sábado, 11 de julho de 2015

Aécio atropela Lula também no Ibope: 59% x 41%.

(Folha) O senador Aécio Neves (PSDB-MG) venceria o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em um segundo turno caso as eleições presidenciais fossem realizadas hoje. A conclusão é da última edição da pesquisa Ibope, divulgada neste sábado (11) pelo jornal "O Estado de S. Paulo" e realizada na segunda quinzena do mês passado. No cenário em que enfrentaria o tucano, o petista teria 33% das intenções de voto contra 48% do senador. 

Se levados em consideração os votos válidos, sem computar os brancos e nulos, Aécio teria 59% e Lula pontuaria 41%. Caso o candidato do PSDB fosse o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, a pesquisa mostra um empate técnico no segundo turno: o tucano teria 40% e o petista atingiria 39%.
O jornal não divulgou os resultados de uma disputa no primeiro turno. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos, para cima ou para baixo. O Ibope ouviu ao todo 2.002 eleitores em diferentes cidades do país. 

Em junho, o Datafolha realizou simulação da eleição presidencial que mostrou também vantagem de Aécio sobre Lula caso o pleito nacional fosse realizado na época. Em um primeiro turno, o senador mineiro alcançou 35% das intenções de voto, contra 25% do petista. A margem de erro era também de dois pontos, para cima ou para baixo. 

A ANÁLISE DO ESTADÃO 

Se disputasse hoje uma eleição presidencial contra o tucano Aécio Neves, Luiz Inácio Lula da Silva venceria apenas no eleitorado de menor renda e escolaridade, e em algumas das áreas geográficas que tradicionalmente votam no PT. O lulismo, além de menor, está menos diverso: em quase duas décadas, este é o momento em que o apoio ao ex-presidente mais se concentra na população mais pobre.

Os dados são de pesquisa Ibope, realizada na segunda quinzena de junho, que mostra que Lula seria derrotado por 48% a 33% em um eventual 2.º turno com Aécio – em votos válidos, sem contar os indecisos e os que não optariam por nenhum dos dois, o resultado seria 59% a 41%. Se o adversário fosse o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, haveria empate técnico: 40% para o tucano e 39% para o petista – ou 51% a 49%, em votos válidos.

Na segmentação do eleitorado por sexo, idade e tamanho do município, Aécio venceria em todas as faixas. Na divisão por renda e escolaridade, Lula ficaria à frente, de forma isolada, apenas entre os eleitores que ganham até um salário mínimo e que têm até quatro anos de estudo. A geografia do voto mostra que o petista ganharia apenas na Região Nordeste.

Núcleo duro. É como se a pesquisa desse sentido numérico à citação de Lula, feita durante encontro com líderes religiosos, no mês passado, de que ele e o governo estão no “volume morto” – uma referência à reserva técnica de água que só é consumida em situações de crise.

O levantamento do Ibope mostra um refluxo do apoio ao petista mesmo no eleitorado de baixa renda: Aécio ganharia de Lula até entre os que ganham de um a dois salários mínimos (53% a 47% dos votos válidos). A vantagem do tucano aumenta à medida que cresce a renda, até chegar a 72% a 28% na faixa dos que ganham mais de cinco salários.

A popularidade do ex-presidente chega ao fundo do poço em um momento em que se combinam os estragos econômicos provocados pela alta da inflação e do desemprego e as turbulências políticas decorrentes da Operação Lava Jato, que investiga corrupção e desvios em torno de obras contratadas pela Petrobrás.

O encolhimento da base lulista fica ainda mais evidente quando se analisa sua distribuição geográfica. No conjunto de municípios que a pesquisa do Ibope classifica como “pró-PT” – aqueles em que o partido venceu no 2.º turno das três mais recentes eleições presidenciais –, Dilma colheu quase dois terços dos votos válidos em 2014. Agora, uma hipotética candidatura de Lula teria 52% nessas mesmas cidades, ante 48% para Aécio – o que configura um empate técnico.

Nas cidades consideradas volúveis, onde o PT foi derrotado em uma ou duas das três mais recentes eleições, Lula sofreria hoje uma derrota significativa para o ex-governador de Minas Gerais: 63% a 37%. Nas áreas anti-PT, onde o partido perdeu em 2006, 2010 e 2014, o tucano teria vantagem de 72% a 28%, segundo a pesquisa.

Nem no berço do PT a situação de Lula é confortável. Na conversa em que se referiu ao “volume morto”, ele fez críticas à presidente Dilma Rousseff e citou pesquisa, feita a pedido do PT, que mostrava 75% de rejeição ao governo em São Bernardo do Campo e Santo André, segundo reportagem do jornal O Globo.

