sábado, 18 de abril de 2015

Dilma joga Vaccari no colo do PT e do Lula.

(Estadão) Escalado pela presidente Dilma Rousseff para divulgar ações do governo e criar uma agenda positiva em meio à crise política, o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva (PT), disse que o escândalo envolvendo João Vaccari Neto, tesoureiro afastado do partido, não atinge o Palácio do Planalto.


"Vaccari não é problema do governo. É problema do partido", afirmou Edinho, que foi presidente do PT paulista e tesoureiro da campanha de Dilma em 2014. "Essa agenda infelizmente é negativa, mas tem de ser tratada no campo partidário. Eu garanto 100% que Vaccari não arrecadou para a campanha de Dilma. Não existiu nada de informal ali."

O ministro deixou claro na entrevista a estratégia do governo de tentar se distanciar das denúncias que abalam a imagem do PT. Diante de novas investidas da oposição pelo impeachment, Edinho procurou mostrar tranquilidade. "Às vezes as forças políticas exageram."

O PSDB e outros partidos de oposição defendem o impeachment, em especial após a prisão de Vaccari. Como o governo vai reagir a isso?
O governo não tem de reagir porque essa tese só tem objetivo político-partidário. Não tem respaldo legal. Às vezes as forças políticas exageram por leitura equivocada da conjuntura, por achar que subir o tom dialoga com uma parte da sociedade.

Mas o Tribunal de Contas da União considera que manobras fiscais feitas em 2013 e 2014 poderiam ensejar crime de responsabilidade da presidente.
Há um posicionamento do TCU em relação a uma leitura administrativa que vem de 2001 e 2002. A lei não foi violada. No governo anterior, de outro partido, também houve isso (manobras fiscais).

A prisão de Vaccari veio no momento em que Dilma tentava reagir à crise, nomeando Michel Temer para a articulação política com o Congresso. Como administrar o problema Vaccari agora?
Vaccari não é um problema do governo.
 
Não? Mas o PT é o partido da presidente...
É um problema do partido. Penso que o PT se posicionou. O governo é composto por uma coalizão, não é só de um partido. Essa agenda infelizmente é negativa, mas tem de ser tratada no campo partidário. A presidenta Dilma está liderando a construção de uma agenda de médio prazo extremamente positiva para o País, com a retomada do crescimento e geração de empregos.

Essa situação, com o tesoureiro do PT preso e obrigado a se afastar do cargo, não causa constrangimento ao governo?
É evidente que eu, como filiado ao PT, não gostaria que meu partido estivesse passando por isso. Torço para que as investigações sejam concluídas e que o direito ao contraditório seja respeitado. A hora em que a verdade aparecer será bom para o PT, para todos os partidos e para a democracia. Toda vez que a política se enfraquece abre espaço para salvadores da Pátria e para saídas autoritárias.

Foi o que ocorreu nas manifestações contra a presidente?
As manifestações são legítimas. O País tem de conviver de forma democrática, pacífica, com pensamentos divergentes. O que não podemos é estimular o ódio. Aqueles (partidos) que se alegram hoje são os mesmos que choravam no passado. Ou mudamos a organização política e fazemos uma reforma politica verdadeira ou então a cada período o País vai conviver com escândalos.

O sr. foi tesoureiro de campanha em 2014. Que garantia o sr. tem de que Vaccari não arrecadou informalmente recursos para o comitê da reeleição, ou mesmo em 2010, já que os delatores da Lava Jato dizem que deram dinheiro a ele para a campanha?
Eu garanto 100% que ele não arrecadou porque o tesoureiro no ano passado era eu. Em 2010 o tesoureiro foi José de Filippi (atual secretário de Saúde de São Paulo). Todas as nossas contas foram aprovadas pelo Tribunal Superior Eleitoral e eu asseguro que nada de informal aconteceu na campanha da presidenta Dilma.

O sr. julga Vaccari culpado?
Todo acusado tem o direito ao contraditório, a se defender. Não quero dar opinião.

