A Odebrecht TransPort anunciou ontem a entrada do Banco
Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) como sócio da empresa. A
BNDESPar, braço de participações do banco de fomento, vai injetar R$ 1 bilhão
na companhia e passará a deter 10,61% da sociedade. O negócio, cujas conversas
foram iniciadas em 2012, exigiu uma reestruturação societária na empresa.
Para manter os 30% de participação, o FI-FGTS vai aportar
mais R$ 428,5 milhões - o fundo entrou na empresa em 2010. A Odebrecht S/A, por
sua vez, reduziu a fatia de 70% para 59,39%. A operação não surpreendeu o
mercado, que já esperava por algum aporte na empresa. A explicação está no
elevado grau de alavancagem do grupo.
Os recursos vão reforçar o caixa da companhia na execução de
investimentos, como o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão, RJ) e a BR-163
(MT), arrematados recentemente pela Odebrecht TransPort. Mas o dinheiro também
será usado em novos negócios", completa o presidente da companhia, Paulo
Gesena, que comemorou a decisão do governo de destravar os leilões de concessão
neste ano.
Ele comenta que, desde que a Odebrecht TransPort foi criada,
em 2010, o número de subsidiárias subiu de cinco para 18. Ou seja, o volume de
recursos para cumprir o plano de negócios cresceu consideravelmente. Hoje está
na casa de R$ 15 bilhões para os próximos três anos. Por isso, a empresa vinha
há algum tempo procurando investidores estratégicos para aumentar o capital.
A entrada da BNDESPar, no entanto, não vai interromper a
busca por novos sócios. Gesena conta que algumas empresas preferem se associar
a determinados nichos de mercado, como rodovias ou portos. "Então, faz
sentido ela se associar a uma subsidiária específica. Temos negociado com
investidores nacionais e estrangeiros, mas, por enquanto, não há nada
fechado."
Abertura de capital. Outra novidade será a abertura de
capital da empresa, mas ainda sem data marcada. "Estamos caminhando para
isso, mas dependemos do ambiente do mercado e da maturação dos nossos
negócios", afirma o presidente da Odebrecht TransPort. Essa era uma das
condições para o aporte de capital do BNDES, informou o chefe da área de
investimentos da diretoria de Mercado de Capitais do banco, Andre Loureiro, que
também não quis especificar em quanto tempo a companhia passará a ser listada
em bolsa. "É uma informação estratégica da empresa." Segundo
Loureiro, o ingresso da BNDESPar, braço de participações do banco, faz parte da
estratégia do banco de apoio ao setor de infraestrutura.
"Recentemente ingressamos também na Triunfo e na ALL.
Conversamos com todos os players do setor para identificar com cada um a área
de apoio do : banco", disse Loureiro, reconhecendo que, com a participação
acionária, o banco corre um risco maior no apoio financeiro. Ele argumenta,
porém, que o retorno desse tipo de negócio é superior ao das linhas de crédito
ofertadas pelo BNDES.
O executivo disse que o banco limitará a participação
acionária nas empresas de infraestrutura entre 10% e 15% e disse que há
conversas com outras companhias. Uma das exigências do banco é a nomeação de um
representante no conselho de administração das companhias. Mas, segundo
Loureiro, o BNDES não pretende participar de decisões de passos estratégicos,
como a disputa em leilões de concessão. (Estadão)
Coronel.
ResponderExcluirSe juntarmos todos os empréstimos, aportes, deduções, dinheiro mal empregado, quebrariam todos os fundos de pensões (Petros, etc),inclusive tremeria literalmente os balanços do BNDES,CEF. As avaliações virão e as notas de riscos despencarão. Viva!!!!, o povo brasileiro?
FELIZ NATAL CORONEL !
ResponderExcluirbpistelli
ou
51 na cabeça!!!!
FELIZ NATAL CORONEL !
ResponderExcluirbpistelli
ou
51 na cabeça!!!!
Um operação, sem dúvida, para garantir a reeleição do poste.
ResponderExcluirCoronel e amigos do blog
ResponderExcluirDesejo a todos um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de realizações, paz, saúde e amor.
Chris/SP
Coronel,
ResponderExcluirdesta forma nem precisa o governo criar estatais.
É o caixa dois da vez depois da Delta.
