Com o apoio de mais de 1,9 milhão de assinaturas, foi protocolado na tarde desta segunda-feira na Câmara dos Deputados o projeto de lei de iniciativa popular que obriga a União a investir na saúde pública 10% de sua receita corrente bruta. As assinaturas foram coletadas em todo país por mais de cem entidades que integram o Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública, o Saúde + 10, entre elas todos os conselhos profissionais da área de Saúde, CNBB e OAB. Os organizadores esperam que haja votação célere da proposta nas duas Casas do Congresso para a aprovação antes do final deste ano. Leia mais em O Globo. E conheça aqui quem faz do Movimento Saúde+10.
É lamentável a população ter que tomar atitude para fazer o que os governantes deveriam fazer por obrigação. Tomara que seja votado o mais rápido possível porque Os hospitais públicos estão totalmente abandonados.
ResponderExcluirCoronel,
ResponderExcluirnão só deve ser destinado 10% ou até mais. Mas o que crucial são as aplicações desses recursos de maneira eficiente e honesta. Do jeito que anda a corrupção no País, será mais dinheiro para os larápios de sempre.
Será mais dinheiro para hospitais mal construídos, ambulâncias superfaturadas e encostadas num pátio qualquer para enferrujar, cargos e boquinhas para aliados políticos infiltrarem empresas amigas nas concorrências fraudulentas.
ResponderExcluirNão é falta de dinheiro o que há, e sim falta de gestão.
Se a proposta passar, serão 135 bilhões por ano para a saúde, o equivalente a cerca de R$ 60,00 por mês para cada cidadão.
Com esse dinheiro todo, daria para pagar um plano de saúde para cada brasileiro que não pode arcar com os custos.
Minha proposta, se tivesse tal poder, seria o fechamento de todo o sistema público de saúde, a demissão de todos os funcionários, e um plano de saúde privado para cada brasileiro necessitado.
Imagina só 135 bilhões por ano na mão da iniciativa privada? Seria o fim de uma tragédia nacional.
Anônimo (8:36)
ResponderExcluirDepende da iniciativa privada. Conheço Santas Casas cujos corpos gestores são tão safados que poderiam dar aula pro Lula.
E tem outras que não são ladronas, mas são tão incompetentes que se você der duas tartarugas pra eles cuidarem, uma foge.
O que se tem que fazer é criar algum mecanismo fiscalizaador do uso de recursos que funcione - num mundo ideal, deveria incluir o usuário.
Auditoria independente, talvez?
Ótimo !
ResponderExcluirMais um pepino pra Dilma descascar.
Se ela vetar a Lei, a oposição mete o pau, se aprovar, ela terá menos dinheiro para financiar ONGs fajutas, Cuba etc.