sábado, 11 de junho de 2011

O problema é o PT.

Abaixo, entrevista da nova ministra das Relações Institucionais à Folha de São Paulo. Ciente de que é impossível pacificar o PT, Dilma tem a primeira atitude política inteligente no governo: amarra uma verdadeira pitbull à sua porta, capaz de defender o indefensável como o mensalão, Renan e Sarney. Obviamente, como afirma Ideli Salvatti, o problema não será o PMDB. Tanto é que a nova ministra já informa que vai aumentar o estoque de novalgina.
...............................................................................
Nova articuladora política do governo, Ideli Salvatti (PT-SC) assume o posto chamando o PT "à realidade". Para ela, é "impossível" o partido não ter como prioridade a unidade. A eles Ideli manda um recado da presidente Dilma: ninguém pode colocar interesses individuais acima dos do governo.  À Folha a ministra diz que ela e a chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, terão uma relação mais "harmoniosa" do que teve a dobradinha Luiz Sérgio-Antonio Palocci, seus antecessores.
 
Folha - Como a sra. tocará a articulação política com restrições de setores do PT e PMDB a seu nome?
Ideli Salvatti - Em oito anos de Senado, vivi momentos difíceis, alguns até solitários, como na crise de 2005 [mensalão] e em outras crises.

Aquelas em que defendeu Renan Calheiros (PMDB-AL) e José Sarney (PMDB-AP)?
Sim. Não me arrependo. Tínhamos clareza da importância para a governabilidade do presidente Lula. Nunca tive problemas com o PMDB.

A sra. tem tinta na caneta para demandas dos aliados?
A minha escolha está respaldada pela presidenta Dilma. Ela me prometeu todo o seu empenho. Sob Lula, trabalhamos juntas. Éramos as únicas mulheres e criamos uma identidade.

Mas seu antecessor ouvia. Ouvir não era o problema.
Mas era uma conjuntura diferente. Houve um redesenho no Planalto. Eu e a ministra Gleisi teremos uma parceria mais harmoniosa do que Luiz Sérgio tinha com Palocci. Temos uma tarefa imediata de flexibilizar as regras para obras da Copa.

Sua tarefa imediata não é pacificar o PT?
Se meu partido virou dor de cabeça, tomaremos Novalgina até resolver.

Sua nomeação indica insatisfação de Dilma com o PT, já que o deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) trabalhava para ser ministro?
Nas duas escolhas que a presidente fez, pesou muito a relação que a gente tem com ela. Acho que ela buscou essa proximidade. Não tenho problema com ninguém.

O que a sra. vai fazer para pacificar o PT?
Ouvir, conversar, chamar à realidade. Não é possível o partido da presidenta não ter como prioridade a unidade.

E o Vaccarezza será mantido?
É uma prerrogativa da presidenta. Vou trabalhar para unificar o PT na Câmara. Tenho uma experiência bem-sucedida com Vaccarezza.

Seu antecessor, Luiz Sérgio, foi vítima de fogo amigo. Qual é seu escudo?
Tratar todos os meus amigos bem. Quando tem fogo amigo é porque tem problema. Se não tem espaço para todo mundo, e nunca tem, você tem que organizar a fila. Todos perdem quando colocam interesses individuais à frente de um interesse maior.

A senhora teme o PMDB?
Nem um pouco. Você pode sobreviver no Senado sem saber respeitar o PMDB?

8 comentários:

  1. Coronel,

    Quem esta tomando "no_valgina" são as mulheres brasileiras pela vergonha de terem ajudado a elegeu uma presidente que é tutelada por um homem!!

    Essa já começou dando alegria para a galera!! "Vâmo que vâmo" ver a destruição do PT!!!!!

    JulioK

    ResponderExcluir
  2. Coronel, eu sou meio burrinha, mas o que entendi foi o seguinte. Comprem cuecas (e calçolas) bem grandes e com muitos bolsinhos e compartimentos internos porque a festa vai começar.

    O Palloci foi egoista e guloso... Não foi isso que a outra nova ministra, a oxigenada paraguaia falou ?

    Dilma escolheu as novas ministras e vamos ver em público, ao vivo e a cores, em tempo real, aqueles gestos que somente deveriam ser realizados no recôndito das privadas, no escurinho dos banheiros.

    Será que estou viajando?

    ResponderExcluir
  3. RESPIREM FUNDO. DILMA ENTROU NA FASE COTURNÃO NOTURNO E DIUTURNO.

    ResponderExcluir
  4. Os brasileiros vamos continuar tomando na valgina e no fi.... Pelo menos as ministas são curtas e grossas, sem nenhum lirismo ou poesia. Não precisa nem desenhar. Uma já falou que vai ser uma comadre (isso é coisa de doente fazer cocô no hospital, não é?) ... logo, logo entenderemos a metáfora.

    ResponderExcluir
  5. Nova fase de governo, o novo jeito petista de governar. A chulocracia plutocrática...

    ResponderExcluir
  6. Ministra das relações....esse cargo foi feito sobre mediada para a Marta. Cuspido e escarrado.

    ResponderExcluir
  7. Meta de FLEXIBILIZAR REGRAS PARA OBRAS DA COPA. Hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm será que entendemos? kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. So-cor-ro! eu não tive grandes esperanças com o governo Lula, porém era visível que abrimos uma 'era PT' no país... Agora, quem saberá o que pode acontecer com a presidentA Dilma... aiai

    ResponderExcluir