segunda-feira, 28 de abril de 2014

Joaquim Barbosa: declarações de Lula merecem "o mais veemente repúdio".

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, disse por meio de nota divulgada na noite desta segunda-feira (28) que a "desqualificação" do tribunal é um "fato grave que merece o mais veemente repúdio".

Ele fez a afirmação em referência à entrevista concedida pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a uma emissora de televisão portuguesa na qual afirmou que o julgamento do mensalão teve "80% de decisão política e 20% de decisão jurídica". Na entrevista, Lula disse que não houve mensalão e que a história desse caso ainda "vai ser recontada" para se saber "o que realmente aconteceu".

"Lamento profundamente que um ex-presidente da República tenha escolhido um órgão da imprensa estrangeira para questionar a lisura do trabalho realizado pelos membros da mais alta Corte do país", afirmou na nota Joaquim Barbosa.

De acordo com o presidente do Supremo, a declaração de Lula "emite um sinal de desesperança para o cidadão comum, já indignado com a corrupção e a impunidade, e acuado pela violência". Para Barbosa, o julgamento foi conduzido de forma "absolutamente transparente" e justificou dizendo que "pela primeira vez na história do tribunal", todas as partes tiveram acesso simultâneo aos autos, todas as sessões do tribunal foram transmitidas ao vivo pela TV Justiça e os advogados dos réus puderam fazer todas as solicitações necessárias para assegurar o direito de defesa dos réus.

"O juízo de valor emitido pelo ex-chefe de Estado não encontra qualquer respaldo na realidade e revela pura e simplesmente sua dificuldade em compreender o extraordinário papel reservado a um Judiciário independente em uma democracia verdadeiramente digna desse nome", declarou Joaquim Barbosa.

Outros ministros

Antes de Barbosa, outros ministros já tinham criticado a fala de Lula e defenderam o caráter "técnico" do julgamento do mensalão. O ministro aposentado Ayres Britto, que presidiu o Supremo na primeira etapa do julgamento do mensalão, afirmou ao G1 que não se pode contestar a “legitimidade” da decisão da Corte."Pode-se concordar ou não concordar com a justiça material do julgamento, não, porém, com a legitimidade dele", afirmou

O ministro Marco Aurélio Mello disse que é preciso “relevar” as declarações de Lula, apesar de elas em “nada contribuírem” para o país. “É uma declaração de um integrante do PT, uma declaração que parte de um político e não de um técnico em direito", declarou.

Leia abaixo a íntegra da nota divulgada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa.

Lamento profundamente que um ex-Presidente da República tenha escolhido um órgão da imprensa estrangeira para questionar a lisura do trabalho realizado pelos membros da mais alta Corte do País. A desqualificação do Supremo Tribunal Federal, pilar essencial da democracia brasileira, é um fato grave que merece o mais veemente repúdio. Essa iniciativa emite um sinal de desesperança para o cidadão comum, já indignado com a corrupção e a impunidade, e acuado pela violência. Os cidadãos brasileiros clamam por justiça.

A Ação Penal 470 foi conduzida de forma abasolutamente transparente. Pela primeira vez na história do Tribunal, todas as partes de um processo criminal puderam ter acesso simultaneamente aos autos, a partir de qualquer ponto do território nacional uma vez que toda a documentação fora digitalizada e estava disponível em rede. 

As cerca de 60 sessões do julgamento foram públicas, com transmissão ao vivo pela TV Justiça, além de terem recebido cobertura jornalística de mais de uma centena de profissionais de veículos nacionais e estrangeiros. Os advogados dos réus acompanharam, desde o primeiro dia, todos os passos do andamento do processo e puderam requerer todas as diligências e provas indispensáveis ao exercício do direito de defesa.

Acolhida a denúncia em agosto de 2007, o Ministério Público e os réus tiveram oportunidade de indicar testemunhas. Foram indicadas, no total, cerca de 600. Acusação e defesa dispuseram de mais de quatro anos para trazer ao conhecimento do Supremo Tribunal Federal as provas que eram do seu respectivo interesse.

Além da prova testemunhal, foram feitas inúmeras perícias, muitas delas realizadas por órgãos e entidades situadas na esfera de mando e influência do Presidente da República, tais como:

- Banco Central do Brasil;
- Banco do Brasil;
- Polícia Federal;
- COAF;

Também contribuíram para o resultado do julgamento provas resultantes de trabalhos técnicos elaborados por órgãos da Câmara dos Deputados, do Tribunal de Cotnas da União e por Comissão Parlamentar de Inquérito Mista do Congresso Nacional.

Portanto, o juízo de valor emitido pelo ex-chefe de Estado não encontra qualquer respaldo na realidade e revela pura e simplesmente sua dificuldade em compreender o extraordinário papel reservado a um Judiciário independente em uma democracia verdadeiramente digna desse nome.