ResponderExcluire vai mandar mais esta....Ter , 24/12/2013 às 06:52
ResponderExcluirEx-diretor da Aneel condena proposta de 'corte de luz'
Anne Warth | Agência Estado
Tags: Aneel conta de luz corte @estadaoconteudo
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COMENTÁRIOS (6) -AA+
O governo errou ao propor o modelo de renovação das concessões do setor elétrico, cuja ponta mais conhecida é o corte nas contas de luz anunciado pela presidente Dilma Rousseff em cadeia de rádio e TV. A avaliação é do ex-diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Edvaldo Santana, que deixou o cargo na semana passada após 13 anos de atuação no órgão regulador, onde começou como superintendente e cumpriu dois mandatos como diretor.
Segundo ele, a mudança tornou as empresas passivas e dependentes de repasses bilionários do Tesouro Nacional. "Tenho certeza de que o governo, quando fez isso, não pensou que a conta iria sobrar para o Tesouro. Se tivessem imaginado que iria dar nisso, não fariam", afirmou, em entrevista exclusiva ao Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado. Procurado, o Ministério de Minas e Energia não comentou.
Para manter a redução de 20% na conta de luz, a União transferiu R$ 9,6 bilhões para as distribuidoras de energia este ano. O dinheiro serviu para bancar várias despesas, principalmente com a energia gerada pelas usinas termoelétricas, acionadas por causa da escassez de chuvas, que reduziu o nível dos reservatórios das hidrelétricas.
Esse gasto sempre foi pago pelo consumidor, mas, se tivesse sido repassado às tarifas neste ano, resultaria num reajuste de 10%. Às vésperas das eleições, o governo decidiu pagar a conta e diluir esse aumento ao longo dos próximos cinco anos.
Tudo indica que, para 2014, os aportes do Tesouro para manter o desconto na conta de luz devem atingir valores semelhantes aos deste ano. "O cenário, no que diz respeito à necessidade de repasse de recursos do Tesouro, tende a ser igual", afirmou. "Para 2014, não tem mais jeito, até porque é um ano difícil de ter mudanças profundas. Mas não acredito que alguém deixe continuar assim."
O que que é isso, cara-pálida?!!!
ResponderExcluirPode um banco estatal ter como SÓCIO(?) uma empresa particular!!!!!!
Pera ai, não entendi : EMPRESA PÚBLICA SÓCIA DE EMPRESA PRIVADA ?
ResponderExcluirISSO JÁ PODE ????????????
Não sei na área de estradas, mas nos aeroportos o Governo sempre encontra uma fórmula para, se, ninguém perceber, dar uma "força" para a concessionária. Foi o caso, por exemplo da taxa de 7 reais para passageiros em trânsito nos aeroportos. Como só existe taxa de embarque, o passageiro em trânsito num aeroporto não pagava nada. Só para ter uma idéia, essa nova taxa vai gerar um caixa de mais de 50 milhões/ano no Aeroporto de Guarulhos.
ResponderExcluirNão demora muito vai vir outra excelente notícia para as concessionárias. Essa nova vai render quase 1 bi por ano. Paga a concessão e ainda sobra um troco.
Coronel,
ResponderExcluirvejam essa:
http://polibiobraga.blogspot.com.br/2013/12/invasores-comunistas-chantageiam.html
ACORDA BRASIL!
QUEREM SUAS CASAS INVADIDAS???
SOCORRO FORÇAS ARMADAS!
Está mais do que na hora de dar um basta em tudo isso.
Cento e cinquenta BANDIDOS que simplesmente invadem um hipermercado e EXIGEM cestas!!!! E o pior de tudo: levam! Ganham pelo medo imposto!
Que tal trabalhar para ganhar dinheiro honestamente e comprar a cesta?
Não. Quem trabalha é a classe dos "facistas, olhos zzuis, dos de direita, dos intelectuais"!!!!
Os idiotas que pagamos impostos para sustentar esse bando de comunistas vagabundos que nada mais fazem do que esse governo comunista: roubam! Assaltam! Afrontam! Invadem? Quebram!
Até quando permitiremos que se infiltrem com seus tentáculos e afrontem nossa sociedade?
São como gafanhotos que depredam as colheitas devastando e destruindo tudo o que tem pela frente...
E por que não chamaram a polícia para tirar os baderneiros de lá?