O governo é acusado até por petistas de não se comunicar bem. O que vai mudar?
Qual a grande demanda desse momento? É fazer com que as informações sobre o ajuste econômico possam chegar à sociedade da forma mais objetiva possível. A cartilha que lançamos, Ajustar para Avançar, também ajuda os ministros a entenderem as medidas do ajuste. A partir daí haverá várias peças informativas e uma campanha no rádio, na TV e na internet. Se a sociedade entender o que está sendo feito, não tenho dúvida de que o otimismo e a confiança no governo vão aumentar.

O problema não seria porque a presidente disse uma coisa na campanha e está fazendo outra agora, como, por exemplo, em relação ao seguro-desemprego?
Não. Em relação ao seguro desemprego, muitas vezes era mais proveitoso para o trabalhador usufruir do seguro-desemprego do que do emprego. Nenhuma lei é intocável. E nem pode ser, porque a sociedade muda. O ajuste fiscal está sendo adotado para garantir justamente os programas sociais, o emprego e os direitos adquiridos dos trabalhadores.

As pesquisas indicam que os escândalos de corrupção, do mensalão à Petrobrás, abalaram até a imagem do ex-presidente Lula. Mesmo assim, ele ainda será candidato em 2018?
Nossa!!! 2018 está muito longe... Do mesmo jeito que a presidenta Dilma tem uma biografia invejável, Lula é um símbolo da reorganização dos movimentos sociais, da ascensão dos filhos dos excluídos. E esse símbolo não ficará desgastado por uma disputa político-partidária.

A senadora Marta Suplicy, de saída do PT, disse que ou o partido muda ou acaba...
Eu respeito as posições da senadora Marta. Já pedi muito voto pra ela. Posso não concordar, mas respeito.

18 comentários:

  1. Tudo que vem da boca de um petista é mentiroso!

    Dinheiro ilegal, vindo da corrupção da Petrobrás, foi lavado no TSE, como doação legal!

    As delações premiadas provam isto.

    Quanto ao assunto TCU, dizer que as "pedaladas" fiscais ocorrem desde 2001 é pura balela, já que quem aprovou a lei de responsabilidade fiscal foi FHC, que, aliás, o PT foi contra.


    FORA DILMA!
    FORA LULA!
    FORA PT!


    Chris/SP



    ResponderExcluir
  2. Agora sou obrigado a concordar com ele. As bandalheiras se devem ao pete sim. Mesmo que a campanha de Dilma tenha se beneficiado disso, estava ancorada no pete, E lula é quem manda, logo é problema dele. O governo Dilma continua errando e por isso deve ser responsabilizado, mas a arrecadação de propinas é coisa de Vaccari.

    ResponderExcluir
  3. Não adianta esse senhor vir com esse papo furado de que a presidente não está envolvida,se ela sabia de tudo.Ele está achando que o povo é burro?

    ResponderExcluir
  4. Os petistas têm certeza de que os brasileiros são retardados, só pode ser!
    O único partido que se alegrava no passado era o PT. Hoje chora ao experimentar do próprio veneno.
    Se nenhuma lei é intocável, por que, então, não revisar a que instituiu o Bolsa-Familia, já que em muitos casos é mais proveitoso para o beneficiado usufruir do Bolsa-Família do que encarar um emprego formal?

    ResponderExcluir
  5. Que adjetivo é cabível a quem se beneficia de posição tornando-se presidente de partido, presidente de Petrobras, presidente de conselho, ministro e tem a desfaçatez de ao se tornarem públicas tantas ilicitudes, simplesmente soltam um "EU NÃO SABIA" ?
    Poupem-me, por favor.

    ResponderExcluir
  6. O coordenador político do pt na campanha de 2014 dizer que "garante 100%" quando Vaccari era o tesoureiro do partido e fazia as arrecadações e os pagamentos da campanha. Será um comediante? Ainda não achei graça dessa piada.

    ResponderExcluir
  7. Se a prisão do tesoureiro dos PT não é problema da Dilma, por que ela não demite as dezenas de ministros dos PT? Fica meio difícil de entender um raciocínio tão elementar.

    ResponderExcluir
  8. Não adianta ptbostas, ninguém muito menos a população acreditam mais em vocês. Os ptralhas podem hoje até tentarem falar algo verdadeiro, que é muito, mas muito difícil, e a população não acredita. A facção criminosa pt e seus aceclas não convence mais. Ninguém mais acredita. São tantas mentiras que o povo já virou as costas pra este governo e seus membros criminosos que hoje INFELIZMENTE governam o país.

