segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Ibope inova para ajudar PT. Pesquisa em Campinas tem margem de erro de quatro pontos.

Os dois candidatos a prefeito de Campinas (93 km de SP) que passaram ao segundo turno aparecem tecnicamente empatados na pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (15). Jonas Donizette (PSB) tem 45% das intenções de voto, e Marcio Pochmann (PT), 39%. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos. Votariam em branco ou nulo 10% dos eleitores, e 6% não souberam ou não quiseram responder. Considerando os votos válidos, Donizette tem 54%, e Pochmann, 46%.

A pesquisa foi encomendada pela EPTV e realizada entre 13 e 15 de outubro. Foram entrevistadas 756 pessoas na cidade de Campinas. O levantamento está registrado no TRE (Tribunal Regional Eleitoral), sob o número SP-01857/2012. No primeiro turno, Donizette teve 47,60% dos votos válidos, e Pochmann, 28,56%. Os brancos e nulos somaram 18% dos votos. 

Em anúncios de apoio para a candidatura, o socialista também saiu na frente. Quatro partidos divulgaram que vão pedir votos para Donizette, incluindo o PDT --do atual prefeito Pedro Serafim--, que fará o anúncio oficialmente na terça-feira (16). No domingo, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) esteve na cidade para caminhada ao lado do candidato. O PT enviou à cidade a ministra da Cultura, Marta Suplicy, e promete participação de Lula na campanha de Pochmann. O partido recebeu apoio do PP, com sinalizações também do PMDB.(Folha Poder)

Comentário: vocês já viram na história deste país uma pesquisa de segundo turno, com apenas dois candidatos, com margem de erro de quatro pontos? O Ibope perdeu completamente a vergonha na cara! Neste caso de Campinas, um candidato pode ter 49% e outro 35% e o Ibope crava um empate técnico. Para uma diferença que pode ser de 14 pontos!

13 comentários:


  1. Em Campinas também é moleza derrubar O PT: Viracopos acaba de ter o maior apagão desde que existe o aeroporto.

    E ainda querem fazer trem bala.

    ResponderExcluir
  2. ''Considerando os votos válidos, Donizette tem 54%, e Pochmann, 46%.''


    Mas essa é a mesma diferença entre Serra e Haddad.

    Muito cara de pau mesmo.
    Em SP a margem de erros seria a mesma, mas só se o Serra tivesse dez pontos de vantagem.

    ResponderExcluir
  3. imprenssao q da q os mensaleiros sao os tucanos.

    ResponderExcluir
  4. Para entendermos a nova metodologia do Ibope faz-se necessário tomarmos consciência da nova lógica em "Ciência Polìtica", que é melhor entendida com a seguinte linha de raciocínio:

    Se uma locomotiva está voando e num determinado instante de tempo estoura o pneu esquerdo, quantas melancias sobram?

    Resposta, dentro da lógica do Ibope: Duas. Porque banana não tem caraço!

    Ou seja, amanhã, se não chover, depois da chuva, a gente se encontra!

    ResponderExcluir
  5. Aqui em Campinas esses petralhas não ganham, posso garantir, aparelharam a prefeitura durante 11 anos, chegou a hora do expurgo.

    ResponderExcluir
  6. A porcada moral do PT é incansável. Vale a pena roubar.

    ResponderExcluir
  7. O Ibope e o Data Folha não são confiáveis. Aliás, qual "órgão do governo" é confiável no Brasil da quadrilha do mensalão?

    ResponderExcluir
  8. Nos tempos de PT no governo todos os institutos de de pesquisa são prostitutos assim como a maioria dos jornais e jornalistas. Todos vendem corpo e alma, isso não é ideológico não! É sem-vergonhice mesmo.

    ResponderExcluir
  9. As falhas do IBOPE são imensas. Em Teresina (PI), a última pesquisa, divulgada na ante-véspera do primeiro turno, dava que o atual prefeito Elmano Férrer (PTB) e candidato a reeleição (que era vice do PSDB em 2008, e assumiu em definitivo em 2010 quando o tucano Sílvio Mendes saiu para concorrer ao governo do Estado) estava com 39% dos votos válidos, enquanto Firmino Filho (PSDB) estava com 31%. A margem de erro era de 4 pontos percentuais.
    RESULTADO DAS URNAS: Firmino teve quase 39% e Elmano 33%...
    Uma pesquisa mentirosa e absurda, uma das últimas do primeiro turno para influenciar o eleitor de que a eleição tinha virado.
    E agora, no segundo turno, o PT está apoiando formalmente o PTB. Vamos ver como vai vir a pesquisa do IBOPE!!!
    Ah, o PSDB-PI está querendo processar o instituto, porque toda eleição faz a mesma coisa no Piauí.

    ResponderExcluir
  10. CAMPINAS NÃO DEVE ESQUECER, FOI LÁ QUE INICIOU TODA A MARACUTAIA DO PETEZE MENSALEIRO E LADRÃO, E PARA NÃO SEREM DESCOBERTOS MANDARAM MATAR O TONINHO, O CELSO DANIEL, E MUITOS OUTROS SINDICALISTAS QUE CONHECERAM O VERDADEIRO LULA CACHACEIRO E MENTIROSO. FORA PTESESES MENSALEIROS NA CADIEA.

    ResponderExcluir
  11. Quando haverá uma lei proibindo divulgaçao de pesquisa fajuta. Os IPs devem ser fechados, para o bem do pais ,ah! e cana a seus proprietarios,seria pouco.

    ResponderExcluir
  12. Coronel, desde quando a Dilma tinha 18 % das intenções de voto, eu já escrevia aqui: só ganharão as eleições se as pesquisas forem compradas para fabricar a vitória, porque as urnas eletrônicas são fáceis de manipular. Vide Hadad chegando no segundo turno em SP.
    Brasil do PT, um país de TROUXAS e esPerTos corruPTos.

    ResponderExcluir
  13. hahaha... quanto comentario recalcado... hahuhahuahau... não consigo parar de rir... esse blog de humor é ótimo!

    ResponderExcluir