PORQUE ESTÁ TUDO DOMINADO!!!
Repito:
PRECISAMOS ACABAR COM AS URNAS ELETRÔNICAS!!
FORA PETRALHAS!
Socorro Deus… Talvez só Ele nos reste...
Flor Lilás
Coronel,
ResponderExcluiroff:
http://www.alertatotal.net/2013/12/farsas-que-se-repetem-todo-ano.html
Coturneiros multados por infringir a lei, fotografados, quando forem cobrados, digam que "reconhecem o erro" e afirmem que "por fotografia, nenhum agente de fiscalização pode lavrar o auto"!!
Expliquem que o précédente foi aberto, e que esta é a explicação do Sr Carlos Pires, diretor da EPTC.
Bando de vagabundos que destroem a moralidade a cada dia.
Adeus Ordem e Progresso!
Fosse um governo sério e essa guerrilheira -comunista -assassina seria a primeira a dizer:
vou pagar pelo meu erro, pois jamais deveria ter levado meu neto no colo, fora da cadeirinha!!!! Que isso sirva de exemplo para todos os cidadãos brasileiros não incorrerem no mesmo erro. Aí sim ela seria uma estadista!
Flor Lilás
Off topic, não é para publicar.
ResponderExcluirCaro Coronel, o artigo a seguir vale no mínimo uma olhada, senão uma republicação no CN para aumentar a ressonância. Confira:
http://moglobo.globo.com/blogs/blog.asp?blg=noblat
Estão aplicando o dinheiro dos trabalhadores em um investimento arriscado e os ditos representantes dos trabalhadores não falam nada.
ResponderExcluirCoronel, um feliz Natal extensivo a toda a sua família!
ResponderExcluirTá explicado porque a Odebrecht paga milhares de dólares para ouvir as baboseiras ditas por lula da silva nas "palestras" patrocinadas pela empresa!
Coronel,
ResponderExcluirEu acerto o PIB, com 10 meses de antecedência, mas sou meio burro para entender este tipo de negocinho.
É dinheiro de impostos(educação, saúde, segurança...) indo para aeroporto???
Diz que não, por favor!!!!!!!
JulioK
Isso é só uma forma criativa de injetar dinheiro do governo no bolso dos companheiros safados. No final de 2014 teremos mais um Feliz Natal para todos. Essa é a forma de desenvolvimento que eles entendem, a forma caracú.
ResponderExcluirA oposição é muito burra. Eu já tenho até um slogan para eles usarem. O que o PT não fez em 12 anos, não farão em 4. Acho que o mote principal tem que ser esse, o partido que está no poder há mais de uma década não pode prometer fazer mais nada, porque tiveram 12 anos para fazer e não o fizeram. E a partir daí, vem um outro mote, o do país que quer mudança e precisa de alguém novo para promovê-las. Um país que não teve medo de eleger um sindicalista e uma mulher, não pode ter medo de mudar um governo que não funcionou.
ResponderExcluirEsse gasto sempre foi pago pelo consumidor, mas, se tivesse sido repassado às tarifas neste ano, resultaria num reajuste de 10%. Às vésperas das eleições, o governo decidiu pagar a conta e diluir esse aumento ao longo dos próximos cinco anos....Viu aê , Cororel? Quem paga a conta, seja saindo diretamente do nosso bolso ou seja indiretamente, via impostos que o tesouro arrecada, somos nós...Será que tem algum candidato com coragem para dizer isto, numa linguagem que o povão entenda?
ResponderExcluirEsse gasto sempre foi pago pelo consumidor, mas, se tivesse sido repassado às tarifas neste ano, resultaria num reajuste de 10%. Às vésperas das eleições, o governo decidiu pagar a conta e diluir esse aumento ao longo dos próximos cinco anos....Viu aê , Cororel? Quem paga a conta, seja saindo diretamente do nosso bolso ou seja indiretamente, via impostos que o tesouro arrecada, somos nós...Será que tem algum candidato com coragem para dizer isto, numa linguagem que o povão entenda?
ResponderExcluirOlá Coronel,
ResponderExcluirFiz uma postagem em meu blog agora com vários casos assim...
Os trens do RJ também estão nessa...
http://professormoroni.blogspot.com.br/2013/12/onus-publico-e-bonus-privado-realidade.html
Ótima postagem.
Abraços