Joaquim Barbosa

Presidente do Supremo Tribunal Federal 

34 comentários:

  1. Nossa! Há poucos minutos atrás vi a (só um pouquinho) o que parecia ser uma entrevista onde esse asqueroso dizia exatamente isso: que o Mensalão tinha sido um julgamento político.

    Ora... o que eu tenho a dizer sobre isso é que se fosse verdade, um dos de seus amigos meliantes não teria fugido pra Itália...

    ResponderExcluir
  2. Quando será que seremos presenteados com a mudez deste ser abjeto ?????

    Chris/SP

    ResponderExcluir
  3. Se o processo houvesse buscado mais provas, incluindo o praticamente ignorado pagamento do marqueteiro no exterior, provavelmente o apedeuta não estivesse ainda voando livremente e falando asneiras que somente a liberdade permite.
    Tivesse sido aprofundada esta pequena parte, o mensalão estaria completo e , descobertos os doleiros envolvidos nas transacoes mensaleiras, lula e asseclas estariam presos e nos, livres da roubalheira da quadrilha que nos assalta desde 01.01.2003.

    ResponderExcluir
  4. Mais uma vez, a imprensa cooptada do país dá abrigo à ignorância daquele que deveria estar preso na Papuda, e não por aí afora vomitando tolices, e as tendo replicadas por outros tantos tolos.

    ResponderExcluir
  5. Joaquim nao tem que explicar nada.soh fique olhando do alto,lula dizendo asneiras,com aparencia de porco fedido!

    ResponderExcluir
  6. Lula, um conhecido mentiroso, incompetente, falso e vulgar politico continua na sua campanha contra o Brasil.

    Ataca agora um dos poderes da República tentando reverter uma decisão do STF que se teve algum erro foi o de não ter acrescentado o próprio Lula ao processo e não ter chamado de quadrilha aquele grupo de quadrilheiros. E faz isso abandonando os cumpinchas de crime, que se sacrificaram para proteger o cabecilha, será que eles vão aguentar calados mais essa traição do antigo comparsa? Infelizmente sabemos que os Dirceu, Genoíno e demais mensaleiros são todos em primeiro lugar quadrilheiros, nunca vão entregar o chefe.

    Mas o lula ofende também o jornalismo no Brasil ao recusar discutir esses temas com quem merece saber o que ele pensa. Mas o medo é maior e prefere contar mentiras para jornalistas estrangeiros que não vão fazer muitas perguntas incômodas.

    E ofende sobre tudo o Brasil que não merece ser tratado desse jeito desrespeitoso, espera-se que nas próximas eleições venha a resposta a tanta baixaria: mandar para a casa toda essa corja de parasitas.

    Esse é o grande líder lula, um covarde e um mentiroso até o fim.

    ResponderExcluir
  7. Ministro Barbosa, esse meliante está doidinho para se juntar aos outros filhos da papuda que "não são da confiança delle", realize o sonho do apedeuta!

    ResponderExcluir
  8. A única falha do STF nesse juramento do mensalão do PT, foi AINDA não te enfiado o Lula junto com os outros meliantes na Papuda.
    FORÇA STF, TRANCA LOGO ESSE MELIANTE ONDE ELE MERECE ESTAR.
    Assim ele aprende a respeitar as Leis do nosso Brasil.

    ResponderExcluir
  9. Esse senhor voltará a ser Presidente desse País, será que o eleitor não tomará vergonha na cara e votar num sujeito desse, que e um total desqualificado, põe esse cabra na cadeia , Sr. Joaquim Barbosa todos te apoiarão.

    ResponderExcluir
  10. Coronel, o que dizer dessa agenda?
    http://www.quidnovi.com.br/mino/detalhe.asp?c=2864
    O circo está pegando fogo.

    ResponderExcluir
  11. Joyce Pascovich anunciou esta tarde que Lula substituirá Dilma como candidato do PT
    A bem informada jornalista Joyce Pascowitch, editora da revista Poder, informou nesta tarde que Lula já decidiu e será candidato no lugar de Dilma Roussef.

    . A nota agitou o mercado político e também financeiro, provocando alta nas ações da Petrobras.

    O ex-presidente Lula teria confidenciado a pessoas próximas que aceitou o desafio de concorrer ao Palácio do Planalto já em 2014. "Ele já deu como certa nesse fim de semana, para amigos mais próximos, sua intenção de voltar ao posto", diz a jornalista.

    . No PT e no governo ninguém quis fazer comentários.

    Fonte: blog do Polibio Braga

    ResponderExcluir
  12. lula vai se candidatar com o apoio de Cuba (grana lavada),Africa ditadora e ots lugares afins,por onde ele vive "passeando"..........