    ResponderExcluir
  9. Dilma lindinha é filiada ao PT...

    Dilma lindinha foi candidata do PT...

    Dilma lindinha se elegeu pelo PT...

    Dilma lindinha teve a campanha eleitoral paga pelo PT...

    o dinheiro do PT que irrigava as contas da Dilma lindinha veio dos recursos obtidos pelo tesoureiro do....PT.

    Agora Dilma lindinha diz praticamente que nao tem nada a ver com o PT...

    da pra falar palavrão aqui?

    ResponderExcluir
  10. Essa história que as doações foram legais já não cola mais. Todo mundo sabe que o dinheiro da propina foi lavado através do TSE. Essa negativa só faz com que a população tome mais nojo do PT e sua corja.

    ResponderExcluir
  11. Ele fala como um papagaio , não entende nada, não tem coerência nem conceitos próprios- fala por falar, totalmente fora da realidade. Na verdade esse é o discurso dos petistas quando confrontados - desconversam e falam sobre coisas desconexas. Pensam que agindo assim estarão nos convencendo . Só mesmo rindo, O povo não é burro.

    ResponderExcluir
  12. Já viu o artigo do Demétrio na Foia defendendo a preservação do PT???

    ResponderExcluir
  13. Anônimo 13:58

    Eu li o texto de Demétrio Magnoli da Folha petralha.

    Senti NOJO!

    Na Folha não teço comentários, pois não tenho e não farei meu cadastro.


    Chris/SP

    ResponderExcluir
  14. Mais escorregadio que bagre ensaboado,esse Edinho é do carvalho!

    ResponderExcluir
  15. qqqqqqqqqqqqqqqqqqque bom ver que ha muitos brasileiros com neuronios inteligentes.chega de mediocridade,lambança,roubalheira,enganaçao.nem os eleitores do pt merecem isso.

    ResponderExcluir
  16. O partido é do governo.

    O tesoureiro é do partido do governo.

    Logo, o problema é do governo.

    Fora, Dillma!

    E leve o PT junto!

    ResponderExcluir
  17. PT é extensão do Lula; Lula e Dilma são xifópagos; Dilma é fiel a Fidel, bonifrate do demônio!Abissal ponto pacífico: são todos foice e martelo,anticristãos figadais!O PT, contudo, insiste em CALABREAR o povo!...Seja por agnação, por agnominação ou por pura paronímia,LULA E VACCARI SE CRUZAM:ROSE E MARISA de um,ROUSIE E MARICE do outro. Mas deixa estar, jacaré: a lagoa está secando ao calor e vento forte da Operação Lava-Jato. OI, Lulinha: fim de linha; EI, Dilma:buço de molho.Um povo canso de petas, de pedaladas fiscais, de sesquipedais desvios de dinheiro e de conduta, tantas contas de chegar!... É CHEGADA A HORA CERTA DA PARTIDA DA PETRALHA PARA AS CONFUNDAS DO CÁRCERE!JÁ AURORA UM NOVO PAÍS PARA OS BONS DE BEM HAURIR. Pilhante não logre AURIR: todos serão algemados, há CALCETAS para todos que pilham e PILHERIAM, seguros da impunidade. O PT, urge expungi-lo: gangrena, esfacela a pátria. Não há mais tempo a perder! Espoliou a nação, malbaratou às pamparras nessas farras SEM QUARTEL!Com severas punições e cabais ressarcimentos,PONTO FINAL NA PETRALHA!

    ResponderExcluir
  18. É, preparados para a guerra já estão e nem escondem... E não é no sentido "figurado"
    http://www.pt.org.br/wp-content/uploads/2015/04/TESES5CONGRESSOPTFINAL.pdf

    78.Só retomaremos a condição de partido hegemônico no governo, se nos dispusermos a
    conquistar/construir as condições para sermos partido hegemônico no poder de
    Estado.

    30. Com a atual política, a direção do PT está conduzindo o partido à destruição em ritmo
    acelerado. O PT está sendo transformado no PASOK (Partido Socialista grego)"

    E por aí vai... Senti um desespero total e acelerado... Seria cômico se não fosse trágico.

    ResponderExcluir