quinta-feira, 14 de julho de 2011

Importa-se um Ministro da Ciência e Tecnologia com cérebro.

Mercadante, que virou doutor pela Unicamp com uma "tese" absurda sobre Lula, o Maravilhoso, em um dos maiores fiascos acadêmicos do Brasil vem dizendo, a cada dia, a que veio. Agora quer importar "cérebros" para trabalhar no Brasil, para que possamos dar "um salto quântico" em inovação. Contra isso, aquele bando de inúteis da SBPC não faz protesto. Mercadante não tem a mínima idéia de como funciona a pesquisa de ponta no mundo. Importa-se, pois, um ministro com cérebro. Leia abaixo, matéria da Folha Poder. Íntegra aqui.

O Brasil se prepara para fazer um concurso internacional para recrutar pesquisadores e docentes internacionais para a área científica-tecnológica. Ao sair de encontro em que a presidente Dilma Rousseff encontrou o neurocientista Nicolelis, o ministro Aloisio Mercadante (Ciência e Tecnologia) afirmou que o governo abrirá, em breve, vagas para pesquisadores estrangeiros temporários nas instituições de ponta na área científica no Brasil. Segundo ele, o alvo são pesquisadores que perderam seus postos em universidades estrangeiras por causa da crise. Como exemplo, Mercadante disse que só na Nasa esse número seria de 4.000 pessoas. 

O ministro citou experiência recente da Unicamp, de Campinas, que trouxe pesquisadores e professores estrangeiros para períodos de até dois anos na universidade. "Vamos dar um salto quântico", disse o ministro, falando também do recém-anunciado programa que pretende enviar 75 mil graduandos e doutorandos brasileiros para universidades no exterior. O governo espera que a maior parte das bolsas seja bancada por empresas brasileiras. "Hoje é um momento raro na história econômica, o Brasil cresce, tem estabilidade, investe e estamos assistindo a uma recessão, uma crise, instabilidade nos países desenvolvidos. Então nós tivemos uma diáspora de cérebros no passado, mas agora queremos atrair inteligência para o Brasil e vamos fazer isso". 

O ministro afirmou que o país tem excelentes cientistas, mas que a iniciativa do governo responde a exigência da sociedade atual de expandir a fronteira do conhecimento. "Você não desenvolve projeto de ponta em tecnologia e ciência sem colaboração inter nacional. E o Brasil tem que pensar em estar na ponta, em estar disputando as áreas de fronteira".

30 comentários:

  1. Todos os institutos de pesquisas brasileiras estão sucateados!!!!
    Vão em campinas, No Cati, No Instituto Agronômico de Campinas, EmBrapa e etc. Todos Falidos????

    ResponderExcluir
  2. 4.000 só na Nasa? Interessante. E em Cuba, Venezuela, Irã, Sudão, seriam quantos? Até para reconhecer que não faz nada, faz ideologia barata. Quer dizer que os EUA estão em crise e por isso a Nasa está desempregando? Pois bem. Deveria ocorrer um "salto quântico" na demissão de ministros no Brasil. Tem cada uma que só rindo.

    ResponderExcluir
  3. Nesse ponto concordo com ele ou qualquer outro que implemente o programa.Há mais ou menos 70 anos, tomo como exemplo, os Estados Unidos da América que fez isso e conotinua fazendo, abrindo portas também para pesquisadores brasileiros. Agora,paralelamente, que o governo implemente com extrema urgência uma política que dê condições para que os nossos pesquisadores e cientistas aqui fiquem.

    ResponderExcluir
  4. O ministro disse: "(...)o Brasil cresce, tem estabilidade, investe e estamos assistindo a uma recessão, uma crise, instabilidade nos países desenvolvidos". É verdade. O Brasil cresce: as previsões são de, no máximo 4% para 2011. Caso ele tivesse defendido tese de economia, saberia que é fraco e decréscimo. Como ele defendeu tese sobre o chefe dele, sia falando essas coisas com ares de genialidade.

    ResponderExcluir
  5. Já viu esta notícia, Cel ???

    14/07/2011 - 16h41
    HUGO CHÁVEZ ACEITA FAZER TRATAMENTO MÉDICO NO BRASIL

    O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, comunicou o governo brasileiro que aceita a oferta de Dilma Rousseff para vir se tratar no Brasil. Ele assumiu ontem que "provavelmente" terá de fazer radioterapia ou quimioterapia para combater um câncer.

    Segundo a Folha apurou, a tendência é de que o presidente seja encaminhado ao hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Dilma fez a oferta ao saber que o colega venezuelano realizou uma cirurgia em Havana, feita no mês passado, para retirada de um tumor.
    Chávez completará 57 anos no próximo dia 28. Ele nega sofrer de câncer de cólon, como tem sido ventilado por jornais internacionais.

