terça-feira, 23 de outubro de 2012

Marketing e núcleo político divergiram da ofensiva tucana.

Do marketing ao núcleo político da campanha de José Serra (PSDB), a avaliação é de que o tucano "demorou demais" para minimizar o debate sobre o kit anti-homofobia, no qual sequer deveria ter entrado.

O candidato já havia sido avisado por interlocutores, às vésperas do primeiro turno, que o assunto poderia vir à tona e lhe era perigoso. Na campanha presidencial de 2010, Serra ficou negativamente marcado pela discussão de temas como religião e legalização do aborto, que lhe grudaram uma pecha conservadora que, segundo os mais próximos, nada tem a ver com as reais convicções do tucano.

Para estes grupos da campanha tucana, o pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus e que ofertou seu apoio a Serra, é "incontrolável". Mas Serra teria errado ao comentar a diferença do material distribuído nas escolas estaduais em 2009, quando governador, daquele que estava sendo feito no Ministério da Educação à época de Haddad como ministro. Dizem que ali o candidato "deu corda" a um assunto ingrato, impossível de abordar na propaganda televisiva e desgastante do ponto de vista político. Avaliam que o candidato fora influenciado a falar por pessoas alheias à campanha, de seu círculo pessoal.

Sobre a estratégia para a última semana da disputa, tucanos alegam que não há o que mudar. Mostram-se atônitos com os resultados mostrados por pesquisas como Ibope e Datafolha, que dão ao adversário petista uma dianteira de 20 pontos percentuais. A campanha faz pesquisas diárias por telefone com amostras de 1000 entrevistados. Todas indicam situação de empate técnico e um número de indecisos de quase um terço do eleitorado - bem maior do que aparece nas sondagens dos institutos.

Um tucano envolvido na estratégia de campanha alega que um mesmo grupo faz pesquisa para o PSDB desde 1994 e "nunca errou". Portanto, seria descabido duvidar dos resultados e mudar o discurso por causa das diferenças em relação ao Datafolha e Ibope. As pesquisas qualitativas do grupo mostram que o eleitor indeciso tende a fazer uma aposta "segura" na última hora. Isso norteou as inserções televisivas que vendem o candidato do PSDB como experiente e realizador, em contraponto a um adversário que "não está preparado", segundo a peça. (Matéria do Valor Econômico, com grifos do Blog)

9 comentários:

  1. Serra demorou demais?

    que isso, companheiros?

    ele quase não demora nas suas decisões...

    ja vai pra terceira eleição onde o protagonista principal eh aquele eterno "delay" que não insiste em não abandona-lo...

    ai toda vez que toma uma decisão, a Ines ja esta morta e carcomida pelos vermes...

    ResponderExcluir
  2. É, Coronel, aí dá pra entender a recusa do Serra em mostrar o kit gay, mesmo depois de a facção jornalística do PT ter dado a ele uma oportunidade de ouro ao alardear que, quando governador, ele também havia feito o seu. Para você e para nós, não entrar pra valer no assunto só podia ser resultado de espantosa covardia; mas talvez o Serra considere,com íntimo desconforto, uma covardia criticar aquele troço, por pessoalmente concordar com ele.

    ResponderExcluir
  3. fhc que apareceu abraçado com lulla13 é o responsável pelo fracasso eleitoral dos tucanos - o bicho entregou as penas para o pt naqueloe dia.

    ResponderExcluir
  4. Tô puto com o PSDB.

    Tinha que entrar de sola no kit gay, nenhum pai/mãe de família gostaria de ver oq o Haddad pretendia mostrar aos seus filhos, e que poderá fazê-lo como prefeito de Sampa.
    Não entendo o medo, a defesa e ataque do PT seria o artigo da Monica Bergamo na Folha de SP, sobre o kity do Serra em 2009, mas nada semelhante entre ambos. É a mesma jornalisa que inventou o aborto de Veronica Serra qdo o tema estava em pauta.

    Não sou peesedebista, acima de tudo sou anti petismo, mas com o PSDB não dá.

    Pena ver o PT em Sampa com o molusco desfilando em carro aberto, mesmo com toda a cupula do PT condenada pelo STF.

    A oposição do PSDB é pífia, inexistente, só Deus para salvar, oremos.

    Zé Patriota

    ResponderExcluir
  5. Desestressa turma! Uma eleição é uma eleição, não é o fim de tudo.

    Gostando ou não, o candidato é o J. Serra, o marqueteiro foi escolhido por ele e suas ideias e escolhas foram feitas por ele. Aqueles que frequentam o blog têm que admitir - J. Serra é homem de esquerda, se orgulha disto e não vai mudar de postura por causa desta eleição.

    Então, nós é que devemos procurar novos nomes e colar em candidatos ditos conservadores. Quem pode ser? O governador Colombo, o Índio da Costa, o Ratinho Jr. ou a digníssima senadora por Tocantins?

    O fato é que atualmente em nosso país todos os políticos são de esquerda ou querem ser de esquerda.

    Esqueçam - hoje nenhum político vai queimar sua rosca para defender questão de ordem moral ou ética religiosa. Não existe nenhum com essa estatura.

    De qualquer modo, vamos mexer o traseiro gordo, sair da passividade e pedir votos para o mais teimoso, o mais lerdo, o mais difícil, o mais antipático, MAS o melhor dos dois, fácil, fácil - J. Serra.

    Se o PT ganhar esta eleição o menino do kit gay não terá vida fácil e a vida vai continuar, ou não?

    ResponderExcluir
  6. http://serra45.com.br/contato/

    mandem sugestões e criticas para este link. De fato o candidato que escolhemos não nos merece , mas nos NÃO MERECEMOS O 13 QUADRILHEIRO DO HADAD....POR ISTO NÃO VAMOS DESISTIR , O QUE SE TEM A PERDER É MUITO GRANDE.

    ResponderExcluir
  7. Meu voto é Serra, apesar de todos seus defeitos, lambanças da campanha e a covardia do PSDB em ser oposição!
    Mas a vida de quem enfrenta o PT não é fácil! Os candidatos petralhas podem falar qualquer merda que a "mídia" fica quieta, agora é só eles (PT) acusarem algo no adversário que os petralhas infiltrados nas redações saem descendo o sarrafo!
    Ai não tem quem vence o partido bandido né!
    Na verdade a sociedade precisa de um tratamento de desintoxicação da dependência da esquerda, sem isso não dá pra falar em república, democracia, liberdades individuais, etc. Estamos fadados ao chavismo.
    Gino/SP

    ResponderExcluir
  8. Só existe um nome pra campanha de Serra!

    COVARDIA!

    Por causa da covardia da campanha teremos que aguentar 4 anos de bandidos no poder.

    ResponderExcluir
  9. Ah vamos combinar que SP tem se portado de forma, digamos, muito alagoana. Elegeram um quebrador de sigilo, que virou ministro de novo, e foi obrigado pela Veja a "se chutar" do ministério por... corrupção! E não vamos falar do JOão Paulo Cunha... que aliás, estava na bica de se eleger prefeito em algum cidade paulista.

    Aí, votam no Tiririca.

    Quer saber??? Não é a mídia, não é o PT, não é o PSDB... o problema é o paulista mesmo!!!! Eheheehehehe

    Aquela Marilena Chaui faria um prato cheio se decidisse estudar estes "conservadores". kkkkkkkk

    ResponderExcluir