terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Oposição lança as bases do novo Brasil.

PSDB lança documento com bases para nova agenda nesta terça-feira (17)
O senador Aécio Neves (PSDB-MG) usará o primeiro esboço de sua plataforma de governo, que será apresentado hoje em Brasília, para fazer um aceno ao segmento do agronegócio. Composto por 12 itens, o documento está dividido em três eixos básicos: confiança, cidadania e prosperidade.
 
Tradicionalmente aliado dos tucanos, o agronegócio é tema no eixo "prosperidade", em que o senador tucano defende "gestão técnica" e "livre do aparelhamento político" para o setor. Provável candidato do PSDB à Presidência em 2014, Aécio diz que a atividade deve ser tratada com mais atenção pelo Estado, com políticas e pesquisas públicas coordenadas pelo Ministério da Agricultura. Segundo interlocutores, o aceno mais enfático ao agronegócio deve-se ao assédio frente ao setor do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), que deve ser um dos principais adversários de Aécio nas eleições do próximo ano.
 
Outro aceno é aos participantes dos protestos de junho. O direito a serviços de qualidade na educação, na saúde, no transporte e na segurança é tema do eixo "cidadania", com reivindicações pela melhoria do SUS (Sistema Único de Saúde).
 
Fala também na criação de uma Lei de Responsabilidade Educacional, com metas de gastos e pagamento de bônus a professores e diretores de escola de acordo com desempenho. Para a segurança, a proposta é criar uma política nacional de segurança pública que, segundo o mineiro, não existe hoje no Brasil.
 
FEDERALISMO
 
O pacto federativo para fortalecer Estados e municípios, uma das principais bandeiras de Aécio, é um dos destaques do texto. Para o tucano, a União concentra a maior parte das riquezas do país enquanto sobra para Estados e municípios a responsabilidade de resolver problemas. A inclusão desse ponto foi acertada em conversas entre Aécio e Eduardo Campos (PSB). Em documento lançado em novembro pelo socialista e sua colega de chapa, a ex-senadora Marina Silva, o rearranjo federativo foi citado genericamente.
 
O documento do PSDB estará disponível na internet, no site "Conversa com brasileiros", para consulta pública antes de ser submetido à Executiva Nacional do partido, o que deve ocorrer no início do ano que vem. (Folha de São Paulo)

8 comentários:

  1. E a retomada dos valores sobre os quais se constrói uma Nação? Onde está a retomada da honestidade, da ética, da decência? Onde está o combate à corrupção?

    ResponderExcluir
  2. Lamento que o PSDB não utilize o livro publicado pelo Tuma Jr. para combater os desmandos desse governo. Na minha opinião, Aécio é fraco, não é firme em suas posições, até agora chamou-nos para conversar, mas não demonstrou que é um oposicionista, acho que medo é um defeito do PSDB.

    ResponderExcluir
  3. E do combate à corrupção, não vai falar nada????

    E da ética, não irá falar nada ???

    Isto deveria estar na ponta da língua!

    Claro que educação, segurança, saúde são importantes, mas os valores morais que compõem a sociedade não podem ficar ausentes do debate.


    Chris/SP



    ResponderExcluir
  4. o PT vai copiar tudo, mudar algumas palavras e propagandear que foi o PSDB que roubou deles. esperem só para ver...

    ResponderExcluir
  5. Coronel,
    começou bem. Quando pronto, ser ou ter uma versão inteligível para os leigos.

    ResponderExcluir
  6. Um novo pacto federativo, por si só, já representa um grande passo no combate à corrupção, uma vez que reduz a necessidade de circulação do dinheiro público pelas esferas federais.

    ResponderExcluir
  7. Na real, o que pode derrotar o governoé o aumento da inflação - e isto depende de 5 ou 6 atores.

    Se estes resolverem que é hora de trocar a guarda, o PT pouco poderá fazer, mesmo porque o caixa baixou com a gastança.

    E estes parecem já cansados do PT e suas tentações bolivarianas.


    Lanterna.

    ResponderExcluir
  8. Caro Lanterna, 18 de dezembro de 2013 08:06

    concordo com você e aí entra nosso trabalho diário de formiguinha!

    Em qualquer fila, em especial no super-mercado, temos que insuflar a revolta:

    que raiva…
    o FHC tinha estabilizado a economia…
    não tinha mais inflação…
    esse governo do PT trouxe de volta a inflação…
    comida está caríssima!
    tudo vai subir menos nosso salário..
    e elles com bolsos, cuecas, meias, e contas no exterior cheias de dinheiro! nosso dinheiro!
    a gente paga imposto e nada recebe…
    a saúde está uma vergonha…
    Não se tem mais segurança!

    E assim por diante!

    Vamos lá Coturneiros!

    PARA O ALTO E AVANTE!
    COM AÉCIO!
    Pelo retorno da ORDEM E PROGRESSO!!
    FORA URNAS ELETRÔNICAS!

    Flor Lilás

    ResponderExcluir