    Na semana passada, a Folha revelou que integrantes do governo brasileiro haviam contatado a equipe médica que tratou a presidente Dilma Rousseff em 2009, quando ela teve um câncer linfático, propondo que fossem a Caracas colaborar no tratamento de Chávez.

    Nesta quinta-feira, representantes do governo venezuelano estiveram com integrantes do governo brasileiro negociando quando e em quais condições ele virá.

    http://www1.folha.uol.com.br/mundo/943605-hugo-chavez-aceita-fazer-tratamento-medico-no-brasil.shtml


    DILMA FEZ A OFERTA PARA ELE VIR AO HOSPITAL SÍRIO LIBANÊS PARA SE TRATAR, MAS NÃO DISSE: QUEM PAGARÁ A CONTA DESSE DEMÔNIO ????


    Chris/SP

    ResponderExcluir
  6. O que será que o neurocientista pensou da Dilma?

    ResponderExcluir
  7. Eu lí a notícia na Folha e depois todoos os comentários,e aí foi pura diversão!
    Este ministro de meia tigela,encasquetou assim,derepente,que seria bom termos cientistas estrangeiros...ah!Pergunto,sem querer ofender:será que à isto se referia o Jesus de Nazaré?Os pobres de espírito?

    ResponderExcluir
  8. É só eles olharem, fora o pt, vão ver quantas pessoas, sérias competentes,inteligentes, AQUI mesmo, no nosso pais.

    Não é porque ele, e seus pares são BURROS, e compram diplomas, porque tem faculdade que se vende,que todos brasileiros são iguais.

    Procure aqui mesmo no Brasil, sr.ministro, ou está com mêdo da concorrência.

    Izabel/SP

    ResponderExcluir
  9. Coronel,
    Enquanto isso, todos os meus pedidos de bolsa de pesquisa PROFIX-CNPq, pos-doutor retornando ao país, foram negadas. Estive no programa de pos-doutorado no FERMILAB com financiamento da FAPESP. Fiz varios pedidos ao CNPq para ingressar no experimento CMS-LHC no Cern juntando-me ao grupo da Universidade de Iowa. Ja' tinha ate' recebido a carta convite do chefe do programa. Todos meus pedidos foram negados. Considero-me persona non-grata na USP/CNPq/FAPESP pois nao permiti que roubassem a minha pesquisa de doutoramento. Desde entao, nao consigo mais nenhum financiamento. Como disse um colega pesquisador: forma-se um aluno em areas complexas que utiliza tecnicas e sistemas complexos durante 10 anos e nao se tem nenhum pudor em joga'-lo na lata do lixo de uma hora para outra. Mas, se eu fosse do PT, teria tudo na mão, ate' mesmo um doutorado ad-hoc, fajuto como o doutor Mercadante. Agora, a UNICAMP se prestar a isto e sem reacao nenhuma dos docentes e discentes, e' de dar ansia de vomito. A UNE nao vai protestar pois foi comprada pelo PT desde os tempos daquele enganacao chamada caras-de-pau-pintadas. O pesquisador brasileiro em geral e' muito bom, tira agua de pedra, surpreende a comunidade internacional. Por quê dar sala'rio para pesquisador estrangeiro. Ve se em outros paises eles permitiriam isto. Nunca. Mas somos sempre os otários para este desgoverno. Seria importante investigar os pipelines que existem entre as entidades de fomento e certos grupos dentro das universidades publicas. Eu estou tentando ha' anos ingressar na pesquisa do CERN. Não e' surreal?
    abraços
    Hugo Stiglitz

    ResponderExcluir
  10. Salto quântico é uma coisa ínfima, tão pequeno que, devido ao princípio da incerteza, não dá para medir a distância que pulou sem perder alguma das outras informações, como por exemplo a velocidade e a energia do salto. O ministro deveria propor algo que tornasse possível para o país fazer pelo menos um vôo de galinha na area de tecnologia. O progresso seria bem maior.

    ResponderExcluir
  11. play-back do Shami:
    tô na área
    Alguém poderia perguntar ao merdaandante O QUE É UM SALTO QUÂNTICO?.
    1-prova olímpica
    2-atestado de qualidade
    3-aumento de quantidade
    4-surrupiar da sociedade
    5-alteração físico-química
    6-reforçar a irmandade

    fui....

    ResponderExcluir
  12. É exatamente como disse o comentarista Hugo Stiglitz. Conheço diversos jovens q. foram para o exterior, pq não lhe deram oportunidade de desenvolver suas pesquisas no Brasil. Os que ficam são jogados fora.
    Uma menina que foi para o Canada, ficou deslumbrada com os laboratórios das universidades de lá. E qdo chegou, foi recepcionada pelos maiores especialistas em sua área de pesquisa.

    Isso falando só na Academia. Sem contar os jovens que estão indo para o exterior pq em outros países podem conseguir uma vida digna, constituir família e se sustentar sem sacríficios. São eles nossa melhor riqueza.

