dizer com isto que em seu governo não ocorreram erros. Ocorreram sim e muitos porém muito mais foram os acertos que mudaram a face do país. Mas, como todos já perceberam e com muito atraso o Brasil perdeu com o PT no poder: corrupção, desmandos, desvios, improbidades e imoralidades são a marcas registradas do governo petista, na realidade um desgoverno. Não vejo com bons olhos essa aproximação pois que estamos cansados de aturar essa escumalha que se apoderou do poder através dos votos dos incautos e menos avisados. O povo brasileiro já está cansado de tantos desmandos, as pessoas de bem estão cansadas de verem no dia a dia o estupro de suas inteligências. Chega de mentiras! Portanto, como seu eleitor e do PSDB venho através do presente manifestar minha preocupação com essa possível aproximação com a camarilha do PT neste momento crítico, o povo brasileiro com certeza repudiará tal aproximação. O que queremos é um Brasil limpo, sério, moralizado e competente, um PROJETO DE NAÇÃO para os próximos 20 anos. Que o PT, Dilma e Lula caiam em desgraça pelos seus próprios erros e ganâncias e que nem o PSDB e nem Vossa Senhoria venham a ser envolvidos com esse lamaçal que tomou conta do país de norte a sul. Fora PT, fora Dilma, fora Lula, fora corrupção, fora incompetência !

    ResponderExcluir
  30. Se aceitar conversar deve ser preso junto com o molusco.

    ResponderExcluir
  31. Salvar Dilma, pra que? É claro que lulla está pensando apenas...em lulla! Quem pariu Matheus que o embale. Mas sabe como é, geralmente tucano é vaidoso e gostam de ser massa de manobra dessa quadrilha petralha. Se FHC aceitar ser massa de manobra de lulla, a história do sapo e do escorpião vai se repetir de novo, é a natureza desse povo! A solução passa por impeachment ou renúncia. ponto

    ResponderExcluir
  32. Vai, Feagacê, entra com a bunda que elles entram com a seringa!

    ResponderExcluir
  33. Aviso ao Aecio : peça uma definição do Psdb em que lado ele está, ou vais perder teus 50 milhões de votos.
    FHC = Lula, não me enganam mais !

    ResponderExcluir
  34. Paulistano Estressado23 de julho de 2015 às 14:56


    UÉ..!! Mas,não é tudo culpa daquela tal "herança maldita do FHC "???
    Ah..já entendi. Querem que o culpado resolva as coisas,né?

    ResponderExcluir
  35. Concordo completamente com o senhor anônimo.

    ResponderExcluir
  36. FHC, só deveria aceitar se fosse para levar um pote de vaselina para Lula. Nada mais!

    ResponderExcluir
  37. FHC deu guarida pro bandido alcoolatra durante o Mensalao. FHC e o principal responsavel por essa merda que esta ai.

    ResponderExcluir
  38. Se conversarem estarão conspirando contra o país.
    LULA e FHC, Vão tomar no cú!

    ResponderExcluir
  39. Falar o que com FHC? Não adianta mais nada, a batata do Lula está bem assadinha, e cheirando a podre. Esconder da população é piada de mau gosto. Lula está mais sujo que pau de galinheiro.

    ResponderExcluir
  40. FHC eh o grande culpado por tudo que estamos passando, roubalheiras e mais roubalheiras, petrólao, eletrolao, fundo de pensão, etc. Se tiivesse ELIMINADO LULA em 2005, quanta desgraça teria evitado.

    ResponderExcluir
  41. Monsieur Fhc, se soubesse seu telefone lhe passaria um trote: falaria em nome de Mario Covas e da Dra. Ruth, e o proibiria terminantemente de dar bola ao meliante desqualificado. JÁ BASTA!

    ResponderExcluir
  42. PQP! Ambos negaram! Lá vem porcaria pro lado do país...

    ResponderExcluir
  43. Alguns comentários em relação a FHC não combinam bem com a reportagem. FHC não procurou por ninguém. Além do mais, disse que a agenda de uma conversa com Lula seria pública.

    ResponderExcluir
  44. Ainda há dúvidas na conveniência da conversa???

    Estarrecida! Não queremos "o cara e a coroa"... E tempos atrás, FHC aceitou um desafio de conversar com Molusqueza... que não quiz saber de papo.

    Agora pergunto. O que vai o responsável pela "herança maldita" conversar com aquele sujeitinho?

    Só pode ser Síndrome de Estocolmo!

    ResponderExcluir
  45. fhc mesmo sendo um lorde jamais deve aceitar uma conversa com esse ladrão estamos nesse barco furado graça a esse cachaceiro que gasto e roubo tudo nos seus 8 anos de mandato e deu pra uma maluca que adora humilhar seus subordinado

    ResponderExcluir
  46. è sempre assim: quando a crise aperta o PT corre para os braços de FHC, implorando que os salve. Não acredito que FHC vai cair, mais uma vez, nessa história. O povo brasileiro quer mesmo e´o fim desse governo e desse partido que prejudicou o país. Será que FHC esqueçe que Lula sempre o culpou por tudo? Qualquer mal no país feito pelos petistas, culpa do governo FHC. Ele deve pensar primeiro no Brasil e seu povo e não em salvar o pt. Ponto final.

    ResponderExcluir
  47. O Lula é ápice do cinismo em forma de gente!

    Gabriel-DF

    ResponderExcluir
  48. FHC tem que receber Lula porrrrra nenhuma. Só se for pra dar um chute na bunda.

    FHC que tome jeito.

    Mariana

    ResponderExcluir