    ResponderExcluir
  13. Coronel,

    estou assistindo a maravilhosa entrevista do Aécio Neves - se Deus quiser nosso futuro presidente - e sugiro, veementemente, que o Sr coloque ali do lado o link para a entrevista.

    CORONEL, TODO MUNDO TEM QUE VER!!!!

    ENCERRAR O CICLO PERVERSO DO GOVERNO!!!

    FORA PT!!

    COLOCA LÁ CORONEL!

    http://noticias.band.uol.com.br/eleicoes/2014/noticia/?id=100000679089&t=aecio-diz-que-e-candidato-para-encerrar-ciclo-perverso-do-governo

    Abraço Coronel!

    Flor Lilás

    ResponderExcluir
  14. O quê? Ah,já entendi.Só vai ver São Paulo do ar.Helicóptero,já para o Padilha.Não,melhor um avião.Para que ele possa ir embora mais rápido,para casa,que é o horizonte que vislumbro para ele.
    Que cara canhestro!

    Nome Próprio

    ResponderExcluir
  15. Coronel, é só o Lullellé sair do Brasil que ele surta de vez! Nunca vi uma pessoa tão egocêntrica na minha vida! Aqui elle se julga um grande pensador (Valeska Popozuda que se cuide!) e diz coisas sem contexto, totalmente alienadas, mas lá fora... Santo Deus! Lulla é o perfeito exemplo acabado daquele ditado que diz que quem fala demais dá bom dia a cavalo!! Que vergonha!!
    Agda.

    ResponderExcluir
  16. >>

    Quando ouço ou leio chamarem esse boçal de 'ex-presidente' me dá uma tristeza...

    O Brasil não merecia oito longos anos de desgoverno desse lixo e mais quatro dessa farsa que o sucedeu.

    <<

    ResponderExcluir
  17. LULLA QUER DESVIAR A ATENÇÃO DOS DESMANDOS NA PETROBRÁS. E ELLE NÃO ESTEVE DOENTE COISA NENHUMA. FOI SONDAR SE PODE FAZER CAMPANHA. VEM SE DIZENDO SALVADOR DA PÁTRIA.

    ResponderExcluir
  18. >>

    O julgamento do pinguço está baseado no desempenho dos ministros Lewandowiski; Tofolis; Zavascki e Barroso.

    Para esses ai, não houve mensalão, desvio de dinheiro publico e formação de quadrilha, mesmo que a investigação feita durante sete anos comprovasse o contrário: era uma quadrilha muito bem organizada que se especializou em desviar dinheiro público para comprar poder para Lula, o chefe da quadrilha.

    Alias, se o julgamento fosse hoje, com o Supremo aparelhado como está, os bandidos petistas não teriam sido condenados, o que comprovaria a teoria do boçal.

    <<

    ResponderExcluir
  19. Coronel,

    acabo de ver a totalidade da entrevista do Aécio na BAND:

    Com estas respostas que deu, sem titubear ou gaguejar ou "tergiversar", ele ganha apoio de:

    polícia federal
    religiosos - contra o aborto
    homossexuais - determinou que o casamento gay é uma realidade
    famílias de vítimas de menores infratores graves - quer fazer valer a proposta de Aloysio Nunes - reincidente responde como adulto e quadrilha com menor no meio tem pena triplicada
    empresários ($$$$$) interessados em fazer o país crescer
    envolvidos com a produção de álcool em usinas
    povo saturado pela insegurança
    povo saturado da inflação que voltou
    povo saturado de ver o PT aparelhar tudo com os cumpanherus!!!!
    trabalhador honesto saturado da ausência de meritocracia!

    Desculpe Coronel, o entusiasmo é tanto que ali na minha listinha não deu tempo sequer de colocar vírgula!

    Coturneiros, por favor, passem o endereço da entrevista para seus amigos!!!

    http://noticias.band.uol.com.br/eleicoes/2014/noticia/?id=100000679089&t=aecio-diz-que-e-candidato-para-encerrar-ciclo-perverso-do-governo

    E assistam! Vale muito a pena. Conseguirão mil argumentos para defender nosso candidato!

    Flor Lilás

    PS: O Boechat é um grandessíssimo PETRALHA! Percebam como ele quer igualar o PSDB e desvios do metrô de SP com a bandidagem super-hiper-especializada-de-todo-o-PT!!!!!

    ResponderExcluir
  20. Coronel,o Brasil está de luto,um luto moral,cívico,de responsabilidades e patriotismo.Nunca antes na História desse País,tivemos um ser tão asqueroso,e olha que já tivemos seres terríveis,mas nenhum foi tão fétido como este lula,que critica a nação e sua justiça.Deveria era dar graças a Deus a fraqueza da Justiçi,pois se ela fosse forte,ele mesmo estaria atrás das grades!!até quando vai esse momento,só Deus sabe.E pior, caso ele se candidatar,infelizmente o povo mais humilde o colocará na presidência novamente,pois não se pode negar a força que esse diabo tem com os mais humildes e enganados Brasileiros...Mas peço a Deus que não aconteça isso...