    ResponderExcluir
  13. Trazer de qualquer lugar do mundo os melhores intelectualmente é um dever, desde que invistamos R$ 300 bilhões por ano em educação básica, pública, de grande qualidade.

    Um estado que arranca 50% da renda nacional (tributos, taxas, omissões, dividendos, etc. e tal) e não consegue fazer educação pública formal de acordo com os modelos ocidentais já bem conhecidos,de qualidade, ao contratar cérebros estrangeiros, apenas confessa sua merdice.

    Mercadante pode estar repetindo D. Pedro II que incentivou pra valer a grande imigração européia no fim do século XIX. Nesse caos sociológico que vivemos, a coisa pode estar correta.

    ResponderExcluir
  14. Desde que não venham africanos, cubanos, venezuelanos, e demais de ideologias do nada, e afins, pode vir qualquer um capaz da Europa, Japão, Canadá, EUA, Coréia do Sul.

    ResponderExcluir
  15. Eles só pensam naquilo ... o canudinho.

    ResponderExcluir
  16. Quântica é a sacanagem dessa corja !!!

    ResponderExcluir
  17. Só mesmo esse imbecil pára ter uma ideia de girico dessas.

    Mesmo porque nós temos otimos cientistas, mas os petralhas nao estao nem um pouco preocupados com essa area. Nao investem em tecnologia e pesquisas porque ai nao dá para roubar, e nem tem a projeção do teleférico do Morro do Alemçao.

    Em segundo lugar pergunte se algum cientista vai querer vir para ca. E se quizer esse boçal tem ideia de quanto isso custa, mais o preço de cada pesquisa???

    ResponderExcluir
  18. Será bom mesmo trazer um cientista pára provar que no lugar de cerebro o Merdandante em M@#$%.

    ResponderExcluir
  19. Bem, digamos que esses mestres aceitem e venham trabalhar no Brasil. Aí irão para a USP, UNICAMP e serão devidamente recebidos pela Marilene Chaui, para o RJ pelo Safatle e na UNB que nem precisa de ninguém mais.
    Em pouco tempo estarão pedindo salas para ficarem fazendo pregações ideológicas, fazendo greves, achando que andou sobre as aguas foi o Lula, etc.
    Puro tempo e dinheiro perdido.

    ResponderExcluir
  20. Coronel

    Tem certeza?

    Não seria "um assalto quântico"?

    ResponderExcluir
  21. Vamos importar um ministro da Ciencia e Tecnologia isso sim.

    O atual nao tem cerebro.

    ResponderExcluir
  22. A única coisa que a UNICAMP produz é, Mestrando e Doutorando pendurados enternamente na instituição, qual o nível de patentes e descobertas registradas pela universidade que viram produtos e royalties ao país? Eu respondo nada, a começar pelo "Mercagante".

    ResponderExcluir
  23. well, se importarem cientistas argentinos, cubanos ou venezuelanos ja podem dizer que o programa foi um sucesso...

    afinal, essa gente também eh "internacional"...

    ResponderExcluir
  24. querido Paulo Borchio...

    se situe no tempo e espaço corretos e reveja seu comentário...

    ResponderExcluir
  25. Na UNICAMP, um professor contratado em regime de tempo integral dá umas 5 aulas por semana. O restante da semana é dedicado(???)ao desenvolvimento de tese de mestrado, doutorado.... Mas,demoram quase 30 anos para defender a tese de doutorado, quando já deu o tempo para aposentadoria.Nós, contribuintes, pagamos essa conta e outras mais, como especializações no exterior, congressos, etc... E mesmo assim o Brasil não tem cientistas.

    ResponderExcluir
  26. Não precisa importar para o lugar do proprio irrevogavel um Ministro pra Ciencia e Tecnologia, temos aqui o matematico e fisico Marco Antônio Raupp hj no programa espacial brasileiro, o homem é fera.

    ResponderExcluir
  27. hahahhhah, hoje é o dia da sacanagem!!!

    Entre em algum site ciêntifico e veja quantas matérias é sobre pesquisa brasileira?? NENHUMA, no máximo referente a bio-diesel....

    Piada esse país, povo acomodado covarde!

    ResponderExcluir
  28. Coronel e Amigos,
    A pergunta que não quer calar:
    "Vamos ter que importar um economista para calcular quanta grana oficial vai ser desviada para o cofre dos petralhas nesse esquema de importar cientistas esquerdistas?"

    ResponderExcluir
  29. Mas trazer cientistas desempregados da NASA? E se forem americanos? Não são os americanos que tanto os petitas execram? Enquanto isso, cientistas brasileiros, gente da minha família incluída, estão fazendo pesquisas em universidades federais, sem receber, pelo menos, a bolsa para sua manutenção pessoal.

    ResponderExcluir