quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Até tu, CGU?

O secretário de prevenção à corrupção da CGU (Controladoria-Geral da União), Sérgio Nogueira Seabra, foi um dos alvos de operação deflagrada nesta quinta-feira (8) pela Polícia Federal, que apura desvio de recursos federais para educação no Paraná. A PF cumpriu mandado de busca e apreensão na casa em Brasília do secretário da CGU, que era parceira da investigação. Ele é suspeito de vazar informação privilegiada para o grupo investigado.

Funcionário de carreira da CGU, Seabra assumiu a secretaria de prevenção à corrupção e informações estratégicas da CGU em fevereiro deste ano. Entre agosto de 2011 e fevereiro, ele trabalhou como assessor de controle interno do MEC (Ministério da Educação). Segundo a CGU, conversas telefônicas de Seabra foram interceptadas pela polícia, com autorização da Justiça, no período em que ele trabalhava no MEC.

Responsáveis pela investigação informam que não há, a princípio, indícios de que Seabra fazia parte do esquema de desvio de recursos. Mas ele teria sido flagrado advertindo os investigados, o que atrapalhou parte da investigação na avaliação da PF.

A Operação Sinapse foi deflagrada nesta terça para desarticular quadrilha que desviava recursos do MEC repassados para o IFPR (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Paraná. De acordo com a PF, foram cumpridos 18 mandados de prisão e 43 de busca e apreensão contra o grupo suspeito de ter desviado R$ 6,6 milhões.

O MEC divulgou nota dizendo que afastou os três servidores do IFPR. A CGU diz que o servidor prestou depoimento à PF e que a função dele no MEC previa não apenas repassar informação ao órgão de controle como também cobrar do IFPR respostas aos questionamentos da auditoria. Seabra, a princípio, será mantido no cargo. (Folha Poder)

Atualização: a fraude ocorreu em um Instituto Federal de Educação. O suspeito, quando era assessor especial de controle interno do MEC, participou da elaboração de uma cartilha produzida pela CGU justamente para evitar corrupção nestas instituições. Clique aqui.

4 comentários:

  1. CEL,

    Do Blog do Ferra mula III:

    "Eu tenho muito respeito pelo ET de Varginha" - Dilma Roussef

    Uma afirmação feita pela presidente Dilma Rousseff durante em entrevista coletiva em Varginha, no Sul de Minas, nesta quarta-feira (7) está repercutindo nas redes sociais. Em um determinado momento, o jornalista Carlos Otávio, da rádio Vanguarda FM, lembrou a fama do ET na cidade e perguntou sobre como a governo federal pretende impulsionar o setor cafeeiro, atividade econômica da região.
    “Primeiro, eu queria te dizer que eu tenho muito respeito pelo ET de Varginha. E eu sei que aqui, quem não viu conhece alguém que viu, ou tem alguém na família que viu, mas de qualquer jeito eu começo dizendo que esse respeito pelo ET de Varginha está garantido”, disse Dilma (confira a entrevista na íntegra).


    Índio Tonto/SP

    ResponderExcluir
  2. Coronel,
    nem afastado por prevenção se faz mais. Isto na CGU. É o exemplo do velhaco passando a mão na cabeça dos mensaleiros e aloprados. Depois se revoltam quando chamamos tudo de corrupto.

    ResponderExcluir
  3. Durante anos houve roubos de verbas da educação no IFR, mais um cabidas criado pelo lula. A antiga Escola Técnica da UFPR virou um centro de gatunagem, com filiais no interior do PR. E durante anos ninguém fez nada. Competência petralhas.

    ResponderExcluir
  4. Coronel,

    isso é o que foi identificado...
    Já imaginou os desvios da educação, saúde e segurança que correm solto em TODAS as instâncias desse país corruPTo e decadente??

    OU ACABAMOS COM O PT OU O PT ACABA COM O BRASIL.

    Essa frase tem sido escrita aqui por inúmeros de nós.

    A realidade é que o Brasil já acabou. Está no buraco profundo do descaso e da desesperança.

    A quantia de escândalos é tão gigantesca e aviltante que nem se dá conta de ficar a par de todos eles!

    Se vê desesperança em todos os cantos! Quantos coturneiros que eram frequentes aqui no Coturno já nem escrevem mais...
    Que desânimo!
    A indiferença que ocorre é como se fosse fruto de uma anestesia profunda. Ninguém aguenta mais!

    SOCORRO FFAAs!!

    Está mais do que na hora de pedirmos o retorno de nossos militares para nos livrar do jugo da corrupção e do mal que se instalou sob as garras do PT.

    CHEGA! FORA PT!

    Flor Lilás

    ResponderExcluir