    ResponderExcluir
  21. Chris/SP, 28 de abril de 2014 23:07

    vou mais longe... acho que é para impor a ditadura castrista de vez, quando virem que os tiraremos pelo voto? Brasuela??? Teoria da conspiração? Estou ficando maluca?

    Flor Lilás

    ResponderExcluir
  22. Ter o bêbado analfabeto como adversário político, em uma disputa eleitoral, é o que qualquer concorrente pede a Deus todas as manhãs ao acordar. É tão fácil arrostá-lo e aniquilá-lo. Afinal, trata-se do verme mais corrupto e bandido de toda a história política brasileira. Aécio, vai que é sua! Reduza esse lixo a pó!!! Ele é cagão, fujão e ladrão!!!

    ResponderExcluir
  23. O Rato que Ruge diz:
    Tem algo cheirando mal nesta história toda. Especialmente nos últimos dias.
    Muitos fatos concatenados, fatos óbvios demais, mas usando a "fuzzy logic" como dizem os estrategistas de alguns países bem evoluídos por ai, para parecer que não são.
    Espero estar errado, mesmo. Mas dois mais dois são sempre quatro.

    Vamos esperar os próximos passos.

    ResponderExcluir

  24. KKKKKKKKK
    Campanha pra gringo ver:

    Lula deu o start.A campanha para a presidência no Brasil este ano acontecerá no exterior.
    "Vídeoconferência" desde Cuba;desde Senegal;de Bolívia;desde un bunker na Venezuela...

    Nome Próprio

    Ps.: Quantos quarteirões terão de isolar para a chegada dos candidatos à emissora que fizer o debate? Pois depois do Não Vai Ter Copa,virá o não vai ter debate,eleição? Quem garante?

    ResponderExcluir
  25. E por que o ministro da Casa Civil daquela época caiu? E um outro fugiu?

    ResponderExcluir
  26. Sabem o que é fazer média com os "cumpanhero" presos, por medo de dedurarem o mandante? claro, quem iria se conformar de ver o chefão livre, solto e rico por aí afora, enquanto os subordinados amargam a papuda? esse é o ponto!

    ResponderExcluir
  27. Eu acho que seria ÓTIMO ouvir, sobre tal declaração, as opiniões do Vice Presidente do STF e do Presidente do TSE...

    ResponderExcluir
  28. bem feito - porque o ex pres.não está no Papuda? e tem mais: e o ex pres.lula sabe distinguir entre um jornal brasileiro e um estrangeiro?

    ResponderExcluir
  29. Quando o amaldiçoado Lula abre a boca para falar só sai mentiras, calúnias e muitas bobagens, que só satisfazem os idiotas.

    ResponderExcluir
  30. Como dar crédito a um ignorante, analfabeto? Os ministros são pessoas que estudaram vários anos para adquirir o conhecimento, a sabedoria e ter qualificação necessária para fazer um julgamento; caso contrário, nem poderia ser juízes. O que acontece é que, o PT já fez as nomeações dos ministros já pensando em sair impune das roubalheiras planejadas. Que eles deem graças a Deus porque pelo que eles roubaram, tiveram penas muito branda.

    ResponderExcluir
  31. Se tivessemos condenado o chefe da quadrilha, ele nao estaria em Portugal caluniando .

    ResponderExcluir
  32. JB é um esquerdista igual ou pior que petista , não faço questão nenhuma de defende-lo!

    Gabriel-DF

    ResponderExcluir
  33. LULA, ¿Por qué no te callas!!!

    OS CARAS:

    ResponderExcluir
  34. Se o mensalão do PT não político alguém pode me explicar esse link:

    http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,fim-do-mensalao-mineiro-fica-para-depois-da-eleicao,1146580,0.htm

    EITA povo BURRO o LULA tá certo!!!

    Ou quem sabe este link:

    http://www.chuvaacida.info/2012/09/joaquim-barbosa-o-heroi-que-nem-sempre.html

    Tudo que se fala do PT 90% é mentira e manipulação de informação!!

    Até o bolsa familia que diminuiu 65% a mortalidade infantil virou cabide para drogados e vagabundos!

    Alguém ai Sabe como se avalia um governo? Vou explicar, se não entenderam eu desenho: Com numeros e graficos.

    Como diz o grande filosofo conteporaneo Cumpádi Washington:

    SABE DE NADA INOCENTE!!!

    Dilma vai ganhar no primeiro turno...preferia o LULA né? Mas tão bom a Dilma!

    PS: vamos ver se esse blogueiro tem peito de postar meu comentário

    FUI!


    ResponderExcluir