Márcia Cavallari, diretora executiva do Ibope, observa que, em 2002, Lula teve votação bastante homogênea em diferentes segmentos sociais e regiões do País. Foi em 2006 que o eleitorado lulista se concentrou nas classes e regiões mais pobres. Essa clivagem se repetiu nas vitórias de Dilma, em 2010 e 2014.

Tanto em 2002 quanto em 2006, Lula venceu com cerca de 61% dos votos válidos, 20 pontos porcentuais a mais do que os obtidos na pesquisa Ibope, se descontados os indecisos e os eleitores que anulariam ou votariam em branco. “É preciso levar em conta que o número de indecisos, hoje, é muito maior do que seria se, de fato, estivéssemos perto de uma eleição”, alerta a diretora do Ibope. “É fato que a base de Lula diminuiu, mas não se pode dizer que ele esteja morto, em termos políticos.”
Clique na imagem para ampliar.

38 comentários:

  1. Vergonhoso lula, minúsculo mesmo, com toda merda ainda ser cogitado como candidato a presidência. Onde estamos? Que nojo.

    ResponderExcluir
  2. Esses institutos de pesquisa precisam parar com essa mania de pesquisa fora de hora.A Dilma nem terminou o primeiro semestre do se mandato e já começa essa perturbação de quem não tem o que fazer.Aliás,já manjei a intenção desses institutos:no começo,colocam o Lula lá na lanterna.Depois O lula vai "crescendo" devagar até ultrapassar o adversário.Por favor,já chega! Aliás,2018 está muito longe e muita coisa pode acontecer,inclusive o Lula pode estar na prisão ou cassado.Parem de babaquice!

    ResponderExcluir

  3. É uma imbecilidade depois de tudo Lula ainda não esteja MORTO, os pobres merecem se arrebentar mais ainda pra entender...BURROS!

    ResponderExcluir

  4. QUEREMOS A VERDADE! O voto pode ser secreto, MAS A APURAÇÃO NÃO.

    Pelo histórico que temos, se o sistema continuar com urnas eletrônicas e o TSE continuar com o cúmpanheiro bostófolli no comando, Aécio estará na frente até as 17hs, depois o resultado fica escondido até as 20 hs, para ser ajustado pela Smartmatic, conforme afirma especialista no site abaixo.


    ...... O pesquisador, que possui 25 de anos de experiência na área de T.I., afirma que o resultado das eleições se deu por conta de um software malicioso que converteu, durante o segundo turno, cerca de 6% dos votos em favor do candidato Aécio Neves para a candidata Dilma Rousseff. ......

    http://spotniks.com/exclusivo-especialista-demonstra-como-as-eleicoes-de-2014-podem-ter-sido-fraudadas/

    ResponderExcluir
  5. Meus Deus...o que o PSDB está esperando??? Aécio é o candidato natural. Isso está claro mais do que nunca!!! Aécio já!!!

    ResponderExcluir
  6. Quanto mais o tempo for passando, mais informação o povo terá a respeito de Lula takonada e mais aversão terá ao focinho de fingido dele!

    ResponderExcluir
  7. Onde estamos? O dono de toda esta situação difícil ainda teria tudo isto?
    Lula ferrou o pais e ainda o colocam em pesquisas?

    ResponderExcluir
  8. De adianta pesquisa se a eleição é em 2018 ?
    O que tem de acontecer é saída da Dilma, isso é o que interessa hoje.
    Até 2018 o PT arruma umas 3 bolsas e ganha de novo.

    ResponderExcluir
  9. É, já começam as pesquisas e enquanto isto o pais se afunda. Corrupção, pedaladas, desemprego, inflação e Lula mas pesquisas. Qual será mesmo o perfil do atual eleitor de Lula?

    ResponderExcluir
  10. As panelas barulhentas são, no momento, a salvação do pais.

    ResponderExcluir
  11. Coronel, não acredito: Lula ainda tem 41% depois de todas as denúncias contra ele e o PT ?????
    Definitivamente, esse país já MORREU e se esqueceram de enterrar.

    ResponderExcluir
  12. Pequeno adendo à pesquisa: o meliante lullalau não lidera só entre os de menor renda e escolaridade, mas entre os professores universitários. Nossos doutos, alguns de indiscutível competência em suas áreas, em política são toscos e desastrosos, e quando escapam delle é para cair em m*s piores, do tipo psol ou pstu. Tomara que as novas gerações sejam mais bem informadas sobre os crimes da esquerda.

    ResponderExcluir
  13. 41% de votos para Lula? Mesmo depois de tudo que veio a público? Eita povinho burro hein? Realmente temos o governo que merecemos, isso é inacreditável! Estarrecedor! Deprimente!

