segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Envolvidos em corrupção até o pescoço, PT e PMDB silenciam diante da resolução do TSE que abre contas bancárias de partidos.

 Assim como o PMDB, Rui Falcão, presidente do PT, fez cara de paisagem para a resolução do TSE.

Integrantes do PSDB defenderam nesta segunda (5) resolução editada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que obriga os bancos a enviarem periodicamente extratos de contas dos partidos políticos à Justiça Eleitoral. O partido promete votar a favor da medida no Congresso Nacional por considerar que dará maior transparência aos gastos de todas as siglas. 

Coordenador jurídico do PSDB, o deputado Carlos Sampaio (SP) disse em nota que o dinheiro recebido pelas siglas é público, portanto, precisa de publicidade. "O dinheiro que vai para o partido é uma parte do dinheiro que vai para a União. Ou seja, é dinheiro púbico. Portanto, nada mais lógico que se dar publicidade dos gastos feitos com esse dinheiro público", afirmou. 

Segundo Sampaio, a medida também auxilia no rastreamento de recursos repassados de forma ilegal aos partidos, como no caso da Operação Lava-Jato, envolvendo desvios de verbas na Petrobras. "Parte da propina paga por empresas contratadas pela Petrobras abasteceu o caixa do PT. Portanto, essa transparência prevista na resolução do ministro Tofolli vem em boa hora e tende a impedir que práticas ilegais como essas se repitam", afirmou o tucano. 

Líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes Ferreira (SP) disse que a transparência nas contas partidárias ajuda na redução da corrupção no país. "Transparência é uma arma do cidadão contra a corrupção política. O PSDB saúda a decisão moralizadora do TSE de reforçar o controle e acabar com sigilo bancário dos partidos, e dará todo apoio no Congresso para sua implantação", afirmou. 

De acordo com a nova norma, os partidos passarão a ter três contas distintas: uma para a movimentação do fundo partidário, uma para doações de campanha e uma terceira para "outros recursos", que englobam contribuições destinadas à constituição de fundos próprios, sobras de campanha e realização de eventos, entre outros. A informação foi divulgada pelo jornal "O Estado de S. Paulo" nesta segunda-feira (5). 

A movimentação destas contas, contendo a identificação de depositantes, será enviada pelos bancos ao TSE a cada 30 dias. A medida visa facilitar o processo de análise das contas dos partidos, uma vez que até agora as agremiações normalmente emitiam à Justiça Eleitoral apenas demonstrativos contábeis, apresentando os extratos somente em casos de auditorias especiais quando indícios de irregularidades eram identificados pela corte. 

A resolução também traz outras inovações ao processo de contas dos partidos. A partir de agora, os recibos de doações serão emitidos a partir do site do TSE com numeração sequencial por partido. As agremiações ainda poderão, a seu critério, recusar doações, devolvendo o dinheiro até o último dia do mês seguinte ao crédito. 

Apesar da nova sistemática de contas, o TSE não deve disponibilizar na internet os extratos das contas dos partidos. Para isso seria necessária a aprovação de uma lei pelo Congresso Nacional.(Folha Poder)

19 comentários:

  1. Uai!!!! E não é a mesma coisa com a grana que vai para os sindicatos?
    Tem que publicar isto também ora...

    ResponderExcluir
  2. Três?
    Acho que enquanto a pena não for maior que a gatunagem, continuam valendo roubar em banânia.

    ResponderExcluir
  3. vale tb o dinheiro transportado em mula??????????

    ResponderExcluir
  4. caramba, o pt teve q por o original, nao hah um petista capaz de ser dirigido por um ser capaz, palocci levou muuuiitttaaa grana, mas carregou o gov lula.

    ResponderExcluir
  5. Sem dúvida que a medida é ótima. Porém, quem disse que dinheiro de propina circula pelo banco para deixar rastro?

    ResponderExcluir
  6. Vai aumentar o caixa dois.

    ResponderExcluir
  7. Deve ter algum conchavo entre os bandidos togados e a quedrllha petralha, para esse urubu falcão estar tão ZEN!

    ResponderExcluir
  8. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Fala sério!!!!!
    Os gatunos são a favor de lei que garante a transparência e evita corrupção?
    Ah vamos assistir chaves vai¹

    ResponderExcluir
  9. Que silêncio, hem. Já diz tudo!!

    ResponderExcluir
  10. Coronel,

    off - sobre a "máfia" das próteses...

    Obviamente é um absurdo a conduta daqueles que enganaram pessoas e desviaram dinheiro com próteses cirúrgicas.

    Mas ouvir Garboso Porcão dizer que "quem lesa o povo tem que ser punido" chega a dar nó no estômago. O PT inteiro e seus chefes vai parar atrás das grades? Mentem, desviam, extorquem, roubam, enganam! E todos estão livres leves e soltos. Inclusive o Mensaleiro - em "prisão domiciliar" - Zé Dirceu com encontros secretos com a presidente da república!!

    Só na república das bananas mesmo. Que nojo.

    ACORDA OPOSIÇÃO!
    AÉCIO NEVES! Vocês tem a faca e o queijo nas mãos!

    Flor Lilás

    ResponderExcluir
  11. Diogo Mainardi e Mário Sabino, ambos ex-Veja, lançam site de notícias com opinião.
    http://www.oantagonista.com/

    ResponderExcluir
  12. Se todo munod concorda com a publicação é que o dinheiro "não contabilizado" está em outro lugar.

    ResponderExcluir
  13. Acho que não deveria ter aprovação do congresso para disponibilizar na internet as contas dos partidos.tem que ser aberto para todos terem como consultar.As coisas devem ser as claras,ser automático!Se tem muita corrupção é por isso mesmo.Que bom ler uma notícia dessa!Quem não deve não teme!Se o pt e o pmdb não gostaram é porque devem ter o que esconder!

    ResponderExcluir
  14. Não Existe Tal Coisa Como “Dinheiro Público”, Apenas Existe Dinheiro Dos Contribuintes. (Margaret Tatcher).

    ResponderExcluir
  15. Essa história só vai valer para eles tentarem acabar com os partidos de oposição e imaginem quantos "cifres em cabeça de cavalo" eles irão encontrar!
    Eles estão fechando o cerco que é contra eles! O PMDB fica "posando de independente" mas ficou bem quieto para aprovar o golpe no reajsute fiscal. Se nós vamos afundar, espero que água bata primeiro na bunda desses partidos da base aliada, dos intelectuais, artistas, pessoas inteligentes e formadas, da elite que apoiou o golpe nas urnas que PT deu. A história sempre se repete, em moldes diferentes.

    ResponderExcluir
  16. Fez cara de tô me lixando. São ladrões e o TSE está aparelhado.

    ResponderExcluir
  17. Coronel,
    sabe quando essa Lei vai ser aprovada, nunca.

    ResponderExcluir
  18. Se estão assim é porque tanto faz como tanto fez. Metem a mão por fora de qualquer jeito. Toffoli garante.

    ResponderExcluir
  19. pelo que já li,Getúlio Vargas, era nada mais que um charlatão,o custo do trabalhador no brasil gracas a esse cara,esta nas alturas,espero a extinção dos sindicatos,para quem da trabalho possa trabalhar....

    ResponderExcluir