Artigo do senador Aécio Neves (PSDB/MG) publicado no jornal Folha de São Paulo, intitulado "Ausência de limites"
A redemocratização brasileira nos deixou um importante legado: a certeza de que a democracia é mais que um voto depositado nas urnas. Ela se baseia na garantia das liberdades e num rigoroso respeito às leis. Assim, não é possível fechar os olhos para o viés autoritário que ganha substância no governo petista.
A redemocratização brasileira nos deixou um importante legado: a certeza de que a democracia é mais que um voto depositado nas urnas. Ela se baseia na garantia das liberdades e num rigoroso respeito às leis. Assim, não é possível fechar os olhos para o viés autoritário que ganha substância no governo petista.
A governança por medidas provisórias, a profunda subordinação do Congresso, a forma como foram promovidas as mudança de marcos regulatórios, a ausência de diálogo e as diversas tentativas de “regulamentar” a mídia são algumas das expressões dessa perigosa tendência.
Mas a fala da presidente da República e a lamentável utilização da rede nacional de rádio e TV para, entre outras coisas, desqualificar os brasileiros críticos ao seu governo é, certamente, a mais evidente delas. Não se sabe se incomodada pela pressão das articulações que gostariam de ver o ex-presidente Lula candidato ou com a simples motivação de tirar o foco dos fracassos acumulados, constatados pelo pífio resultado da economia, a presidente resolveu antecipar o debate eleitoral.
É nesta posição que ela se permitiu propagar aos brasileiros a visão maniqueísta de uma nação dividida ao meio, na qual os que amam o Brasil são otimistas e estão com o governo enquanto que os que não querem o bem do país, os “do contra”, os pessimistas, estão na oposição.
Essa é uma postura que agride a diferentes gerações de democratas. É impossível não revisitar, com ironia, a gênese petista do “quanto pior melhor”. Ou voltar no tempo para lembrar o nacionalismo canhestro dos governos militares que buscava confundir governo com nação, transformando a crítica em ato impatriótico e que agora ganha estranha atualidade.
O conteúdo do pronunciamento foi atípico e agressivo.
Na parte dedicada à energia, de forma desleal, o texto transformou os que apenas defenderam um outro caminho para a diminuição da conta de luz –no caso a redução de tributos federais– em adversários da ideia. Para a construção do falso raciocínio, sonegou ao país até mesmo a informação de que empresas estaduais criticadas aderiram à proposta do governo nas áreas de transmissão e distribuição.
E, por ironia, são justamente os Estados governados pelo PSDB que, sem alarde, oferecem há muitos anos as maiores isenções de ICMS na conta de luz… O pronunciamento da presidente tem vários significados. Nenhum deles é bom para a democracia, patrimônio de todos brasileiros.
Aécio, como sempre, atrasado. Volta de férias é sempre um problema. Subir aquelas montanhas todas de Minas, ou subir a serra quando se está na praia, não é fácil.
ResponderExcluirDe fato, Coronel, há muito que o governo estadual isenta de ICMS pequenos consumidores, sei disso, pois ao morar fora por causa dos estudos eu não pagava os abusivos 25% de ICMS cobrados pelo governo Estadual.
ResponderExcluirPor que que os tucanos não se mobilizam e cortam uma fatia desse ICMS?
Reduzam para a metade (e como o ICMS é indireto) isso garantiria fácil quase o dobro de redução de energia para os estados tucanos!!!
Logo logo ele volta ao normal e elogia a soberana...
ResponderExcluirCoronel,
ResponderExcluirCadê o "timing" desse imbecil!!!
Textinho de jornal!!! Por favor, Sr. Aécio, esta com medinho do PT????
Tu já te adonou do PSDB, então assume tua responsabilidade de oposição ou declara teu apoio ao PT!!!
JulioK
"E, por ironia, são justamente os Estados governados pelo PSDB que, sem alarde, oferecem há muitos anos as maiores isenções de ICMS na conta de luz"
ResponderExcluirpois eh, e nenhum deles faz propaganda disso!!!!!
e nenhum dos governadores tucanos meteu essa declaração na cara da gerentA marqueteira!
ao invés de dizerem isso durante encontro com a bichinha palanqueira, constrangedo-a na frente de todos, ficam de elogios e mimimi's...
ela foi a tv e atacou a todos, não so os governadores como quem vota nos governadores da oposição, pois nao deu nome aos bois e chamou os críticos e pessimistas de "gente do contra"...
ai, tucanos, sem propaganda, só podem tomar no lombo mesmo...
Cel
ResponderExcluirParece que o Aécio resolveu fazer oposição. Muito bom o seu texto. Ontem ele foi entrevistado pelo Kenned Alencar e foi contundente com o governo. Simplesmente disse tudo o que eu penso e nós pensamos. Parabéns p/ ele e que continue assim.