    ResponderExcluir
  14. Se hoje com toda essa lama da' 2*turno, em 2018, sei nao. Lula comemora. Brasileiro e' BURRO!

    ResponderExcluir
  15. Essa intenção de votos no falastrão explica o motivo de sermos um país de terceiro mundo. Por mais maléfico que seja um indivíduo, sempre encontrará quem o apoie.

    ResponderExcluir
  16. Cadê o Dep Jair Bolsonaro, nas pesquisas, estão colocando sempre as mesmas pessoas que só pensam nelas próprias e não pensam no povo que são para que devem trabalhar.

    ResponderExcluir
  17. Pesquisa falsa, encomendada para levantar a moral dos petralhas.

    ResponderExcluir
  18. Acreditar no Ibope ou no Datafolha é a mesma coisa que acreditar em fadas! Por enquanto, duvido que Lula está com isso tudo e lógico que o Aécio está na frente. Mas na minha opinião nos precisamos de alguém que bata contra tudo e contra todos na presidência, mas quem irá fazer isso? Bolsanaro? Joaquim Barbosa? O pior de tudo que em 2018 esse papo do Lula quando era presidente "nunca antes na história desse paíz" vai colar bem! É por isso que ou povo vai pra rua pra não esquecer até lá o que eles fizeram, ou que a lava jato prenda todo mundo! Uma das duas coisas tem acontecer, se não a Grécia é logo ali!

    ResponderExcluir
  19. Esses institutos são nojentos!! São pagos por quem ? Colocam esse Lula apedeuta na concorrencia para fazer ele crescer.Tem algo de podre aí.Estou enojada com pesquisas,partidos politicos, e esse governo que não cai. Em país nenhum acontece isso só nesse país de banana!!

    ResponderExcluir
  20. Acredito que nem eleição haverá em 2018 com Dilma e o presidente do STF trocando beijos em Portugal, vão melar a Lava Jato e consolidar a ditadura que já vivemos.Povinho marca b. que aceita tudo.Era pra esse país estar em revolução depois de tanta denuncias etc...

    ResponderExcluir
  21. 59 a 41 não é para se comemorar não. É alarmante! Mostra que o brasileiro é burro o suficiente para arrastar até um segundo turno (e depois de tudo o que aconteceu e esta acontecendo) uma pessoa execrável como o Lula que esta mais do que na cara que é um bandido. E o povinho brasileiro esta mais do que na cara também que vale tanto quanto um balde cheio de merda. Cadê os B 52? Eles não vem mais não nos visitar não? E se viessem bem que poderiam começar a bombardear esse povinho lixo que temos aqui se possível com armas nucleares porque tem muito lixo mesmo e mais lixo nascendo ainda todo minuto nas privadas, digo, maternidades brasileiras. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  22. os funcionarios do IBope ,trabalham para o Orgao alguns a mais de 20 anos,com enderecos fixo.O PT ja se apoderou dessa gente. A verdade e que p Lula tem apenas 20%.

    ResponderExcluir
  23. Aviso todos que forem entrevistados pelo institutos de pesquisas, devem ler o que esta escrito no tablet e acompanhar se o funcionario teclar na resposta que voce deu e acompanhar quando ele teclar o enviar.
    Nao deixem eles pegarem seu nome,CPF, endereco e depois perguntar de frente para voce, pois eles podem colocar na tecla o que quiserem, fiquem colados.

    ResponderExcluir
  24. Mas, infelizmente a eleição não é hoje e como o povão tem cabeça fraca pode ser ludibriado até 2018.

    ResponderExcluir
  25. Não vejo jogo fácil por essa pesquisa. Se sem campanha, sem João Santana, Duda Mendonça e o exército de Stédile elle tem 41%... Entrando esse caras na jogada vai aos 60% e ganha de novo. Porque o povinho é burro, se contentam com a migalha do bolsa fome e não vê a inflação e o desemprego estourados! Abaixo essa corja do PT & Cia!!!

    ResponderExcluir
  26. É um absurdo o charlatão barbudo ainda ter esse índice de intensão de votos,se isso aqui fosse um país sério esse farsante já estaria preso a muito tempo.

    Túlio Xavier

    ResponderExcluir
  27. Coronel,

    Um novo Brasil pra gente, decente, maduro,
    Caminhando diferente, pra frente, seguro,
    Acorda o país inteiro,
    Avisa o povo nas ruas,
    Levanta Brasil guerreiro,
    Vem junto que a Pátria é sua!
    A força que o Brasil precisa, chamou
    Aé, Aé, Aécio, eu vou!

    https://www.youtube.com/watch?v=sJyPiTgbwQo


    DIA 16 NAS RUAS!
    FORA DILMA!
    FORA PT!

