terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Factóide das aéreas estrangeiras na Copa não durou 48 horas e escancara um governo praticando "guerra psicológica".

 
A ameaça do governo de abrir o mercado doméstico para companhias aéreas estrangeiras durante a Copa, como forma de reduzir preços de passagens e melhorar o serviço, dificilmente teria algum efeito prático. Segundo a Iata, associação internacional de empresas aéreas, não há condição de atender uma demanda tão complexa com tão pouca antecedência. "A logística é complicada. Não é ônibus. É preciso três, quatro meses de antecedência no mínimo para que as empresas consigam se programar", diz o presidente da Iata no Brasil, Carlos Ebner.

No domingo, a ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) declarou, em entrevista à Folha, que o governo estuda liberar os voos domésticos (cabotagem) para as estrangeiras durante a Copa. Ebner diz que, quando uma estrangeira pousa no Brasil, a tripulação chega ao limite das horas permitidas por lei, e não há como seguir para outro destino não programado dentro do país. Além disso, as empresas precisariam montar estrutura em cada destino, com pessoal de check-in e contratos de abastecimento, manutenção, serviço de bordo etc.

Para o presidente da Iata, o maior desafio se dará na segunda fase do Mundial, que será definida de acordo com os resultados da primeira."Estaremos lidando com o desconhecido e não haverá tempo hábil para montar uma operação", diz. "Na primeira fase, a demanda será atendida com a nova malha que a Anac deve aprovar em breve." Ele lembra que, quando a Espanha foi para a final na África do Sul, houve 65 voos extras entre os dois países. Esse tipo de operação charter internacional já é permitida e só depende da capacidade do país de receber os voos.

PRECEDENTE PERIGOSO

Para analistas e consultores do setor, a abertura por meio de medida provisória, ainda que temporária, abriria um precedente perigoso. "Sou a favor da cabotagem, mas isso precisa ser feito no âmbito de uma negociação bilateral que traga benefícios para o país", diz Cleveland Prates, ex-conselheiro do Cade, órgão de defesa da concorrência entre empresas.

Para Lucas Arruda, sócio da Lunica Consultoria, a preocupação do governo com os preços é "legítima", mas não justifica passar por cima do Código Brasileiro da Aeronáutica (CBA), que limita a participação de estrangeiros. "Se houver indício de conluio das empresas, no que não acredito, existem órgãos de defesa da concorrência e do consumidor com autonomia para tratar disso", diz. "O governo não pode forçadamente ir contra a oferta e procura. Isso se resolve aumentando a concorrência, com mais infraestrutura."

Para Respício do Espírito Santo Junior, professor da UFRJ, a abertura do mercado doméstico de forma excepcional seria inédita no mundo. "Estado de exceção é para quando se tem uma guerra ou uma catástrofe natural. Se a Copa for justificativa para estado de exceção, o que aconteceria se ocorresse um tsunami por aqui?" (Folha de São Paulo)

9 comentários:

  1. Coronel,

    A Copa na África do Sul foi fraca em Turismo Estrangeiro, por razões óbvias.

    O Brasil tem um território 7x maior que a Afr. do Sul e 4x mais população.

    Só como exemplo, a escolha esquizofrênica de Manaus (imposição do Lulla) como sede é um retrato da loucura logistica que vai ser instalada no Brasil.

    O Blatter(o suíço) esta com toda a razão quando fala dos atrasos!!!

    Já esta sendo vergonhoso!! Ficará pior!!!

    Viu a declaração do pai Argentino (acidente no Galeão) com relação ao Brasil?? Alguém duvida que esta declaração foi assistida por 30/40 milhões de Argentinos??

    JulioK

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  2. Puro marketing da loirinha. Quer mais holofote. Quer que o povo do PR esqueça o caso do assessor tarado. Um show de incompetencia.

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  3. Para ver como organização, planejamento, estratégia passa longe das ideias dos petralhas comunistas. A caneta resolve todos os seus problemas. Daí, logo vem o REMENDO e a MAQUILAGEM. rsrsrsrs No meio dos utensílios de reparação dos estragos, não pode faltar a cola super bonder. Ah! ia me esquecendo. Não pode faltar o branquinho também.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    É muito cômico.

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  4. Essa turma do pt, aboletada nos diversos níveis da administração pública não têm a menor ideia do que administrar um boteco, imagine um país. É uma bobagem atraz da outra...

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  5. Coronel

    Olha só a fuça da pilota...imagina aonde aquele avião ia parar...e é a esse animal que deram um País para conduzir...

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  6. sabia!!!!

    só mesmo a Narizinho, que não entende nada sobre qualquer coisa, pode conceder uma entrevista dizendo imbecilidades como resolver o caos aéreo com uma canetada em uma MP...

    sem duvida alguma o nível dos governantes e seus aspones eh o pior e mais medíocre de toda a historia nacional...

    so tem incompetente...

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  7. Muitas palavras gastas para dizer o óbvio. Este desgoverno não investiu em infraestrutura.

    Aliás, investiu... construiu uma infraestrutura enorme para mentir para os menos esclarecidos em Banânia, com o lançamento semanal de programas para tudo, menos para desocupação pacífica de Brasília.

    Traduzindo em miúdos, Gleisi ficou com ciúmes de Mantega, o sonhador do Financial Times, e decidir se candidatar a ser sonhadora e capa da Forbes, ainda que seja em mais uma piada sobre os desmandos no BR. Ela quer ser mais importante do que o PS4 de 4 mil reais.

    Sei não, tem muito petralha sonhático.

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  8. cel,

    deixa essa imbecil fazer o quer. o povo vai pra rua de qualquer jeito mesmo.

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  9. Embora a estupidez de se querer fazer algo vultuoso, pois envolve providências pesadas estruturais, de forma emergencial, incompetente e irresponsável, o Professor Respício, da UFRJ não disse nenhuma inverdade, pois o evento não está tão longe assim de uma catástrofe, ainda que de mínimas proporções.
    Infelizmente ouviremos muitas notícias que nos envergonharão.
    É isso!

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