Esther
Cel
ResponderExcluirAécio criticando pronunciamento da Dilma só pode ter sido após ter fumado uns baseados com FHC ou inalado algum.
Não voto nele não.
Sem caráter.
Átila
Aécio faz o mesmo tipo de populismo em Minas.
ResponderExcluirComo vocês acham que ele consegui 80% de aprovação junto com o apedeuta ? Fizeram alianças e virou "Lulécio". O triângulo mineiro é abastecido com o bolsa família!
Não voto nele, nem que a outra opção seja a Dilma. Anulo meu voto.
Mas tenho quase certeza que ele não vai ao segundo turno...
A presid ANTA simplesmente alterou a forma de financiar os subsídios dados a escolhidos ( energia para todos, irrigação agrícola "eletrificação rural", ilume e outros, que estavam camuflados na conta de luz e agora terá que ser anexado ao orçamento da União. ( o subsídio cruzado reduziu ) e tem as cobranças ILEGAIS na conta que foram suprimidas, ISTO NADA MAIS É QUE DESCRIMINALIZAR A CONTA DE LUZ.
ResponderExcluirHoje a " redução de conta de luz " rende mais apoio político ao PT e outros petralhas que anunciar os programas pagos na conta de luz.
Deputados petistas podem EMENDAR O ORÇAMENTO DE 2013 com a colocação dos programas antes pagos na conta, no orçamento ( peça de ficção feita PARA INGLÊS VER ), a "contabilidade criativa" pode alterar tudo.
BEWARE WITH PETRALHA ( tenha precaução com o petralha )
ResponderExcluir-
RAFAEL, 28 de janeiro de 2013 10:47
-
Coronel, mande esta ratazana de volta ao esgoto, UM CAMINHÃO DE RACUMIM NELLE.
Coronel,
ResponderExcluircom muito atraso o Aécio e o PSDB começa a querer ser oposição. Vamos aguardar.
28/01/2013 13h19 - Atualizado em 28/01/2013 13h41
ResponderExcluirPF indicia nove pessoas por fraudes em ONG da ex-jogadora Karina
Ex-atleta está entre os acusados pela Polícia Federal de Campinas.
Entidade em Jaguariúna (SP) teria desviado recursos do governo federal
http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2013/01/pf-indicia-nove-pessoas-por-fraudes-em-ong-da-ex-jogadora-karina.html
O problema é o seguinte : o Aécio escreve um artigo em um grande jornal ( pouquíssima gente lê ), e a Dilma convoca rede de TV em horário nobre !
ResponderExcluirDá para competir ?
Curioso: Aécio dispõe de uma tribuna no Senado para manifestar seu pensamento à toda a nação causando repercussão em todos os jornais. Mas em vez disso escolhe timidamente manifesta-lo timidamente apenas aos leitores da Folha. Não é só timing que falta ao pseudo oposicionista.
ResponderExcluirRonaldo T.
Aécio é um estadista. Respondeu com uma elegância impossível ao PT e seus asseclas. O PT confunde publico com privado, eles acham que o horário em cadeia pertence ao PT e não ao governo. Falar da redução da conta de luz tudo bem, mas aproveitar para atacar a oposição é ilegal e eles deveriam ser processados.
ResponderExcluirSr Coronel:
ResponderExcluirDepois da tragédia de Sta Maria,não estou com vontade de versejar.
Saudações
CARTA AO MEU AMIGO PETISTA, POR ELIZABETH RONDELLI: VEJAM NO LINK
ResponderExcluirhttp://prosaepolitica.wordpress.com/2012/08/08/meu-amigo-petista/
Coronel,
ResponderExcluirHá tempos que venho observando os comentários de certas pessoas cativas em seu blog e reafirmo: Tem comunista petralha infiltrado aqui que cansam de dar declaraçoes veladas e a favor do PT!!
Será que preciso citar nomes???????
Gililiu
aéBRio já percebeu que o boi, a vava, a boiada, a manada, tudo já foram p/ o brejo.
ResponderExcluircom Lula ou Dilma ele vai levar um nabo.
Por tanto. Cala a boca ÁeBRio!. cotinua tomando a sua cervejinha.
O discurso dele até que foi razoavelmente de oposiçao, mas precisa ser mais contundente e sempre como PT que não descansa, dá com o pau na moleira do sujeito dia e noite e o PSDB prá ganhar precisa ser mais agressivo, e ficar bem de longe do PT para merecer confiança e não ser um que daria impressão de uma reedição de Kassab.
ResponderExcluirse o PSDB, tiver só o Aécio Never, como candidato jamais volta ao palácio.
ResponderExcluirDilma fez do pronunciamento sua campanha eleitoral.Vergonhoso. Aécio Neves vai direto ao ponto em questão: muito marketing e pouca ação e agora vésperas das eleições de 2014 vem em cadeia nacional se fazer de benfeitora. Desce do salto Dilma.