    Flor Lilás

    ResponderExcluir
  28. Coronel,

    Brasil chamando, pode vir, pode chegar,
    Por esse país inteiro a mudança tá no ar,

    Olha o Brasil chamando, pode vir, pode chegar,
    Juntando o país inteiro ninguém vai nos segurar!

    Quem tá querendo crescer,
    Quem tá querendo mudar!
    Quem quer um país melhor, funcionando, vem também!
    Vem cá! Fazer o gigante levantar, que a mudança começou
    e o futuro já mandou chamar! Avisou, avisou, avisou, avisou! Agora é Aécio!
    Vamos lá! É o Brasil inteiro querendo mudar!

    Agora é Aécio! Vamos lá! É o Brasil inteiro querendo mudar!
    Agora é Aécio!

    https://www.youtube.com/watch?v=T0ct12bWyn8

    Coronel, cantar estas duas músicas me faz bem para a alma. Aécio sempre me deu esperança no coração. Um sentimento positivo, que continuo sentindo. Firme, equilibrado. Sabe o que faz.

    Que Deus o ilumine.
    Que Deus ilumine o Brasil.

    DIA 16 TODO MUNDO NA RUA!
    DE VERDE E AMARELO!

    O BRASIL NÃO É VERMELHO!
    A NOSSA BANDEIRA JAMAIS SERÁ VERMELHA!
    SOMOS VERDE E AMARELO!

    Flor Lilás

    ResponderExcluir
  29. Coronel,

    concordo com os Coturneiros que dizem ser alarmante Luladrão ainda ter os 41%.
    No entanto, é a primeira vez que isto acontece deste que este ser das trevas pegou o poder nas sujas e corruPTas e bolivarianas mãos!

    No entanto, se não mudarmos o esquema de votação amargaremos eternamente com essa esquerdalha nojenta e falsa que não tem escrúpulos e certamente roubou a eleição através das malditas urnas eletrônicas não auditáveis!
    Por que os países do primeiro mundo não adotaram o sistema?? Por que é podre na raiz!

    Além disso, há uma crítica em relação ao PSDB que diz que vai mudar as coisas mas não diz como.
    Imagino que o PSDB não diga como o fará para impedir que a Petralhada se aproprie de suas ideias!

    Dia 16 precisamos ir para as ruas!
    E alguém aqui falou das panelas. Cadê os panelaços? Tudo é fugaz por aqui.
    Continuam ocorrendo e a mídia comprada deixou de mostrar ou acabaram?
    Alguém pode dizer por aqui sobre sua região?

    Flor Lilás

    ResponderExcluir
  30. LULA - O,41% - (zero quarenta e hum por cento)!
    Esqueceram de colocar o ZERO NA FRENTE: Lula - 0,41% de votos aí sim, de acordo!
    Será que o povo ainda não desconfiou que todas essas pesquisas seriam "encomendadas" para ajudar o PT?

    ResponderExcluir
  31. 59% ainda é pouco, 41% ainda é muito! Vamos pra RUA!!! Com muita INDIGNAÇÃO!!!

    ResponderExcluir
  32. Coturneiro de 12 de julho de 2015 08:57

    achei sua ideia ótima!

    OLHO VIVO E FARO FINO!
    DE OLHO NO IBOPE E DATAFOLHA!

    Flor Lilás

    ResponderExcluir
  33. Acho que estou um pouco descolado da realidade, porque pesquisa de intenção de voto para 2018 se mal começamos 2015? De fato, o Brasil está e sempre estará em segundo plano.

    ResponderExcluir
  34. Absurdo é o Lula ainda fazer parte de pesquisas!

    Este safado já deveria estar na PAPUDA!


    Chris/SP

    ResponderExcluir
  35. Mais uma prova de Fraude Nas Urnas. Foi uma manipulação vergonhosa.
    Mas, a verdade virá à tona.
    45, 45, 45

    ResponderExcluir
  36. Veja a cara de louco dele.
    Faz lembrar o Collor qdo serrava os pulsos

    ResponderExcluir
  37. Uma pergunta simples mas reveladora e, por isso, inconveniente: qual a utilidade de uma pesquisa dessas ha três anos da proxima eleiçao?

    ResponderExcluir
  38. Até 2018, o velho Lula já não atenderá as necessidades das novas gerações. Sua política atrasada ficará residualmente nos grotões. Sem falar que novas denúncias o alcançarão. Aécio presidente.

    ResponderExcluir