segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Petrobras assinou acordo secreto com o doleiro Youssef. Dilma presidia o Conselho de Administração da estatal.

Nos computadores de Alberto Youssef, alvo da Operação Lava Jato, a Polícia Federal encontrou um "acordo de confidencialidade" entre a Petrobrás Distribuidora e a CSA Project Finance Ltda., controlada pelo ex-deputado do PP José Janene (que morreu em 2010) e pelo doleiro e usada para lavar R$ 1,15 milhão do mensalão.

Para os investigadores, a minuta do acordo indicaria que Youssef e Janene, envolvidos no esquema acusado de desviar recursos da obra da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, também atuaram no leilão para erguer e operar a Usina Termelétrica Suape II, em terreno ao lado da área onde, em 2008, começaria a construção da unidade petrolífera.

O arquivo no computador do doleiro também coloca sob suspeita a versão da estatal, uma subsidiária da Petrobrás, de que desconhecia a ligação de duas de suas sócias no empreendimento da usina com a CSA. O documento tem data de janeiro de 2007 e o leilão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) ocorreu em outubro daquele ano. Movida a óleo combustível e com capacidade total de fornecer 350 MW para a refinaria, Supae II previa investimento de R$ 590 milhões. 

O consórcio vencedor foi formado pela MPE Montagens e Projetos Especiais, BR Distribuidora, Ellobras Infra-Estrutura e Participações, Genrent Participação Ltda. e Genpower Energy Participações. A Ellobras e a Genpower são controladas pela CSA, empresa de Janene e Youssef. As duas somam 40% das cotas do consórcio. As outras três tinham 20% cada, incluindo a BR. Após 40 dias, Ellobras e Genpower negociam com um outro consórcio de infraestrutura a venda de seus 40% na termelétrica. A CSA e uma instituição financeira levaram cerca de 3% do valor bruto da transação. Em 2011, a Petrobrás assumiu o controle da termelétrica, depois de o consórcio ter deixado o controle da concessão. 

Em agosto passado, quando a denúncia da Procuradoria foi divulgada, informando que a BR Distribuidora tinha sido sócia de duas empresas ligadas à CSA, a estatal negou a parceria com a Ellobras e Genpower. "Desconhecemos haver qualquer relação da Ellobras e Genpower nesse negócio da termelétrica Suape II, com a empresa CSA Project Finance, relacionada ao sr. Alberto Youssef", dizia a nota.

Representantes. Para os investigadores, a análise nos computadores de Youssef comprovaria que a própria CSA elaborou a minuta do termo de confidencialidade com a BR Distribuidora. No documento, que não está assinado, constam um representante da estatal e um da empresa.

De acordo com a PF, o texto diz que as partes acordam que "iniciarão relacionamento comercial envolvendo aspectos operacionais estratégicos de suas atividades (...) deverão trocar informações confidenciais sobre dados, pesquisas, estratégia, resultados financeiros, segredos comerciais e similares, de forma oral, escrita, ou eletrônica, de propriedade e interesse, conforme o caso, da CSA e da BR". A Petrobrás foi procurada e não respondeu à reportagem.(Estadão)

10 comentários:

  1. Dilma está envolvida e quando Aécio tomar posse a papuda vai ser pequena para tão ilustres hospedes Dilma Lula e graça Foster tudo bandido.

    ResponderExcluir
  2. Cel
    O tio Rei diz hj que a corrupção na Petrobrás é apenas a ponta do iceberg, já que as estatais em geral estão corrompidas, com base nos depoimentos do PRC e Youssef. Tá tudo dominado, como diz o Boris.
    Esther

    ResponderExcluir
  3. AECIO terá que organizar uma EQUIPE DE AUDITORES junto ao Ministério da Justiça só para auditar todos os contratos da PETROBRAS e do PAC!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Não aguento olhar essa cara de retardada dessa mulher. Devia ter vergonha de existir, uma desgraça dessa.

    ResponderExcluir
  5. Quando se consulta o organograma da Petrobras http://www.petrobras.com.br/pt/quem-somos/organograma/ se observa que o Conselho de Administração é o orgão maior da Empresa. Abaixo vem a Diretoria Executiva e depois a Presidência da Petrobras. Só abaixo vem as diretorias de setores ou departamentos a que pertencia paulo Costa. A sra Dilma Rousself como Presidente do Conselho era a maior hierarquia na Empresa. E no entretanto não sabia de nada. Por incompetência ou por conivência?

    ResponderExcluir
  6. Que bobagem guardar segredinho,
    vai perder a eleição mesmo a aí
    ficará tudo escancarado, muito mais do que já está, quando
    serão só duas as escolhas: ou a
    fuga ou a cadeia (por sorte do PT
    ainda não tem pena de morte para
    crimes de lesa pátria).

    ResponderExcluir
  7. Coronel,
    virou praxe fazer acordos e "empréstimos" secretos. Cuba com o porto de Mariel que o digam. Não tem limites o descaramento dessa quadrilha.

    ResponderExcluir
  8. Onde se lê: acordos secretos,
    entenda-se:roubalheiras.

    ResponderExcluir
  9. Estou muito curioso para saber o teor da delação premiada. Para ver os nomes dos ladrões que foram denunciados. Por isso votarei em Aécio Neves. Pois tenho a certeza que a verdade virá a tona com a posse do novo presidente da Republica.
    Não posso esquecer de perguntar: qual a posição do sindicato dos empregados da Petrobrás e do fundo de Pensão dessa empresa? Vão fiar calados frente a quebra e prejuizo nos investimentos feitos pela Petros.

    ResponderExcluir
  10. Lá em Pasadena, ella já estava atolada até a alma. Só não viu isso os analfabetos brasileiros, os petralhas e aqueles que insistem em pensar em seu próprio umbigo, como muitos colegas servidores.

    Ouvi de uma colega de trabalho que todos os que estão empregados no serviço público deveriam votar na petralhada por agradecimento, como se não tivessemos passado por concurso público. É por isso que os petralhas estão querendo acabar com o RJU e os concursos públicos.

    Para encher o serviço público MAIS AINDA de cupinchas!

    Aécio nelles!

    ResponderExcluir