ResponderExcluiro ex governador Aécio Neves tem razão em criticar o pronunciamento da presidenta, soou eleitoreiro e agressivo demais. Se é para ser agressiva, que seja limpando a máquina pública como houve o choque de gestão em Minas. O Brasil poderia seguir esse modelo.
ResponderExcluirReparem nas palavras do senador Aécio neves: “democracia é mais que um voto depositado nas urnas. Ela se baseia na garantia das liberdades e num rigoroso respeito às leis.” Lutamos tanto pela democracia e pela liberdade de escolhe, não vamos deixar tirarem isso de nós.
ResponderExcluirDilma está “antecipando o debate eleitoral” porque desta vez ela sabe que tem um competidor forte para as eleições de 2014, o senador Aécio Neves. E, também, começa a bater o desespero com a pressão das articulações que gostariam de ver o ex-presidente Lula candidato para 2014. Aécio Neves presidente!
ResponderExcluirDilma cometeu um equívoco ao dizer que: “os que amam o Brasil são otimistas e estão com o governo enquanto que os que não querem o bem do país, os "do contra", os pessimistas, estão na oposição.” Assim como o senador Aécio Neves, existem pessoas que estão preocupadas com a postura do atual governo e que não querem perder os direitos conquistar com tanto suor.
ResponderExcluirO senador Aécio Neves está certo. Não é possível fechar os olhos para o viés autoritário que ganha substância no governo petista. Ausência de diálogo e as diversas tentativas de "regulamentar" a mídia mostram que o atual governo pode estar assumindo um caráter autoritário sim. Vamos ficar de olho!
ResponderExcluirJá está na hora de mudarmos a cara da presidência, pois o atual governo começou a demonstrar tendências de autoritarismo. Aécio é um forte candidato para a presidência de 2014, pois vem mostrando vontade e malemolência na política. Aécio Neves 2014!!!
ResponderExcluirEu estou com o senador Aécio Neves! Ele disse que ter críticos em um governo não significa que eles irão estraga-lo ou piora-lo. Inclusive, é com oposição atuante e bem posicionada que o país avança!
ResponderExcluirEu discordo da atitude da Presidente Dilma e do PT!! Aécio Neves tem todo o meu apoio quando criticou a péssima atitude da presidente! Utilizar um anúncio do governo para fazer propaganda política é algo desprezível! Queremos Aécio na Presidência!
ResponderExcluirEu discordo da atitude da Presidente Dilma e do PT!! Aécio Neves tem todo o meu apoio quando criticou a péssima atitude da presidente! Utilizar um anúncio do governo para fazer propaganda política é algo desprezível! Queremos Aécio na Presidência!
ResponderExcluirO problema do PT é que eles estão mais preocupados em sua reeleição do que em melhorar o país para as pessoas. o nome certo para o país em 2014 deve ser o do ex governador Aécio Neves.
ResponderExcluirNa boa..Fora Dilma! Já tem 3 anos de governo e os resultados são pífios! Precisamos de um governante sério e que saiba no que está fazendo! Aécio Neves pode ser esse nome sim! Ele provou isso no governo de Minas com o seu choque de gestão e deu super certo!
ResponderExcluirA Dilma foi grotesca, como sempre! O Aécio Neves que foi bonzinho ao chama-la de grosseira. Sinceramente, estamos todos cansados dessa ladainha... usar o espaço como campanha eleitoral é o cúmulo! O pior é que engana o povo.. todo mundo sabe que a energia vai ficar mais barata, mas a gasolina vai aumentar, e ela aumentando, aumenta tudo! Aécio Neves Presidente!
ResponderExcluirO pessoal aqui tá de parabéns! Concordo e assino embaixo com todo esse pessoal que comentou aqui! Dilma realmente foi um fracasso no governo e não conseguiu atingir as expectativas de ninguém! Está na hora do PSDB assumir o país! Aécio Neves Presidente!
ResponderExcluirDemorou, mas criticou!
ResponderExcluira tempos que Aécio Neves vem mudando a postura e ficando mais critico contra o Governo, ta no rumo certo pra ser o grande líder de todos nos insatisfeitos com essa roubalheira petista.
nesse rumo será Aécio Neves presidente em 2014!!
Aécio Neves está certo em criticar esse absurdo cometido pela Dilma, a cada dia que passa ele se posiciona mais como oposição, está indo bem até agora, mas falta ser mais critico!
ResponderExcluirO Aécio que criou o choque de gestão pode fazer muito mais, tem que mostrar isso pra população!
FORA DILMA, agora é a vez do Aécio Neves Presidente!
é um absurdo mesmo, temos que nos deparar com isso todos os dias, aécio neves presidente seria uma alternativa melhor, ele faz críticas precisas e não fica fazendo invenções oposicionistas.
ResponderExcluirComplicado, presidente fazendo campanha fora do período... cadê a fiscalização?? Boa senador Aécio Neves! tem que criticar mesmo.
ResponderExcluir